Menina sem fome

12 Remédios para Abrir o Apetite Mais Usados e Seus Efeitos

Enquanto muita gente se preocupa com a luta contra o excesso de peso, não podemos nos esquecer como estar abaixo do peso ideal também pode ser prejudicial para a saúde.

O baixo peso ou a má nutrição está associada a uma série de riscos como: desnutrição, anemia, deficiência de vitaminas, osteoporose por conta do aporte baixo de vitamina D e cálcio, baixa da função imunológica, aumento do risco de complicações em cirurgias, problemas de fertilidade causados por ciclos menstruais irregulares e problemas de crescimento e desenvolvimento, principalmente em crianças e adolescentes.

A diminuição do apetite pode ser uma das causas do baixo peso, já que pode provocar, consequentemente, o baixo consumo de alimentos e a redução do peso.

12 remédios para abrir o apetite 

Antes de conhecer alguns dos remédios para abrir o apetite, tenha em mente que você deve sempre consultar um médico antes de tomar qualquer um desses medicamentos – ou outros tipos de remédios. Automedicar-se traz muitos perigos para a saúde e é uma prática que deve ser evitada a qualquer custo.

1. Acetato de Megestrol

Trata-se de um remédio para abrir o apetite indicado para o tratamento de perda de peso e diminuição do apetite em pessoas diagnosticadas com AIDS. É derivado do hormônio progesterona, que faz parte dos processos de ovulação e menstruação nas mulheres.

O mecanismo exato pelo qual o medicamento aumenta o apetite é desconhecido.

Os efeitos colaterais mais comuns do Acetato de Megestrol são: náusea, vômito, fraqueza, tontura, dor de cabeça, dificuldade para dormir e mudanças no sangramento menstrual em mulheres.

2. Ciproeptadina

O medicamento é um anti-histamínico utilizado para amenizar os sintomas de resfriados, alergias nasais e febre do feno (rinite alérgica), é considerado eficiente no tratamento da perda de apetite em crianças e adultos diagnosticados com a fibrose cística.

3. Suplemento de vitamina B 

Suplementos de vitamina B também são usados como remédios para abrir o apetite. A justificativa apresentada é uma pesquisa realizada pela Universidade de Chicago que percebeu um aumento na ingestão calórica de crianças que estavam consumindo suplementos de vitamina B.

4. Suplemento de zinco 

Estudos já identificaram que a deficiência de zinco pode fazer com que o alimento tenha um sabor diferente, fator que pode prejudicar o apetite fazendo com que ele seja reduzido.

Assim, se for o caso, pode ser que o médico indique suplementos de zinco como remédios para abrir o apetite.

5. Postafen

É descrito como um medicamento utilizado como um estimulante do apetite em casos de perda de peso e de magreza, mas que também pode ser usado em quadros de alergia, sempre de acordo com a prescrição do médico, obviamente.

6. Cobavital (xarope e comprimidos) 

Suas indicações referem-se à abertura do apetite, ao tratamento de problemas de crescimento associados a má nutrição e magreza e ao auxílio em períodos de recuperação, de acordo com o que for recomendando pelo médico.

O produto possui ainda um anabolizante não-esteroide em sua composição, conhecido pelo nome de cobamamida. A substância em questão aumenta a eficácia do metabolismo proteico hepático e melhora a síntese de moléculas do corpo.

Entretanto, não se sabe se a cobamamida é realmente um anabolizante eficiente, até porque o preço do medicamento é baixo. Espere-se somente uma forcinha pequena com o produto, no sentido de apenas melhorar um pouco o metabolismo ao mesmo tempo em que estimula o apetite.

7. Beritin

O remédio pode ser indicado pelo médico para pacientes que sofrem com a ausência do apetite ou possuem maus hábitos alimentares, sofrendo com um peso abaixo do normal.

8. Buclina

O seu componente principal é o chamado cloridrato de buclizina, que é conhecido por trazer os efeitos de estimular a fome, evitar o vômito, diminuir os enjoos ou náuseas e ser antialérgico.

O produtor do remédio alega que ele age como um hipoglicemiante, retirando o açúcar do sangue, o que estimula o centro da fome no cérebro e provoca o aumento do apetite.

9. Cobactin

Trata-se de mais uma opção de remédios apra abrir o apetite que pode ser recomendado pelo médico. Sua utilização também pode ser prescrita para os períodos após recuperação de doenças.

Opções de remédio caseiro para abrir o apetite 

10. Ervas e especiarias

A adição de ervas e especiarias pode melhorar o aroma dos alimentos e fazer com que eles pareçam mais apetitosos. Por exemplo, a canela é conhecida por já estimular o apetite naturalmente, enquanto ervas como manjericão, orégano, tomilho, alecrim e erva-doce podem deixar os pratos mais interessantes e saborosos.

11. Gengibre

O gengibre ajuda a aumentar o apetite por meio de suas propriedades medicinais e do seu sabor refrescante. A dica aqui é fazer um chá de gengibre ou adicionar a raiz a saladas, molhos ou temperos.

12. Óleo de orégano

No livro Aromatherapy: Essential Oils for Vibrant Health and Beauty (Aromaterapia: Óleos Essenciais para uma Saúde Vibrante e Beleza, tradução livre), a autora Roberta Wilson explica que o óleo de orégano ajuda a relaxar a tensão no estômago e estimular o apetite.

Segundo ela, o óleo de orégano pode ser diluído na água para ser massageado na pele ou usado no vapor quente e também é possível adicionar algumas gotinhas do produto em máscaras faciais de argila ou loções corporais antes de passar na pele.

Recomenda-se contar com a orientação de um especialista qualificado em aromaterapia para ter melhores resultados.

Cuidados com os remédios para abrir o apetite 

Antes de aderir a um remédio para abrir o apetite tradicional ou caseiro é fundamental que você consulte um médico para verificar o que pode ter causado essa diminuição na sua fome e como o problema deve ser tratado.

A queda do apetite pode ser desenvolvida como um sintoma de doenças como câncer, doenças no fígado ou os rins ou de distúrbios psiquiátricos como ansiedade ou depressão. Infecções e medicamentos também podem trazer um efeito dormente em relação ao apetite.

E se a diminuição da fome estiver associada a alguma dessas ou outras doenças, somente usar remédios para abrir o apetite não resolverá o problema – será necessário seguir todo um tratamento apropriado para lidar com a condição, que deverá ser determinado pelo médico.

Além disso, quer a falta de apetite tenha surgido por alguma doença, quer não seja causada por conta disso, é o médico que pode e deve determinar a melhor forma de tratar o problema e qual o melhor remédio para abrir o apetite de maneira eficiente e que não traga outros prejuízos à saúde, tendo em vista as especificidades do seu quadro.

A avaliação dele é necessária para escolher um medicamento tradicional ou caseiro que não seja contraindicado para você e não tenha risco de interagir com outro remédio que você já esteja utilizando.

Você já experimentou algum destes remédio para abrir o apetite que listamos acima? Por que motivo precisa desta ajuda e quais foram seus resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*