Benefícios do chá de alcachofra – Para que serve e como tomar

Especialista da área:
atualizado em 15/07/2021

A alcachofra é considerada uma iguaria cuja parte mais consumida são as flores, características pelas suas inúmeras folhas sobrepostas. Elas são comumente consumidas como aperitivos e muitos não abrem mão de comer os “corações de alcachofra” feitos em conserva.

  Continua Depois da Publicidade  

Seu nome científico é Cynara scolymus e atualmente existem aproximadamente 140 variedades, mas apenas 40 são cultivadas como alimento. Uma planta de alcachofra pode crescer até 2 metros de altura, sua flor pode ter um tamanho aproximado de 8 a 15 centímetros de diâmetro e as folhas costumam ser mais longas com as bordas serrilhadas ao longo do caule.

alcachofras

Essas são colhidas juntamente com os caules e raízes para fazer o chá de alcachofra. Vamos conferir alguns dos maiores benefícios do chá de alcachofra para a saúde, para que serve e contraindicações da bebida.

A história do chá de alcachofra

O chá de alcachofra é considerado uma bebida com muitos nutrientes para o corpo. Embora não seja o chá mais comum, seu uso foi iniciado há milhares de anos pelos antigos egípcios, gregos e romanos, principalmente para ajudar a tratar problemas digestivos e para proteger o fígado.

Muitos descrevem o seu sabor como doce, suave, muito delicado e com um leve toque “amadeirado”, e a bebida contém uma composição nutricional interessante que pode beneficiar muito a saúde e a boa forma.

Para que serve o chá de alcachofra?

Os nutrientes encontrados no chá de alcachofra são folato, vitaminas A, B1 e vitamina C, além de minerais como magnésio, fósforo, cálcio, ferro, potássio, zinco e também fibra dietética. Com a colaboração desses poderosos nutrientes, o chá de alcachofra é capaz de ajudar a saúde do fígado, proporcionando uma desintoxicação através da eliminação de resíduos que podem causar diversas doenças.

Ele também auxilia na boa digestão, pode reduzir a pressão arterial e até ajudar na prevenção de determinadas doenças decorrentes da exposição do corpo aos radicais livres. Esses são apenas alguns benefícios do chá de alcachofra, mas abaixo você verá que ele serve para auxiliar muitas outras condições.

8 Benefícios do chá de alcachofra

caneca de chá

1. Ajuda a manter a saúde do fígado

O fígado é um órgão essencial, responsável por centenas de funções para promover a saúde geral do corpo e esse é justamente o motivo pelo qual tantas doenças estão relacionadas a ele. Uma de suas principais funções é a de limpar o sangue e remover impurezas do corpo, e o chá de alcachofra pode ajudar a realizar esse processo tão importante.

Isso é possível porque os extratos presentes nas folhas da alcachofra são hepatoprotetores e coleréticos. Isso significa que são capazes de proteger as células hepáticas contra agentes tóxicos, estimular sua função e a produção de bílis, o que melhora a saúde do órgão.

O chá carrega também os antioxidantes, que podem proteger o corpo contra danos causados ​​por radicais livres e toxinas do meio ambiente. Isso ajuda a promover um metabolismo saudável e o fortalecimento do sistema imunológico.

  Continua Depois da Publicidade  

Além de desintoxicar, há benefícios do chá de alcachofra também para tratar gordura no fígado, uma condição conhecida como doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), ou esteatose hepática, que ocorre quando muita gordura se acumula nas células do fígado.

2. Auxilia no controle do colesterol

O estilo de vida sedentário, associado a uma dieta rica em gorduras e alimentos processados, costuma interferir diretamente nos níveis de colesterol do corpo. O seu acúmulo pode provocar placas nas paredes das artérias, que costumam se agravar com o tempo, bloqueando-as, e isso aumenta as chances de aterosclerose, derrame cerebral, entre outras doenças.

Há benefícios do chá de alcachofra para diminuir os níveis de colesterol LDL, que é considerado ruim, e paralelamente aumentar os níveis de HDL, que é o bom. Além disso, ele estimula o metabolismo do colesterol, mantendo um equilíbrio saudável que ajuda a prevenir o acúmulo de placa nas artérias.

3. Ajuda o sistema digestivo

Tomar chá de alcachofra estimula a produção de bílis, que promove a boa digestão e ajuda a “quebrar” efetivamente os alimentos, principalmente as gorduras, possibilitando que os nutrientes sejam melhor absorvidos através da corrente sanguínea.

Além disso, ele é rico em fibras, que contribuem com um trânsito intestinal saudável. Esses efeitos podem tratar sintomas de algumas doenças, como por exemplo, a síndrome do intestino irritável (SII). Foi o que constatou um estudo realizado em 2001, onde o extrato de alcachofra melhorou a SII de quase todos os participantes. Entretanto cabe mencionar que foi utilizado o extrato da alcachofra e não o chá em si.

4. Ajuda a combater os efeitos do envelhecimento

mulher tomando chá

Podem ainda existir benefícios do chá de alcachofra para o combate a doenças relacionadas à atividade dos radicais livres, por conta do seu poder antioxidante, como a artrite reumatoide, doenças cardíacas e também o câncer.

Essa informação foi publicada no Journal of Cellular Physiology em 2012, que descreveu que o extrato das folhas de alcachofra mostrou atividade contra células cancerígenas de mama.

Esse benefício é resultado dos polifenóis das folhas de alcachofra, que são transportados para o chá durante o preparo, possibilitando que suas propriedades antioxidantes sejam absorvidas por aqueles que tomam a bebida.

  Continua Depois da Publicidade  

O chá de alcachofra contém quercetina, vitamina C e rutina, antioxidantes que contribuem com a saúde da pele. O fato do chá de alcachofra ter uma concentração relevante ajudar a diminuir o estresse oxidativo, que tem impacto direto no surgimento de rugas e manchas.

5. Pode ajudar a perder peso

Existem algumas indicações que o chá de alcachofra pode ajudar a emagrecer. Se olharmos a sua atuação, conseguimos perceber que a bebida é capaz de otimizar a forma como a gordura é digerida e eliminada pelo corpo, por conta do estímulo à produção da bílis. Sua ação desintoxicante e diurética, capaz de limpar o organismo, contribui também com a perda de peso.

Mas para comprovar esses benefícios, mais estudos são necessários. Atualmente, existem poucas pesquisas para comprovar se o chá de alcachofra emagrece mesmo.

Como tomar?

Prepará-lo corretamente é o caminho para usufruir de todos os benefícios do chá de alcachofra para a saúde e boa forma. Veja abaixo como preparar:

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 50 ou 100 gramas de uma mistura contendo folhas de alcachofra, caule e raízes.

Modo de preparo:

Coloque a água em uma chaleira e leve para ferver. Quando chegar ao ponto de fervura, desligue e acrescente a mistura de alcachofra. Abafe e deixe descansar por 5 minutos ou 10, se preferir um sabor mais intenso. Coe e beba.

Tome uma xícara de chá três vezes ao dia, de preferência antes das refeições.

Dicas

gengibre
O gengibre potencializa os efeitos da alcachofra para evitar a sensação de inchaço após as refeições

Você pode acrescentar outros ingredientes ao seu chá para diversificar e potencializar benefícios do chá de alcachofra.

  • Acrescente gengibre: Você pode acrescentar gengibre ao seu chá. Estudos mostraram que os extratos de raiz de gengibre ajudam a promover o esvaziamento gástrico, que diminui aquela sensação de estar muito cheio e inchado depois de comer. Além disso, quando ele é combinado com os extratos presentes nas folhas de alcachofra, ambos são capazes de diminuir a acidez estomacal e tratar outros sintomas relacionados dispepsia funcional;
  • Misture com hibisco: O hibisco oferece benefícios muito parecidos com os da alcachofra. Ele ajuda a promover a digestão, a reduzir os níveis de colesterol, a proteger o fígado, entre outros. Também é popular por impulsionar o metabolismo e ajudar na perda de peso, sendo assim, misturar os dois chás pode potencializar os seus efeitos;
  • Coloque limão: O limão pode trazer um sabor diferente ao chá de alcachofra e também uma dose extra de vitaminas, como a C, que são benéficas para a pele e saúde em geral.

Contraindicação

Embora haja uma infinidade de benefícios do chá de alcachofra, ele não é indicado para todos. Confira quem deve evitar:

  • Se você sofre com cálculos biliares ou qualquer doença renal, tomar chá de alcachofra pode fazer mal. Evite ingerir essa bebida ou só faça após conversar com um profissional de saúde.
  • Pessoas alérgicas à alcachofra ou sensíveis a plantas como crisântemo, malmequer, margaridas e muitas outras podem sofrer alguma reação do organismo por causa da concentração de seus ingredientes ativos. Converse com um médico antes de tomar.
  • Mulheres que estão grávidas ou amamentando devem evitar o chá. Não existem evidências suficientes que indiquem como o chá interage com o corpo nessas situações.

Considerações finais

Incluir diariamente o chá de alcachofra na sua alimentação pode ser benéfico para gerenciar diversos problemas, principalmente os relacionados ao fígado. Ele demonstra ser capaz de estimular a produção da bílis, desintoxicar o fígado e promover uma verdadeira faxina para eliminar impurezas e toxinas do corpo. Além disso, sua concentração de antioxidantes combinada com os nutrientes é eficaz para ajudar a combater, tratar e prevenir o desenvolvimento de muitas doenças.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar de todos esses benefícios do chá de alcachofra? Comente abaixo o que achou!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (30 votos, média 4,07)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

31 comentários em “Benefícios do chá de alcachofra – Para que serve e como tomar”

    • Cha de artemisia para baixar a pressao. Deve ser usado com cuidado e moderacao, sem ser muito concentrado. Fazer em infusao, com as folhas secas a sombra.

      Responder