A aveia engorda ou emagrece? Qual é o melhor tipo?

Especialista da área:
atualizado em 22/01/2021

A aveia é um dos cereais mais facilmente encontrado em mercados e lojas de produtos naturais, mas você saberia dizer se ela emagrece ou se engorda?

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Essa pergunta, já respondida por vários especialistas, volta e meia aparece na mídia e em sites especializados.

Mas sim, podemos dizer com segurança que a aveia é uma excelente aliada do emagrecimento.

Por isso, ela faz parte de praticamente todas as dietas para perda de peso, tanto pela sua pequena quantidade de calorias, quanto pelo aumento do tempo de saciedade após as refeições.

Então, iremos a seguir nos aprofundar um pouco mais na ciência que envolve o uso da aveia nas dietas de emagrecimento, além de conhecer algumas formas de incluir este cereal no seu dia a dia.

Aveia engorda?

A aveia não engorda, muito pelo contrário. A aveia contribui bastante para a perda de peso, e esse efeito se deve às fibras que ela contém, tanto as solúveis quanto as insolúveis.

O auxílio ao emagrecimento ocorre principalmente pela ação das fibras na saciedade, que faz com que a pessoa passe mais tempo sem sentir fome após a refeição.

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Além disso, a aveia reduz a chance de ocorrerem picos de glicemia e insulina, como será explicado mais adiante.

Tipos de aveia disponíveis no mercado

Aveia em flocos grossos
Aveia em flocos grossos

Nos mercados e em lojas de produtos naturais é possível encontrar a aveia em diferentes formas, que são:

  • Farinha de aveia: Esse tipo de aveia é o ideal para a preparação de bolos e pães, e é produzido a partir da parte interna do grão, que é moído. Assim, você perde as fibras presentes na casca, restando os carboidratos e as proteínas;
  • Aveia em flocos: Já os flocos são produzidos a partir da prensagem do grão inteiro da aveia, de forma que ele ganhe seu formato característico;
  • Farelo de aveia: E, por fim, temos o farelo de aveia, que é feito a partir da parte externa dos grãos. Assim, ele tem mais fibras por grama que as versões anteriores da aveia.

Propriedades nutricionais

As diferenças nutricionais entre os tipos de aveia se baseiam principalmente na quantidade de fibras alimentares, maior no farelo, e bastante semelhante nos outros dois tipos.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de farinha, flocos e farelo de aveia.

ComponenteFarinha de aveiaFlocos de aveiaFarelo de aveia
Calorias370 kcal378 kcal246 kcal
Carboidratos67 g64,5 g66 g
Proteína14,9 g15,6 g17 g
Gorduras7 g8,6 g7 g
Fibra alimentar10,3 g9,5 g15 g
Quadro comparativo entre os tipos de aveia existentes / Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
 farelo de aveia
O farelo de aveia por ser consumido misturado à bebida de preferência

Aveia e o colesterol

A principal propriedade nutricional da aveia, independentemente do tipo, é o seu teor de fibras solúveis e insolúveis.

Por isso, como qualquer alimento rico em fibras solúveis, a aveia contribui para a redução dos níveis sanguíneos de colesterol.

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Esse efeito se deve, em sua maior parte, a um tipo de fibra solúvel chamado beta glucana, que se converte o gel viscoso no interior do trato digestivo, e reduz a absorção de gorduras, colesterol e carboidratos.

Assim, o consumo de aveia, quando associado a uma alimentação equilibrada, ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL, diminuindo assim o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Aveia e a glicemia

Outro benefício da aveia para a saúde é o melhor controle da glicemia.

O mecanismo de ação desse efeito é o mesmo do colesterol: as fibras solúveis, em especial a beta glucana, reduzem a absorção de carboidratos, evitando os picos de glicemia e de insulina.

Por isso muitos nutricionistas recomendam o consumo de aveia para quem sobre com diabetes ou com resistência à insulina.

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A aveia contém gordura?

Sim, a aveia contém, em sua composição, certa quantidade de gordura. Mas como se trata de gordura mono e poli-insaturadas, não há um aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Qual o melhor tipo de aveia?

Para quem precisa aumentar o consumo de fibras, seja para melhorar quadros de constipação ou para reduzir as taxas de glicose e colesterol no sangue, o ideal é o consumo do farelo de aveia.

Mas, caso você não possa incluir o farelo de aveia em sua dieta, uma vez que ele é mais caro e difícil de encontrar, o consumo das outras formas, a farinha e os flocos, já irá te auxiliar bastante em seus objetivos.

Como incluir ela na dieta?

A aveia é um alimento extremamente versátil, uma vez que possui um sabor neutro, podendo ser usada em pratos salgados e doces.

Algumas receitas interessantes com aveia são:

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Além disso, você pode acrescentar aveia em suas porções de frutas, em omeletes, vitaminas, sucos e mesmo misturá-la com a farinha de tapioca.

Veja nos vídeos abaixo outras propriedades da aveia.

Gostou das dicas?

Você tem o costume de comer aveia no café da manhã, ou em alguma outra hora do dia? Como você usa este cereal, misturado com algo ou puro? Comente abaixo.

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Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

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236 comentários em “A aveia engorda ou emagrece? Qual é o melhor tipo?”

  1. Olá! como aveia em forma de um pão fit, faço com ovo e 6 colheres de aveia isso ingorda se eu comer todas as manhãs?

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  2. Eu comecei a usar aveia agora tenho colesterol eu já sabia que era bom mas tinha medo de engordar porque já sou gordinha mas vendo que ela ajuda a imagrecer comecei a consumir tomo com leite semi desnatado e faço uso como farinha na alimentação

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