Benefícios da Rúcula – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 02/07/2020

Aliada da perda de peso, boa para o cérebro e melhora da digestão: conheça os benefícios da rúcula e como usar!

Cada porção de um copo de rúcula possui apenas cinco calorias, ou seja, ela pode ser consumida sem contraindicações por quem quer perder peso. Se fizermos uma comparação nutricional entre a rúcula e a alface, veremos que a rúcula contém cerca de oito vezes mais cálcio, cinco vezes mais vitamina A, vitamina C e vitamina K, e quatro vezes mais ferro que a mesma quantidade de alface.

A rúcula (Eruca sativa) também é considerada superior a algumas outras folhas verdes porque, ao contrário destas, tem baixa concentração de ácido oxalático, um composto químico natural que inibe a absorção de alguns minerais pelo organismo e pode causar a formação de pedras nos rins quando consumido em grandes quantidades.

Para que serve a rúcula?

Os benefícios da rúcula têm sido sugeridos por pesquisas e análises sobre a composição do alimento. Conheça para que serve a folha:

  • Fonte de antioxidantes;
  • Redução do risco de câncer;
  • Saúde de visão;
  • Saúde da pele;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Saúde cerebral;
  • Saúde dos ossos;
  • Auxílio ao controle da diabetes;
  • Oxigenação muscular;
  • Auxílio à vida sexual;
  • Saúde do feto;
  • Melhoria da digestão;
  • Auxílio ao emagrecimento.

Benefícios da rúcula: saiba como usar!

Para obter o máximo de benefícios da rúcula aliados ao sabor, escolha folhas jovens, tenras e de verde vivo para preparar uma salada de rúcula. As folhas mais velhas são mais duras e devem ser usadas em pratos quentes.

A rúcula pode ser usada ainda no preparo de massas, sanduíches, sopas e ainda ser misturada a um delicioso molho pesto de rúcula. Ela também pode ser usada no preparo de sucos junto com outras folhas verdes ou misturada com frutas e vegetais para fazer vitaminas.

Dicas de armazenamento

Guarde a rúcula sempre na geladeira, na gaveta indicada para os vegetais, onde a umidade é alta e apropriada para sua melhor conservação.

Receitas práticas com rúcula: como fazer!

1. Pesto de Rúcula

Ingredientes:

  • 4 copos de folhas frescas de rúcula;
  • 1 colher de alho amassado;
  • Sal e pimenta do reino a gosto;
  • 1 copo de azeite extravirgem;
  • 2 colheres de pine nuts ou nozes (ou outra castanha) tostadas;
  • 1/2 copo de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo

Coloque uma panela grande com água para ferver. Enquanto isso prepare uma tigela com água e gelo e reserve. Assim que a água ferver, coloque toda a rúcula de uma vez para que cozinhe por igual. Espere 15 segundo, retire, escorra o excesso e água e mergulhe na tigela de água com gelo. Mexa cuidadosamente para que esfrie o mais rápido possível. Escorra toda a água espremendo a rúcula com as mãos até que esteja bem seca. Corte-a grosseiramente e coloque no liquidificador. Adicione os demais ingredientes e “pulse” o liquidificador algumas vezes para misturar, mas sem triturar demais a mistura.

Coloque o pesto em um pote bem tampado, desta forma ele pode ser mantido na geladeira por muitos dias. O ideal é retirá-lo da geladeira e deixar na temperatura ambiente antes de servi-lo. Você pode acrescentar mais nozes ou azeite antes de servir.

2. Salada de rúcula com morangos

  • Prepare um pote com folhas de rúcula lavadas e secas;
  • Fatie e misture morangos muito bem lavados;
  • Tempere tudo com mel.

Aprenda a fazer outras receitas com a folha, como a rúcula refogada, um refrescante suco de rúcula, a deliciosa sopa light de rúcula e uma surpreendente pizza light de rúcula.

Quer saber mais sobre os benefícios da rúcula? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a folha pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

  1. Barlas, Neriman Tuba, Mehmet Eşref Irget, and Mahmut Tepecik. “Mineral content of the rocket plant (Eruca sativa).” African Journal of Biotechnology 10.64 (2013): 14080-14082.
  2. Higdon, Jane V., et al. “Cruciferous vegetables and human cancer risk: epidemiologic evidence and mechanistic basis.” Pharmacological Research 55.3 (2007): 224-236.
  3. Azarenko, Olga, Mary Ann Jordan, and Leslie Wilson. “Erucin, the Major Isothiocyanate in Arugula (Eruca sativa), Inhibits Proliferation of MCF7 Tumor Cells by Suppressing Microtubule Dynamics.” PloS one 9.6 (2014): e100599.
  4. Arnason, Natalie. “The Impact of Cruciferous Vegetable and Soy Phytochemicals on Prostate Cancer Cell Progression.” (2012).
  5. Harris, Kristin E., and Elizabeth H. Jeffery. “Sulforaphane and erucin increase MRP1 and MRP2 in human carcinoma cell lines.” The Journal of nutritional biochemistry 19.4 (2008): 246-254.
  6. Webb, R. “Healthy eating. Cruciferous veggies. Arugula, broccoli, collards, oh my!” Diabetes forecast 60.4 (2007): 27.
  7. Manchali, Shivapriya, Kotamballi N. Chidambara Murthy, and Bhimanagouda S. Patil. “Crucial facts about health benefits of popular cruciferous vegetables.” Journal of Functional Foods 4.1 (2012): 94-106.

Você já tinha noção de todos esses benefícios da rúcula para a saúde e boa forma? Consome com frequência em sua dieta esta verdura? Qual receita pensa em incluir na sua dieta agora que sabe para que serve a rúcula? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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21 comentários em “Benefícios da Rúcula – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Experimentei a rúcula a uma semana atrás. Gostei e estou consumindo em casa.
    Hoje resolvi pesquisar sobre ela e só me convenci ainda mais que é necessária em nossa alimentação.

  2. Sempre comi bastante rúcula, temos uma pequena corta e cultivamos em casa. Mas nunca tinha me atentado a lê sobre ela… estou surpresa e feliz. Por te em minha alimentação.

  3. Tenho problema sempre que como rucula , boca seca , e um mal estar estomacal . gosto de pizza marguerita com rucula ,mas mesmo sem comer a folha tenho essa reação com o tempero.
    será, problema alergico a algum componente da folha.

  4. Tenho problema sempre que como rucula , boca seca , e um mal estar estomacal . gosto de pizza marguerita com rucula ,mas meswmoswem come3r a folha tenho essa reação com o tempero.
    será, problema alergico a algum componente da folha.

  5. Amei conhecer todas estes benefícios da Rúcula. Já consumia e agora sabendo destas novidades, incentivarei a mais pessoas a consumir, além de meu esposo e meus filhos!

    • Gostei muito das dicas, tenho muita na horta, mais nunca usei eu dava as galinhas. Agora vou consumi -las tds os dias.obrigado por nos dá essas dicas

    • Tenho hipotireoidismo. A nutri, me orientou moderação ao comer: rúcula, couve – flor, brócolis, couve, cenoura, rabanete. Gosto tanto de tudo isso!

  6. Sempre gostei de rúcula .Seu sabor é uma delícia! Planto na minha horta há anos,mas,agora que descobri todos estes benefícios vou consumi-la com mais frequência!Obrigada pela vossa informação.

  7. EU amo rúcula más despois quê eu li sobre seus pra saúde. Achei maravilhoso
    EU tenho etnia de iato gostaria de saber. Se à rúcula me faz bem ou mal

  8. David Batalha Porto Velo Rondônia, 03 de Janeiro de 2018

    Depois de tudo dito acima vamos consumi mais rúcula, haja beneficios

  9. Rui silva
    21 de novembro de 2017 at 14:44

    Recentemente inserir rúcula no meu cardápio, e depois desses esclarecimentos vou até procurar plantar em casa.

  10. Nunca deixo faltar rúcula na minha horta, consumo bastante folhas de rúcula no almoço, eu consumia mais não sabia de suas propriedades, agora vou consumir mais ainda, as folhas são crocantes

  11. Fiquei surpresa com a quantidade de benefícios da rúcula. Eu ja gostava e agora depois que tomei conhecimento de seus benefícios estou gostando mais ainda.