A salsa é uma planta, também conhecida pelo nome de salsinha, muito usada como tempero, mas será que o seu chá emagrece?
Muitos alegam que esse efeito realmente existe, e que se deve à ação diurética as salsa. Mas a salsa possui muitas outras propriedades que podem ajudar na perda de peso, além de beneficiar a saúde.
Então, a seguir você irá conhecer as propriedades do chá de salsa, seus benefícios para a saúde e para a perda de peso, além de aprender a preparar algumas receitas do chá.
O chá de salsa emagrece?

O chá de salsa pode ajudar na perda de peso e, principalmente, na redução de medidas.
Isso acontece porque ele ajuda a combater a inflamação, que é uma das causas da resistência à insulina. Assim, o chá reduz a chance de aparecimento dos picos de insulina, que são responsáveis pelo aumento do apetite e induzem o acúmulo de gorduras.
Além disso, a salsa tem um efeito diurético, que auxilia o corpo a eliminar água e assim evitar a retenção de líquidos. Dessa forma, o chá ajuda a combater o inchaço.
Mas é importante ter em mente que nenhum chá faz milagres, e que o processo de perda de peso é algo gradual e que depende muito da alimentação e da prática de atividade física.
Outros benefícios do chá de salsa
- Sistema imunológico: Por ser rico em vitaminas A, C e outros antioxidantes, o chá feito a partir da salsa ajuda na regulação do sistema imunológico, contribuindo para a prevenção de inflamações e outras doenças;
- Combate ao mau hálito: Existe ainda a possibilidade, ainda não confirmada por estudos, de que o chá ajude a evitar o cheiro desagradável na boca porque ele tem uma grande concentração de clorofila que inibe a produção de bactérias do mau hálito;
- Saúde da mulher: A salsinha pode ainda ser benéfica para quem sofre de dismenorreia, ou cólicas menstruais;
- Reduz a retenção de líquidos: Outro efeito da salsa é no funcionamento dos rins, pois ela possui uma ação diurética, que pode ser muito útil na prevenção e no tratamento da retenção de líquidos;
- Ação antioxidante: A luteolina, uma substância da salsa que possui efeito antioxidante, está associada à prevenção de problemas de saúde causados pelo estresse oxidativo, como alguns tipos de câncer, envelhecimento precoce da pele e inflamações;
- Prevenção da anemia: Por ser rico em vitamina C e ferro, o chá de salsa ajuda a combater a anemia.
Como incluir a salsa no dia a dia
A salsa é comumente usada como tempero em diversas receitas. Mas o seu chá, como vimos anteriormente, pode trazer diversos benefícios para a saúde.
Por isso, separamos algumas receitas de chá de salsa, práticas e saudáveis:
Receita de chá de salsa
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de salsa picada;
- 500 ml de água.
Modo de preparo:
- Lave bem e pique a salsa;
- Então, junte a água e salsa picada em uma chaleira e leve ao fogo para ferver durante cinco minutos;
- Depois, desligue o fogo e deixe a chaleira tampada por mais 10 minutos. Quando amornar, o chá estará pronto para ser consumido.
Receita de chá de salsa com limão

Adicionar limão ao chá de salsa ajuda a incluir mais vitamina C ao seu dia a dia, contribuindo para a melhora de diversas condições de saúde.
Ingredientes:
- 5 ramos de salsa;
- 1 litro de água;
- Sumo de limão
Modo de preparo:
- Junte a salsa e a água em uma panela e levar ao fogo;
- Depois, deixe ferver durante cinco minutos;
- Após esse tempo, desligue o fogo, espere amornar e adicione o sumo do limão.
- Veja também: Limão emagrece mesmo?
Receita de chá de salsa com gengibre

O gengibre traz um efeito emagrecedor extra ao chá de salsa, uma vez que ele possui propriedades termogênicas, além de ser um excelente antioxidante.
Ingredientes:
- 300 ml de água;
- 2 pedaços pequenos de gengibre;
- 2 colheres de chá de salsa.
Modo de preparo:
- Lave bem e pique a salsa;
- Depois, junte a água, o gengibre e a salsa picada em uma chaleira e leve ao fogo para ferver durante cinco minutos;
- Após esse tempo, desligue o fogo e deixe a chaleira tampada por mais 10 minutos. Quando amornar, o chá estará pronto para ser consumido.
Quanto devo tomar?
O ideal é consumir no máximo três xícaras de 250 ml do chá de salsa por dia, para assim usufruir de seus benefícios, e evitar efeitos colaterais.
Isso é importante porque, quando consumido em excesso o chá de salsa pode causar alguns efeitos desagradáveis, como:
- Desconforto gástrico;
- Idas excessivas ao banheiro, pelo efeito diurético;
- Piora das cólicas menstruais.
Dicas e cuidados
- Devido à falta de estudos, o chá de salsa não deve ser evitado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
- Além disso, a bebida também não deve ser ingerida por pessoas que façam uso de medicamentos diuréticos, pelo risco de potencializar seu efeito e levar à desidratação;
- Recomenda-se também que o chá não seja consumido próximo da hora de dormir, por conta de suas propriedades diuréticas, que farão com que você precise ir mais vezes ao banheiro, interrompendo, assim, o sono;
- O consumo de quantidades excessivamente altas de salsa pode trazer efeitos colaterais como anemia e problemas nos rins ou no fígado;
- Caso esteja tomando algum tipo de medicamento, consulte o seu médico para saber se existem riscos de interação entre o remédio e o chá de salsa.
Vídeo: Benefícios da salsa
Gostou das dicas? Assista ao vídeo abaixo para saber mais!