Limpeza Intestinal Natural – Como Fazer e Dicas

Especialista:
atualizado em 21/08/2019

O nosso intestino reflete diretamente na nossa saúde. Isso significa que quando ele funciona de forma eficaz, a nossa saúde segue o mesmo percurso, mas se existe algum problema, as chances de desenvolver doenças aumentam consideravelmente.

Com a finalidade de evitar especialmente a constipação ou movimentos intestinais irregulares, e diminuir o risco de câncer de cólon, milhares de pessoas realizam uma limpeza intestinal natural.

Se você já é adepto e quer obter mais informações, ou quer saber como fazer, confira os detalhes e também as dicas para realizar processo de forma eficaz.

Limpeza intestinal – O que é?

A limpeza intestinal é uma maneira de melhorar a saúde digestiva, o que estimula a saúde de forma geral. Ela tem o objetivo de remover as fezes acumuladas do cólon e do trato intestinal, o que ajuda o trânsito intestinal, diminuindo a prisão de ventre e também os movimentos intestinais irregulares, o que é ótimo para o organismo. Muitas pessoas também afirmam que ela ajuda a eliminar toxinas e remover parasitas, mas os embasamentos científicos para comprovar essa eficácia são escassos.

A limpeza intestinal também é conhecida como limpeza ou terapia do cólon e ela pode ser feita de forma simples e com segurança, mas é preciso seguir corretamente as orientações.

Como fazer?

Existem algumas maneiras de realizar uma limpeza intestinal. Você pode, por exemplo, tomar produtos oralmente ou aplicar no reto para ajudar o intestino a expelir as fezes que estão no intestino. Geralmente esses produtos são adquiridos sem receita médica nas drogarias, farmácias e até em lojas de produtos especializados.  

Também é possível realizar uma irrigação no intestino, injetando algumas quantidades de água através de um recipiente específico que é inserido no reto.

Existem também formas de fazer uma limpeza intestinal natural, e essas são geralmente mais baratas, e também seguras, se forem realizadas corretamente.

Confira abaixo como fazer, porém, é preciso ter consciência que o processo não deve e nem precisa ser feito diariamente.

– Beber muita água

A hidratação é fundamental para o funcionamento do organismo, e isso não é novidade para ninguém. No entanto, nem todo mundo sabe que beber bastante água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. 

Você pode, além de realizar uma irrigação no intestino, beber entre seis e oito copos de água morna por dia. Vale também comer muitos alimentos ricos em água, como por exemplo, melancia, tomate, alface, aipo e outras frutas e vegetais.

– Beber água salgada

Algumas doses de água salgada aumentam os movimentos intestinais e ajudam a expulsar várias toxinas, bactérias e fezes acumuladas no intestino. O sódio absorve a água dos seus tecidos para o intestino. Para obter os resultados esperados, é preciso tomar uma mistura de água morna com sal marinho ou sal do Himalaia em jejum e à noite também.

Faça isso de manhã e à noite, e certifique-se de ficar em casa perto do banheiro por um tempo após a limpeza. Você pode precisar ir ao banheiro várias vezes.

Se você é um praticante de yoga, os seus resultados podem ser ainda melhores. Um estudo publicado em 2010 mostrou que a água salgada pode limpar o intestino quando é combinada com certas poses de yoga.

– Manter uma dieta rica em fibras

A fibra é encontrada facilmente em alimentos vegetais integrais e saudáveis, como frutas, legumes, grãos, nozes, sementes e muito mais. Embora este nutriente essencial seja disponível e super acessível, o seu consumo muitas vezes não é o adequado, e o resultado pode ser o funcionamento inadequado do intestino.

As fibras são muito importantes porque elas ajudam a aumentar o excesso de matéria no cólon. Elas também ajudam a regular o trânsito intestinal, diminuindo naturalmente a constipação e os intestinos hiperativos, enquanto estimulam as bactérias benéficas como prebiótico.

Então, se deseja realizar uma limpeza intestinal natural, faça a ingestão de muitos alimentos ricos em fibras.

– Tomar sucos e smoothies

Fazer uma ingestão moderada de sucos e smoothies pode ajudar a realizar uma limpeza intestinal natural. As misturas de sucos contêm algumas fibras e nutrientes que beneficiam a digestão, além de ajudar a reter água para hidratar e manter a regularidade intestinal.

Os sucos indicados para esse fim incluem: suco de maçã, suco de limão e sucos de vegetais. Um estudo publicado no ano de 2015 mostrou que a vitamina C encontrada em muitas frutas e vegetais adicionados aos sucos pode ajudar a limpar o intestino. 

No entanto, os sucos são bebidas pobres em fibras, que por sua vez contribuem muito com o funcionamento adequado do intestino. Então, outra opção é o smoothie, que contém muito mais fibra que os sucos.

Você não precisa beber os sucos e smoothies obrigatoriamente em jejum para obter qualquer benefício, apenas tente aumentar a frequência na dieta.

– Comer amidos mais resistentes

Os amidos resistentes são encontrados em diversos alimentos, como batatas, arroz, legumes, bananas verdes e grãos e sua eficácia é muito semelhante à das fibras. Eles são capazes de impulsionar um intestino saudável porque aumentam a microbiota intestinal, uma condição que ajuda a diversificar as bactérias benéficas do intestino.

Em 2013 foi realizada uma revisão de estudos sobre amidos resistentes. Entre os resultados, estavam a sua capacidade de ajudar a diminuir os riscos de câncer de cólon.

No entanto, é preciso considerar que os amidos resistentes são encontrados em carboidratos, então você pode escolher opções que causam menos picos de açúcar no sangue, caso faça uma dieta que limite a ingestão de alguns tipos de carboidratos.

– Incluir probióticos na dieta

Os probióticos devem ser consumidos comumente por pessoas que têm problemas intestinais, e isso acontece porque eles são capazes de ajudar a proliferar boas bactérias no intestino, especialmente quando são combinados com fibras e amidos resistentes. Os probióticos também ajudam a combater a inflamação e promovem a regularidade intestinal, que são dois elementos chaves relacionados ao intestino.

Você pode obter mais probióticos tomando suplementos ou comendo muitos alimentos ricos em probióticos, como iogurte, kefir, picles e outros alimentos fermentados. Se preferir, pode acrescentar também o vinagre de maçã – usado frequentemente para limpezas intestinais -, que é considerado um probiótico e contém enzimas e ácidos que suprimem as bactérias nocivas.

– Beber chá de algumas ervas

Os chás de ervas são recursos usados habitualmente por aqueles que querem impulsionar a saúde digestiva. Alguns especificamente são usados por causa de suas propriedades laxativas, que ajudam a estimular os movimentos e promovem uma limpeza intestinal natural.

As mais conhecidas são psyllium, aloe vera, sene e cáscara sagrada, que têm efeitos potentes, e por isso precisam ser usados com moderação para que não se tornem prejudiciais.

Já o gengibre, alho e pimenta caiena contêm fitoquímicos antimicrobianos, que minimizam o número de bactérias intestinais nocivas, sendo recomendados para uma limpeza intestinal natural.

Dicas

Uma limpeza intestinal natural segura é aquela realizada da forma correta. Sendo assim, para te ajudar a tornar esse processo eficaz, relacionamos abaixo algumas dicas de receitas fáceis para que você possa realizar esse procedimento sem dificuldades e principalmente sem trazer riscos para a saúde. Confira:

1. Água salgada

Como vimos, a limpeza intestinal natural com água salgada é eficaz, segura e garante que seu corpo não perca muitos eletrólitos, especialmente se for feita com o sal marinho, que contém 72 minerais em quantidades expressivas.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de sal marinho não refinado;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

Adicione uma colher de sopa de sal marinho não refinado em um copo de água. Coloque em uma panela e leve ao fogo até ferver. Deixe esfriar e beba a mistura.

Como consumir?  

Beba esta solução pela manhã, com o estômago vazio. Depois de consumir a água salgada, faça uma massagem no estômago suavemente, na região do intestino.

2. Suco de maçã

As maçãs são ricas em fibras, especialmente a pectina, que tem propriedades insolúveis e solúveis. 

Ingredientes:

  • 1 maçã;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Corte a maça em pedaços pequenos e misture com a água. Deixe descansar por alguns minutos e está pronto para beber.

Como consumir?  

Beba o suco de maça e após 30 minutos, beba um copo de água. Faça isso várias vezes ao dia por pelo menos 3 dias.

3. Detox de limão

Os limões são ricos em vitamina C, que aumenta o metabolismo e ajuda na desintoxicação. Eles também protegem seu corpo dos danos causados ​​pelos radicais livres, porque contêm antioxidantes e ajudam a limpar o intestino. 

Ingredientes:

  • 1/2 limão;
  • 1 ou 2 colheres de chá de mel;
  • Uma pitada de sal;
  • 1 copo de água morna;

Modo de preparo:

Esprema o limão e adicione o suco em um copo de água morna. Adicione sal, o mel e misture bem.

Como consumir?  

Beba o detox de limão todas as manhãs com o estômago vazio. Após tomar, faça um bochecho com água pura para eliminar a acidez do limão.

4. Iogurte

O consumo diário de iogurte ajuda a manter o nível de probióticos saudável no organismo, o que, por sua vez, melhora a digestão e purifica o intestino.

Ingredientes:

  • 1 porção (pote) de iogurte natural.

Como consumir?  

Coma o iogurte natural 1 ou 2 vezes ao dia. Ele deve ser consumido puro, sem adição de açúcar, frutas ou adoçante.

5. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem propriedades antibióticas devido à presença de uma bactéria chamada acetobacter, que ajuda a digestão e o bom funcionamento do intestino.

Ingredientes:

  • 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico;
  • 1 ou 2 colheres de sopa de mel;
  • 1 copo de água morna;

Modo de preparo:

Acrescente o vinagre de maçã a um copo com a água morna. Adicione o mel e misture bem até obter uma mistura homogênea.

Como consumir?  

Beba esta mistura uma vez por dia, todas as manhãs. Assim como o limão, é recomendado fazer um bochecho com água pura após o consumo. O vinagre pode corroer o esmalte dos dentes e o mel contribui com as cáries dentárias.

6. Suco de vegetais crus

Os sucos podem promover uma limpeza intestinal natural, e se forem preparados com vegetais crus, que também são importantes, trazem efeitos mais potentes. 

Ingredientes:

  • Uma porção de beterraba, ou cenoura, ou tomate ou pepino;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes em um liquidificador e beba na sequência.

Como consumir?  

A mistura não precisa ser consumida em jejum, então você pode tomar o suco várias vezes ao dia. Porém, certifique-se de preparar apenas quando for consumir.

7. Citrato de magnésio

O citrato de magnésio é usado frequentemente como um laxante. Ele ajuda a suavizar as fezes e estimula as evacuações frequentes, facilitando a limpeza completa do intestino.

Ingredientes:

  • 2-4 colheres de chá de pó de citrato de magnésio;
  • 1 copo de água morna.

Modo de preparo:

Adicione o citrato de magnésio em um copo com água morna e misture bem.

Como consumir?  

Beba a solução uma vez por dia, todas as manhãs. No entanto, certifique-se de não usar por mais de uma semana, porque o aumento dos movimentos intestinais pode causar perda de minerais.

8. Semente de linhaça

A linhaça é repleta de ácidos graxos ômega-3, fibras e antioxidantes. A sua ingestão regular ajuda a limpar o intestino, porque ela tem um ajuda a formar volume nas fezes e promove um efeito laxante.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de linhaça em pó;
  • 1 copo de água morna.

Modo de preparo:

Misture a linhaça com um copo de água morna. Se preferir, adicione um pouco de mel para dar sabor.

Como consumir?  

Beba a mistura de linhaça com água morna antes de tomar café da manhã e antes de ir se deitar.

9. Suco de Aloe Vera

Aloe Vera é conhecida por ajudar a aumentar os movimentos intestinais. Ela também é rica em várias vitaminas, minerais, enzimas e antioxidantes que estimulam a desintoxição e agem como um laxante para ajudar a realizar uma limpeza intestinal natural.

Ingredientes:

  • 200 mg de gel de aloe vera;
  • 1ou 2 xícaras de água;
  • 2 colheres de chá de suco de limão.

Modo de preparo:

Adicione o limão em uma xícara com a água. Acrescente o gel de aloe vera e mexa até que todos os ingredientes estejam misturados. Leve para a geladeira e deixe por 3 horas.

Como consumir?  

Beba pequenas quantidades do suco de aloe vera pronto, várias vezes ao dia.

10. Chá verde

O chá verde é excelente para uma limpeza intestinal natural, porque ele contém catequinas, um grupo de polifenóis que exibem propriedades antioxidantes e ajudam o intestino.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de chá verde;
  • 1 xícara de água quente;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

Coloque o chá verde em uma xícara de água quente e deixe a infusão descansar por 10 minutos. Deixe esfriar um pouco e adicione o mel.

Como consumir?  

Beba uma xícara de chá verde por 3 ou 4 vezes ao dia.

O que é importante saber antes de fazer uma limpeza intestinal?

A limpeza intestinal natural é considerada segura. Porém, combinar a prática com um jejum ou aumentar a sua frequência pode trazer riscos. 

Os efeitos colaterais da limpeza excessiva inclui:

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Tontura;
  • Desidratação;
  • Desequilíbrios eletrolíticos no organismo;
  • Cólicas;
  • Reações alérgicas;
  • Redução da flora intestinal saudável.

Se os riscos e efeitos colaterais te deixam apreensivo, saiba que eles geralmente são o resultado do excesso. No entanto, as mudanças em sua dieta e o consumo exagerado de chás de ervas podem interagir com certos medicamentos e comprometer a sua eficácia. Além disso, o uso exagerado de ervas laxativas pode causar dependência e reduzir a capacidade do corpo de mover as fezes, causando constipação crônica.

Para evitar problemas, a recomendação é realizar uma limpeza intestinal uma vez por mês durante 6 meses e, em seguida, uma vez a cada quatro meses. Porém, a sua saúde geral pode melhorar se você manter dieta saudável rica em fibras e fluidos.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já experimentou fazer uma limpeza intestinal natural? De que tipo desses que foram listados acima? Teve bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário