Limpeza intestinal natural – Como fazer e dicas

Especialista da área:
atualizado em 29/10/2021

O nosso intestino reflete diretamente na nossa saúde, ou seja, se ele funciona de forma eficaz, a nossa saúde segue o mesmo percurso, porém, se surgir algum problema, as chances de desenvolver doenças aumentam consideravelmente.

  Continua Depois da Publicidade  

Com a finalidade de evitar especialmente a constipação ou movimentos intestinais irregulares e também tentar reduzir o risco de câncer de cólon, milhares de pessoas realizam uma limpeza intestinal natural.

Se você já é adepto e quer obter mais informações, ou quer saber como fazer, confira os detalhes e dicas para realizar este procedimento da melhor forma possível.

O que é limpeza intestinal

limpeza intestinal

A limpeza intestinal também é conhecida como limpeza ou terapia do cólon, é uma maneira de melhorar a saúde digestiva, estimulando a saúde de forma geral. 

Ela tem o objetivo de remover as fezes acumuladas no cólon e no trato intestinal, diminuindo a prisão de ventre e também os movimentos intestinais irregulares, sendo muito benéfica para o organismo.

Ela pode ser feita de forma simples e com segurança, mas é preciso seguir corretamente as orientações.

Como fazer?

Existem algumas maneiras de realizar uma limpeza intestinal. Você pode, por exemplo, tomar produtos oralmente ou aplicar no reto para ajudar o intestino a expelir as fezes que estão no intestino. Geralmente esses produtos são adquiridos sem receita médica nas drogarias, farmácias e até em lojas de produtos especializados.  

  Continua Depois da Publicidade  

Também é possível realizar uma irrigação no intestino, injetando água através de um recipiente específico que é inserido no reto.

Existem também formas de fazer uma limpeza intestinal natural, e essas são geralmente mais baratas, e também seguras, se forem realizadas corretamente.

Confira abaixo como fazer, porém, é preciso ter consciência que o processo não deve e nem precisa ser feito diariamente.

Beber muita água

A hidratação é fundamental para o funcionamento do organismo, e isso não é novidade para ninguém. No entanto, nem todo mundo sabe que beber bastante água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. 

Você pode, além de realizar uma irrigação no intestino, beber entre seis e oito copos de água morna por dia. Vale também comer muitos alimentos ricos em água, como por exemplo, melancia, tomate, alface, aipo e outras frutas e vegetais.

Manter uma dieta rica em fibras

A fibra é encontrada facilmente em alimentos vegetais integrais, como frutas, legumes, grãos, nozes, sementes e muito mais. Embora este nutriente essencial seja disponível e super acessível, o seu consumo muitas vezes não é o adequado, o que pode comprometer o funcionamento do intestino.

  Continua Depois da Publicidade  

As fibras são muito importantes porque elas ajudam a aumentar o excesso de matéria no cólon e também contribuem para a regulação do trânsito intestinal, diminuindo naturalmente a constipação e os intestinos hiperativos, enquanto estimulam as bactérias benéficas como prebiótico.

Então, se deseja realizar uma limpeza intestinal natural, faça a ingestão de muitos alimentos ricos em fibras.

Alimentos com fibras

Tomar sucos e smoothies

Fazer uma ingestão moderada de sucos e smoothies pode ajudar a realizar uma limpeza intestinal natural. As misturas de sucos contêm algumas fibras e nutrientes que beneficiam a digestão, além de ajudar a reter água para hidratar e manter a regularidade intestinal.

Os sucos indicados para esse fim incluem: suco de maçã, suco de limão e sucos de vegetais. Um estudo publicado no ano de 2015 mostrou que a vitamina C encontrada em muitas frutas e vegetais adicionados aos sucos pode ajudar a limpar o intestino. 

No entanto, os sucos são bebidas pobres em fibras, que por sua vez contribuem muito com o funcionamento adequado do intestino. Então, outra opção é o smoothie, também conhecido como vitamina de frutas, que contém muito mais fibras que os sucos.

Você não precisa beber sucos e smoothies obrigatoriamente em jejum para obter qualquer benefício, apenas tente aumentar o consumo deles em sua dieta.

  Continua Depois da Publicidade  

Comer amidos mais resistentes

Os amidos resistentes são encontrados em diversos alimentos, como batatas, arroz, legumes, bananas verdes e grãos e sua eficácia é muito semelhante à das fibras.

Eles são capazes de impulsionar um intestino saudável porque aumentam a microbiota intestinal, uma condição que ajuda a diversificar as bactérias benéficas do intestino.

No entanto, é preciso considerar que os amidos resistentes são encontrados em carboidratos. Então você pode escolher opções que causam menos picos de açúcar no sangue (que tenham um menor índice glicêmico) caso faça uma dieta que haja limitação no consumo deste macronutriente.

Incluir probióticos na dieta

Os probióticos devem ser consumidos frequentemente por pessoas que tenham problemas intestinais, porque eles são capazes de ajudar a proliferar as bactérias boas no intestino, especialmente quando são combinados com fibras e amidos resistentes. 

Os probióticos também ajudam a combater a inflamação e promovem a regularidade intestinal, que são dois elementos essenciais relacionados ao intestino.

Você pode obter mais probióticos tomando suplementos ou comendo muitos alimentos que contenham uma boa quantidade dessa bactéria, como iogurte, kefir, picles e outros alimentos fermentados.

  Continua Depois da Publicidade  

Se preferir, pode também acrescentar o vinagre de maçã, usado frequentemente para limpezas intestinais, que é considerado um probiótico e contém enzimas e ácidos que ajudam a eliminar as bactérias nocivas.

Beber chá de algumas ervas

Os chás de ervas são geralmente consumidos por aquelas pessoas que querem estimular a saúde digestiva. Alguns especificamente são usados por causa de suas propriedades laxativas, que ajudam a incentivar os movimentos e promovem uma limpeza intestinal natural.

As mais conhecidas são psyllium, aloe vera, sene e cáscara sagrada, que têm efeitos potentes, e por isso precisam ser usados com moderação para que não se tornem prejudiciais.

Já o gengibre, alho e pimenta caiena contém fitoquímicos antimicrobianos, que minimizam o número de bactérias intestinais nocivas, sendo recomendados para uma limpeza intestinal natural.

Limpeza intestinal natural

Dicas para fazer uma limpeza intestinal natural

Uma limpeza intestinal natural segura é aquela realizada da forma correta. Sendo assim, para ajudar a tornar esse processo mais eficaz, relacionamos abaixo algumas dicas de receitas fáceis para você realizar esse procedimento sem dificuldades e principalmente sem causar riscos para a saúde. Confira:

Água salgada

Algumas doses de água salgada aumentam os movimentos intestinais e ajudam a expulsar várias toxinas, bactérias e fezes acumuladas no intestino. O sódio absorve a água dos tecidos e aloca para o intestino. 

Para obter os resultados esperados, é preciso tomar uma mistura de água morna com sal marinho que contém 72 minerais em quantidades expressivas ou sal do Himalaia.

Pessoas com diagnóstico de hipertensão devem sempre optar pelo uso moderado do sal do Himalaia.

Se você é um praticante de yoga, os seus resultados podem ser ainda melhores. Um estudo publicado em 2010 mostrou que a água salgada pode limpar o intestino quando é combinada com certas poses de yoga.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de sal marinho não refinado ou sal do Himalaia;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

Adicione uma colher de sopa de sal marinho não refinado ou sal do Himalaia em um copo de água. Coloque em uma panela e leve ao fogo até ferver. Deixe esfriar e beba a mistura.

Como consumir?  

Beba esta solução pela manhã, com o estômago vazio. Depois de consumir a água salgada, faça uma massagem no estômago suavemente, na região do intestino.

Suco de maçã

As maçãs são ricas em fibras, especialmente a pectina, que tem propriedades insolúveis e solúveis. 

Ingredientes:

  • 1 maçã;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Corte a maçã em pedaços e bata no liquidificador com a água até obter uma mistura homogênea, e beba em seguida.

Como consumir?  

Beba o suco de maçã e após 30 minutos, beba um copo de água. Faça isso várias vezes ao dia por pelo menos 3 dias.

suco de maça

Detox de limão

Os limões são ricos em vitamina C, que aumenta o metabolismo e ajuda na desintoxicação. Eles também protegem o seu corpo dos danos causados ​​pelos radicais livres, pois contêm antioxidantes que ajudam a limpar o intestino. 

Ingredientes:

  • ½ limão;
  • 1 ou 2 colheres de chá de mel;
  • Uma pitada de sal;
  • 1 copo de água morna;

Modo de preparo:

Esprema o limão e adicione o suco em um copo de água morna. Acrescente sal e mel e misture bem.

Como consumir?  

Beba o detox de limão todas as manhãs com o estômago vazio. Após tomar, faça um bochecho com água pura para eliminar a acidez do limão.

Iogurte

O consumo diário de iogurte ajuda a manter o nível saudável de probióticos no organismo, o que, por sua vez, melhora a digestão e purifica o intestino.

Ingredientes:

  • 1 porção (pote) de iogurte natural.

Como consumir?  

Coma o iogurte natural 1 ou 2 vezes ao dia. Ele deve ser consumido puro, sem adição de açúcar, frutas ou adoçante.

iogurte natural com granola e frutas

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem propriedades antibióticas devido à presença de uma bactéria chamada acetobacter, que ajuda a digestão e o bom funcionamento do intestino.

Ingredientes:

  • 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico;
  • 1 ou 2 colheres de sopa de mel;
  • 1 copo de água morna;

Modo de preparo:

Acrescente o vinagre de maçã a um copo com a água morna. Adicione o mel e misture bem até obter uma mistura homogênea.

Como consumir?  

Beba esta mistura uma vez por dia, todas as manhãs. Assim como o limão, é recomendado fazer um bochecho com água pura após o consumo. O vinagre pode corroer o esmalte dos dentes e o mel contribui com a formação de cáries dentárias.

Suco de vegetais crus

Os sucos podem promover uma limpeza intestinal natural, e se forem preparados com vegetais crus (in natura), que contém importantes nutrientes e trazem diversos benefícios para a saúde. 

Ingredientes:

  • Uma porção de beterraba, ou cenoura, ou tomate ou pepino;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes em um liquidificador e beba na sequência.

Como consumir?  

A mistura não precisa ser consumida em jejum, então você pode tomar o suco várias vezes ao dia. Porém, certifique-se de preparar apenas quando for consumir.

Suco de vegetais

Citrato de magnésio

O citrato de magnésio é usado frequentemente como um laxante. Ele ajuda a suavizar as fezes e estimula as evacuações frequentes, facilitando a limpeza completa do intestino.

Ingredientes:

  • 2-4 colheres de chá de pó de citrato de magnésio;
  • 1 copo de água morna.

Modo de preparo:

Adicione o citrato de magnésio em um copo com água morna e misture bem.

Como consumir?  

Beba a solução uma vez por dia, todas as manhãs. No entanto, você não deve tomar o citrato de magnésio por mais de uma semana, porque o aumento dos movimentos intestinais pode causar perda de minerais.

Semente de linhaça

A linhaça é repleta de ácidos graxos ômega 3, fibras e antioxidantes. A sua ingestão regular ajuda a limpar o intestino, porque ela contribui com o aumento do volume das fezes, promovendo um efeito laxativo.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de linhaça em pó;
  • 1 copo de água morna.

Modo de preparo:

Misture a linhaça com um copo de água morna. Se preferir, adicione um pouco de mel para dar sabor.

Como consumir?  

Beba a mistura de linhaça com água morna antes de tomar café da manhã e à noite, antes de deitar.

sementes de linhaça

Chá verde

O chá verde é excelente para uma limpeza intestinal natural, porque ele contém catequinas, um grupo de polifenois que exibem propriedades antioxidantes e ajudam o intestino.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de chá verde;
  • 1 xícara de água quente;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

Coloque o chá verde em uma xícara de água quente e deixe a infusão descansar por 10 minutos. Deixe esfriar um pouco e adicione o mel.

Como consumir?  

Beba uma xícara de chá verde por 3 ou 4 vezes ao dia.

Suco de Aloe Vera

Aloe Vera é conhecida por ajudar a aumentar os movimentos intestinais. Ela também é rica em várias vitaminas, minerais, enzimas e antioxidantes que estimulam a desintoxicação e agem como um laxante para ajudar a realizar uma limpeza intestinal natural.

Ingredientes:

  • 200 mg de gel de aloe vera;
  • 1 ou 2 xícaras de água;
  • 2 colheres de chá de suco de limão.

Modo de preparo:

Adicione o limão em uma xícara com a água. Acrescente o gel de aloe vera e mexa até que todos os ingredientes estejam misturados. Leve para a geladeira e deixe por 3 horas.

Como consumir?  

Beba pequenas quantidades do suco de aloe vera pronto, várias vezes ao dia.

suco de aloe vera

O que é importante saber antes de fazer uma limpeza intestinal?

A limpeza intestinal natural é considerada segura. Porém, combinar a prática com um jejum ou aumentar a sua frequência pode trazer riscos. 

Os efeitos colaterais da limpeza excessiva inclui:

  • Náuseas, vômitos ou tontura;
  • Desidratação;
  • Desequilíbrios eletrolíticos no organismo;
  • Cólicas;
  • Reações alérgicas;
  • Redução da flora intestinal saudável.

Caso os riscos e efeitos colaterais te deixem apreensivo, saiba que eles geralmente são o resultado do consumo em excesso. Aliás, consumir uma quantidade exagerada de chá de ervas pode interagir com certos medicamentos e comprometer a sua eficácia. 

Além disso, o uso exagerado de ervas laxantes pode causar dependência e reduzir a capacidade do corpo de mover as fezes, causando constipação crônica.

Para evitar problemas, a recomendação é realizar uma limpeza intestinal uma vez por mês durante 6 meses e, em seguida, uma vez a cada quatro meses. Porém, a sua saúde em geral pode melhorar se você manter uma dieta saudável e rica em fibras e fluidos.

Por fim, nunca é demais lembrar que pessoas com diagnóstico de diabetes e quem deseja perder peso não devem adicionar açúcar em nenhuma das bebidas citadas acima.

Fontes e referências adicionais

Você já experimentou fazer uma limpeza intestinal natural? De qual tipo desses que foram listados acima? Teve bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média 4,29)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas, sabemos que a sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso, contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso, todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário