Não é de hoje que o iogurte natural aparece em listas de alimentos saudáveis e no cardápio de dietas. Entretanto, um grupo de pesquisadores desenvolveu um iogurte novo e diferente. Ficou curioso para saber quais seriam as suas vantagens?
Em primeiro lugar, é importante saber que eles recorreram à curcumina, um composto polifenólico encontrado na cúrcuma (açafrão-da-terra). Os pesquisadores desenvolveram uma forma altamente purificada de curcumina para criar um iogurte probiótico sem conservantes artificiais.
Segundo os cientistas, o produto apresenta um prazo de validade longo, além de propriedades benéficas para a saúde. O trabalho dos pesquisadores foi publicado na revista científica Frontiers in Nutrition.
Por que a curcumina?
Conforme explicou uma das autoras do estudo, a Dra. Magdalena Buniowska-Olejnik, do Instituto de Tecnologia de Alimentos e Nutrição na Universidade de Rzeszow, a curcumina é conhecida por ter efeitos antimicrobianos, anti-inflamatórios e estimulantes do sistema imunológico.
Mas, segundo Buniowska-Olejnik, ela também é insolúvel em água, algo que é um dos principais motivos que explica porque o organismo não consegue absorver quantidades suficientes da substância para que se tenha um efeito biológico.
A pesquisadora completou dizendo que eles queriam ver se era possível criar um produto lácteo com a curcumina presente em uma forma biodisponível, mas que também fosse atraente para o consumidor.
Assim, os cientistas adicionaram ao iogurte uma forma de curcumina chamada NOMICU L-100, que é solúvel em água e, portanto, que o corpo conseguiria absorver.
Além disso, eles compararam o produto a um iogurte que continha apenas um extrato padrão de cúrcuma, com o objetivo de verificar a sua eficácia na inibição do crescimento de bactérias e fungos.
Os resultados apontaram que o NOMICU L-100 apresentou maior eficácia na inibição do crescimento de leveduras, fungos e bactérias do que o extrato padrão de cúrcuma. Ele também manteve os níveis recomendados de bactérias benéficas do ácido lático que estão presentes em iogurtes fermentados vivos.
O iogurte com o extrato padrão de cúrcuma se manteve um pouco melhor em uma forma homogênea sem a formação de uma camada aquosa na parte de cima. Entretanto, ele tinha um sabor amargo e se deteriorou após a primeira semana na geladeira.
A sua coloração também ficou esverdeada, ao passo que o iogurte com NOMICU teve a sua coloração modificada para uma cor avermelhada mais atraente. Além disso, ela manteve o seu sabor adocicado e permaneceu estável por até 28 dias depois de ir para a geladeira.
Para o professor de cardiologia da Universidade Médica de Lodz, Maciej Banach, que também fez parte do estudo, um iogurte enriquecido com um nutracêutico, que tem se mostrado eficaz e seguro, apresenta potencial para melhorar a saúde da população.
Os planos futuros da equipe incluem investigar os efeitos da curcumina NOMICU L-100 em outros produtos lácteos, especialmente naqueles em que as propriedades antimicrobianas da substância podem prolongar o prazo de validade dos produtos ou reduzir de modo significativo o risco de crescimento descontrolado de leveduras e fungos. As informações são do Larazon e do European Biotechnology.
Fontes e referências adicionais
- Curcumin, Linus Pauling Institute, Oregon State University.
- The influence of curcumin additives on the viability of probiotic bacteria, antibacterial activity against pathogenic microorganisms, and quality indicators of low-fat yogurt, Frontiers in Nutrition.
- Nomi Biotech presents natural additive to preserve probiotics, European Biotechnology.
Fontes e referências adicionais
- Curcumin, Linus Pauling Institute, Oregon State University.
- The influence of curcumin additives on the viability of probiotic bacteria, antibacterial activity against pathogenic microorganisms, and quality indicators of low-fat yogurt, Frontiers in Nutrition.
- Nomi Biotech presents natural additive to preserve probiotics, European Biotechnology.