O que acontece se comer semente de abóbora todos os dias?

Especialista:
atualizado em 31/08/2020

As sementes costumam ser alimentos saudáveis e nutritivos e as sementes de abóbora não ficam fora dessa.

De acordo com a Associação Americana do Coração, elas servem como fontes de fibras, magnésio e zinco, além de ser uma fonte natural de triptofano, um aminoácido conhecido por ajudar na qualidade do sono.

Portanto, é uma excelente ideia adicionar essas sementes à dieta. Por exemplo, dá para polvilhar as sementes de abóbora na salada, adicioná-las em um iogurte ou fazer outras receitas com sementes de abóbora.

Além disso, se você quer saber todos os benefícios das sementes de abóbora, não deixe de ler o artigo Benefícios da semente de abóbora – Para que serve, propriedades e como fazer.

Entretanto, você já parou para pensar no que pode acontecer quando uma pessoa consome sementes de abóbora todo dia?

semente de abobora

1. Ajuda no controle da diabetes

O consumo regular das sementes de abóbora pode ajudar no controle da diabetes e até mesmo ajudar a prevenir a diabetes do tipo 2.

De acordo com a Associação Americana do Coração, as sementes podem auxiliar no controle glicêmico – ou seja, dos níveis de glicose (açúcar) no sangue – o que é bem importante para as pessoas que tem diabetes.

Isso porque as sementes de abóbora potencializam a atuação da insulina. Além das fibras, que ajudam a controlar o índice glicêmico das refeições, as sementes de abóbora são ricas em gorduras boas.

2. Pode melhorar os níveis de testosterona

O consumo das sementes de abóbora pode aumentar os níveis de testosterona no organismo. Isso porque o alimento é rico em zinco e magnésio, que são dois micronutrientes fundamentais para a formação da testosterona, um importante hormônio masculino.

O hormônio atua no tamanho e na força dos músculos, no desenvolvimento do pênis e testículos, no engrossamento da voz durante a puberdade, no aparecimento de pelo facial e púbico, no crescimento e força dos ossos, na libido e na produção de esperma.

Além disso, nas mulheres com baixa libido, condição conhecida tecnicamente como “Transtorno do desejo sexual hipoativo feminino” (TDSH), a testosterona pode ser de grande ajuda na melhora do desejo e da satisfação sexual.

3. Ajuda a melhora o seu sono

De acordo com a Associação Americana do Coração, as sementes de abóbora são uma fonte natural de triptofano, um aminoácido que pode ajudar na qualidade do sono.

Ao lado do triptofano, o magnésio encontrado nas sementes ajuda a liberar neurotransmissores associados a uma melhor noite de sono, como a serotonina e a melatonina.

4. Fonte de ômega-3

O ômega-3 é muito importante para a saúde, e as sementes de abóbora trazem os benefícios dessa gordura boa, que pode ajudar a diminuir a inflamação e a melhorar o funcionamento do cérebro e do sistema cardiovascular. Aproveite e conheça também outros alimentos com ômega-3 para a sua dieta.

5. Ajuda a aumentar a saciedade

Parece que aquela salada, a porção de frutas ou o iogurte que você come de lanchinho da tarde não mata a sua fome? Acrescentar as sementes de abóbora pode te ajudar muito nesse sentido, por serem fonte de gorduras saudáveis e fibras.

6. Promove a saúde da próstata

Mais um ponto positivo das sementes de abóbora para os homens: elas estão associadas ao bom funcionamento da próstata, uma vez que os fitoquímicos encontrados naturalmente no alimento diminuem a produção de di-hidrotestosterona, que está associada ao desenvolvimento da hiperplasia da próstata (próstata aumentada).

Isso sem contar a presença do mineral zinco presente nas sementes de abóbora, que é outro nutriente importante para o bom funcionamento da próstata.

7. Bom para o fígado e coração

A ingestão diária das sementes de abóbora também contribui com o bom funcionamento do fígado e do coração por conta da alta concentração de gorduras saudáveis e fibras que o alimento tem na sua composição.

semente de abobora com frutas e cereais

Cuidados com o consumo diário de sementes de abóbora

Antes de sair em busca das sementes de abóbora no supermercado, é importante ter alguns cuidados em mente.

  1. Existem versões industrializadas do alimento que podem ser ricas em sódio. Isso não é o ideal, já que o excesso de sódio é muito prejudicial à saúde. O melhor mesmo é pegar as sementes diretamente das abóboras, pois dessa forma mais natural elas têm menos sódio e mais dos minerais que as tornam tão nutritivas.
  2. Para quem não está acostumado com a ingestão de fibras, ao ingerir uma grande quantidade de sementes de abóbora a pessoa pode experimentar problemas digestivos. O mais adequado é começar com quantidades menores e aumentar gradualmente o consumo de fibras para favorecer a adaptação.

AproveIte e confira o vídeo da nossa nutricionista falando sobre o consumo diário da semente de abóbora e seus benefícios!

Gostou das dicas?

Fontes e referência adicionais:

Você já sabia o que acontece se comer semente de abóbora todos os dias? Tem o hábito de incluí-las na dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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