O que acontece se você comer pepino todos os dias?

Especialista:
atualizado em 03/11/2020

De maneira geral, os legumes são um item obrigatório no cardápio de uma dieta balanceada para emagrecimento e saúde.

Afinal, eles não costumam ter quantidades excessivas de calorias por porção, ao mesmo tempo fornecem nutrientes importantes para o organismo funcionar.

Um desses legumes é o pepino, que você até deve conhecer como um alimento saudável, mas talvez não saiba o que o seu consumo diário pode fazer com o seu corpo. 

Entretanto, abaixo nós vamos contar para você o que acontece quando se come pepino todos os dias!

1. Hidratação

A água é um líquido essencial para a vida humana, portanto, todos necessitam se hidratar muito bem.

Enquanto o pepino não substitui a água, ele pode auxiliar a aumentar os níveis de hidratação, uma vez que é rico no líquido. Aproximadamente 95% da sua composição corresponde à água. 

É justamente por isso que costuma-se usar bastante o vegetal na preparação de sucos verdes. Com todo o seu teor de água, se transforma em suco por conta própria, sem precisar do acréscimo de água. 

Isso sem contar, é claro, de se tratar de um alimento verde que é bastante saudável. 

2. Pressão arterial e inchaço 

Pressão arterial

O pepino contribui com a regulação dos níveis de pressão arterial porque é bastante rico em potássio. Uma dieta rica em potássio ajuda a compensar alguns dos efeitos negativos do sódio em relação à pressão arterial. 

É claro que o pepino não vai resolver um problema de pressão alta, embora possa ser uma boa adição para a dieta de quem sofre com a doença. Quem tem a condição precisa seguir todo o tratamento que for indicado pelo médico.

O potássio do pepino também ajuda a combater o inchaço, devido ao seu teor de água e potássio. O alimento favorece a eliminação do excesso de líquido, toxinas e sódio do organismo. 

3. Emagrecimento

O pepino é um daqueles alimentos que ajudam processos de emagrecimento. Ele é composto por pouquíssimas calorias. Ao mesmo tempo, é bastante nutritivo e contém muitas vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. 

Uma unidade de pepino (300 gramas) contém apenas 45 calorias, entretanto, como não costuma-se comer o pepino inteiro em uma refeição, o teor calórico que ele adiciona ao prato é menor.

Esses 300 gramas de pepino também fornecem nutrientes como magnésio, potássio, manganês, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina K.

Outro motivo porque é porque ele ocupa muito espaço no estômago, com toda a sua água e as suas fibras. Isso auxilia a saciedade, ajudando a controlar o apetite e fazendo com que se consuma menores quantidades de outros alimentos. 

4. Pré-diabetes e diabetes do tipo 2

O pepino também é uma boa adição para a dieta de quem tem pré-diabetes ou diabetes em tipo 2 porque não possui muitos carboidratos. Uma porção de 100 gramas (1/3 do pepino inteiro) contém 3,63 gramas de carboidratos.

Isso é importante porque os carboidratos afetam diretamente os níveis de glicose (açúcar) no sangue.

Além disso, dos 3,63 gramas de carboidratos encontrados em uma porção de 100 gramas (1/3 de pepino inteiro), 0,5 gramas são fibras. 

As fibras são um tipo de carboidrato que o organismo não consegue digerir, ou seja, que não se torna açúcar no sangue. Elas também desaceleram a absorção de carboidratos, o que é bom para evitar os picos de glicose no sangue, tão indesejáveis para o pré-diabético ou diabético. 

5. Ansiedade

Ansiedade

O pepino também pode contribuir com a diminuição da ansiedade e do estresse, pois contém quantidades significativas de magnésio e vitaminas do complexo B, que já foram associados ao alívio da ansiedade. 

Portanto, vale adicionar o legume nas refeições diárias ao lado de outros alimentos que diminuem a ansiedade para tentar dar uma controlada nesse estado que é tão desagradável. 

6. Pele, unhas e cabelos

Se nunca fez isso, você provavelmente deve conhecer alguém que já colocou rodelas geladas de pepino nos olhos para tentar desinchá-los. Mas sabia que a ingestão do alimento também faz bem para a pele, as unhas e os cabelos? 

Isso acontece porque a quantidade água de água e de sílica presente em sua composição é muito interessante. A sílica é uma substância que tem uma relação com a produção dos tecidos da pele, das unhas e dos cabelos. 

7. Fonte de antioxidantes

Consumir todos os dias alimentos com antioxidantes, como é o caso do pepino, é importante porque eles bloqueiam parte dos danos que os radicais livres provocam.

O acúmulo dos radicais livres ao longo do tempo tem uma relação com o processo de envelhecimento. Ao mesmo tempo, eles estão associados com o desenvolvimento de câncer, doença no coração e artrite.  

Mas para aproveitar os antioxidantes do pepino é fundamental consumir o alimento com a casca. Ao contrário do que muitos acreditam, a casca do pepino não é indigesta e podemos comê-la.

Como usar o pepino?

Uma das receitas mais clássicas e tradicionais com o vegetal é a salada de pepino. No entanto, também dá para misturar o legume em um molho de iogurte com limão, o que deixa o seu molho mais crocante.

Existem ainda as receitas de suco de pepino, chips de pepino para o lanche e um sanduíche de pepino, por exemplo. Você pode testá-las para sair da mesmice das saladinhas de sempre!

A nossa nutricionista também falou sobre os benefícios de comer pepino todos os dias no vídeo abaixo:

Fontes e Referências Adicionais

Você costuma comer pepino com frequência? Sente que ele beneficia a sua saúde? Então, conte nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário