O verdadeiro Açafrão emagrece? Como usar e dicas

Especialista da área:
atualizado em 16/03/2021

O açafrão é uma especiaria mundialmente conhecida por seus benefícios para a saúde, além do fato de que ela emagrece.

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Mas, apesar de seus benefícios para a saúde e a boa forma, consome-se pouco açafrão, devido, principalmente, a seu preço.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre essa especiaria e suas propriedades medicinais, além de entender como ela pode te ajudar a perder peso.

Açafrão não é açafrão-da-terra

açafrão desidratado
Açafrão desidratado

O açafrão, conhecido como o tempero mais caro do mundo, é obtido da flor da espécie Crocus Sativus, cujas hastes alaranjadas contêm o açafrão.

Tais hastes são arrancadas à mão por ser muito sensíveis, e estima-se que cerca de 80 mil flores devem ser cultivadas para produzir apenas 500 gramas de açafrão, o que justifica o alto custo da erva.

Porém, o seu extrato, por ser mais barato, vem ganhando força no mercado e é muito buscado por pessoas que desejam perder peso.

Já o açafrão-da-terra, ou cúrcuma, é um produto bem mais barato e tem propriedades nutricionais diferentes.

Mas, ambos os alimentos são muito nutritivos e trazem muitos benefícios para a saúde.

Açafrão emagrece?

O consumo do açafrão, seja na forma natural ou se suplemento, pode ajudar no processo de emagrecimento.

Esse efeito se deve às propriedades dessa especiaria, que atua em diferentes sistemas do corpo, como veremos a seguir:

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1. Reduz o apetite

Um estudo realizado por pesquisadores franceses demonstrou que o consumo do extrato de açafrão prolonga a sensação de saciedade. Assim, reduz-se o consumo calórico, o que leva à perda de peso.

2. Melhora do humor

Esse efeito impacta principalmente pessoas que usam a comida como uma forma de lidar com flutuações de humor. É o que acontece, por exemplo com pessoas ansiosas, que “descontam” a ansiedade na comida.

3. Efeito anti-inflamatório

A inflamação é uma característica marcante da obesidade, e é uma das causadoras da resistência à insulina.

Assim, a ação anti-inflamatória do açafrão pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina, combatendo assim os temidos picos de liberação do hormônio, que é responsável pelo aumento do apetite e do acúmulo de gordura.

Como usar?

açafrão como usar

Encontra-se o açafrão em sua forma natural, como extrato ou como suplemento.

O açafrão ou seu extrato podem ser usado como um tempero tradicional em diversas receitas como, por exemplo, no preparo de arroz, sopa ou guisados.

Mas, para usufruir dos efeitos do açafrão em receitas, não o aqueça em altas temperaturas, pois isso vai fazer você perder os nutrientes e propriedades antioxidantes presentes nele.

Além disso, usa-se ele no preparo de chás, tanto puro quanto em associação a outras especiarias.

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Efeitos colaterais

Quando usado em pequenas quantidades, e por curtos períodos de tempo, o aparecimento de efeitos colaterais é raro.

Os mais comuns são:

  • Náuseas e vômitos;
  • Tontura;
  • Diarreia;
  • Formigamento no corpo.

Mas, quando consumido em quantidades acima de 5 g por dia, ou por um tempo prolongado, efeitos colaterais mais graves poderão aparecer, como:

  • Arritmia cardíaca;
  • Confusão mental;
  • Fraqueza;
  • Tremores;
  • Alucinações;
  • Alterações de humor.

Por isso, deve-se consultar um médico antes de iniciar o uso do açafrão, seja na forma pura ou na forma de extrato.

Receita de chá de açafrão

Chá de açafrão

O chá de açafrão é uma ótima forma de incluir esta especiaria no seu dia a dia. Mas, devido ao seu sabor forte e ao risco de efeitos colaterais, o uso do açafrão deve ser feito com cautela.

Ingredientes:

  • ½ ou ¼ de colher (chá) de açafrão (a quantidade dependerá da sensibilidade e paladar de quem for consumir o chá);
  • 250 ml de água;
  • Açúcar, mel ou adoçante (opcional).

Modo de preparo:

  1. Aqueça a água em uma panela ou chaleira;
  2. Depois, quando começar a ferver, desligue o fogo e adicione o açafrão;
  3. Então, deixe em infusão por cerca de 10 minutos, e adoce.

Como o açafrão tem um gosto que pode não agradar a todos, você pode adicionar um pouco de canela para deixá-lo mais saboroso.

Dicas e cuidados

  • Devido a sua toxicidade, o açafrão não deve ser consumido em quantidades acima de 5 g por dia;
  • Além disso, também não é recomendado o uso por períodos longos de tempo, mesmo que em quantidades menores;
  • Crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem consumir a especiaria, uma vez que não existem estudos sobre o uso do açafrão nesses grupos.
Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que o açafrão emagrece? Já utilizou ele na dieta em forma de chá ou suplementos alguma vez? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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