Purê de Batata Engorda?

Especialista:
atualizado em 16/12/2019

Quem não adora batata? Além de deliciosas, são extremamente versáteis, fazendo parte de uma infinidade de pratos, na nossa culinária e pelo mundo afora. Talvez uma das preparações mais simples seja o purê de batata, porém, nem sempre é fácil executar o simples com perfeição.

Não serão todos os tipos de batata apropriados para o purê. Elas variam. Algumas são mais sequinhas, ótimas para nhoque, outras possuem mais água e acabam sendo mais interessantes cozidas com carne de panela, por exemplo.

E há também o purê. Será que o purê de batata engorda? Embora seja muito indicado e consumido, este é um alimento que precisa ser repensado numa dieta. Mas por quê?

O índice glicêmico da batata é alto, e o que isso quer dizer?

A batata é uma fonte de carboidratos. Todos os carboidratos que ingerimos serão transformados em glicose rapidamente. Essa é a maneira como produzimos energia. Em seguida, essa glicose será transformada em gordura, para ser armazenada posteriormente.

A partir de então, quando houver excesso do consumo de batatas, consequentemente haverá excesso de armazenamento de gordura. Portanto, ao consumirmos o purê, que contém batata em praticamente 90% de sua receita, estaremos ganhando peso. Então, podemos concluir que purê de batata engorda mesmo!

Para que isso não nos obrigue a descartarmos esta tão deliciosa receita de nossa dieta, deveremos controlar seu consumo, ou fracioná-lo adequadamente.

Calorias Reais e Consumo Controlado

É importante lembrar dois aspectos importantes para analisar de forma prática se purê de batata engorda.

  • Calorias reais: Você verá abaixo que uma receita padrão de purê de batata não é tão calórica assim. Em 100g ter cerca de 80 calorias não é nenhum absurdo. E se combinado com alguma carne na refeição, o índice glicêmico da mesma irá diminuir. O problema é que grande parte das receitas usa muita manteiga ou cremes para dar mais sabor. Dessa forma, o purê de batata pode chegar a ter 200 calorias nessa mesma porção de 100g. Então, você tem que ter em mente que há variação calórica dependendo do preparo.
  • Consumo Controlado: O grande “problema” do purê de batata é que quem gosta não come só um pouquinho. Dá para consumir uma boa quantidade em uma refeição. Com apenas 4 colheres de sopa cheias de purê pode-se chegar a 200g. Dessa forma, comer purê de batata engorda sem nem você perceber. Uma refeição acaba tendo muito mais calorias do que você imagina.

Valor Nutricional do Purê de Batata

A partir dos valores nutricionais, ficará mais fácil entender por que purê de batata engorda, e dessa forma, pensará em comer moderadamente.

Esses valores correspondem a um purê com 84% de batata, 15% de leite integral e 1% de sal.

Em receitas mais calóricas, onde adiciona-se manteiga, creme de leite, requeijão cremoso ou cream cheese, por exemplo, esses valores serão alterados, principalmente as calorias.

Nutriente Unidade Em 100 gramas Em uma xícara
Principais componentes
Água g 78.98 164.81
Energia calorias 83 174
Proteínas g 1.91 4.01
Gorduras totais g 0.57 1.20
Carboidratos g 17.57 36.90
Fibras totais g 1.5 3.2
Açúcares g 1.48 3.11
Colesterol mg 2 4

FONTE: The National Agricultural Library 1

Batatas x Celíacos

Além de preocupar-se se purê de batata engorda, outra questão importante é a possibilidade ou não dele ser consumido por celíacos.

Aos poucos, a coença Celíaca vem sendo divulgada com mais frequência, mas ainda é bastante desconhecida.  Sua principal característica é a intolerância permanente ao glúten. A única forma de tratá-la é buscando uma dieta onde se exclui totalmente o glúten.

Por esse motivo, fica a dúvida: os celíacos podem consumir batata em suas receitas? Segundo a ACELBRA – Associação dos Celíacos do Brasil –, sim, a batata faz parte dos alimentos permitidos.

Purê de Batata x Intolerância a Lactose (IL)

Vamos fazer um subtópico em relação à intolerância a lactose, porque as receitas tradicionais de purê de batatas levam leite. Portanto, os intolerantes à lactose deverão optar por receitas isentas desse ingrediente.

Para esses casos, sugerimos uma receita de purê sem leite, que resolverá essa situação:

Você vai precisar de:

  • 4 batatas médias cozidas;
  • ½ xícara de água;
  • ½ xícara de leite de coco;
  • 1 colher de sopa de margarina sem lactose;
  • Pouco sal.

Esprema a batata ainda quente, a seguir, leve ao fogo juntamente com a margarina. Junte o leite de coco diluído na água e agregue às batatas. Misture bem até obter a consistência tradicional de purê. Prove o sal.

O ponto do purê varia de acordo com preferências individuais, portanto, purês mais encorpados deverão levar menor quantidade de líquido, enquanto purês mais moles precisarão de mais líquido.

Purê de Batatas Vegano

Outra proposta interessante. Nela, ficarão de fora os produtos derivados de animais, como leite e manteiga, por exemplo. Essa receita também poderá ser consumida por celíacos.

Algumas pessoas substituem o leite original por leite de soja, mantendo a linha vegana da receita.

Você vai precisar de meio quilo de batatas e 4 colheres de sopa de azeite, e bem pouco sal.

Cozinhe as batatas em água. Assim que estiverem cozidas, vá amassando as batatas ainda quentes e adicionando a elas a água de seu cozimento, aproximadamente meia xícara, aos poucos, até obter a consistência preferida.

É hora de juntar o azeite e mexer bem. Está pronto o purê vegano.

Prove sal e sirva a seguir.

Tipos de Batatas

Há muitos tipos de batata pelo mundo, mas as mais vendidas no Brasil, especialmente no Sudeste, são:

  • Asterix: Bem sequinha. Ideal para frituras;
  • Baraka: Ótima para qualquer receita;
  • Inglesa: Bem seca. Boa para fritar e para fazer nhoque;
  • Monalisa: Apresenta muita água. Deve ser utilizada cozida.

A batata deve ser cozida com a casca, dessa forma, seus nutrientes se perdem menos. Porém, quando cozidas no vapor, conseguirão conservar ainda mais propriedades.

Benefícios da Batata para a Saúde

  • É rica em fitonutrientes, tais como carotenóides e flavonóides;
  • Possui antioxidantes devido à vitamina C;
  • Ajuda a baixar a pressão arterial devido ao potássio, que é um vasodilatador;
  • Pode favorecer o controle do colesterol;
  • A vitamina B6 favorece as funções cerebrais, incluindo a produção de dopamina, serotonina e noradrenalina;
  • A boa quantidade de vitamina C ajuda a prevenir escorbuto;
  • Alguns estudos da Arthritis Foundation sugerem que as batatas podem ajudar a reduzir os sintomas da artrite;
  • Excelente para a digestão;
  • O sódio e potássio encontrado fartamente na casca são eletrólitos importantes, que se perdem com a transpiração, por esse motivo, os atletas principalmente devem abusar da batata em sua dieta;

Como Fazer com que a Batata Engorde Menos

Já mencionamos acima o índice glicêmico da batata, mas podemos baixá-lo um pouco, seguindo algumas dicas:

  • Ao utilizar a batata no purê, ou outros preparos, não se esqueça de incluir muitas fibras, dessa forma, haverá uma absorção bem mais lenta;
  • Outro agente que retarda a absorção é o azeite;
  • Não consuma um carboidrato com outro, por exemplo, arroz e batata na mesma refeição. Essas misturas elevam os índices glicêmicos dos alimentos.

Você tem costume de comer purê de batata em suas refeições durante a semana? Acha que ele pode estar atrapalhando seu peso? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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