12 Benefícios da Semente de Girassol – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 21/08/2020

Procurando alimentos saudáveis? Há muitos que prometem curar, emagrecer, desinchar, desintoxicar, mas nem todos cumprem o que prometem. No entanto, os benefícios da semente de girassol conseguem englobar várias dessas promessas.

A semente de girassol é facilmente encontrada com casca, sem casca, crua ou torrada. Seu custo é baixo, seu sabor delicado, suas propriedades riquíssimas, além de ser totalmente versátil nos preparos culinários.

Vale a pena experimentar. Saiba mais sobre os benefícios da semente de girassol e para que serve em seu organismo este alimento fantástico. 

Sementes de girassol para emagrecer

As sementes de girassol aumentam a saciedade, dessa forma, sente-se menos fome e come-se menores quantidades de alimentos. Por esse motivo, a semente de girassol ajuda a emagrecer.

Para isso, consuma 30 gramas diariamente, que poderão ser divididas entre as principais refeições.

Óleo de semente de girassol

Em nosso organismo, há uma enzima encarregada de transportar toda a gordura que está em circulação no sangue até as células adiposas. Essa enzima (LPL), quando em contato com o óleo de girassol, tem essa função inibida, e nesse caso, o organismo é obrigado a buscar energia nos estoques de gordura armazenadas em nosso corpo.

Sementes de girassol e massa muscular

De acordo com o USDA Nutrient Database National, um quarto de xícara de sementes de girassol contribui para o ganho de massa muscular da seguinte forma:

  • Contém 6,19 gramas de proteínas, responsáveis pelo ganho de massa muscular, bem como a melhoria global do tônus muscular;
  • A presença de vitamina E ajuda a recuperar a musculatura no pós-treino;
  • O ácido linoleico é particularmente importante para os praticantes de fisiculturismo, atuando na construção, reparação e manutenção do tecido muscular;
  • O selênio é um mineral antioxidante que ajuda na massa muscular;
  • O magnésio ajuda na formação dos ossos e produz energia.

Benefícios da semente de girassol

  1. Ajuda a combater o mau colesterol, evitando que ele se fixe nas paredes das artérias;
  2. Fonte de selênio, reconhecidamente importante na prevenção do câncer;
  3. É desintoxicante;
  4. Seus fitoesterois aliviam os sintomas da menopausa;
  5. Ajuda a recuperar a musculatura no pós-treino;
  6. A saúde da pele aumenta devido à vitamina E das sementes;
  7. Aumenta a saciedade;
  8. O magnésio nessas sementes aliviam o estresse, acalmando os nervos;
  9. Boas para tratar enxaqueca;
  10. As sementes apresentam magnésio e cobre, que ajudam na saúde dos ossos, dentes e unhas;
  11. Suas fibras ajudam no funcionamento do intestino;
  12. A vitamina E encontrada nas sementes de girassol ajuda a aliviar dores, provocadas por doenças de natureza inflamatória, como artrite reumatóide, úlceras, etc.

Valores nutricionais da semente de girassol

Em 100 gramas de sementes temos:

  • 60 calorias;
  • 1.7g de carboidratos;
  • 2g de proteínas;
  • 5g de gorduras totais;
  • 1g de gordura monoinsaturada;
  • 3,3g de gordura poli-insaturada;
  • 3g de fibra alimentar;
  • 11,7g de cálcio;
  • 0,6mg de ferro.

Chá de semente de girassol

Uma das formas de desfrutar dos benefícios da semente de girassol é através do seu chá. Para isso, será preciso um litro de água onde serão fervidas 2 colheres de sopa das sementes de girassol torradas. Após levantar fervura, aguarde 10 minutos e retire do fogo. Mantenha tampado, em infusão, por 20 minutos. Coe e consuma 3 a 4 xícaras de chá ao dia.

Onde utilizar as sementes de girassol

De paladar extremamente agradável, as sementes de girassol são crocantes e poderão ser utilizadas em saladas, lanches, granola, iogurtes, molhos e etc.

Como germinar sementes de girassol

As sementes germinadas apresentam suas propriedades potencializadas.

Para germinar sementes de girassol, pegue um punhado delas, sem casca, sem torrar, bem lavadas, e preencha 1/3 de um copo. Complete o restante da capacidade do copo com água. Deixe por 8 horas, tampada, em local fresco, ao abrigo da luz. Após esse período, escorra bem a água e utilize nos pratos desejados. Evite guardar para o dia seguinte. Procure fazer somente o que for consumir no dia.

Quando fazemos o processo de germinação, os benefícios da semente de girassol se multiplicam.

Como plantar sementes de girassol

As sementes de girassol são encontradas facilmente, porém, nada impede que as cultivemos em nossa casa, e dessa forma conheceremos sua procedência e teremos certeza de que não está impregnada de agrotóxicos.

É um processo bastante simples, basta um vaso com um bom punhado de terra, onde se cava um buraco com 3 a 4 cm de profundidade. A seguir, deposite 3 sementinhas, cubra com mais terra e regue duas vezes por semana. Em pouco tempo a planta cresce e surge a flor. Deixe que seque e retire as sementinhas de seu miolo.

Já estão prontas para o consumo. As sementes de girassol podem ser consumidas “in natura”, em chás, torradas ou germinadas.

Patê vegetariano de semente de girassol 

Para quem quer apreciar a semente de girassol em preparações, vale a pena conhecer esse patê.

  • 250g de sementes de girassol sem a casca, torradas;
  • 100g de pasta de gergelim (tahine);
  • 2 colheres de sopa de shoyu;
  • 4 colheres de sopa de suco de limão;
  • Sal a gosto.

Leve todos esses ingredientes juntos para um processador de alimentos, batendo até obter a consistência de patê. Se for necessário, coloque mais tahine ou shoyu, para que fique bem homogêneo.

Conserve em geladeira, em pote tampado por dois dias. Utiliza normalmente sobre pães, bolachas e torradas.

Vídeo:

Concluindo

Como pudemos observar, o girassol não é somente uma bela flor ornamental que enfeita nossos jardins. Poderá ser também um aliado importante na complementação de nossa alimentação, oferecendo inúmeros benefícios.

Vale a pena trazer para o nosso dia a dia essa semente. Ao longo do tempo, será possível notar como nossa saúde ganhará vigor e energia através de suas propriedades.

Você já conhecia todos esses benefícios da semente de girassol para a saúde e boa forma? Já provou alguma receita que contenha sementes de girassol? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (148 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

65 comentários em “12 Benefícios da Semente de Girassol – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Amei saber mais sobre os benefícios desta semente parabéns a Quem elaborou Este estudo e transmitir para nós

  2. Consumo semente d girassol e sementes d abóbora, praticamente todos os dias,ñ tenho o tanto d cada uma p consumir,coloco em frutas,doces,pratos salgados,enfim,ñ consigo viver sem eles,tenho 61 anos e ñ tomo nenhum tipo d remédio,meu consumo diário já tem muitos anos,prá lá d 10…Me sinto muito bem e ñ consigo ficar sem minhas sementes da vida !!!

  3. Eu simplesmente amo os benefícios da semente de girassol.. consumo diariamente a semente de girassol sem casca.. faço batida no liquidificador 01 colher de sopa da semente, 4 colheres de farinha de aveia em flocos fino,02 colheres de leite em pó integral, adoçante a gosto,bato bem pq demora a triturar..e bebo bem antes das refeições..pq evita que eu coma muito pois sacia a fome, dá energia, bom humor, disposição,bem estar me deixa saudável e afasta o cansaço…qdo esqueço de tomar meu dia não tem o mesmo rendimento fico mais indisposta.. só aconselho não exagerar na quantidade.. só tomar 01 colher de sopa, pq o excesso faz efeito ao contrário prejudica a saúde,pq tem selênio..o selênio é algo que temos que repor..mas em excesso faz mal..sei pq já exagerei tomando óleo de cártamo e fiquei muito inchada só descobri que era esse óleo que me fazia mal muitos meses depois que parei de tomar..e após algumas semanas sem tomar..desinchei emagreci, meu pé desinchou e minha saúde ficou normal..o cártamo estava me matando pq eu tomava em excesso.

    • Gostei muito desse artigo sobre as sementes de girassol a pouco tempo estou fazendo uso das sementes nas refeições so fiquei meio receosa que algumas pessoas falaram que não seria bom,mas através de vocês descobri que da sim,mas sempre usando com moderação

  4. Amigos, temos que ariscar e cuidar de nossa saúde por conta e risco, é só vcs observar que somos e cada vez mais estamos sendo usados como cobaias da própria sorte pela medicina falida q temos p/ nos atender e atender com responsabilidade.

    Que Deus continue a nos guiar e defender da desumanidade.

    Fiquem c/ Deus

  5. Gostei bastante dos relatos aqui apresentados e vou fazer um teste EM breve estarei aqui dando meu depoimento.

  6. Olá boa noite!
    Amei esta página e todas as informações sobre as sementes de girassóis, obrigada.
    Não havia comido, hoje ganhei 250g e experimentei depois que li esse texto e amei, realmente tem um sabor bem suave.

  7. Comecei a comer sementes de girassol para experimentar. Porque tinha um papagaio, que caiu do ninho ferido, debilitado, cuidei dele, ate que recuperou-se rápido, ficou lindo e cantante, então o devolvi a natureza. Dava para ele sementes de girassol, couve, frutas e verduras e colocava em sua água vinagre de maçã. Desde que comecei a comer, tenho percebido, que as enxaquecas pré menstruais, diminuíram,.

  8. FAÇO UM PÃO PRA USO MEU JÁ HÁ ALGUNS MESES ONDE NÃO VAI FARINHA DE TRIGO, SO VAI FARINHA DE SOJA, FARINHA DE LINHAÇA, FARINHA DE ARROZ E POLVILHO DOCE. COLOCO PARA FICAR COM SENSAÇÃO DE CASTANHAS COLOCO SEMENTES DE GIRASSOL SEM CASCA, CHIA E SEMENTE DE LINHAÇA MARROM. ME ACOSTUMEI TANTO QUE NÃO FICO MAIS SEM ESSE PÃO, E JÁ NOTEI MUITOS BENEFÍCIOS.

  9. Interessante algo que encontrei no texto. Em um parágrafo diz que 1/4 de xícara da semente tem 6,19 gramas de proteínas__logo adiante diz que 100 gramas possui 2 gramas de proteínas…uma contradição que põe em xeque a veracidade de toda matéria.

    • Eu e meu filho de 6 anos adoramos. Compro a semente ectorro na frigideira com sal. Fica um delicioso petisquinho 🙂

  10. Eu li que sementes de girassol faz mal pra quem tem o sangue tipo B positivo. Por esse motivo fico com receio de consumir. Isso procede?

    Aguardo resposta!
    Obrigada!