Receita de pizza sem glúten com massa de arroz ou de couve-flor

Especialista:
atualizado em 01/09/2020

Se você tem alergia ao glúten, um dos maiores terrores que você enfrenta é não poder comer nenhum alimento que contenha glúten.

O glúten é uma proteína encontrada na cevada, trigo e centeio, portanto todos os alimentos que têm alguma destas matérias-primas como base possuem glúten e, consequentemente, estão proibidos para quem tem este tipo de intolerância.

Assim, a pizza também entra para a sua lista negra, por ser feita com farinha de trigo. Entretanto, você não precisa ficar sem ela: a pizza sem glúten é uma realidade que está ao seu alcance, seja em casa, na prateleira do supermercado ou na pizzaria.

Pizza sem glúten no mercado e nos restaurantes

Mais e mais é possível encontrar produtos sem glúten. Nos supermercados e padarias a maior parte das pizzas sem glúten é de fabricação própria. Já nos restaurantes esta opção é um pouco mais restrita, mas alguns já oferecem várias opções de pizza sem glúten. Nesse caso, o jeito é perguntar.

Uma atenção extra que você deve ter tanto na hora de comprar a pizza pronta no mercado ou no restaurante é saber se sua opção também é livre de lactose. A intolerância ao glúten normalmente anda de mãos dadas com a intolerância à lactose e algumas massas podem conter leite ou algum de seus derivados.

Pizza sem glúten emagrece?

Um erro comum é achar que pizza sem glúten (ou qualquer produto sem glúten) é baixa em caloria. A pizza sem glúten pode ser tão calórica quanto uma pizza comum.

Por exemplo, ela pode usar amido de milho ao invés de farinha de trigo, sendo que o amido de milho é altíssimo em carboidrato, assim como a farinha de trigo. Além disso, muitas receitas levam também óleos, o que aumenta o teor calórico.

Isso sem contar com o recheio que obviamente aumenta as calorias (uma pizza de tofu e rúcula tem menos calorias do que uma de calabresa e bacon).

Portanto, se sua ideia é usar a pizza sem glúten para substituir a pizza comum com o intuito de emagrecer, pense duas vezes.

Confira aqui algumas possibilidades para curtir uma boa pizza sem glúten.

Pizza

Pizza sem glúten com massa de arroz ou de couve-flor

Deliciosa receita de pizza sem glúten, que você pode fazer de 2 maneiras – massa de arroz ou massa de couve-flor. Escolha a sua preferida.
5 de 1 voto
Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 30 mins
Refeição Almoço, Jantar, Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 4
Calorias 484 kcal

Equipamento

  • Processador ou liquidificador
  • Fôrma de teflon

Ingredientes
  

Escolha qual massa você quer fazer dentre as duas opções abaixo e siga as respectivas instruções

    1) Primeira Opção de Massa – Massa de arroz

    • 2 ovos
    • 1 xícara leite de soja
    • 2 xícaras arroz cozido e sem sal
    • 1 pitada sal
    • 1 colher de sopa fermento em pó

    2) Segunda Opção de Massa – Massa de couve-flor

    Instruções
     

    Instruções para a Massa de Arroz

    • No liquidificador, bata os ovos e o leite de soja. Aos poucos, acrescente o arroz
    • Uma vez que tiver batido todo o arroz à mistura de ovos e leite, formará um creme. Depois, acrescente o fermento e o sal e bata novamente
    • Em uma forma de teflon, espalhe a massa e asse por 20 minutos em fogo alto
    • Depois de assada, prepare o recheio que achar melhor e asse novamente entre 5 a 10 minutos

    Instruções para a Massa de couve-flor

    • Preaqueça o forno a 205 graus
    • Em um processador (ou ralador), rale a couve-flor
    • Coloque-a em um pano de prato fino, enrole e torça bastante o pano, de modo que toda a umidade seja expelida
    • Coloque a couve-flor em uma tigela e adicione o iogurte, o ovo e os temperos
    • Uma vez que esta mistura se tornar relativamente homogênea, espalhe-a em uma forma de teflon e asse por 30 minutos ou até que ela esteja dourada e firme
    • Retire a massa e então coloque o recheio de sua preferência e asse por mais 5 minutos

    Notas

    • Utilize os recheios de sua preferência: molho de tomate, peito de peru, bacon, milho, ervilha, rúcula, algum queijo (se não tiver intolerância à lactose), atum, calabresa, bacon. Tudo vai depender do que você gosta e também das calorias que quer consumir.
    • A massa de couve-flor, além de não ter glúten, é também pouco calórica e pode inclusive fazer parte de uma dieta de emagrecimento.
    • Atenção aos molhos de tomate industrializados! Muitos destes molhos possuem glúten porque algumas marcas utilizam a farinha de trigo para “engrossar” o molho, portanto, leia o rótulo antes de comprar para saber se sua escolha contém ou não glúten.
    ps: A informação nutricional refere-se à pizza com massa de liquidificador

    Informação Nutricional

    Porção: 1Calorias: 484kcalCarboidratos: 84gProteína: 13gGordura: 10gGordura Saturada: 2gColesterol: 123mgSódio: 308mgPotássio: 426mgFibras: 3gAçúcar: 8gVitamina A: 191IUVitamina C: 24mgCálcio: 68mgFerro: 2mg
    Palavras Chave pizza sem gluten
    Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

    Como você avalia essa receita?

    5 de 1 voto
    Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

    Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

    Deixe um comentário

    1 comentário em “Receita de pizza sem glúten com massa de arroz ou de couve-flor”