Receita de pizza sem glúten com massa de arroz ou de couve-flor

Especialista da área:
atualizado em 01/09/2020

Se você tem alergia ao glúten, um dos maiores terrores que você enfrenta é não poder comer nenhum alimento que contenha glúten.

  Continua Depois da Publicidade  

O glúten é uma proteína encontrada na cevada, trigo e centeio, portanto todos os alimentos que têm alguma destas matérias-primas como base possuem glúten e, consequentemente, estão proibidos para quem tem este tipo de intolerância.

Assim, a pizza também entra para a sua lista negra, por ser feita com farinha de trigo. Entretanto, você não precisa ficar sem ela: a pizza sem glúten é uma realidade que está ao seu alcance, seja em casa, na prateleira do supermercado ou na pizzaria.

Pizza sem glúten no mercado e nos restaurantes

Mais e mais é possível encontrar produtos sem glúten. Nos supermercados e padarias a maior parte das pizzas sem glúten é de fabricação própria. Já nos restaurantes esta opção é um pouco mais restrita, mas alguns já oferecem várias opções de pizza sem glúten. Nesse caso, o jeito é perguntar.

Uma atenção extra que você deve ter tanto na hora de comprar a pizza pronta no mercado ou no restaurante é saber se sua opção também é livre de lactose. A intolerância ao glúten normalmente anda de mãos dadas com a intolerância à lactose e algumas massas podem conter leite ou algum de seus derivados.

Pizza sem glúten emagrece?

Um erro comum é achar que pizza sem glúten (ou qualquer produto sem glúten) é baixa em caloria. A pizza sem glúten pode ser tão calórica quanto uma pizza comum.

Por exemplo, ela pode usar amido de milho ao invés de farinha de trigo, sendo que o amido de milho é altíssimo em carboidrato, assim como a farinha de trigo. Além disso, muitas receitas levam também óleos, o que aumenta o teor calórico.

Isso sem contar com o recheio que obviamente aumenta as calorias (uma pizza de tofu e rúcula tem menos calorias do que uma de calabresa e bacon).

Portanto, se sua ideia é usar a pizza sem glúten para substituir a pizza comum com o intuito de emagrecer, pense duas vezes.

Confira aqui algumas possibilidades para curtir uma boa pizza sem glúten.

  Continua Depois da Publicidade  

Pizza

Pizza sem glúten com massa de arroz ou de couve-flor

Deliciosa receita de pizza sem glúten, que você pode fazer de 2 maneiras – massa de arroz ou massa de couve-flor. Escolha a sua preferida.
5 de 3 votos
Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 30 mins
Refeição Almoço, Jantar, Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 4
Calorias 484 kcal

Equipamento

  • Processador ou liquidificador
  • Fôrma de teflon

Ingredientes
  

Escolha qual massa você quer fazer dentre as duas opções abaixo e siga as respectivas instruções

    1) Primeira Opção de Massa – Massa de arroz

    • 2 ovos
    • 1 xícara leite de soja
    • 2 xícaras arroz cozido e sem sal
    • 1 pitada sal
    • 1 colher de sopa fermento em pó

    2) Segunda Opção de Massa – Massa de couve-flor

    Instruções
     

    Instruções para a Massa de Arroz

    • No liquidificador, bata os ovos e o leite de soja. Aos poucos, acrescente o arroz
    • Uma vez que tiver batido todo o arroz à mistura de ovos e leite, formará um creme. Depois, acrescente o fermento e o sal e bata novamente
    • Em uma forma de teflon, espalhe a massa e asse por 20 minutos em fogo alto
    • Depois de assada, prepare o recheio que achar melhor e asse novamente entre 5 a 10 minutos

    Instruções para a Massa de couve-flor

    • Preaqueça o forno a 205 graus
    • Em um processador (ou ralador), rale a couve-flor
    • Coloque-a em um pano de prato fino, enrole e torça bastante o pano, de modo que toda a umidade seja expelida
    • Coloque a couve-flor em uma tigela e adicione o iogurte, o ovo e os temperos
    • Uma vez que esta mistura se tornar relativamente homogênea, espalhe-a em uma forma de teflon e asse por 30 minutos ou até que ela esteja dourada e firme
    • Retire a massa e então coloque o recheio de sua preferência e asse por mais 5 minutos

    Notas

    • Utilize os recheios de sua preferência: molho de tomate, peito de peru, bacon, milho, ervilha, rúcula, algum queijo (se não tiver intolerância à lactose), atum, calabresa, bacon. Tudo vai depender do que você gosta e também das calorias que quer consumir.
    • A massa de couve-flor, além de não ter glúten, é também pouco calórica e pode inclusive fazer parte de uma dieta de emagrecimento.
    • Atenção aos molhos de tomate industrializados! Muitos destes molhos possuem glúten porque algumas marcas utilizam a farinha de trigo para “engrossar” o molho, portanto, leia o rótulo antes de comprar para saber se sua escolha contém ou não glúten.
    ps: A informação nutricional refere-se à pizza com massa de liquidificador

    Informação Nutricional

    Porção: 1Calorias: 484kcalCarboidratos: 84gProteína: 13gGordura: 10gGordura Saturada: 2gColesterol: 123mgSódio: 308mgPotássio: 426mgFibras: 3gAçúcar: 8gVitamina A: 191IUVitamina C: 24mgCálcio: 68mgFerro: 2mg
    Palavras Chave pizza sem gluten
    Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

    Como você avalia essa receita?

    5 de 3 votos
    Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

    Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

      Continua Depois da Publicidade  

    Deixe um comentário

    1 comentário em “Receita de pizza sem glúten com massa de arroz ou de couve-flor”