Syntha-6 é Bom? Para Que Serve, Como Tomar e Efeitos Colaterais

Especialista:
atualizado em 30/12/2019

O Syntha-6 é um suplemento alimentar produzido pela BSN. É um blend de proteínas concentrado que reúne 6 tipos de proteínas com rápida e lenta absorção para garantir que a musculatura receba aminoácidos de maneira constante e prolongada. Abaixo, você poderá se aprofundar nas suas características, descobrir se o Syntha-6 é bom, para que ele serve, as diferenças entre o Sintha-6 e o Whey Protein e como tomar para ter melhores resultados.

Proteínas são macronutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Uma das maneiras de medir a qualidade das proteínas é de acordo com o seu valor biológico, que está intrinsecamente ligado à capacidade do corpo de digerir, absorver e excretar esses compostos. Aprenda o que são proteínas de alto valor biológico e quais são os alimentos e suplementos que os contém.

Quem está fazendo uma dieta para hipertrofia muscular sabe que não é fácil atingir todos os níveis de proteínas necessários para seus ganhos musculares. Por causa disso, muita gente abusa de suplementos protéicos em busca de uma melhor performance até mesmo substituindo os alimentos naturais por suplementos alimentares. Descubra se você pode trocar a alimentação por suplementos proteicos.

Além do whey protein, outros suplementos de proteína são largamente utilizados. Um dos mais vendidos no mundo é a albumina. Conhecida como a proteína do ovo, é um dos suplementos alimentares mais antigos que se tem notícia. Conheça a albumina, para que ela serve, seus benefícios e seus efeitos colaterais.

Enquanto o whey protein possui absorção rápida e é indicado para a reposição dos aminoácidos no pré e pós-treino, o Syntha-6 BSN se caracteriza por conter não somente proteínas de fácil digestão como também aquelas que demoram mais a chegar aos músculos, como a albumina.

Além disso, ao contrário do whey, ele contém em sua fórmula carboidratos e ácidos graxos, dois nutrientes necessários para a regeneração e construção das fibras musculares. Será que o Syntha-6 é bom mesmo para quem tem esses objetivos? Como tomar para melhores resultados?

O que é?

Embora seja confundido com um whey protein, o suplemento Syntha-6 é na verdade uma proteína time-release, ou seja, é formado por uma mistura de proteínas que apresentam diferentes tempos de absorção.

Enquanto o whey isolado presente na fórmula possui rápida digestão e assimilação pelo organismo, a caseína e a albumina demoram mais para serem absorvidas, o que resulta em um fornecimento mais duradouro de aminoácidos aos músculos.

Os seis tipos de proteína (rápidas e de lenta absorção) que compõem o Syntha-6 garantem que a musculatura receba aminoácidos de maneira constante e prolongada.

Enquanto o whey isolado fornece aminoácidos de rápida absorção, a caseína micelar e o caseinato de cálcio demoram mais para serem absorvidos pelo intestino, entrando em ação somente após o whey ter sido assimilado.

O Syntha-6 BSN também contém enzimas como a papaína, extraída do mamão, que melhoram a digestão e ajudam a minimizar os desconfortos gástricos associados ao consumo de suplementos proteicos.

Para Que Serve?

Quem pratica musculação ou outras atividades de alta intensidade pode não conseguir obter todos os nutrientes de que necessita somente através da alimentação.

O Syntha-6 é bom para ser utilizado como um complemento para a dieta de quem precisa de mais nutrientes para acelerar o ganho de massa muscular ou mesmo prevenir o catabolismo da musculatura já existente.

Portanto, podemos dizer que o Syntha-6 serve para auxiliar na hipertrofia e recuperação muscular, prevenção do catabolismo e até mesmo no controle do apetite.

Diferença entre o whey e o Syntha-6

photos.demandstudios.com-getty-article-99-202-465177217_XS

A principal diferença entre o Syntha-6 BSN e os outros tipos de whey encontrados no mercado está na velocidade de absorção dos aminoácidos no intestino e no tempo necessário para que eles atinjam um pico de concentração na circulação sanguínea.

Enquanto o whey é rapidamente absorvido e os aminoácidos são liberados de maneira quase que pontual, o syntha-6 é um suplemento do tipo “time-release”, ou seja, seus aminoácidos são liberados aos poucos na circulação, garantindo um aporte mais prolongado e estável de nutrientes para as células musculares.

De maneira resumida, podemos dizer que o whey causa um pico de aminoácidos no sangue mais rápido e mais intenso que o suplemento Syntha-6.

E do mesmo modo que a concentração dos nutrientes se eleva rapidamente após o consumo do whey, ela também se declina de maneira acelerada, uma vez que os aminoácidos são rapidamente utilizados pelas fibras musculares. Já o Syntha-6 fornece aminoácidos de maneira mais gradual, mas sem variações bruscas como no caso do whey.

Essas diferenças entre os dois suplementos ocorrem pelo fato do Syntha-6 conter em sua fórmula ingredientes como a caseína e albumina, que possuem digestão mais lenta e não causam uma variação brusca no aminograma sanguíneo (concentração de aminoácidos na circulação).

Informação Nutricional (Fórmula original)

Alguns dos principais ingredientes do Syntha-6 são a proteína do leite concentrada e isolada, a albumina, óleo de girassol, triglicerídeos de cadeia média e caseína.

Confira quais são as proporções dos principais nutrientes encontrados no suplemento Syntha-6 da BSN:

– Porção de 1 scoop (equivalente a 47,2 g) 

  • Calorias: 200 kcal
  • Calorias da gordura: 50 kcal
  • Proteínas: 22 g
  • Carboidratos totais: 14 g, dos quais:
  • Fibra alimentar: 5 g
  • Açúcares: 2g
  • Gorduras totais: 6g
  • Colesterol: 55 mg
  • Sódio: 220 mg
  • Cálcio: 90 mg
  • Potássio: 170mg
  • Fósforo: 90 mg

Prós do Syntha-6

O uso do suplemento Syntha-6 é bom especialmente para quem precisa ganhar massa muscular ou mesmo para quem só tem interesse em ver o ponteiro da balança subir.

Ele é também um ótimo produto para substituir uma refeição mais calórica e pouco nutritiva, podendo ser útil para os dias em que você sabe que irá permanecer por várias horas sem se alimentar.

Já para aqueles que estão atrás de perda de peso ou queima de gordura, o Syntha-6 pode não ser a melhor opção, pois fornece uma quantidade menor de proteínas que o whey e ainda por cima contém mais carboidratos e gorduras.

Confira alguns prós que sustentam que o suplemento Syntha-6 é bom mesmo:

  • Fornece proteínas de alto valor biológico: ou seja, aquelas que são mais facilmente assimiladas pelos músculos e são essenciais para a regeneração e formação das fibras, ligamentos e tendões. As principais proteínas do Syntha-6 são a caseína, whey protein concentrado e isolado, albumina e BCAAs;
  • Contêm carboidratos: necessários para fornecer energia para as células absorverem as proteínas;
  • Fonte de fibras: além do baixo consumo de fibra alimentar nas dietas atuais, a utilização de suplementos ricos em proteínas também pode afetar o funcionamento intestinal e dificultar a eliminação de toxinas. Uma única dose de Syntha-6 já é suficiente para obter 20% das necessidades diárias de fibra na dieta;
  • Contém lipídios: o Syntha-6 contém ácidos graxos de cadeia média (MCTs), que aceleram o metabolismo e estimulam a queima de gordura. O suplemento também contém pequenas concentrações de ácidos graxos essenciais (ômegas 3 e 6), fundamentais para o funcionamento cerebral e o fornecimento de energia para as células.

Contras do Syntha-6

Com somente 22 g de proteína por scoop (e um preço um tanto quanto salgado), o Syntha-6 pode não ser a primeira escolha para quem procura uma grande concentração de aminoácidos a um preço mais acessível. Isso porque, embora o whey não seja exatamente barato, ele fornece cerca de 80 a 93% de proteína, enquanto no Syntha-6 essa concentração não passa de 50%.

É possível argumentar ainda que os carboidratos (que de acordo com a BSN são de baixo índice glicêmico) presentes no Syntha-6 podem causar grandes variações de glicose no sangue e estimular o acúmulo de gordura na região abdominal.

E, por último, o alto teor de lipídios pode também ser um problema para quem quer diminuir a taxa de gordura corporal ao mesmo tempo em que mantém ou ganha massa muscular.

O Syntha-6 é bom mesmo?

Quando levamos em consideração o valor nutricional e a palatabilidade do suplemento, o Syntha-6 não fica muito atrás de alguns dos melhores suplementos para musculação.

Proteínas de alto valor biológico, fibras, carboidratos, ácidos graxos, vitaminas e minerais, estão todos lá, mas talvez não com o melhor custo/benefício. É possível encontrar suplementos mais completos e mais baratos – mas talvez não tão saborosos.

Caso o bolso e a quantidade de carboidratos não sejam um problema, vale a pena experimentar o Syntha-6 e observar os resultados com o suplemento. Já aqueles que precisam de grandes concentrações de proteína ou então estão com o orçamento limitado podem optar pelo whey protein convencional.

Portanto, o veredicto é de que o Syntha-6 é bom mesmo, mas ele talvez não atenda todos os objetivos e também não seja tão unânime quanto o whey.

Syntha-6 engorda?

Como acabamos de ver, o Syntha-6 contém uma proporção maior de carboidratos do que aquela encontrada em boa parte dos suplementos à base de whey. Além disso, o produto ainda contém gorduras e uma quantidade relativamente menor de proteínas, o que contribui para torná-lo um suplemento calórico.

Quando utilizado de maneira correta – ou seja, quando parte de uma dieta equilibrada, e com o número de calorias adequado para seus objetivos – o Syntha-6 não engorda.

No entanto, caso seu objetivo seja a perda de peso, o Syntha-6 pode engordar se você não mantiver um controle do total das calorias que consome ao longo do dia. Nesse caso, vale a pena conversar com um nutricionista para saber se o Syntha-6 é realmente o melhor tipo de whey para seus objetivos.

E como é rico em carboidratos, o Syntha-6 deve ser consumido com moderação no período noturno, sobretudo se você está tentando queimar gorduras e reduzir as medidas.

Como Tomar?

protein-product-review-bsn-syntha-6_05

Você pode tomar o Syntha-6 com água gelada, leite desnatado, leite de soja ou outra bebida de sua preferência. A sugestão da BSN é misturar 1 scoop do suplemento com 150 ml de leite desnatado gelado, mas a quantidade de líquido irá variar de acordo com sua preferência por um shake mais ou menos consistente.

Homens podem utilizar até duas medidas do suplemento de uma única vez, enquanto mulheres devem tomar um único scoop.

Como o suplemento já contém carboidratos, você não precisa tomar o Syntha-6 com maltodextrina ou dextrose, a menos que queira acelerar ainda mais reposição de nutrientes no pós-treino.

Quando Tomar

Embora a princípio você possa tomar o suplemento a qualquer hora do dia, os melhores horários para tomar o Syntha-6 são logo ao acordar ou então antes de dormir. Isso porque ao se deitar você estará deixando seus músculos sem o aporte adicional de proteínas por pelo menos oito horas.

O Syntha-6 é bom para evitar que isso ocorra porque tem liberação mais lenta no organismo, o que garante um fluxo constante de nutrientes para as fibras musculares mesmo durante o sono.

Já ao acordar, sua glicose estará baixa, fazendo deste o momento ideal para tomar o suplemento e restabelecer as taxas de açúcar do sangue. Uma vantagem de tomar o Syntha-6 ainda em jejum é que você diminui os efeitos do catabolismo e garante a chegada de aminoácidos para o músculo de maneira mais rápida e eficiente do que através do café da manhã tradicional.

Outra maneira de tomar Syntha-6 é utilizando o suplemento para substituir uma refeição, como por exemplo o jantar. Como contém proteínas, gorduras e carboidratos, o Syntha-6 garante todos os principais nutrientes necessários para a recuperação muscular e para evitar o catabolismo durante o sono.

Você pode também optar por tomar o Syntha-6 no pós-treino, mas como esse é o momento em que seu corpo precisa de proteínas de rápida digestão, o whey protein pode ser uma melhor opção que o Syntha-6. Como já vimos, o Syntha-6 tem uma absorção um pouco mais lenta que o whey protein isolado, e por esse motivo a chegada de aminoácidos aos músculos não será tão rápida com o Syntha-6.

Preço

O preço do Syntha-6 é de aproximadamente R$ 280,00 por embalagem de 1.080g. Já o pote com 1.800g pode ser encontrado por até R$345,00 em sites especializados em suplementos esportivos.

Por tratar-se de um produto importado e vinculado à cotação do dólar, os preços acima estão sujeitos a oscilações.

Efeitos Colaterais

O Syntha-6 não costuma apresentar efeitos colaterais frequentes ou severos. Há relatos de aumento da pressão arterial, arritmia, dificuldades para urinar e tremores, mas estes são pouco comuns.

Aqueles que têm histórico de complicações renais devem evitar o consumo do Syntha-6, já que a alta concentração de proteínas do suplemento pode causar uma sobrecarga aos rins. Diabéticos também devem evitar utilizar o suplemento sem orientação médica, pois os carboidratos podem causar alterações nas taxas de glicose sanguínea.

Como contém soja, ovos, traços de nozes e óleo de peixe, o suplemento também não deve ser consumido por aqueles com alergia a esses ingredientes.

E, por último, vale lembrar que o Syntha-6 contém lactose (açúcar do leite) e caseína (proteína do leite), e também deve ser evitado por aqueles com intolerância ou alergia aos dois nutrientes.

Avaliações

Veja algumas opiniões de quem já usou o suplemento Syntha-6:

  1. “O sabor é excelente e acredito que o Syntha-6 BSN seja uma ótima proteína, mas achei o teor de carboidratos muito alto em comparação à quantidade de aminoácidos. Mas o sabor é imbatível”
  2. O Syntha-6 é o whey mais saboroso do mercado, mas contém muitas calorias. Também acho a quantidade de proteínas um pouco menor que a dos demais suplementos proteicos. E como o shake tende a ficar espesso, dobro a quantidade de água sugerida na embalagem.”
  3. Adoro o Syntha-6 sabor chocolate e tenho notado que quando tomo o suplemento antes de dormir acordo com mais energia no dia seguinte. Para mim, isso significa que posso treinar com mais intensidade na academia.”
  4. “Pessoalmente, acho o Syntha-6 BSN um suplemento ok, nada mais. Pelo preço do produto, não fiquei nada impressionado, e acho que ele contém muitos carboidratos. Também achei o suplemento muito doce, então talvez eu não volte a adquiri-lo.”
  5. “O sabor é nota 10, mas o alto teor de carboidratos impede seu uso na fase de cutting. É um pouco mais espesso que os outros tipos de whey mas combina muito bem com leite gelado.”
  6. “Os únicos whey protein que são nota 10 para mim são o Gold Standard e o Syntha-6 BSN.”
  7. No geral é um bom produto, mas não penso em adquiri-lo novamente pela baixa quantidade de proteínas por porção. Quando comprei o suplemento Syntha-6 não notei que somente metade do scoop é composto por aminoácidos. O aspecto positivo do produto fica por conta do sabor, já que posso dizer que é o whey mais saboroso que já experimentei.”
  8. “Para quem gosta de um shake bem consistente, o Syntha-6 é bom mesmo. O sabor de chocolate é ótimo (não gostei do “biscoito de creme”) e não fiquei estufado como costumo ficar com outras marcas de whey protein.”
  9. “O sabor do Syntha-6 é bom porque o teor de gordura e carboidratos é muito alto, mas não considero o Syntha-6 como um suplemento saudável para consumo regular.”
  10. “Como os demais consumidores do produto, também acho o sabor excelente, mas não sou fã das proporções de cada um dos ingredientes na fórmula. Acredito que o teor de proteínas deveria ser maior, assim como as gorduras e carboidratos devem diminuir para que o suplemento se torne mais atraente.”

Você conhece alguém que utilize e afirme que o suplemento Syntha-6 é bom mesmo? Já experimentou este suplemento? O que achou dos resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,55 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

3 comentários em “Syntha-6 é Bom? Para Que Serve, Como Tomar e Efeitos Colaterais”

  1. muito ruim esse site !

    A verdade é essa:

    O Syntha-6 é um suplemento para ganho de massa muscular, feito com pó de proteína ultra-premium, podendo ser utilizado em diversos momentos, seja como pré-treino ou pós-treino.

    Ele é formulado com um mix de 6 tipos de proteínas contendo aminoácidos diferentes, garantindo rápida absorção nos primeiros 30 minutos e lenta absorção por até 8 horas após o consumo, estimulando o contínuo processo de crescimento e aumento da massa muscular.

    O Syntha-6 contém 21 g de proteínas por porção, baixos teores de gorduras totais (4 g) e de carboidratos (7 g) em sua composição, além de conter 150 Kcal para cada 36 g do produto. O pó de proteína ultra-premium também é rico em BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), estimulando ainda mais o desenvolvimento da massa muscular.

  2. Fui a uma loja de suplementos esperando um bom direcionamento quanto a compra de uma proteína.
    Meu objetivo e perder gordura. O vendedor me indicou o Syntha-6, apesar do preço salgado eu comprei.
    Agora lendo a matéria aqui me bateu uma tristeza! Paguei caro num suplemento que pode atrapalhar a minha perda de peso.?