Publicidade

 

Farinha de banana verde

10 Benefícios da Banana Verde – Para Que Serve e Propriedades

A banana verde é mais um dos alimentos que surgiram nos últimos anos com a promessa de auxiliar na perda de peso e na manutenção da saúde. Comercializada na forma de farinha ou produzida em casa a partir da fruta fresca sem casca, os benefícios da banana verde supostamente vão desde a queima de gordura até a melhora do humor. Mas será verdade mesmo?

Publicidade

Para Que Serve a banana verde

Embora a banana verde seja simplesmente uma banana ainda não amadurecida, ela contém muito mais amido resistente, um tipo de carboidrato que não é bem absorvido pelo organismo e que pode trazer muitos benefícios à saúde (como controle da glicose, manutenção do peso e até mesmo uma diminuição dos níveis de colesterol).

À medida em que a banana vai amadurecendo, o seu teor de amido vai sendo convertido em açúcar, o que torna a fruta madura mais calórica e menos interessante para quem está fazendo dieta.

Mas as propriedades da banana verde não param por aí: ela é ainda uma ótima fonte de fibras – 1 única xícara contém 3,6 g do nutriente – vitaminas e minerais, como o potássio (531 mg por xícara), cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B.

Amido Resistente 

O amido resistente não pode ser digerido pelas enzimas do estômago, de maneira que sua atuação no organismo se parece mais com a das fibras do que com os carboidratos. Quando você consome a banana verde, o amido resistente passa intacto pelo estômago e pelo intestino delgado. É somente no intestino grosso que esse amido será fermentado pelas bactérias, em um processo que resulta na formação de substâncias benéficas para a saúde e para a boa forma.

Ao ser fermentado, o amido resistente também colabora para a integridade da mucosa intestinal, já que auxilia a absorção adequada dos nutrientes e atua contra a entrada de organismos invasores. O amido resistente fermentado também serve de alimento para as bactérias “do bem” que habitam nosso intestino e são indispensáveis para a saúde do sistema digestivo.

Assim, os benefícios da banan verde vão desde a prevenção da constipação intestinal até a de formas mais graves de câncer, através do consumo regular da banana verde cozida ou na forma de farinha.

Publicidade

E vale lembrar que a banana verde contém cerca de duas vezes mais amido resistente do que a banana madura, uma vez que, como já vimos, o amido vai se convertendo em açúcar à medida que a fruta vai amadurecendo.

Benefícios da Banana Verde

Nutritiva, a banana verde traz uma série de propriedades benéficas tanto para a saúde quanto para manter ou perder peso. Veja quais são elas:

1. Auxilia no Controle do Peso

O amido resistente tem metade das calorias do carboidrato convencional – são duas do primeiro contra quatro do carboidrato tradicional. Assim, quanto mais amido resistente houver no alimento, menor será seu teor calórico. Além disso, o amido resistente atua como fibra alimentar, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo o apetite.

Apesar de ter uma atuação como uma fibra, pesquisadores acreditam que o amido resistente seja até mais potente que as fibras tradicionais (encontradas em verduras, frutas e legumes), tendo uma capacidade ainda maior de manutenção da saciedade e controle da fome.

Isso não significa, é claro, que simplesmente adicionar banana verde à sua dieta sem fazer modificações em seus hábitos alimentares irá fazê-lo perder peso. O amido resistente pode ser um auxiliar do processo de emagrecimento, mas não deve ser visto como um agente milagroso. A banana verde deve entrar no cardápio em substituição a outro alimento (substituindo parte da farinha na hora de fazer pão, por exemplo) e não simplesmente como um acréscimo.

Publicidade

Portanto, ainda que um dos benefícios da banana verde seja sua atuação de maneira positiva no processo de emagrecimento, a modificação dos hábitos alimentares e a prática regular de atividade física não devem deixar de fazer parte do seu plano para que você consiga atingir suas metas de perda de peso.

2. Diminui o Colesterol

Consumir banana verde com regularidade pode não somente diminuir o LDL (colesterol ruim), como aumentar as taxas de HDL. Estudos recentes sugerem que a farinha de banana verde pode aumentar em até 30% os níveis de colesterol bom na circulação.

Uma das explicações para essa propriedade da banana verde seria o fato da fruta reduzir a produção do colesterol pelo fígado e ao mesmo tempo auxiliar na sua eliminação pelo sistema digestivo.

3. Protege o coração

Ao reduzir as taxas de colesterol ruim e triglicérides e aumentar os níveis de HDL, a banana verde contribui para a saúde do sistema cardiovascular. Isso se dá porque o HDL impede que o LDL se deposite na parede dos vasos, causando uma obstrução que pode até causar um infarto no futuro.

Outros benefícios da banana verde para o coração são a atuação das fibras e a manutenção de uma flora intestinal sadia. Essa combinação atua na prevenção de possíveis inflamações que poderiam também prejudicar o sistema cardiovascular.

4. Controla a Glicemia e Previne Diabetes

Este é certamente um dos maiores benefícios da banana verde, pois além de auxiliar no controle e impedir o surgimento de diabetes do tipo II, a regulação dos níveis de glicose também é fundamental para quem está precisando perder peso.

Ao ser ingerida, a banana verde libera açúcar na corrente sanguínea de maneira bastante gradual, o que impede uma grande variação das taxas de glicose – e consequentemente mantém estável a liberação de insulina.

Pesquisas têm demonstrado ainda que o consumo de amido resistente durante a refeição pode não somente manter estável como até diminuir o nível de glicose em circulação logo após o consumo de determinados alimentos. E, melhor ainda, esse efeito pode durar até a refeição seguinte: ou seja, se você consumiu banana verde no café da manhã, suas taxas de glicose serão mais facilmente controladas após o almoço.

E o que isso interfere na questão do peso? Uma menor liberação de glicose significa menos insulina em circulação, e você provavelmente já deve ter ouvido falar dos efeitos desse hormônio no organismo: entre outras funções, a insulina promove o acúmulo de gordura, diminui o metabolismo e aumenta o apetite. Ou seja, exatamente tudo que você não precisa quando está fazendo dieta.

5. Ajuda a queimar gordura

Outro benefício da banana verde para o emagrecimento se dá pelo aumento da queima de gordura. Ao se ver privado de carboidratos, o organismo é obrigado a recorrer aos estoques de gordura para obter energia para suas funções, e dessa maneira é possível reduzir a gordura acumulada.

E além disso, acredita-se que a banana verde estimule a liberação de glucagon, um hormônio produzido pelo pâncreas que tem entre suas funções a aceleração da queima de gordura.

6. Fornece energia

Para quem pratica atividade física com regularidade, a banana verde pode ser uma ótima opção para ser acrescentada ao shake pré ou pós-treino, uma vez que além de proteínas também contém carboidratos, que irão fornecer energia para os exercícios e para a recuperação muscular.

Publicidade

7. Regula o intestino

A banana verde atua como uma “vassourinha”, auxiliando na eliminação de resíduos alimentares que possam estar obstruindo o sistema digestivo e colaborando para a eliminação de toxinas. O amido resistente melhora o trânsito intestinal, atuando na prevenção de diarreias, constipação e até mesmo câncer de intestino.

A fermentação do amido resistente no intestino leva à formação de ácidos graxos de cadeia curta (sendo o principal o ácido butírico), que possuem uma atuação importante na nutrição das células intestinais. Isso significa que entre os benefícios da banana verde estão a promoção da saúde e o desenvolvimento da flora intestinal, o que também melhora a digestão e previne a prisão de ventre e as diarreias.

Para melhores resultados com a banana verde o ideal é combinar seu consumo com uma boa quantidade de água, a fim de auxiliar a passagem dos alimentos pelo trato digestivo.

8. Melhora o humor

A banana é uma ótima fonte de vitamina 6 e triptofano, dois nutrientes essenciais para a síntese de serotonina, um dos neurotransmissores associados à sensação de prazer e bem estar.

Além disso, o triptofano pode ajudar a melhorar o sono, diminuir a vontade de comer doces e até mesmo evitar a depressão. Confira aqui outras fontes de triptofano.

9. Alivia os sintomas da TPM

Podemos encontrar na banana verde uma boa quantidade de magnésio e de vitamina B6. Enquanto a vitamina estimula a produção de serotonina (que por sua vez causa bem estar), o magnésio melhora os sintomas da cólica e dor de cabeça. O mineral ainda ajuda a controlar a compulsão por doces, situação tão comum no período menstrual.

10. Mantém a saúde dos ossos e previne a osteoporose

E os benefícios da banana verde não param por aí: a fruta ainda contribui para a prevenção da osteoporose. Essas propriedades da banana se dão também pela presença do amido resistente, que diminui o pH intestinal e favorece a absorção de diferentes nutrientes, entre eles o cálcio.

E como também é rica em fósforo, a banana verde contribui duplamente para a formação da matriz óssea, fortalecendo os ossos e prevenindo a osteoporose.

Publicidade

Como consumir a banana verde

Como contém muito tanino (substância que confere à fruta aquele gosto “marrento”), a banana verde deve ser consumida cozida ou na forma de farinha. Enquanto a banana cozida – também conhecida como biomassa de banana verde – costuma ser feita em casa, a farinha de banana verde pode ser encontrada à venda em supermercados e casas de produtos naturais. Se preferir, veja aqui como fazer a farinha de banana verde em casa.

Você pode utilizar a biomassa de banana verde no preparo de suco natural, pão integral, vitamina, tortas, sopas, maionese, mousse, muffins, etc. Veja aqui como preparar uma deliciosa receita de brigadeiro light com biomassa de banana verde.

Biomassa de Banana Verde

biomassa-banana-verde-3-vida-e-saude

A biomassa de banana verde é fácil de fazer e tem um custo muito baixo – só o das bananas. Veja como prepará-la em casa:

Ingredientes:

  • 12 bananas verdes (preferencialmente orgânicas);
  • Água suficiente para cobrir as bananas na panela.

Preparo:

  1. Lave bem as bananas sem retirar a casca e o cabinho da fruta;
  2. Leve a água ao fogo e deixe ferver (utilize panela de pressão);
  3. Acrescente as bananas à água quente e tampe a panela;
  4. Assim que começar o “chiado” da pressão marque 10 minutos;
  5. Desligue a panela e deixe esfriar por 30 minutos;
  6. Abra a panela e escorra toda a água;
  7. Com bastante cuidado para não se queimar, abra as bananas (se preferir utilize um garfo ou faca) e descarte as cascas;
  8. Bata a polpa da banana no liquidificador (se necessário utilize um pouco de água quente);
  9. Acomode a mistura batida em formas de gelo e em potes de vidro. Mantenha na geladeira e consuma em até 7 dias.

Referências adicionais: 

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já tinha conhecimento de todos esses benefícios da banana verde para a saúde e boa forma? Jea produziu a sua farinha em casa alguma vez? Agora que já sabe para que serve a banana verde pensa em inclui-la na sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (20 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

16 comentários

  1. Francisca Aldenir Lins Mendes

    Amei saber os benefícios da banana verde pra a nossa saúde.

  2. Eliomar Alves Cardoso

    como usa a poupa da banana posso colocar na vitamina

  3. Como usar a massa da banana verde

  4. antonio claudio de araújo

    Podem ser usadas quaisquer variedade de bananas (nanica, banana-prata e etc) para o objetivo descrito.

  5. Fiz a biomassa e estou usando. Já testei três receitas e realmente é muito interessante – não altera em nada o sabor dos alimentos! Pode ser usada para engrossar caldos ou para fazer bolos e tortas. Muito bom!

  6. Incrível! Estou na segunda semana do uso consecutivo da biomassa da banana verde que estou fazendo em casa. Estava utilizando medicamentos para síndrome do pânico (problema antigo que vai e vem), e não estavam resolvendo muita coisa. Todos os dias tinha aqueles sintomas ruins pela manhã. Já no primeiro dia após o iniciar o uso da biomassa, os sintomas mal apareceram. Hoje, tudo sumiu como por encanto. Não deixo de consumi-lo por nada. Para mim está funcionando, e muito bem, neste quesito. Quanto aos outros benefícios eu ainda não pude apurar.

    • Olá Luis! Como tem se sentido meu caro em relação a banana verde? Comecei a sentir alguns sintomas de ansiedade e disseram que é muito boa essa receita. O medico me falou para usar isso tbm. E vc, sentiu efeitos rapidos? O que achou? Me contate pelo email: [email protected] ou cel.: (71)98769-1101. Aguardo contato parceiro se puder!

  7. Ja estou consulmindo banana verde como posso usa na vitamina a banana verde tem colageno para o corpo estou na menolpasa e bom consumir a biomassa de banana verde? Ando com a pele muito recercada que benefiçio trara para minha pele posso usa na massa de cuscu aguador suas resporta desde de ja agradeço

  8. A banana verde tem colageno para pele

  9. Adilton Marinho Vieira

    È normal as cascas se partirem durante o cozimento?

  10. Olá! Sou muito magra, e tenho consumido 2 colheres de sopa de biomassa da banana por dia. Isso piora o meu peso, ou seja, posso emagrecer mais ainda comendo a biomassa com frequência?

  11. GOSTARIA QUE ME ENVIASSE, COMO FAZER A BIOMASSA DE BANANA VERDE E COMO COMER PARA DEPRESSÃO.

    comentar só no email.

  12. Gicele Liliane de Freitas

    Dizem que se cozinhar ela perde o amido resistente, é verdade?
    É melhor crua ou cozida? Ambos os casos teriam os mesmos benefícios??

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×