Publicidade

 

Tâmaras

10 Benefícios da Tâmara – Para Que Serve e Propriedades

Manter o nosso corpo saudável e com as medidas desejadas requer dedicação e disciplina não só com os exercícios físicos, mas também com a dieta. A alimentação é fundamental para você se sentir bem fisicamente, pois para isso é necessário que seu organismo esteja em equilíbrio e saudável.

Publicidade

O que muitas pessoas não sabem é que há diversos alimentos naturais que podem promover a uma vida saudável e com melhor possibilidade de reações inesperadas. A tâmara é um fruto que pode adicionar uma proteção extra e aumentar a sua imunidade. Não pense que os pontos positivos param por ai, há muitos outros benefícios da tâmara para a boa forma e saúde, por isso iremos conhecer aqueles que poderão convencer você da eficiência desse fruto.

O que é

Ela é uma das frutas mais doces e é originada da tamareira, e há muitas variedades desse fruto. Embora as tâmaras possam ser consumidas frescas, o fruto também pode ser encontrado na versão “seca”, como as passas e ameixas, porém, quando escolhido o fruto seco, perde-se a contribuição de muitos benefícios.

Vale destacar que em meio aos benefícios da tâmara para a boa forma e saúde, a fruta pode oferecer alto teor de açúcar, em média 66,5 gramas por 100 gramas, o que agiria negativamente sobre a saúde, se consumida excessivamente.

A tamara é rica em fibras, Potássio e Cobre, vitaminas, tais como a tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, vitamina A, K, e ainda possui propriedade altamente energética. É sempre conveniente entendermos melhor sobre as contribuições e para que serve cada alimento.

Veja abaixo algumas das propriedades nutricionais contidas em 1 unidade do fruto (cerca de 9 gramas):

  • Energia – 23 calorias;
  • Carboidratos – 6,24 gramas
  • Açúcar – 5,2 gramas
  • Proteínas – 0,2 gramas
  • Fibras – 0,7 gramas
  • Potássio – 54 miligramas
  • Sódio – 0 miligramas

1. Fortalece os ossos

As quantidades significativas de minerais encontrados na tâmara contribuem para que esta seja considerada uma super fruta, já que pode fortalecer os ossos, reduzindo dores e agindo preventivamente contra doenças como a osteoporose.

Publicidade

A tâmara contém os principais minerais essenciais para o desenvolvimento saudável dos ossos, o que fortalece todo o corpo, principalmente quando as pessoas atingem uma faixa etária avançada, onde os ossos se enfraquecem gradualmente. Médicos e especialistas recomendam o consumo regular e moderado de tâmaras para a saúde dos ossos.

2. Anemia

Os benefícios da tâmara ainda auxiliam a conquistar a boa forma que todo mundo deseja, mas escolher os meios saudáveis é o pontapé inicial para unir saúde e beleza, por isso não adianta esquecer da saúde para ficar de olho nos fatores estéticos.

A anemia é uma das consequências comuns entre aqueles que adotam dietas sem orientação médica, pois reduzem o fornecimento de nutrientes necessários ao organismo, como Ferro. A tâmara contém níveis impressionantes de Ferro, o que o torna um suplemento dietético perfeito para pessoas que sofrem com anemia.

3. Fornecedor de energia

As tâmaras são ricas em açucares naturais, como glicose, sacarose e frutose. Dessa forma, a fruta pode ser o lanche perfeito para fornecer energia imediata, o que aumenta também a força, dessa forma, reduzindo a sensação de fadiga e cansaço, efeito muito atraente para os praticantes de atividades físicas, principalmente para aumentar os rendimentos dos treinos.

4. Melhor saúde digestiva e redução de constipação

Um dos fatores que dificultam o bem estar de quem deseja perder peso é a prisão de ventre, a qual dificulta a eliminação das toxinas, e não só oferece desconfortos abdominais e inchaços, como também pode originar consequências de maior gravidade à saúde.

Publicidade

A tâmara é rica em fibras solúveis e insolúveis, contribuindo assim para a limpeza do sistema gastrointestinal, reduzindo o risco de colite, câncer de cólon e hemorroidas. O Potássio contido na fruta também pode agir contra diarreias.

5. Efeito anti-inflamatório

As tâmaras são ricas em Magnésio, um mineral muito reconhecido pelos seus efeitos anti-inflamatórios. Ao consumir o fruto, é possível reduzir inflamações nas paredes das artérias, visto que muitos estudos comprovaram a eficiência para a redução de disco de doenças cardiovasculares, artrite, doenças de Alzheimer, e muitas outras condições relacionadas a inflamação.

6. Alergias

Um dos benefícios da tâmara mais atraentes é a presença de enxofre orgânico na fruta, pois ele não é um elemento muito comum de ser encontrado nos alimentos, mas tem uma contribuição significativa para a saúde.

O enxofre pode reduzir os impactos de rinite alérgica sazonal. Consumir tâmara é uma ótima maneira de conter os efeitos dessas alergias, bastando adicionar a fruta à sua alimentação regular. A tâmara ainda aumenta a imunidade do seu corpo, colaborando para a sua qualidade de vida.

7. Ganho de peso

As tâmaras são ricas em açúcar, proteínas e vitaminas essenciais à nossa saúde. Um quilo de tâmaras contém quase 3000 calorias, o suficiente para satisfazer as necessidades diárias do corpo humano. Obviamente você não consumirá quantidades excessivas do fruto, ou seja, se consumida com moderação, eventualmente, a tâmara pode enriquecer o seu plano alimentar, fornecer nutrientes ao seu corpo, e o melhor, você poderá manter o seu peso adequado.

Se você deseja o efeito contrário, é magro e deseja aumentar o peso, esse fruto é muito indicado para a construção de músculos e ganho de peso, obviamente que consumido em porções superiores àqueles que desejam perder peso. Além de conter alta concentração de açúcares, a tâmara ainda estimula o seu apetite, o que pode colaborar para que você ingira maiores porções.

8. Benefícios externos

Não pense que os benefícios da tâmara limitam-se apenas ao funcionamento interno do organismo, os seus sentidos podem se tornar mais aguçados se a fruta for adicionada à sua alimentação. Os efeitos positivos podem envolver combate a varias condições que afetam garganta, ouvido e nariz. O consumo regular da fruta pode ser reconhecido como uma medicina alternativa, melhorar a sua visão, olfato e ainda a percepção auditiva.

9. Reduz pressão arterial

Se você sofre com pressão alta, saiba que consumindo tâmara é possível manter controle sobre o funcionamento do coração. Estudos demonstram que a fruta pode reduzir até 9% da possibilidade de ocorrência de acidente vascular cerebral e outras doenças do coração. Consumindo-a, você também poderá contar com a redução de níveis de colesterol LDL, que é um importante fator de contribuição para possíveis ataques e doenças cardíacas. Ao comer tâmara, pelo menos duas vezes na semana, você estará favorecendo a saúde geral de seu coração.

10. Intoxicação

As tâmaras são consideradas um remédio para intoxicação alcoólica. Elas destacam-se por proporcionar alívio e efeito rápido para aqueles desconfortos promovidos por excesso de consumo de bebidas alcoólicas. A fruta pode ser consumida nas manhãs seguintes ao consumo, o que evita aquelas ressacas graves. Os efeitos podem ser mais significativos se a fruta permanecer de molho durante toda a noite.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já conhecia todos esses benefícios da tâmara para a boa forma e saúde? Acredita que pode aumentar seu consumo em sua alimentação para usufruí-los? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (36 votos, média: 4,36 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

11 comentários

  1. Estou Iniciando o uso da fruta TAMARA

  2. Quantas vezes por semanas devo comer tâmara e quantas de 1 a 10 eu nao sou gordo sou atleta. aguardo resposta obrigado.

  3. Uma tunisina contou-me que quando estava próximo os exames escolares a mãe dava-lhe tamaras ao pequeno almoço, parece que a crença faz bem à memória. Uma coisa importante: qual a quantidade de tâmaras diárias? Obrigada

  4. O profeta Muhammad aconselhou comer 7 unidades em jejum, por dia.

  5. Eu simplesmente adoro Tamara. Como em média cinco diariamente. Gostaria de encontrá-la fresca, mas onde moro somente seca se encontra.

  6. A Tamara é boa para a libido?

  7. SUELI TERESA MORETTI BUSNARDO

    Diabéticos podem comer Tamara seca??

  8. Como devo conservar as tâmaras secas ?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×