11 Benefícios do Brócolis – Para Que Serve e Propriedades

O brócolis é uma ótima opção para uma dieta onde o objetivo é perder de peso. Isto porque ele possui pouquíssimas calorias, mata a fome e pode ser preparado de inúmeras maneiras. Mas saiba que este não é o único benefício que você vai ganhar ao colocar uma destas arvorezinhas verdes no prato. Veremos a seguir detalhes sobre os benefícios do brócolis, para que serve e as propriedades para boa forma e saúde.

Este vegetal popular tem uma grande variedade de benefícios nutricionais e medicinais, incluindo sua capacidade de prevenir muitos tipos de câncer, melhorar o nosso sistema digestivo, reduzir o colesterol, desintoxicar o corpo, maximizar a absorção de vitaminas e de minerais, evitar reações alérgicas, estimular o sistema imunológico, proteger a pele, prevenir defeitos congênitos, regular a pressão arterial, eliminar a inflamação e melhorar a visão e a saúde ocular.

Pois bem, prepare-se para saber mais detalhadamente quais são as propriedades que o brócolis possui e para que elas servem em termos de benefícios para a nossa saúde.

Qual a origem do brócolis e como melhor prepara-lo

O brócolis é um vegetal antiquíssimo originário da Europa e cujas variedades são amplamente cultivadas e consumidas no mundo todo. O país que mais cultiva brócolis no mundo atualmente é a China, seguida de perto pela Índia, mas os principais consumidores continuam a ser as nações ocidentais. Ele também pode ser encontrado em algumas cozinhas do sul da Ásia, como a Índia, Paquistão, Bangladesh e Nepal.

As flores do brócolis podem ser cozidas e adicionadas a uma enorme diversidade de receitas, mas a melhor formas de manter o seu sabor, cor e textura e ainda preservar os nutrientes contidos nelas é comê-las cruas ou cozidas ao vapor. Quando cozido no vapor, inclusive há um aumento do seu poder de redução do colesterol em relação a quando o vegetal é comido cru ou cozido na água. Esta é a melhor forma de aproveitar os benefícios do brócolis.

Propriedades nutricionais do brócolis

Os benefícios do brócolis para a saúde são resultado de uma mistura única de nutrientes, compostos orgânicos, sais minerais e vitaminas que são encontrados exclusivamente neste vegetal. Estes incluem quantidades significativas de vitamina C, vitamina K, fibras, folatos, potássio, selénio, vitamina A, manganês, triptofano, vitamina B, e fósforo.

Em termos de compostos orgânicos exclusivos, o brócolis é rico em fitoquímicos e antioxidantes. Os fitoquímicos são substâncias responsáveis ​​pela cor, cheiro e sabor nas plantas. Pesquisas mostram que eles trazem inúmeros benefícios à saúde especialmente para o sistema imunológico.

Este vegetal é de fato como uma fábrica de nutrientes. Ele é benéfico para a digestão, tem propriedades que regulam o sistema cardiovascular e o sistema imunológico, tem propriedades anti-inflamatórias e pode inclusive prevenir o câncer. Além disso, o brócolis possui baixo teor de sódio e poucas calorias: Cerca de 31 calorias por porção.

Ele também é livre de gordura, rico em fibras, muito rico em vitamina C e possui potássio, B6 e vitamina A. Segundo a nutricionista Victoria Jarzabkowski, do Instituto de Educação Física da Universidade do Texas em Austin, “Para um vegetal sem amido, ele tem uma boa quantidade de proteína”.

Informações Nutricionais do Brócolis

Porção de 100g (1 xícara) de Brócolis Cozidos (sem Gordura Adicionada)

Energia35 calorias
Carboidratos7,14 g
Proteínas2,37 g
Gorduras0,41 g
Colesterol0 mg
Fibras3,3 g

11 Benefícios do Brócolis – Para Que Serve e Propriedades

Vamos entender agora para que serve o brócolis e quais os seus benefícios para a nossa saúde e boa forma

1 – Comer brócolis ajuda a emagrecer

Uma porção de um copo de brócolis cru tem apenas 30 calorias e a mesma quantidade do vegetal cozido tem 54 calorias. Além de conter tão poucas calorias, a mesma quantidade de brócolis cru fornece mais de 100 por cento da necessidade diária das vitaminas C e K.

Ele também é uma boa fonte de ácido fólico e vitamina A e fornece alguma vitamina B-6 e potássio. As quantidades destes nutrientes vão variar se ele for ingerido cru ou cozido, no entanto, trata-se de um alimento nutricionalmente muito rico e pouco calórico. Ideal para dietas de emagrecimento.

O brócolis também é rico em fibras que contribuem para a saciedade, além de vários micronutrientes que podem ajudar a perder peso, como o cálcio e o crômio.

Os fitoquímicos presentes no brócolis como o sulforafano podem exercer um efeito de queima de gordura , desencadeando a quebra das células adiposas. Pesquisas de laboratório mostraram que quando as células de gordura foram incubadas com sulforafano por 24 horas, houve alterações nas enzimas que posteriormente teriam a função de decompor as células de gordura, mostrando potencial para quebrar, também no nosso organismo, as gorduras que ingerimos através dos alimentos.

Emagrecer certamente é um dos mais procurados benefícios do brócolis.

2 – Brócolis é um dos alimentos mais reconhecidos na luta contra o câncer

O brócolis é fonte de luteína e sulforafano, antioxidantes muito potentes e cada vez mais estudados por cientistas. Os antioxidantes são substâncias químicas produzidas pelo corpo ou encontradas em frutas, vegetais e grãos. Eles podem ajudar a encontrar e neutralizar os radicais livres que causam danos às células do nosso organismo.

De acordo com o National Cancer Institute, “Os radicais livres, por sua vez, são moléculas instáveis ​​resultantes de processos metabólicos que podem levar ao câncer”. Ainda de acordo com uma nutricionista do centro de pesquisa, o brócolis é um vegetal crucífero, e todos os vegetais neste grupo pode ser protetores contra alguns tipos de câncer de estômago e intestinais.

Pesquisadores descobriram que o sulforafano pode inibir uma enzima envolvida na progressão de células cancerígenas e acreditam que o consumo de alimentos que contenham este fitonutriente pode ser uma arma potencialmente poderosa no tratamento de câncer no futuro.

Outra vitamina importante contida no brócolis, e que tem sido associada a diminuição do risco de câncer de mama nas mulheres, é o ácido fólico. A ingestão adequada de ácido fólico na dieta tem se mostrado promissora na proteção contra o câncer de cólon, estômago, pâncreas e cervical. Embora o seu mecanismo exato de proteção ainda seja desconhecido, os pesquisadores acreditam que os efeitos protetores do ácido fólico estão ligados ao seu papel na prevenção de mutações indesejadas durante a produção de DNA e RNA genéticos. Não há evidência de que o ácido fólico em forma de suplemento proporcionaria os mesmos benefícios anticancerígenos.

3 – Brócolis pode oferecer ação desintoxicante ao organismo

A presença de vitamina C, enxofre e certos aminoácidos fazem do brócolis um excelente desintoxicante. Ingerir brócolis ajuda a remover os radicais livres e toxinas como o ácido úrico do corpo, purificando o sangue e mantendo afastados os problemas relacionados com toxinas, como furúnculos, coceiras, erupções cutâneas, gota, artrite, reumatismo, cálculos renais e diversas doenças da pele como eczema e edemas.

4 – O consumo de brócolis pode evitar doenças cardíacas

Além dos antioxidantes já mencionados, o brócolis também contém um alto teor de fibras, juntamente com níveis significativos de betacaroteno, ômega 3 e outras vitaminas que ajudam a reduzir o colesterol ruim e manter o coração funcionando corretamente, regulando a pressão sanguínea.

Quando cozido no vapor, as fibras do brócolis combinam melhor com os ácidos biliares tornando a sua excreção muito mais fácil e eficiente.

A excreção dos ácidos biliares está ligada a regulação dos níveis de colesterol e, consequentemente, à saúde cardíaca.

Além disso, o potássio encontrado no brócolis é um vasodilatador que pode aumentar o fluxo sanguíneo e melhorar a oxigenação de órgãos essenciais, relaxando a tensão e o estresse sob as veias e o coração.

5 – Brócolis pode oferecer ação anti-inflamatória

O brócolis pode ser considerado um bom anti-inflamatório e pode retardar os danos às articulações associados com a osteoartrose. Um estudo da Universidade de East Anglia descobriu que o sulforafano presente no brócolis pode ajudar pessoas que sofrem de artrite porque ele age bloqueando as enzimas que causam a destruição da articulação, interrompendo o efeito de uma molécula chave conhecida por causar inflamação.

Os ácidos graxos ômega 3 presentes no brócolis também podem ajudar a conter processos inflamatórios.

6 – Consumir brócolis pode nos fazer parecer mais jovens

A vitamina C é um poderoso antioxidante quando consumido em sua forma natural e pode ajudar a combater danos causados á nossa pele pelo sol e pela poluição. Ela também ajuda a reduzir rugas e a melhorar a textura da pele em geral.

Quando se fala em vitamina C, em geral as pessoas pensam automaticamente nas frutas cítricas, pois vale lembrar que uma porção de um copo de brócolis cru contém mais vitamina C do que o recomendado diariamente.

A vitamina C desempenha um papel fundamental na formação de colágeno, o principal sistema de suporte da pele. Ele também fornece Vitamina A e vitamina E, também cruciais para manter a pele com aspecto saudável.

7 – Protege a saúde dos olhos

A zeaxantina, o betacaroteno, a vitamina A, o fósforo e outras vitaminas do complexo B, C e E encontradas no brócolis são muito benéficas para a saúde dos olhos. Estas substâncias os protegem contra a degeneração macular e a catarata, além de reparar danos causados ​​pela radiação solar.

8 – Brócolis contém nutrientes que previnem distúrbios estomacais

Boa parte do brócolis são fibras, o ingrediente principal para a cura da constipação e benéfico para quase todas as doenças do estômago, inclusive porque a constipação é a raiz de quase todas as doenças gástricas. As fibras acrescentam volume ao alimento, retém a água e tornam os movimentos intestinais mais saudáveis. O magnésio e as vitaminas presentes no brócolis também podem curar acidez estomacal, facilitar a digestão e a absorção dos nutrientes dos alimento e reduzir eventuais inflamações no trato digestivo.

9 – Ajuda a evitar e a tratar anemia

Anemia é a diminuição de células vermelhas no sangue e está diretamente relacionada com a falta de ferro e certas proteínas no organismo. O brócolis é rico em ambos e, portanto, constitui um excelente remédio contra anemia. O cobre, também encontrada no brócolos, é um outro mineral essencial para a produção de células vermelhas do sangue e juntamente com o ferro tem papel fundamental na sua renovação e manutenção dos seus níveis.

10 – Fortalece o sistema imunológico e protege contra infecções

As substâncias responsáveis ​​pelas tonalidades verdes e roxas encontradas nas diferentes variedades de brócolis são a vitamina C, o betacaroteno e outras vitaminas e minerais, principalmente o selênio, cobre, zinco e o fósforo. Estes nutrientes compõem um grupo de grandes fortalecedores do sistema imunológico que pode protegê-lo de inúmeras infecções.

O brócolis também é uma fonte rica de um fitonutriente chamado kaempferol. Este nutriente age dentro do nosso aparelho digestivo e tem a capacidade de diminuir o impacto de substâncias relacionadas à alergia porque interfere no sistema imunológico. Ao diminuir o impacto de substâncias relacionadas à alergia, o kaempferol pode ajudar a reduzir o risco de inflamação crônica.

11 – O consumo de brócolis pode ajudar a superar a carência de vitamina D no organismo

Brócolis não é uma fonte de vitamina D, mas é uma excelente fonte de vitamina K e também da vitamina A na forma de betacaroteno.

Muitas pessoas têm grandes deficiências de vitamina D que não podem ser corrigidas somente através de dieta, precisando ingerir suplementação alimentar.

Quando grandes doses suplementares de vitamina D são necessárias para compensar a deficiência, é preciso um abastecimento de vitamina K e vitamina A para ajudar a manter o equilíbrio do metabolismo da vitamina D.

Assegurar a ingestão adequada de vitaminas K e A junto com a suplementação de vitamina D é importante para garantir os resultados da suplementação.

Neste caso o brócolis pode desempenhar um papel particularmente útil para equilibrar este processo uma vez que ele contém uma forte combinação de ambos vitamina A e vitamina K.

Cru, cozido no vapor ou fervido: Como ele é mais nutritivo?

A maneira de preparar o brócolis pode afetar na quantidade e quais nutrientes serão obtidos. Se o objetivo for, por exemplo, absorver seus benefícios anticancerígenos, o ideal é não cozinha-lo por muito tempo. Um estudo da University of Warwick, feito em 2007, descobriu que ferver o brócolis pode minar os efeitos das enzimas do alimento que combatem o câncer.

Neste estudo os pesquisadores estudaram os efeitos de ferver, cozinhar no vapor, cozinhar no micro-ondas e fritar o brócolis e alguns outros vegetais frescos para saber o quanto cada método modificaria a composição nutricional dos vegetais.

Ferver foi o método que levou às maiores perdas de nutrientes que combatem o câncer. Quando o brócolis foi cozido no vapor por até 20 minutos, colocado no micro-ondas por até três minutos e frito por até cinco minutos não houve perda significativa de substâncias preventivas ao câncer. O estudo também constatou que o brócolis cru mantém todos os seus nutrientes, mas também é mais propensos a irritar o sistema gastrointestinal e causar gases.

O que achou dos benefícios do brócolis? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-la mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,46 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*