Publicidade

 

Sucos

Dicas de Dieta para Desintoxicar o Fígado

Encontrar uma dieta para desintoxicar o fígado é uma grande prioridade para muitas pessoas. Estilos de vida e dietas modernas levaram muitos de nós a danificar nossos fígados de forma regular. Qualquer pessoa que bebe muito nos fins de semana sabe o que isso custa ao corpo depois de um tempo.

Publicidade

Limpar o fígado é uma parte importante de equilibrar as funções naturais do corpo. O fígado é o órgão que elimina as toxinas do corpo, mas quando você enche seu corpo com toxinas demais, seu fígado fica sobrecarregado e não funciona corretamente, o que pode levar a várias doenças.

Antes de entrarmos em detalhes sobre a dieta para desintoxicar o fígado, vamos ver como o fígado funciona, como ele fica “bloqueado” e que ervas e alimentos podem ajudar a restaurar o equilíbrio.

Essa análise profunda irá ajudar a compreender melhor como o corpo funciona – e mais conhecimento sobre sua própria nutrição e saúde te ajudará a viver uma vida mais longa e feliz.

Como o Fígado Funciona

Muitas pessoas começam uma dieta desintoxicar o fígado sem entender realmente o que o fígado faz e se uma desintoxicação do fígado é realmente importante.

Há pouco sentido em tentar corrigir um problema que você não entende – pode ser que os problemas dos quais você está sofrendo não tenham nada a ver com seu fígado, e você está perdendo tempo. Vamos discutir o que o fígado realmente faz e como ele funciona.

A Função do Fígado: Seu Fígado é Como o Filtro de uma Piscina

Você pode pensar no fígado como o equivalente ao filtro de uma piscina. O filtro ajuda a garantir que a água na piscina continue limpa e segura para nadar.

Sem um filtro que funcione, uma piscina fica suja, estagnada e um ambiente de criação de vários insetos e bactérias. Da mesma forma, se o filtro do seu corpo fica obstruído, ele não é capaz de fazer um bom trabalho para remover toxinas do seu corpo. Como resultado, o acúmulo de toxinas aumenta, te deixando em risco de vários problemas de saúde.

Publicidade

O Fígado Ajuda a Manter Seu Sangue Limpo

O fluido sendo filtrado, no caso do seu corpo, é seu sangue. Então você pode dizer que o maior trabalho do seu fígado é manter seu sangue “limpo”.

A maioria das pessoas pensa no fígado em relação a drogas e álcool. É claro, esse não é o único tipo de toxina que seu fígado filtra. Mesmo que você não use drogas ou beba álcool, seu corpo produz resíduos como resultado de processos metabólicos normais – em outras palavras, transformar alimentos em energia e usar essa energia cria resíduos que precisam ser eliminados.

Outras Funções Importantes do Fígado

Apesar de a filtração ser a função mais importante do fígado, ela com certeza não é a única.

O fígado também ajuda seu corpo a armazenar, metabolizar e digerir nutrientes.

Produção de Bile

Em particular, o fígado é importante para digerir gorduras, já que é o órgão que produz bile. Sem a bile, seu corpo tem dificuldades para metabolizar gorduras, o que pode levar a problemas relacionados ao peso.

Regulação e Equilíbrio de Hormônios

O fígado também tem um papel importante na regulação e equilíbrio de hormônios, e falta de equilíbrio hormonal pode levar a uma variedade de problemas, incluindo acne.

Essa não é uma lista completa das funções do fígado, mas você já pode ver que esse órgão é muito importante.

Quando o fígado não está funcionando corretamente, quaisquer desses processos podem ser tornar desequilibrados e resultar em doenças.

Vamos ver que tipos de alimentos e comportamentos podem desequilibrar o fígado.

Quando o Figado Não Funciona Corretamente

Devido à grande variedade de funções em que o fígado está envolvido, há muitas doenças e muitos sintomas que podem resultar do mal funcionamento do fígado.

Publicidade

As principais áreas da saúde que indicam um possível problema no fígado incluem deficiências do sistema imune, problemas com digestão, e problemas com os níveis de açúcar no sangue.

Já que são todas categorias amplas, vamos ver algumas das principais doenças do fígado.

Um Aviso Importante Sobre Dietas Detox do Fígado

Como você pode ver com as explicações acima, problemas no fígado podem ser muito sérios e algumas das doenças do fígado podem matar.

É importante que, se você pensa que pode estar sofrendo de uma condição assim, você procure ajuda de um médico primeiro ao invés de fazer uma dieta para desintoxicar o fígado para te “curar”.

Mudanças na dieta podem ter pouco ou nenhum efeito se você está sofrendo de uma doença séria no fígado, e você estará apenas se arriscando ainda mais ao adiar a busca de ajuda profissional.

Se estiver em dúvida, seu médico sempre deve ser o primeiro a ser procurado.

Seu Guia para Adotar uma Dieta para Desintoxicar o Fígado

Como algumas dietas, assimilá-la lentamente e em fases pode ser uma forma eficaz de garantir que você não saia dos trilhos.

É assim que você deve abordar uma dieta para desintoxicar o fígado!

Você deve ver isso como um curso relâmpago! Você vai eliminar todos os alimentos e hábitos ruins e substituí-los pelos bons por um período curto e intenso – sem exceções, sem trapaça.

Alimentos para a Dieta

Agora a parte que você estava esperando: o que você pode e o que não pode comer.

Você precisa de muita disciplina. Apenas lembre que você só vai ficar nessa dieta temporariamente para fazer uma boa limpeza.

Uma dieta par desintoxicar o fígado deve focar em frutas e vegetais. Em particular, você deve começar a comer muitos vegetais verdes – tanto folhas verdes como alface quanto os vegetais crucíferos como brócolis e couve-flor.

Suco de Limão se Tornou uma Escolha Popular Para Desintoxicar o Fígado

Algumas pessoas chegam a recomendar comer nada além de limão por um certo período – geralmente 3 dias ou uma semana.

Há grande controvérsia científica sobre a eficácia dessas estratégias extremas. Muitos defendem que você fica muito melhor apenas incluindo o suco de limão como parte de uma deita equilibrada com muitos vegetais para auxiliar a digestão.

Uma caneca de água quente com suco de limão toda manhã deve ser o bastante para causar um impacto positivo. Se você quer saber mais sobre a correntes dos defensores do limão para desintoxicar vai gostar desses artigos:

Alho é Outro Alimento com Propriedades de Limpeza do Fígado

O alho ajuda o fígado a produzir enzimas essenciais que têm um papel importante na desintoxicação do sangue.

Como com o suco de limão, cientistas afirma que não há por que usar muito – seu fígado não irá ter benefícios incríveis com uma refeição composta só de alho (sem contar o efeito que isso teria no seu hálito).

Apenas incluir o alho como parte da sua alimentação é o bastante para dar ao seu corpo os benefícios desse vegetal.

Toranja, Maçã e Abacate Também Podem Ser Adicionados à Lista

Praticamente toda fruta, vegetal e castanha pode te fazer bem como parte de uma dieta para desintoxicar o fígado, embora você precise tomar cuidado com alimentos não saudáveis disfarçados como alimentos saudáveis, como amendoins salgados por exemplo.

Nozes cruas e naturais são boas para você, assim como amêndoas.

“Bem, isso me dá muitas frutas e vegetais para escolher… mas e a carne? E o queijo e leite e ovos?”

Apesar de não ser necessário cortar esses alimentos de vez, é importante entender como eles afetam o fígado.

Veja também: 14 Alimentos Para Desintoxicar o Fígado

Uma Dieta de Limpeza do Fígado

As recomendações acima são de alimentos para incluir na sua dieta permanentemente para manter um fígado saudável. Mas se você quer uma limpeza rápida, você precisa de alguma coisa mais potente.

Uma dieta para desintoxicar o fígado pode ajudar a limpar as toxinas do seu corpo de coisas como pesticidas, que são comumente colocados na maioria dos vegetais hoje em dia.

As limpezas do fígado também se mostraram eficazes para pessoas com pedras na vesícula.

Há alguns produtos no mercado que combinam vários suplementos para te dar uma limpeza rápida do fígado. Alguns são úteis – a maioria não é. Veja o artigo Milk Thistle Ajuda a Desintoxicar o Fígado? Como Funciona?

Em qualquer caso, eles devem ser usados em conjunto com muitos alimentos, como os descritos acima, para fazerem efeito. Você não pode simplesmente tomar uma dose de um suplemento e continuar bebendo e comendo alimentos ruins, esperando que seu fígado fique bem – não funciona assim.

Muitas Pessoas Têm Sucesso com Suco de Maçã em Suas Limpezas do Fígado

Uma dieta para desintoxicar o fígado que algumas pessoas dizer ser eficaz envolve suco de maçã. As maçãs contêm ácido málico, que ajuda a eliminar bile coagulada do fígado e da vesícula, e restaurar a função normal do fígado.

De novo, essa não é uma opção recomendada para pessoas sofrendo de doenças hepáticas graves, ou ligadas ao fígado.

Dicas De Detox Natural do Fígado

No que diz respeito a desintoxicação do fígado, focar em ingredientes naturais é importante. Qualquer produto que alega desintoxicar seu fígado mas é cheio de ingredientes químicos provavelmente só irá piorar o problema, não melhorar.

Foque em alimentos integrais e alguns suplementos de eficácia comprovada cientificamente.

Chá Verde para Detox do Fígado

Usado por muitos séculos como um medicamento na Ásia, o chá verde se tornou popular no Ocidente por suas propriedades.

Mas é importante manter uma perspectiva realista do que o chá verde pode e não pode fazer – ele não é um alimento tão super quando alguns especialistas afirmam.

É verdade que beber grandes quantidades de chá verde (mais de 10 xícaras por dia) pode diminuir riscos de doenças hepáticas.

Também se acredita que o chá verde pode proteger contra danos no fígado causados por consumo de álcool, mas é claro que isso não quer dizer que você pode beber o fim de semana inteiro desde que você beba chá verde durante a semana.

O chá verde é uma arma para sua dieta para desintoxicar o fígado, mas sozinho ele não é o bastante para prevenir danos ao fígado se você tem hábitos alimentares ou de bebida que estão causando danos sérios.

Quanto Tempo Leva uma Dieta para Desintoxicar o Fígado?

Dietas detox do fígado levam apenas alguns dias. Mas para garantir que seu fígado continue saudável a longo prazo, você precisa adotar uma dieta saudável que inclua muitos dos alimentos listados.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você já fez alguma dieta para desintoxicar o fígado? Quais alimentos você utilizava com regularidade? Comente abaixo seus resultados!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (43 votos, média: 3,44 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

11 comentários

  1. Adorei as dicas de dieta para limpar o figado. Aprendi bastante.

  2. [email protected]

    Parabéns pelas informações tudo muito bom !!!

  3. Amei as dicas vou tentar fase las

  4. Muito bem explicado, não fiquei com dúvida alguma! Fácil de entender!

  5. Excelente matéria!

  6. Gostei muito do artigo lido. Ao mesmo tempo explica o funcionamento do fígado, tipos de alimentos saudáveis e que também necessita de mudança de hábitos alimentares.

  7. Gostei muito. A única ressalva que faço é o limão que agride o meu estomago. Não como carne vermelha.
    Carne de frango só o peito e alguns tipos de peixe. Adoro comer nozes, castanha de cajú, catanha do pará,
    amendoas. O exame que foi citado para controle d gordura do figado sempre faço e o resultado é pouca
    gordura. Obrigada Lucia

  8. Quem está tomando roacutam pode fazer essa desintoxicação d fígado? já q o roacutam sobrecarrega e muito o fígado?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×