10 Benefícios da Alcachofra – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

A alcachofra ainda é pouco cultivada no Brasil e muitas pessoas sequer viram uma que não seja enlatada. Mas os benefícios da alcachofra são tantos que vale a pena uma busca por esta flor exótica. A parte que ingerimos da alcachofra é o interior do botão de uma flor roxa que pode crescer até um metro de altura. O exterior do botão é resistente e de aparência espinhosa, o que exige certo cuidado na sua preparação, mas o esforço é recompensado pelo sabor e as propriedades nutricionais deste alimento.

A alcachofra é uma boa fonte de ácido fólico, fibras, vitaminas C e K, entre outros nutrientes. Ela ocupa a sétima posição na lista dos vinte alimentos mais ricos em antioxidantes do Ministério da Agricultura dos Estados Unidos, o USDA.

Para que serve a alcachofra

Alcachofra é bastante versátil, e embora alguns a considere um vegetal, ela é, na verdade um cardo, nome comum a várias plantas com folhas e hastes espinhosas. Em termos nutricionais, ela é valorosa principalmente devido aos seus benefícios associados à proteção contra vários tipos de câncer, por reforçar a resistência do sistema imunológico, reduzir o colesterol e proteger contra doenças como diabetes, aterosclerose, ataque cardíaco e derrame. Alcachofras também são famosas para desintoxicar o corpo e melhorar a saúde do fígado, e por auxiliar no tratamento de problemas digestivos como indigestão, constipação, síndrome do intestino irritável e diarreia. Além disso, esta pequena flor pode reduzir a pressão sanguínea, eliminar a ressaca, estimular a micção e ajudar no emagrecimento.

Origem da alcachofra

A alcachofra é nativa da região mediterrânea, onde representa um papel importante na base da culinária local. Atualmente podemos encontrar alcachofras em toda a Europa, no Oriente Médio e nas Américas, mas elas ainda são pouco cultivadas no Brasil.

A parte comestível da alcachofra são os gomos que se formam dentro do botão, antes que ele floresça totalmente. O tempo é um elemento fundamental no cultivo e colheita da alcachofra, isto ocorre porque ela precisa ser colhida antes que ela floresça totalmente ou se torna dura e imprópria para ser consumida.

O “coração” da alcachofra, ou seja, a base dos botões é frequentemente considerada uma iguaria porque é a parte mais deliciosa da planta. Ele também é tipicamente a parte mais cara.

A alcachofra como um diurético natural “emagrecedor”

De acordo com The Essential Guide to Vitamins, Minerals, and Herbal Supplements, um guia nutricional especializado, o extrato de alcachofra pode servir como um diurético natural. Ele pode ajudar a evitar a retenção de líquidos no organismo e serve como um estimulante das funções renais. Sabe-se que diuréticos naturais podem ajudar a perder de dois a quatro quilos de peso associado à retenção de água no corpo em apenas uma semana.

O extrato de alcachofra é encontrado na composição de muitos suplementos para perda de peso no mercado. Ele ajuda a promover a secreção de bile, que é produzida no fígado e armazenada na vesícula. Ao acelerar a produção de bile, ele ajudar a perder peso em água no organismo.

Alcachofras também podem acelerar a perda de peso porque podem servir como um laxante natural para remoção de resíduos indesejáveis ​​e toxinas do corpo.

Só é preciso ter cuidado porque embora o extrato de alcachofra apresente efeitos colaterais praticamente nulos, pessoas que tomam o suplemento precisam beber muita água e manter-se hidratado. Também é preciso ingerir calorias suficientes para evitar que o metabolismo do corpo diminua e o corpo sinta fome, tornando mais difícil a queima de calorias e a perda peso.

Propriedades nutricionais da alcachofra

A alcachofra é bem conhecida desde a antiguidade e era explorada pelos antigos gregos e romanos, que defendiam seu consumo devido aos seus benefícios medicinais à saúde.

Alcachofras têm baixa concentração de gordura saturada e colesterol e são ricas em fibras, vitaminas e minerais. A flor contém vitaminas que incluem a vitamina C, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, vitamina B6, B12, vitamina A, E, D e vitamina K.

Alcachofras também possuem sais minerais como cálcio, ferro, zinco, sódio, potássio, manganês, fósforo e zinco.

A alcachofra pode ser considerada um superalimento em todos os sentidos da palavra. Os fitonutrientes que ela possui promovem ação antioxidante no organismo. Os antioxidantes contidos nas alcachofras frescas oferecem uma gama de benefícios à saúde que vão desde a prevenção do câncer e suporte ao sistema imunológico, até a proteção contra doenças cardíacas.

Em um estudo realizado pelo Departamento de Agricultura dos EUA e publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que uma porção de alcachofras proporciona maiores benefícios antioxidantes por porção do que muitos outros alimentos tradicionalmente considerados antioxidantes como chocolate, mirtilo e vinho tinto.

Características e benefícios da alcachofra

– Boa para o colesterol. Estudos científicos mostram que a alcachofra contém compostos com princípios amargos que inibem a síntese de colesterol além de também aumentar a sua excreção na bílis e, assim, ajudam na redução do total dos níveis de colesterol no sangue.

– Alcachofra possui poucas calorias e gordura e é uma excelente fonte de fibras e antioxidantes. Além disso, ingerir 100 gramas de alcachofra garante 14% da quantidade de fibras que nosso organismo necessita diariamente. Consumir fibras é uma maneira de controlar a constipação intestinal, diminuir os níveis de colesterol ruim ou LDL e de ajudar a reduzir os riscos de câncer de cólon. Isto ocorre porque as fibras atuam no intestino impedindo a absorção de compostos tóxicos dos alimentos.

– O vegetal é uma das boas fontes naturais de vitamina K. Esta vitamina atua na formação e recomposição dos ossos e o equilíbrio dos seus níveis é um importante aliado na prevenção da osteoporose. Níveis ideais de vitamina K também limitam danos neurais no cérebro e estabelecem um papel importante no tratamento de pacientes com doença de Alzheimer.

– É uma fonte importante de compostos antioxidantes que ajudam a proteger o corpo de radicais livres nocivos. Também contém pequenas quantidades de compostos flavonoides antioxidantes como betacaroteno, luteína, e Zeaxantina.

– A alcachofra fresca é uma excelente fonte de vitamina A e ácido fólico. O ácido fólico atua como coadjuvante na síntese do DNA. Estudos científicos já demonstraram que níveis adequados de ácido fólico na dieta durante o período de preconcepção e durante a gravidez pode ajudar a prevenir defeitos do tubo neural no bebê.

– Também é rica em vitaminas do complexo B como niacina, vitamina B6 (piridoxina), tiamina, e ácido pantotênico, que são essenciais na regulação das funções metabólicas celulares.

– Em apenas 100 gramas de alcachofra fresca há cerca de 20% dos níveis recomendados de vitamina C que nosso organismo precisa diariamente. O consumo regular de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e a eliminar os radicais livres prejudiciais ao organismo.

– Além disso, a alcachofra é fonte de minerais, como cobre, cálcio, potássio, ferro, manganês e fósforo. O potássio é um componente importante para a regulação dos fluidos celulares e ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial por neutralizar os efeitos do sódio. O manganês é usado pelo corpo como um produtor de enzimas antioxidantes. O cobre e o ferro são necessários porque estão diretamente ligados à produção e à formação de células vermelhas do sangue.

Confira os principais nutrientes da alcachofra (Cynara scolymus)

Valores considerados para 100 gramas de alcachofra crua:

Porção por 1 cabeça média (125g)
Energia 84 calorias
Carboidratos 13,6 g
Açúcar 1,2 g
Proteínas 4,2 g
Gorduras 2,9 g
Gordura Saturada 0,55 g
Gordura Monoinsaturada 1,27 g
Gordura Poliinsaturada 0,86 g
Colesterol 0 mg
Fibras 6,5 g
Sódio 405 mg
Potássio 429 mg

10 Benefícios da alcachofra para a saúde

Vejamos a seguir como as propriedades da alcachofra podem trazer benefícios para saúde:

1 – Auxilia na prevenção e tratamento de problemas digestivos

As Alcachofras são ricas em fibras. As fibras que comemos são os componentes da nossa dieta que mais trazem benéficos para a saúde e funcionalidade do nosso sistema digestivo. As fibras ajudam a manter a regularidade dos movimentos intestinais e diminuem os sintomas de constipação. Em casos de diarreia, as fibras atuam absorvendo o excesso de líquido e ajudando na formação do bolo fecal.

A ingestão de alimentos ricos em fibras pode reduzir as chances de uma variedade de câncer de estômago e intestino, bem como inchaço, cólicas, flatulência em excesso e desconforto geral no estômago. Pesquisadores alemães recomendam o consumo de extrato de folha de alcachofra como um remédio para a indigestão e dores de estômago.

Eles explicam que um composto encontrado nas alcachofras chamado cinarina, pode estimular o aumento da produção de bílis, o que ajudaria a acelerar o movimento dos alimentos e dos resíduos no intestino reduzindo a sensação de inchaço abdominal.

De fato, um estudo realizado com 247 indivíduos mostrou que 86 % relataram uma melhora satisfatória dos sintomas depois de usar um suplemento de extrato de folha de alcachofra.

2- Reduz o colesterol

A redução do colesterol é um dos benefícios da alcachofra mais desejados. Em um estudo feito em 2001, 143 pacientes que sofriam de níveis elevados de colesterol no sangue foram tratados com 1800 miligramas de extrato de folhas de alcachofra por dia por um período de seis semanas. Ao final deste período, este grupo foi comparado com outro que recebeu placebo e o resultado mostrou uma clara redução de cerca de 20% do LDL, ou seja, do “mau colesterol” no grupo que ingeriu o extrato de alcachofra, enquanto o outro grupo tomando placebo reduziu seu nível de colesterol total em cerca de 8%.

O colesterol é um tipo de gordura que se acumula no interior das artérias do sistema cardiovascular, bloqueia o fluxo de sangue, aumenta a pressão arterial, e pode levar a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais fatais. Qualquer método de redução do colesterol ruim vale a pena para melhorar a saúde cardíaca.

3 – Ajuda a reduzir a pressão sanguínea

Alimentos ricos em potássio, como bananas, batata doce, e, claro, alcachofras ajudam a manter um equilíbrio saudável de eletrólitos no corpo. O potássio e o magnésio são essenciais para compensar os efeitos potencialmente prejudiciais do consumo de muito sódio, e, em particular, pode ajudar a prevenir ou combater a pressão arterial elevada.

Minerais presentes na alcachofra ainda atuam como vasodilatadores e são benéficos para pessoas hipertensas. Diabéticos também são incentivados a comer alcachofras para prevenir as complicações associadas com os níveis da pressão arterial que podem levar a ataques cardíacos e doenças coronárias.

3 – Reforça a saúde do fígado

Por séculos a alcachofra é usada ​​como tônico para o fígado, mas o mecanismo exato do seu funcionamento só foi compreendido pela ciência moderna recentemente. Estudos mostraram que dois antioxidantes presentes na alcachofra, a cinarina e a silimarina, melhoram o fluxo de bile através da vesícula biliar e por isso podem melhorar a saúde geral do fígado. A regulação da bile combate a presença de toxinas e facilita a eliminação destas pelo fígado. Pesquisas complementares também mostraram que o combate a agentes oxidantes no fígado ajuda a promover a reparação de células danificadas do fígado, um dos órgãos de regeneração mais lenta no nosso corpo.

4 – Pode prevenir e tratar câncer

Alcachofras têm os mais altos níveis de antioxidantes de todos os vegetais, de acordo com um estudo feito pelo Ministério de Agricultura dos Estados Unidos.

Os antioxidantes são um dos principais meios de defesa do nosso sistema imunológico contra os efeitos dos radicais livres, derivados naturais de metabolismo das células, que podem levar a muitas doenças perigosas, incluindo o câncer.

Além disso, um estudo divulgado pela Universidade de Georg-August mostrou como fitonutrientes encontrados nas alcachofras podem interferir com receptores de estrogênio e ajudar a diminuir o lançamento de antígeno prostático específico ou PSA. Isto sugere o uso de extrato de folhas de alcachofra para a prevenção e tratamento do câncer de próstata em homens.

As propriedades antioxidantes da alcachofra vêm de uma série de fontes, uma das quais são os polifenóis. Eles têm propriedades que podem retardar, parar ou reverter completamente os efeitos do câncer.

Os altos níveis de quercetina e rutina, dois antioxidantes específicos já reconhecidos por reduzir as chances de desenvolver câncer, são outra fonte.

A vitamina-C, encontrada em níveis significativos em alcachofras, também é um antioxidante conhecido por reduzir as probabilidades de câncer da mama. Finalmente, outros estudos demonstraram que o extrato de folhas de alcachofra pode ser utilizado para induzir a apoptose celular (morte celular), bem como a proliferação de células quando injetado diretamente em aglomerados de células cancerosas.

5 – Ajuda a curar a ressaca

Como mencionado anteriormente, alcachofras podem ser grandes aliadas do fígado, e podem reduzir os níveis de toxinas no sangue rapidamente, eliminando-os do corpo. Portanto, mastigar algumas folhas de alcachofra, após uma noite de bebedeira pode trazer a cura para os efeitos do consumo excessivo de álcool ao fígado. A conhecida ressaca.

6 – Combate defeitos de formação do feto

Alcachofra possui uma alta concentração de ácido fólico e por isso é um vegetal incrivelmente útil na alimentação de mulheres grávidas ou que pretendem engravidar.

O ácido fólico pode ser um apoio na prevenção de defeitos do tubo neural em embriões em desenvolvimento e pode ainda aumentar a fertilidade em homens e mulheres.

A lista de benefícios atribuídos ao ácido fólico relacionados com a gravidez é extensa. Ele tem sido associado inclusive à prevenção de outras complicações que podem ocorrer durante a gravidez e o parto como a pré-eclâmpsia, lábios leporinos e defeitos cardíacos congênitos.

7 – Auxilia na manutenção da saúde óssea

Alcachofras são um dos melhores alimentos para a aquisição de vitaminas e minerais, especialmente minerais como o magnésio, fósforo e manganês. Estes minerais são essenciais na manutenção da saúde e da densidade óssea, reduzindo assim as chances de doenças como a osteoporose.

O vegetal ainda contém vitamina K, que pode ajudar a reduzir a calcificação vascular além de possuir outro benefício interessante: a vitamina K atua na formação dos ossos.

Alcachofras também contém vitamina C, que além de ser bem conhecido pelas suas propriedades de suporte ao sistema imunológico, também está envolvida diretamente na formação de uma proteína conhecida como o colágeno. O colágeno é essencial para a saúde das células da nossa pele e dos ossos.

8 – Melhora o metabolismo e pode ajudar a emagrecer

Um nutriente interessante e altamente benéfico encontrada na alcachofra é o manganês. Este mineral é usado no metabolismo do colesterol e da gordura no organismo, tornando-se absolutamente essenciais para permitir que o corpo utilize corretamente os nutrientes dos alimentos que comemos.

Melhorar o metabolismo é uma das principais prioridades para as pessoas que precisam perder peso e o teor de manganês nas alcachofras é uma excelente ferramenta a ser usada em dietas de emagrecimento.

9 – Promove mais saúde ao cérebro e melhora as funções cognitivas

Alcachofras fornecem cerca de 10% da ingestão diária recomendada de vitamina K. Esta vitamina oferece proteção contra degeneração das células do cérebro e contra lesões neuronais ajudando assim a prevenir contra doenças cognitivas, tais como demência e doença de Alzheimer.

Vitaminas e minerais presentes na alcachofra também atuam como vasodilatadores que permite que mais oxigénio chegue ao cérebro elevando as funções cognitivas.

O fósforo também é um mineral essencial que é encontrado nas alcachofras e tem um papel fundamental na saúde das células do cérebro. Estudos já mostraram que indivíduos com deficiência de fósforo apresentam declínio na capacidade cognitiva.

10 – Protege contra radicais livres

Há uma série de fatores ambientais e de estilo de vida que podem causar a oxidação das nossas células, levando a danos que podem comprometer a capacidade do corpo de se proteger contra doenças e a invasão de toxinas. As funções simples e processos que o nosso corpo sofre diariamente muitas vezes produzem compostos que são conhecidos como radicais. Estes radicais livres, se não forem devidamente controlados e entrarem em desequilíbrio, podem causar estresse significativo em nossas células e levar ao tipo de dano oxidativo descrito.

Para evitar ou ao menos minimizar este efeito, devemos consumir alimentos que contenham compostos aptos a neutralizar os radicais livres e outras toxinas ambientais antes que causem danos significativos no corpo. A alcachofra é um tipo de vegetal que possui compostos aptos a desemprenhar este papel.

O que achou dos benefícios da alcachofra? Irá inclui-la mais no seu cardápio diante de propriedades tão interessantes? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (71 votos, média: 4,03 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

16 comentários em “10 Benefícios da Alcachofra – Para Que Serve e Propriedades”

  1. São muitos os benefícios.
    Eu tomo sempre o chá ( folhas secas).
    Gostaria de saber se estou me beneficiando de todos seus nutrientes por fazer infusão?

  2. Gostaria de saber o comprimido de alcachofra pode tomar quantas vezes dia.gostei da alcachofra prq emagrece e regula a pressäo arterial.

  3. Gostei muito em conhecer as propriedades da alcachofra. O chá tem o mesmo efeito das cápsulas?

  4. Boa tarde!

    Gostei de ler sobre a alcachofra. Pelos benefícios que ela possui, será de grande valia para alguns sintomas que sinto.
    Obrigada