15 benefícios da lima-da-pérsia: para que serve e propriedades

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atualizado em 02/01/2022

A lima-da-pérsia faz parte do grupo de frutas cítricas cujos benefícios vem ganhando bastante atenção.

Essa fruta cítrica, também conhecida como lima doce, possui uma grande quantidade de nutrientes, e seu consumo previne diversos problemas, quando feito de forma correta e acompanhado de um estilo de vida saudável.

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Por isso, no decorrer deste artigo iremos conhecer melhor as propriedades e benefícios da lima-da-pérsia, além de conhecer dicas de como escolher e incorporar a fruta no cardápio.

Veja também: Calendário da época das frutas e vegetais no Brasil

O que é lima-da-pérsia?

lima da pérsia
Lima-da-pérsia

Lima-da-pérsia é o nome usual para o fruto Citrus aurantium, um fruto da família do limão que apresenta diâmetro de cerca de 6 cm e é verde por fora, podendo ficar com a casca amarelada após o amadurecimento e polpa esverdeada por dentro. 

O aroma do fruto é peculiar e seu interior é amarelado e quase sem sementes. Além disso, seu sabor é mais doce do que outras frutas da mesma família.

Esses frutos têm sua origem na Índia e no sul da Ásia, e no Brasil, são encontrados facilmente na região Sudeste, principalmente em São Paulo.

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Propriedades nutricionais

A lima-da-pérsia é uma fruta altamente nutritiva, o que lhe confere uma série de benefícios para a saúde e a boa forma. Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de lima-da-pérsia in natura. 

ComponenteValor por 100 g
Calorias52 kcal
Carboidrato12,8 g
Proteína0,83 g
Gorduras0,36 g
Fibra alimentar2,87 g
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO – USP)

Ao final do artigo você verá a tabela nutricional completa, com todas as vitaminas e minerais.

Benefícios da lima-da-pérsia

Diversos estudos vêm sendo desenvolvidos para provar cientificamente as propriedades medicinais da lima-da-pérsia. Então, vamos agora conhecer os principais benefícios que essa fruta pode trazer:

1. Tem atividade antioxidante

Devido à presença de substâncias com poder antioxidante, o consumo de lima-da-pérsia ajuda a combater a ação dos radicais livres, que, quando se acumulam no corpo, podem danificar o DNA das células.

2. Contra resfriados

O alto teor de vitamina C e as propriedades antioxidantes presentes na lima-da-pérsia podem ajudar o organismo a lutar contra gripes e resfriados e evitar complicações, desde que seu uso esteja associado a uma dieta balanceada.

sintomas de resfriado
A vitamina C contida na lima-da-pérsia ajuda a combater resfriados

3. Ajuda a prevenir a constipação

A lima-da-pérsia é uma ótima fonte de fibras solúveis, e por isso o seu consumo ajuda a prevenir e a tratar a constipação intestinal.

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Isso acontece porque as fibras ajudam a dar volume e hidratar as fezes, algo essencial para a manutenção do bom funcionamento do intestino.

4. Reduz o risco de cálculos renais

Quem já sofreu com pedras nos rins, ou cálculo renal, sabe o quão doloroso é ter esse problema. Ele pode se formar quando o seu organismo acumula minerais ou quando a urina está muito concentrada, e uma das formas de prevenir o problema é tornar a urina mais ácida.

Por isso, ingerir frutas e vegetais como a lima-da-pérsia podem ajudar a aumentar o nível de acidez da urina, reduzindo assim o risco de desenvolver o problema.

Além disso, a fruta tem uma leve atividade diurética, e ajuda a drenar fluidos do sistema linfático.

5. É uma ótima fonte de ácido fólico

Além de ser uma ótima fonte de vitamina C, a lima-da-pérsia é rica em ácido fólico, uma vitamina do complexo B essencial para vários processos do nosso organismo.

Assim, incluir a fruta no cardápio pode contribuir para a prevenção de alguns tipos de anemia e ainda atuar na prevenção de defeitos congênitos em bebês.

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6. Melhora o sistema imunológico

A vitamina C é conhecida por ser um antioxidante potente e, assim como outros compostos dessa classe, ela ajuda a regular o funcionamento do sistema imunológico.

Por isso, uma dieta rica em vitamina C contribui para o combate a doenças infecciosas, e é especialmente importante nos meses de inverno, em que tais doenças são mais recorrentes devido ao mau tempo.

7. Saúde da pele

A vitamina C, quando consumida em sua forma natural, ou seja, em produtos frescos como frutas e vegetais, pode ajudar a combater os danos causados pela exposição excessiva ao sol e à poluição, além de reduzir problemas como rugas e melhorar a textura e saúde geral da pele. 

E, além das propriedades antioxidantes, a vitamina C também é necessária para a produção e manutenção de colágeno, principal constituinte estrutural da pele e cabelos.

pele bonita
A lima-da-pérsia contém vitamina C, necessária para a produção e manutenção de colágeno

8. Saúde do coração

Outro benefício que a lima-da-pérsia traz é a proteção do coração, que ocorre devido à presença tanto dos antioxidantes quanto do potássio.

Nesse caso, os antioxidantes ajudam a evitar a formação de placas gordurosas nas paredes das artérias, enquanto o potássio contribui para a redução da pressão sanguínea. 

9. Diminui o risco de acidente vascular cerebral

Por reduzir os níveis de colesterol e ter uma boa quantidade de vitamina C, a lima-da-pérsia também atua na redução do risco de desenvolver um acidente vascular cerebral.

Isso acontece devido à proteção dos vasos sanguíneos e da circulação, e já existem estudos que associam baixos níveis de vitamina C ao aumento do risco de AVC. 

10. Atividade antimicrobiana

Um estudo publicado pela revista científica Tropical Medicine & International Health mostrou que componentes presentes na lima são capazes de inibir o crescimento da Vibrio cholerae, bactéria responsável pela transmissão da cólera.

Mas, por se tratar ainda de um estudo preliminar, ainda não é possível saber se esse efeito pode de fato proteger seres humanos. Por isso, é importante tomar os cuidados básicos de higiene para prevenir contaminações e infecções.

11. Prevenção da asma

O consumo regular de vitamina C ajuda a amenizar, ou mesmo prevenir, crises de asma. Esse efeito foi demonstrado em alguns estudos, embora especialistas ainda debatam sobre o papel da suplementação da vitamina para pacientes com a doença.

Assim, o ideal é incluir alimentos ricos em vitamina C na dieta, para garantir um bom suprimento diário do nutriente sem a necessidade de suplementação.

12. Aumenta absorção de ferro

Pessoas que sofrem com anemia, que na maioria das vezes é causada pela deficiência em ferro, podem se beneficiar bastante da inclusão da lima-da-pérsia na dieta. Isso acontece porque ela é rica em vitamina C, um nutriente que potencializa a absorção de ferro pelo organismo.

Assim, consumir a fruta em horários próximos à ingestão de alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas e feijão, pode ajudar a combater e a prevenir a anemia.

13. Contribui para o combate à diabetes

Assim como é rica em vitaminas, a lima-da-pérsia também é rica em minerais, como o potássio. Esse nutriente ajuda a regular os níveis de insulina no organismo, o que, consequentemente, reduz o acúmulo de açúcar no sangue.

Mas é importante lembrar que a diabetes é uma doença complexa, e é de extrema importância seguir uma dieta balanceada e ter o acompanhamento de uma nutricionista.

14. Ajuda a tratar doenças do fígado

As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da lima-da-pérsia contribuem para a saúde do fígado, uma vez que o órgão é bastante afetado pelo estresse oxidativo

Por isso, pessoas com problemas hepáticos podem se beneficiar da inclusão da fruta no cardápio, já que ela é rica em vitamina C, em vitaminas do complexo B, como B2 e B5, e flavonoides.

fígado inflamado
As propriedades anti-inflamatórias da lima-da-pérsia contribuem para a saúde do fígado

15. Saúde do cérebro

Os flavonoides presentes na lima-da-pérsia podem ser capazes de ajudar a diminuir a incidência de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson, ambas causadas pela degradação das células do sistema nervoso. 

Isso se deve às propriedades anti-inflamatórias dos flavonoides, que podem contribuir para a proteção das células neurais, diminuindo o risco de doenças degenerativas.

Dicas e cuidados ao consumir a lima-da-pérsia

  • Escolhendo o melhor fruto: Para escolher o melhor fruto de lima-da-pérsia, o ideal é selecionar o de cor verde bem brilhante e armazenar o mesmo na geladeira para manter o frescor por mais tempo;
  • Incorporando mais limas na dieta: É muito fácil incorporar limas na dieta através do tempero. É possível usar o suco da fruta para temperar peixes brancos, saladas ou adicionar gotas em chás ou até na água saborizada.

Tabela nutricional

Veja as informações nutricionais por porção de 100 g de lima-da-pérsia in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias52 kcal
Carboidrato12,8 g
Proteína0,83 g
Gorduras0,36 g
Fibra alimentar2,87 g
Cálcio34,7 mg
Ferro0,14 mg
Sódio0,99 mg
Magnésio12,6 mg
Fósforo23,4 mg
Potássio184 mg
Zinco0,13 mg
Cobre0,04 mg
Selênio0,3 mcg
Vitamina A (RE)2,96 mcg
Vitamina A (RAE)1,48 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,54 mg
Tiamina0,08 mg
Riboflavina0,05 mg
Vitamina B60,04 mg
Vitamina C54,9 mg
Equivalente de folato32,5 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO – USP)
Fontes e referências adicionais

Você já tinha conhecimento de todos esses benefícios da lima-da-Pérsia para a saúde? Pretende incluí-la na dieta para aproveitar as suas propriedades? Comente abaixo!

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Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

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67 comentários em “15 benefícios da lima-da-pérsia: para que serve e propriedades”

  1. Parabéns, Marcela!
    Artigo muito bem escrito e completo.
    Tudo o que eu precisava.
    Muito obrigada.
    Um abraço,

    Responder
  2. Tenho encontrado outro benefício da lima da Pérsia (e limão doce aqui no Nodeste brasileiro). É um poderoso mucolitico natural. Experimente.

    Responder
  3. Oi,boa noite eu já estou incluindo a Lima na minha alimentação do dia, a dia o suco é muito delicioso.

    Responder
  4. BOA Noite,EU NÃO SABIA QUE ESSA LARANJA TINHA TANTO BENEFÍCIO ASSIM,EU GOSTO TANTO DESSA LARANJA, AGORA ENTÃO COM TANTO BENEFÍCIOS,

    Responder
  5. Já faço uso diario da lima da persia para ajudar a controlar a diabetes eu a uso como se estivesse chupando uma laranja comum ingerindo todos os gomos sem as peles separadoras acho muito bom não sei se a forma de ingerir está correta uso uma ao dia todos os dias aceito melhores sugestão de uso se houver.

    Responder
  6. Hola Dra. Patricia,Paz e Luz em sua vida!!
    A partir de hoje 05/12/2021 e depois de ver essa sua matéria muito importante informando os benefícios da lima da Perícia vou passar a fazer uso da lima em minha vida.

    Dra. Patrícia tenho uma dúvida!
    Essa lima da Perícia é comum
    que temos em nosso quintal??

    Paz e Luz!!

    Manoel Nunes

    Responder