15 benefícios da lima-da-pérsia: para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 02/01/2022

A lima-da-pérsia faz parte do grupo de frutas cítricas cujos benefícios vem ganhando bastante atenção.

Essa fruta cítrica, também conhecida como lima doce, possui uma grande quantidade de nutrientes, e seu consumo previne diversos problemas, quando feito de forma correta e acompanhado de um estilo de vida saudável.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, no decorrer deste artigo iremos conhecer melhor as propriedades e benefícios da lima-da-pérsia, além de conhecer dicas de como escolher e incorporar a fruta no cardápio.

Veja também: Calendário da época das frutas e vegetais no Brasil

O que é lima-da-pérsia?

lima da pérsia
Lima-da-pérsia

Lima-da-pérsia é o nome usual para o fruto Citrus aurantium, um fruto da família do limão que apresenta diâmetro de cerca de 6 cm e é verde por fora, podendo ficar com a casca amarelada após o amadurecimento e polpa esverdeada por dentro. 

O aroma do fruto é peculiar e seu interior é amarelado e quase sem sementes. Além disso, seu sabor é mais doce do que outras frutas da mesma família.

Esses frutos têm sua origem na Índia e no sul da Ásia, e no Brasil, são encontrados facilmente na região Sudeste, principalmente em São Paulo.

  Continua Depois da Publicidade  

Propriedades nutricionais

A lima-da-pérsia é uma fruta altamente nutritiva, o que lhe confere uma série de benefícios para a saúde e a boa forma. Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de lima-da-pérsia in natura. 

ComponenteValor por 100 g
Calorias52 kcal
Carboidrato12,8 g
Proteína0,83 g
Gorduras0,36 g
Fibra alimentar2,87 g
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO – USP)

Ao final do artigo você verá a tabela nutricional completa, com todas as vitaminas e minerais.

Benefícios da lima-da-pérsia

Diversos estudos vêm sendo desenvolvidos para provar cientificamente as propriedades medicinais da lima-da-pérsia. Então, vamos agora conhecer os principais benefícios que essa fruta pode trazer:

1. Tem atividade antioxidante

Devido à presença de substâncias com poder antioxidante, o consumo de lima-da-pérsia ajuda a combater a ação dos radicais livres, que, quando se acumulam no corpo, podem danificar o DNA das células.

2. Contra resfriados

O alto teor de vitamina C e as propriedades antioxidantes presentes na lima-da-pérsia podem ajudar o organismo a lutar contra gripes e resfriados e evitar complicações, desde que seu uso esteja associado a uma dieta balanceada.

sintomas de resfriado
A vitamina C contida na lima-da-pérsia ajuda a combater resfriados

3. Ajuda a prevenir a constipação

A lima-da-pérsia é uma ótima fonte de fibras solúveis, e por isso o seu consumo ajuda a prevenir e a tratar a constipação intestinal.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso acontece porque as fibras ajudam a dar volume e hidratar as fezes, algo essencial para a manutenção do bom funcionamento do intestino.

4. Reduz o risco de cálculos renais

Quem já sofreu com pedras nos rins, ou cálculo renal, sabe o quão doloroso é ter esse problema. Ele pode se formar quando o seu organismo acumula minerais ou quando a urina está muito concentrada, e uma das formas de prevenir o problema é tornar a urina mais ácida.

Por isso, ingerir frutas e vegetais como a lima-da-pérsia podem ajudar a aumentar o nível de acidez da urina, reduzindo assim o risco de desenvolver o problema.

Além disso, a fruta tem uma leve atividade diurética, e ajuda a drenar fluidos do sistema linfático.

5. É uma ótima fonte de ácido fólico

Além de ser uma ótima fonte de vitamina C, a lima-da-pérsia é rica em ácido fólico, uma vitamina do complexo B essencial para vários processos do nosso organismo.

Assim, incluir a fruta no cardápio pode contribuir para a prevenção de alguns tipos de anemia e ainda atuar na prevenção de defeitos congênitos em bebês.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Melhora o sistema imunológico

A vitamina C é conhecida por ser um antioxidante potente e, assim como outros compostos dessa classe, ela ajuda a regular o funcionamento do sistema imunológico.

Por isso, uma dieta rica em vitamina C contribui para o combate a doenças infecciosas, e é especialmente importante nos meses de inverno, em que tais doenças são mais recorrentes devido ao mau tempo.

7. Saúde da pele

A vitamina C, quando consumida em sua forma natural, ou seja, em produtos frescos como frutas e vegetais, pode ajudar a combater os danos causados pela exposição excessiva ao sol e à poluição, além de reduzir problemas como rugas e melhorar a textura e saúde geral da pele. 

E, além das propriedades antioxidantes, a vitamina C também é necessária para a produção e manutenção de colágeno, principal constituinte estrutural da pele e cabelos.

pele bonita
A lima-da-pérsia contém vitamina C, necessária para a produção e manutenção de colágeno

8. Saúde do coração

Outro benefício que a lima-da-pérsia traz é a proteção do coração, que ocorre devido à presença tanto dos antioxidantes quanto do potássio.

Nesse caso, os antioxidantes ajudam a evitar a formação de placas gordurosas nas paredes das artérias, enquanto o potássio contribui para a redução da pressão sanguínea. 

9. Diminui o risco de acidente vascular cerebral

Por reduzir os níveis de colesterol e ter uma boa quantidade de vitamina C, a lima-da-pérsia também atua na redução do risco de desenvolver um acidente vascular cerebral.

Isso acontece devido à proteção dos vasos sanguíneos e da circulação, e já existem estudos que associam baixos níveis de vitamina C ao aumento do risco de AVC. 

10. Atividade antimicrobiana

Um estudo publicado pela revista científica Tropical Medicine & International Health mostrou que componentes presentes na lima são capazes de inibir o crescimento da Vibrio cholerae, bactéria responsável pela transmissão da cólera.

Mas, por se tratar ainda de um estudo preliminar, ainda não é possível saber se esse efeito pode de fato proteger seres humanos. Por isso, é importante tomar os cuidados básicos de higiene para prevenir contaminações e infecções.

11. Prevenção da asma

O consumo regular de vitamina C ajuda a amenizar, ou mesmo prevenir, crises de asma. Esse efeito foi demonstrado em alguns estudos, embora especialistas ainda debatam sobre o papel da suplementação da vitamina para pacientes com a doença.

Assim, o ideal é incluir alimentos ricos em vitamina C na dieta, para garantir um bom suprimento diário do nutriente sem a necessidade de suplementação.

12. Aumenta absorção de ferro

Pessoas que sofrem com anemia, que na maioria das vezes é causada pela deficiência em ferro, podem se beneficiar bastante da inclusão da lima-da-pérsia na dieta. Isso acontece porque ela é rica em vitamina C, um nutriente que potencializa a absorção de ferro pelo organismo.

Assim, consumir a fruta em horários próximos à ingestão de alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas e feijão, pode ajudar a combater e a prevenir a anemia.

13. Contribui para o combate à diabetes

Assim como é rica em vitaminas, a lima-da-pérsia também é rica em minerais, como o potássio. Esse nutriente ajuda a regular os níveis de insulina no organismo, o que, consequentemente, reduz o acúmulo de açúcar no sangue.

Mas é importante lembrar que a diabetes é uma doença complexa, e é de extrema importância seguir uma dieta balanceada e ter o acompanhamento de uma nutricionista.

14. Ajuda a tratar doenças do fígado

As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da lima-da-pérsia contribuem para a saúde do fígado, uma vez que o órgão é bastante afetado pelo estresse oxidativo

Por isso, pessoas com problemas hepáticos podem se beneficiar da inclusão da fruta no cardápio, já que ela é rica em vitamina C, em vitaminas do complexo B, como B2 e B5, e flavonoides.

fígado inflamado
As propriedades anti-inflamatórias da lima-da-pérsia contribuem para a saúde do fígado

15. Saúde do cérebro

Os flavonoides presentes na lima-da-pérsia podem ser capazes de ajudar a diminuir a incidência de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson, ambas causadas pela degradação das células do sistema nervoso. 

Isso se deve às propriedades anti-inflamatórias dos flavonoides, que podem contribuir para a proteção das células neurais, diminuindo o risco de doenças degenerativas.

Dicas e cuidados ao consumir a lima-da-pérsia

  • Escolhendo o melhor fruto: Para escolher o melhor fruto de lima-da-pérsia, o ideal é selecionar o de cor verde bem brilhante e armazenar o mesmo na geladeira para manter o frescor por mais tempo;
  • Incorporando mais limas na dieta: É muito fácil incorporar limas na dieta através do tempero. É possível usar o suco da fruta para temperar peixes brancos, saladas ou adicionar gotas em chás ou até na água saborizada.

Tabela nutricional

Veja as informações nutricionais por porção de 100 g de lima-da-pérsia in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias52 kcal
Carboidrato12,8 g
Proteína0,83 g
Gorduras0,36 g
Fibra alimentar2,87 g
Cálcio34,7 mg
Ferro0,14 mg
Sódio0,99 mg
Magnésio12,6 mg
Fósforo23,4 mg
Potássio184 mg
Zinco0,13 mg
Cobre0,04 mg
Selênio0,3 mcg
Vitamina A (RE)2,96 mcg
Vitamina A (RAE)1,48 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,54 mg
Tiamina0,08 mg
Riboflavina0,05 mg
Vitamina B60,04 mg
Vitamina C54,9 mg
Equivalente de folato32,5 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO – USP)
Fontes e referências adicionais

Você já tinha conhecimento de todos esses benefícios da lima-da-Pérsia para a saúde? Pretende incluí-la na dieta para aproveitar as suas propriedades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (63 votos, média 4,27)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

67 comentários em “15 benefícios da lima-da-pérsia: para que serve e propriedades”

  1. Minha nossa estou impressionado com tantos benefícios dessa fruta maravilhosa, não irei deixar de tê-la no dia dia de minha casa. Muito obrigado por essas informações importantíssimas.

    Responder
  2. Eu amo Lima da perícia, eu consumo muito, foi uma grata satisfação saber de todas as suas propriedades, agora vou ou consumir ainda mais!

    Responder
  3. Consumo Laranja lima da pérsia apenas chupando o suco, de 3 a 6 laranjas ao dia; pois temos 3 pés, fiz questão de plantar porque minha mãe tinha problemas sérios no coração e inchaços no corpo por retenção de líquidos e na ocasião um médico cardiologista disse que poderíamos dar a Lima da Pérsia mesmo ela sendo diabética, o que procuramos fazer sempre que podíamos, porém nem sempre encontrávamos para comprar.

    Responder
  4. Boa noite! Gostaria de saber quanto do fruto lima da pérsia podemos supar por dia e se existe contra indicação e ou efeito colateral? Obrigado!

    Responder
  5. Eu já consumo lima-da-persia, gosto muito, e como remédio também, tenho esteoatose (gordura no fogão).

    Responder
  6. Eu amo a lima da pérsia desde criança.Costumo chupar pelo menos 1 todos os dias. Não sabia dos benefícios.

    Responder
  7. Eu amo a lima da pérsia desde criança.Costumo chupar pelo menos 1 todos os dias. Não sabia dos benefícios.

    Responder
  8. Parábens doutora pela excelente matéria, tomo o suco em jejum,é uma boa opção?
    Posso comer com bagaço também, gostaria de saber se não tem problema de uso contínuo.
    Meu nome é Luis, tenho 54 anos
    Obrigado.

    Responder
  9. Boa tarde eu e meu marido já tomamos suco da lima da Persia a muitos anos o que nos surpreendeu foi o uso da casca.Gostaria de saber como utiliza-la

    Responder
  10. Lima da persia, seria aquela que é meia amarga no final ? Porque a outra é laranja Lima, que costuma se dar aos bebês ,obrigado ,se alguém puder tirar minha dúvida

    Responder
  11. Caramba não sabia de todas essas propriedades deste fruto, comecei a consumi-la substituindo a laranja porque vi que o índice Glicêmico desta é mais baixo e já que tenho diabete tipo 2 ,agora é que vou mante-la no meu cardápio diário. Obrigado pelas informações.

    Responder
    • 2 frutas por dia são suficientes para ter uma saúde perfeita 1 pela manhã e outra à noitinha. O amargo estimula o fígado na eliminação dos gorduras. Precisamos ter cuidado ao comprar porque estão conservando frutas cítricas com uma nano-substância de água e pó de carnaúba que só beneficia aos comerciantes que ganham mais tempo para vender. O cheiro de lima fica menos intenso, o sabor de fruta já passada e o miolo da fruta amarelado. O intestino às vezes trava e aparece uma enxaqueca indesejável, principalmente em pessoas idosas de grupo sanguíneo tipo “A” que são predispostas a ter o intestino preso.

      Responder
  12. Já usei para baixar as taxas de Ácido Úrico, comendo 1 lima da persia td dia antes de deitar, é tive ótimos resultados. Eu não sabia dos outros benefícioscitados aqui. Vou incluir na alimentação diária.

    Responder
  13. Amo Lima…Consumo 1 ou 2 por dia. Compro no sacolão por preço bem ascecivel. Nem sabia de todos os benefícios dessa saborosa fruta. Agora não deixarei de consumi-la nem por decreto lei.

    Responder
  14. Sou amante das folhas, sementes, raízes, frutas, etc… no tratamento do nosso corpo. Tenho muito conhecimento e ajudo muitas pessoas a ficarem curadas. Plantei um pé de lima da pérsia e, vendo suas folhas, comecei a pesquisar se elas serviam para alguma coisa. Já sabia de algumas características da fruta lima. Quando criança, comi muita fruta e muita lima e jamais adoecia. Tive a primeira febre aos 25; dentes cariados, só depois dos 40 e até hoje, não tenho tendência a dentes estragados. Meu café é uma salada com fatias de 7 frutas, não ácidas e a lima faz parte. Tenho uma saúde dada por Deus e, quando vou a médicos, ensino algo para eles se curarem, por isso, fazemos amizade. Agora vou verificar o chá da folha da lima da pérsia. Se obtiver algum resultado com minha irmã e amigas que têm alguns sintomas por você falado, mandarei um comentário, daqui a uns dois, três meses, pois, iremos fazer exame de sangue. Gratidão por ajudar com a vossa experiência. Um grande abraço.

    Responder
    • vc pode me ajudar, estou procurando a maneira certa de fazer chá das folhas da lima da pérsia e não encontro …

      Responder
    • Olá. Seu tipo sanguíneo é “A”, meu comportamento é semelhante ao seu
      Meu projeto de vida é chegar aos 120 anos consciente….

      Responder
  15. Tomo suco de 2 limas em jejum, é uma fruta com bastante sumo e maravilhosa, melhora muito os sintomas da gastrite.

    Responder
  16. Tomei conhecimento dos benefícios da lima da pérsia ha dois meses quando passei a consumir diariamente. Não sei se altera os benefícios, a questão é que não consumo em suco e sim retiro a casca inteirinha e como o resto com bagaço e tudo uma pela manhã e outra logo após o jantar como sobremesa, sendo que resultou na liberação da urina antes mais presa, e também diminuiu discretamente o volume abdominal. Bom dia!

    Responder
  17. Lima da Pérsia é tudo pra saúde geral, eu lavo bem, tem que lavar bem, tiro a semente, parto coloco 100mg de água e bato com casca e tudo no liquidificador, não tirem a casca. O sabor não é aquilo, mas saúde é tudo. Consumo todos os dias sem falhar.

    Responder
  18. Comecei a usar hoje o suco da lima da Pérsia, vou ver se realmente funciona. Em um mês vou repetir todos os exames. Inclusive a ecografia do fígado para ver se a minha esteatose está normal.

    Responder