5 ótimos suplementos para adolescentes

Especialista da área:
atualizado em 04/07/2022

O uso de suplementos por adolescentes muitas vezes é um assunto que gera certa polêmica, já que para a maioria das pessoas, esses produtos podem causar problemas de saúde nessa faixa etária.

No entanto, como veremos mais adiante, esses produtos podem trazer uma série de benefícios, além de evitarem alguns problemas ocasionados por deficiências nutricionais.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, muitos jovens, na tentativa de conseguirem ter corpos sarados iguais aos que aparecem nos filmes e séries, podem utilizar esses suplementos sem supervisão e de forma errada, o que poderia trazer diversos riscos.

Assim, neste artigo vamos discutir os benefícios do uso de suplementos por adolescentes, além de entender para o que cada um deles serve. 

Veja também: 7 dicas de dieta para adolescente ganhar massa muscular.

Adolescentes precisam de suplementos?

Suplementos para adolescente
Há casos em que o uso de suplementos na adolescência pode ser necessário

Assim como para qualquer faixa etária, o ideal é suprir as necessidades nutricionais a partir de uma dieta balanceada.

Mas, quando falamos de adolescentes, é preciso lembrar que para eles nem sempre a alimentação saudável é uma prioridade, e que muitos preferem consumir alimentos ultra processados, como:

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a ingestão diária de macro e micronutrientes pode ficar prejudicada, e que torna necessário em muitos casos o uso de suplementos.

Veja também: Benefícios da atividade física para a saúde mental de crianças e adolescentes

5 melhores suplementos para adolescentes

A adolescência é uma fase de grande desenvolvimento físico e mental, ou seja, é importante que eles consumam todos os nutrientes para suprir as necessidades do organismo.

Isso é ainda mais importante quando o adolescente pratica algum tipo de exercício físico com regularidade, pois essas atividades aumentam a demanda nutricional do corpo.

Por isso, é fundamental que tanto eles quanto os seus pais conheçam quais tipos de suplemento alimentar podem ser apropriados para essa fase da vida. E é justamente isso o que você vai conferir na lista a seguir:

1. Proteína em pó

O suplemento que encabeça essa lista de produtos é o whey protein ou proteína do soro do leite. Trata-se de uma proteína de alto valor biológico, bastante útil para pessoas que desejam aumentar a massa muscular.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, no caso de adolescentes, é importante que se consulte um médico ou um nutricionista antes de iniciar o uso do suplemento, para que o profissional possa avaliar a real necessidade do uso do whey protein.

Além disso, para pessoas que não gostem ou tenham algum tipo de intolerância ao whey protein, existe a opção de utilizar a albumina, também conhecida como a proteína do ovo.

2. Substitutos de refeição

Embora não seja uma prática indicada com frequência, o uso de substitutos de refeições é algo bastante comum, principalmente por pessoas que têm uma rotina corrida.

Entretanto, a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição não recomenda o uso de shakes ou outros produtos semelhantes para o emagrecimento ou para substituir refeições, uma vez que eles podem causar desequilíbrios no metabolismo da pessoa.

Mas, quando usados de forma esporádica, ou seja, apenas de vez em quando, esses produtos podem ajudar a evitar o déficit calórico excessivo.

Além disso, quando adicionados a uma dieta balanceada, esses shakes e barrinhas de proteínas podem ajudar no ganho de peso, e podem ser bons substitutos para lanches menos saudáveis, como salgados fritos ou pizza.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, o ideal é utilizar de forma moderada, e sempre procurar a orientação de um profissional de saúde, que irá avaliar a real necessidade de uso e indicar os produtos mais adequados para cada pessoa. 

Veja também: 8 dicas para escolher uma boa barra de proteína.

3. Óleo de peixe (Ômega-3)

O uso do óleo de peixe, rico em ômega 3, pode trazer uma série de benefícios para crianças e adolescentes, desde que o uso seja feito de acordo com as orientações de um pediatra ou um hebiatra, que é especialista em adolescentes.

Os benefícios desse nutriente ainda estão sendo estudados, mas podem incluir melhorias na cognição e no comportamento, além de contribuir para o controle do colesterol.

4. Hipercalóricos

Esses suplementos podem ser indicados para alguns adolescentes que, por dificuldades para se alimentar ou algum tipo de intolerância, precisam de um reforço para aumentar o peso e de ganhar massa muscular. 

Mas como o valor calórico desses suplementos é bastante elevado, eles devem ser usados com cautela, e são contraindicados para os adolescentes que precisam ou desejam emagrecer. 

Além disso, existe a preocupação de que os hipercalóricos podem causar espinhas. Então, caso o adolescente sofra com esse tipo de problema, é importante conversar com o seu dermatologista a respeito do produto.

5. Multivitamínicos

O ideal é que sempre as vitaminas, os minerais e os antioxidantes sejam consumidos por meio da alimentação, com legumes, verduras e frutas variadas. No entanto, não é novidade que alguns adolescentes não conseguem ter uma dieta saudável, seja por não gostar desses alimentos, ou por levar uma vida muita corrida, por conta de compromissos com estudo e outras atividades.

O resultado disso é  a possibilidade de desenvolvimento de algum tipo de deficiência nutricional. É justamente aí que podem entrar os multivitamínicos, que são suplementos que complementam o fornecimento de vitaminas e minerais ao organismo.

Eles podem ser úteis não somente em termos de saúde, mas também para ganhar massa muscular ou perder peso, já que, quando o organismo está nutrido adequadamente, todas as suas reações metabólicas funcionam de uma forma otimizada.

Veja também: Benefícios da vitamina C – Para que serve e fontes

Dicas e cuidados

Adolescente na consulta
Para evitar problemas, o ideal é que o adolescente seja avaliado por um profissional de saúde antes de começar a usar suplementos

Apesar dos benefícios dos suplementos alimentares para adolescentes, o seu uso pode trazer alguns riscos, e por isso deve ser feito com cuidado. 

Então, separamos algumas dicas para evitar reações adversas e outros problemas relacionados aos suplementos: 

  • Nunca utilize um suplemento sem a orientação de um profissional de saúde, que irá avaliar as doses e os suplementos mais adequados para cada pessoa.
  • Cuidado com as doses, uma vez que mesmo em casos de suplementos seguros, o uso exagerado pode causar problemas de saúde potencialmente graves.
  • Mantenha uma hidratação adequada, pois alguns suplementos são eliminados através da urina.
  • Por fim, o ideal é adquirir os nutrientes através da alimentação, então a dica principal é procurar a orientação de uma nutricionista, preferencialmente especialista em adolescentes.

Vídeo: 5 suplementos para adolescentes

Não deixe de conferir o vídeo em que a nossa nutricionista fala sobre suplementos para adolescentes.

Você possui um filho adolescente que está começando a se interessar por academia e pretende ganhar massa muscular? Qual desses suplementos parece ser mais apropriado para ele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média 4,75)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

7 comentários em “5 ótimos suplementos para adolescentes”

  1. Doutora meu filho tem 12 anos,1,64 de altura e pesa atualmente 44kg.Qual vitamina vc me indicaria pra ele ganhar peso.obs:Por ser magrinho e alto acaba sofrendo com comentários maldosos dos coleguinhas.Desde ja te agradeço.Adoro te acompanhar no Youtube.Bjs

    Responder
  2. Minha filha tem 13 anos quer emagrecer,mais não tem nenhuma disposição.qual seria recomendável para ela tomar antes da academia

    Responder
  3. Meu filho tem 11 anos e é de uma equipe de competição de judô, ele pode suplementar com creatina? Se para um adulto que pesa em média 80 kg o uso é 3 gramas, ele que pesa 40kg poderia ingerir 1grama de creatina ao dia?

    Responder
  4. Minha filha tem 16 e começou a fazer natação 2x por semana,o medico receitou whey isolado,comprei whey 3W,ela tem problemas para alimentar desde os 6 meses,esta magrinha e precisando ganhar massa muscular,o medico disse que a natação é um ótimo esporte pra ela.

    Responder
  5. Sou mãe de um adolescente de 15 anos que está com 1,79 altura e 56 quilos,muito magro. É o perfil dele, sempre foi, mas agora está iniciando musculação. O que seria melhor para ele ganhar peso,ganhar massa muscular? Não come legumes e verduras,somente batata e cenoura. Fez exames de rotina agora em Maio e deu só insuficiência de vitamina D,com a pandemia mal saia do quarto. Mas já está tomando D prev 2000 UI.

    Responder