A menstruação é um período que pode trazer vários desconfortos para as mulheres, e os alimentos têm grande influência nisso, uma vez que muitos fazem mal.
Isso se deve aos efeitos que a alimentação tem no corpo, que podem piorar os sintomas que afetam a saúde da mulher durante esta fase do mês.
Então, vamos agora entender como a dieta pode influenciar nesses sintomas, além de descobrir quais os alimentos que fazem mal à mulher na menstruação.
Os sintomas do período menstrual
Durante a menstruação a maioria das mulheres sentem alguns desconfortos, que podem variar de intensidade, desde os mais leves, até casos que precisem de intervenção médica.
Mas, de forma geral, esses sintomas podem ser aliviados com algumas mudanças alimentares, ou mesmo com o uso de medicamentos em casa.
Os sintomas mais comuns são:
- Inchaço, ou retenção de líquidos;
- Cólicas;
- Dores de cabeça;
- Dores no corpo;
- Mal-estar;
- Cansaço;
- Mudanças de humor.
Alimentos que devem ser evitados
Agora que sabemos o que acontece com o corpo durante o período menstrual, vamos agora descobrir quais os alimentos que devem ser evitados durante essa fase do mês.
1. Alimentos açucarados

Devido a alterações hormonais durante a menstruação, os níveis de açúcar no sangue tornam-se instáveis, e muitas mulheres, por conta disso, ficam com desejo por doces.
Mas, comer alimentos ricos em açúcar aumenta ainda mais essas flutuações da glicemia, resultando em mudanças de humor e tensão frequentes. Por isso, prefira alimentos integrais, sem adição de açúcar, para evitar a piora dos sintomas.
- Veja também: Quais são as frutas mais ricas em fibras.
2. Alimentos ricos em gordura
Alimentos ricos em gordura têm uma forte influência sobre a atividade hormonal do corpo, e o seu consumo em excesso pode piorar os sintomas típicos da menstruação. Por isso, evite alimentos como cortes gordos de carne, leite integral, salsichas e hambúrgueres.
3. Sorvete

Os produtos laticínios são ricos em gorduras e, portanto, têm os mesmos efeitos das carnes gordas. E o mesmo vale para outros derivados do leite, como queijos e molhos. Então, tente evitar esses alimentos, ou procure uma versão com pouca gordura.
4. Alimentos processados
Os alimentos processados são sempre uma escolha rápida e fácil, mas eles podem fazer você se sentir ainda pior durante sua menstruação. Por exemplo, alimentos enlatados e batatas chips contêm grandes quantidades de sódio, que pode piorar o inchaço.
Então, dê preferência a alimentos e lanches saudáveis, como um punhado de frutas secas sem sal.
Veja também: Ideias de lanches saudáveis para ajudar a perder peso.
5. Alimentos e bebidas cafeinadas

A cafeína é um estimulante presentes em alguns chás, no café e nas sementes de cacau, além de ser adicionada a vários produtos dietéticos e bebidas.
Mas, embora a cafeína afete as pessoas de forma diferente, ela pode contribuir para ciclos menstruais irregulares, além de piorar as mudanças de humor.
6. Álcool
Qualquer forma de álcool piora os sintomas depressivos que algumas mulheres apresentam durante o período pré-menstrual. Por isso é importante evitar bebidas alcoólicas independente da concentração de álcool que ela tenha.
7. Grãos refinados

Grãos refinados perdem muito do conteúdo nutritivo, quanto comparados às suas versões integrais. Como resultado, eles podem aumentar os níveis de açúcar no sangue e piorar controle do apetite entre as refeições, fatores que podem piorar os sintomas menstruais.
O que comer durante a menstruação?
Durante a menstruação, e mesmo antes dela, muitas mulheres sofrem com sintomas como inchaço, dores e mudanças de humor. Então, o ideal é incluir na dieta alimentos que tenham propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, além de alimentos que melhorem o humor.
Alguns deles são:
- Frutas como laranja, limão, melancia, melão, banana, uvas e morangos;
- Aveia;
- Leguminosas, como grão de bico e ervilha;
- Vegetais verde-escuros;
- Carnes magras;
- Oleaginosas como nozes, amêndoas, castanha do Pará;
- Chocolate 70% cacau.
Além disso, alguns chás podem ajudar bastante a melhorar os sintomas característicos do período menstrual, como o de camomila, erva-doce, valeriana e melissa.










