8 Benefícios da Coalhada – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

A coalhada é um alimento proveniente do leite e sua origem se dá por meio da fermentação natural ou estimulada da bebida. Ela é a parte sólida da coagulação do leite. Quais são os grandes benefícios da coalhada para nossa saúde? É isso que vamos descobrir aqui!

Com 98 calorias encontradas a cada 100 g, a coalhada possui importantes propriedades. Ela é fonte de nutrientes como proteínas (11 g a cada 100 g), potássio (104 mg a cada 100 g), cálcio (83 mg a cada 100 g), ferro (0,1 mg a cada 100 g), magnésio (8 mg a cada 100 g) e vitamina B12 (0,4 mcg a cada 100 g). Se você está pensando em acrescentar a coalhada a sua dieta, não deixe de conferir o artigo 11 Benefícios do Kefir – Para Que Serve e Propriedades, que também é muito interessante.

Informações Nutricionais da Coalhada

  • Porção: 100g
  • Energia: 98 calorias
  • Gordura: 4,3 g
  • Gordura Saturada: 1,7 g
  • Colesterol: 17 mg
  • Sódio: 364 mg
  • Carboidratos: 3,4 g
  • Fibras: 0 g
  • Proteínas: 11 g

Mas, para que serve a coalhada? Quais os benefícios da coalhada para a saúde, boa forma e ganho de massa muscular? Vamos descobrir agora:

8 benefícios da coalhada – Propriedades e Para que serve

Veremos a seguir de que forma a coalhada pode contribuir com sua saúde e bem estar.

1 – Saúde digestiva

O alimento ajuda a melhorar o processo de digestão do organismo e pode contribuir com o tratamento de infecções estomacais, como a causada pela bactéria H. Plyori (Helicobater Plyori), que se não for tratada pode causar problemas como gastrite e câncer no estômago.

O consumo da coalhada também ajuda na melhoria da absorção de nutrientes provenientes de outros alimentos ingeridos.

2 – Melhora a imunidade

Outro dos benefícios da coalhada é o estímulo à imunidade que ela oferece. Isso ocorre graças à presença de bactérias do bem em sua composição. Juntas, elas formam a flora intestinal. Uma vez que se tem uma flora intestinal saudável, têm-se também um sistema imunológico mais fortalecido.

Essas bactérias do bem ainda protegem o organismo com as bactérias do mal, que podem causar prejuízos à saúde do organismo.

3 – Fortalecimento dos ossos e dentes

A coalhada é fonte de dois minerais importantes para os ossos e os dentes: o fósforo e o cálcio. Eles ajudam a promover o crescimento dos ossos e atuam no fortalecimento dos dentes. Ter ossos fortes e saudáveis é fundamental para evitar o surgimento de doenças como osteoporose e artrite.

4 – Auxilia a perda de peso

Temos aqui outro benefício graças à presença de cálcio na composição da coalhada. É que o mineral ajuda a evitar a formação de cortisol no corpo. Na ausência de cálcio, ocorre um desequilíbrio em relação aos níveis de cortisol no organismo.

Conhecido também como o hormônio do estresse, quando encontra-se em taxas elevadas, o cortisol traz sintomas como a vontade de consumir comidas com bastante valor calórico, como os doces, as ricas em carboidratos e as repletas de gorduras.

Além disso, uma das respostas do organismo para a alta presença do hormônio do estresse é a elevação das taxas de glicose no sangue, o que também causa o crescimento do apetite e pode gerar um aumento de gordura abdominal.

Vale ressaltar também que a coalhada tem um baixo índice glicêmico e não tem muitas calorias por porção. Estes são dois pontos muito positivos para quem desejar ter alimentos que contribuem com o emagrecimento.

5 – Desestimula a formação de colesterol e faz bem à saúde do coração

O alimento desestimula a formação de colesterol nas artérias. Isso acontece devido à prevenção ao engrossamento das artérias carótidas que o produto traz. Com isso, são reduzidos os riscos de desenvolvimento de problemas como a doença arterial coronariana e a aterosclerose.

A coalhada ainda contribui com a manutenção da saúde do coração e diminui os riscos do desenvolvimento de pressão arterial alta.

Veja também: 11 Alimentos Que Baixam o Colesterol

6 – Pode ser consumido por intolerantes à lactose

Pessoas que possuem intolerância à lactose podem substituir o leite pela coalhada. É que em forma de coalhada, a lactose encontrada no leite é transformada em ácido lático, o que torna a sua digestão mais fácil.

Dessa maneira, o intolerante à lactose pode aproveitar as vantagens nutricionais do produto lácteo sem sofrer as consequências negativas da ingestão de lactose. Em casos extremos é bom ter cuidado e analisar se o alimento realmente não provoca dano a saúde da pessoa.

7 – Faz bem para a saúde da pele

Por ser fonte de zinco e vitamina E, nutrientes que beneficiam a pele, a coalhada pode ser utilizada como um produto de beleza caseira para estimular a saúde da pele. Uma receitinha de creme que leva coalhada, limão e farinha de grão-de-bico ajuda a deixar a pele do rosto mais brilhante.

Caso sua pele seja sensível ou você sofra com alergias, cheque antes com seu dermatologista se aplicar o creme em seu rosto não fará mal.

8 – Contribui com o alívio da ansiedade e do estresse

Quem nunca se sentiu estressado e ansioso em frente a correria, falta de tempo e obrigações que os tempos atuais demandam? Pois bem, a coalhada pode ajudar neste sentido. Não, ela não acaba magicamente com a ansiedade e o estresse, porém, pode amenizar a situação.

Pelo menos foi isso o que um estudo da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos indicou. A pesquisa identificou que o consumo de coalhada esteve associado à diminuição de atividade na parte do cérebro responsável pela emoção e pela dor, que em algumas situações estão relacionadas com a ansiedade e o estresse.

O que achou dos benefícios da coalhada? Agora que já sabe para que serve e como as suas propriedades são importantes, pensa em inclui-la mais na sua alimentação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (151 votos, média: 4,17 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

53 comentários em “8 Benefícios da Coalhada – Para Que Serve e Propriedades”

  1. no mercado a gente encontra a coalhada sera que tem os mesmo benefícios quanto a que a gente mesmo prepara de forma tradicional

  2. É um alimento rico em proteínas, sais minerais, vitaminas, bactérias do bem que trata gastrite, infecção intestinal, melhora a qualidade de nossa pele, entre inúmeros outros benefícios etc…

  3. Bom dia Dr. Patricia Leite. Por favor, me esclareça uma coisa em 100 cem gramas de coalhada quanto tem de caseína ?????

  4. Aqui em Minas Gerais desde os tempos de meus avos a coalhada e feita naturalmente. Pega se o leite cr, vindo do curral, coloca se numa vasilha de vidro e espera se q ele qualhe por si proprio. Nao se usa yogurt porem tenho duvidas se e tao saudavel quanto o q foi fervido ou se tem algum maleficio por esta cru a leite.

  5. Quando criança, tomava muita coalhada e era preparada com leite natura. Pela dificuldade em adquirir o leite puro, original; abandonei o hábito. Retornei a utilizar a coalhada, porque
    estou recebendo um leite, diretamente de fazenda, sem misturas de produtos químicos (pet).
    Isto sim, que é uma coalhada gostosa e sadia.