8 benefícios da coalhada – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 27/01/2022

A coalhada é um alimento muito consumido no Brasil, devido a sua versatilidade e aos benefícios que o seu consumo pode trazer. Ela é fonte de diversos nutrientes, que justificam as suas propriedades nutricionais, além de conter bactérias boas e que melhoram o funcionamento do organismo.

Então, a seguir vamos conhecer os nutrientes presentes na coalhada e os benefícios que eles trazem para a saúde e a boa forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Veja também: 11 benefícios do kefir – Para que serve e propriedades

O que é coalhada?

A coalhada é um alimento lácteo consumido em praticamente todo o mundo, e é produzida através da coagulação do leite, que ocorre com a adição de fermentos específicos para esta finalidade.

Desta forma, é possível separar a parte sólida do leite, a coalhada propriamente dita, da parte líquida, chamada de soro.

E, além de ser consumida pura, a coalhada pode ser servida com uma série de outros alimentos, como frutas e caldas, além de servir de base para a preparação de queijos e molhos.

8 benefícios da coalhada 

CoalhadA
A coalhada é muita rica em nutrientes saudáveis

A coalhada é um alimento rico em uma série de nutrientes, o que a torna um alimento muito indicado para pessoas que querem adotar um estilo de vida mais saudável, como veremos mais adiante.

  Continua Depois da Publicidade  

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de coalhada de leite integral. 

ComponenteValor por 100 g
Calorias147 kcal
Carboidratos12,3 g
Proteínas10,4 g
Gorduras6,28 g
Colesterol28,5 g
Fonte: TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – Unicamp)

Ao final do artigo você verá a tabela nutricional completa, com todas as vitaminas e minerais.

Então, veremos a seguir de que forma a coalhada pode contribuir com sua saúde e bem estar:

1. Equilibram a flora intestinal

O primeiro benefício da coalhada está relacionado ao fato de ela conter bactérias boas, que ajudam no funcionamento do processo de digestão e a melhorar a flora intestinal.

Essas bactérias participam do processo de produção do alimento, e permanecem em sua composição, trazendo uma série de benefícios para a saúde, como:

  • Melhoram a saúde do coração, pois ajudam a regular os níveis de colesterol
  • Ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue
  • Melhoram a digestão
  • Potencializam a absorção de nutrientes
  • Contribuem para a prevenção da constipação intestinal.

2. Melhora a imunidade

Outro dos benefícios da coalhada é o estímulo à imunidade que ela oferece, que ocorre graças à presença de bactérias benéficas para a saúde em sua composição. E, uma vez que se tem uma flora intestinal saudável, têm-se também um sistema imunológico mais fortalecido.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, essas bactérias do bem ainda protegem o organismo contra algumas bactérias patogênicas, que podem causar prejuízos à saúde do organismo.

3. Fortalece os ossos e os dentes

A coalhada pode ajudar a fortalecer os ossos e os dentes, por ser rica principalmente em cálcio e fósforo, além de conter proteínas de alta qualidade.

Assim, incluir este alimento no dia a dia contribui para a prevenção de problemas ósseos relacionados a deficiências nutricionais, além de ajudar a combater a osteoporose.

4. Auxilia a perda de peso

Esse é um dos benefícios mais queridos da coalhada, e ocorre graças à presença de cálcio e proteínas na sua composição. Nesse caso a perda de peso se deve a dois fatores principais:

  • O mineral ajuda a evitar a formação de cortisol no corpo, o que pode contribuir para diminuição da compulsão alimentar
  • Outro fator é o teor de proteínas, que ajuda a reduzir o apetite e assim diminui o consumo calórico.

Vale ressaltar também que a coalhada tem um baixo índice glicêmico, ou seja, não eleva tanto a quantidade de açúcar no sangue, desde que o seu consumo seja feito puro, ou com acompanhamentos saudáveis.

5. É rica em ácido fólico

Outro benefício da coalhada é a quantidade de ácido fólico que ela possui: 18,2 mcg para cada 100 g do alimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso a torna uma ótima aliada de mulheres grávidas ou que estejam tentando engravidar, uma vez que o nutriente é essencial para a formação do sistema nervoso dos bebês, e a sua suplementação ajuda a prevenir alguns problemas congênitos.

Veja também: Alimentos mais ricos em ácido fólico 

6. Pode ser consumido por intolerantes à lactose

Pessoas que possuem intolerância à lactose em grau leve podem substituir o leite pela coalhada, desde que a mudança seja acompanhada de perto e feita de forma gradual. 

Isso acontece porque em forma de coalhada, a lactose encontrada no leite é transformada em ácido lático, o que torna a sua digestão mais fácil.

Dessa maneira, o intolerante à lactose pode aproveitar as vantagens nutricionais do alimento sem sofrer as consequências negativas da ingestão de lactose. Mas, em casos de intolerância severa, é bom ter cuidado e procurar a orientação de um médico.

7. Faz bem para a saúde da pele

Por ser fonte de zinco e vitamina E, nutrientes que beneficiam a pele, a coalhada pode ser utilizada como um produto de beleza caseira para estimular a saúde da pele. 

Uma receitinha de creme que ajuda a deixar a pele do rosto mais brilhante é misturar a coalhada, limão e farinha de grão-de-bico. Utilize à noite e tenha cuidado para não sair ao sol porque o limão pode manchar a pele.

Mas, caso sua pele seja sensível ou você sofra com alergias, converse antes com seu dermatologista, para saber se aplicar o creme em seu rosto não fará mal.

8. Contribuem para o ganho de massa muscular

Por fim, o consumo de coalhada ajuda no ganho de massa muscular, uma vez que ela é rica em proteínas e outros nutrientes que ajudam no processo de hipertrofia.

Mas a coalhada não é um alimento milagroso, então, é importante associar o alimento a uma rotina de treinamento adequada e a uma dieta nutritiva e proteica. Assim, você verá resultados positivos em pouco tempo.

Dicas e cuidados

Coalhada com aveia
Uma forma interessante de consumir a coalhada é misturando com aveia para torná-la mais nutritiva

Você pode incluir a coalhada no seu dia a dia, a fim de aumentar a quantidade de proteínas na dieta, ou de aproveitar os outros benefícios que o alimento pode trazer. Por isso, uma dica é misturar a coalhada com frutas, mel, aveia ou outros complementos, para diversificar o sabor e torná-la ainda mais nutritiva.

Mas, se você sofre de intolerância à lactose ou alergia a algum componente do leite, consulte seu médico antes de incluir a coalhada em sua dieta, para evitar possíveis reações desagradáveis.

Tabela nutricional da coalhada

Porção de 100g de coalhada de leite integral.

ComponenteValor por 100 g
Calorias147 kcal
Carboidratos12,3 g
Proteínas10,4 g
Gorduras6,28 g
Colesterol28,5 g
Gorduras saturadas3,72 g
Gorduras monoinsaturadas1,86 g
Gorduras polinsaturadas0,21 g
Cálcio345 mg
Ferro0,47 mg
Sódio123 mg
Magnésio28,4 mg
Fósforo221 mg
Potássio322 mg
Zinco0,84 mg
Cobre0,05 mg
Selênio4,39 mg
Vitamina A (RE)93,5 mcg
Vitamina A (RAE)92,7 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,12 mg
Tiamina0,12 mg
Riboflavina0,71mg
Vitamina B120,96 mcg
Vitamina C2,93 mg
Equivalente de folato18,2 mcg
Fonte: TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – Unicamp)
Fontes e referências adicionais

O que achou dos benefícios da coalhada? Agora que já sabe para que serve e como suas propriedades são importantes, pensa em incluí-la na alimentação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (160 votos, média 4,17)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

58 comentários em “8 benefícios da coalhada – Para que serve e propriedades”

  1. Eu tomava muita coalhada na minha infância no sertao depois q vim morar em s paulo sofri um acidente quebrei a perna e a pesar de ser muitas fraturas foi rapida a recoperacao os medicos deram ate parabens p minha recuperacao acredito q isso pode ter ajudado muito

    Responder
  2. Eu fiquei impressionada com os benefícios da coalhada. Eu amo o geito que a Dra Patrícia faz as receitas. Ela e uma benção

    Responder
  3. no mercado a gente encontra a coalhada sera que tem os mesmo benefícios quanto a que a gente mesmo prepara de forma tradicional

    Responder
  4. É um alimento rico em proteínas, sais minerais, vitaminas, bactérias do bem que trata gastrite, infecção intestinal, melhora a qualidade de nossa pele, entre inúmeros outros benefícios etc…

    Responder
  5. Bom dia Dr. Patricia Leite. Por favor, me esclareça uma coisa em 100 cem gramas de coalhada quanto tem de caseína ?????

    Responder
  6. Aqui em Minas Gerais desde os tempos de meus avos a coalhada e feita naturalmente. Pega se o leite cr, vindo do curral, coloca se numa vasilha de vidro e espera se q ele qualhe por si proprio. Nao se usa yogurt porem tenho duvidas se e tao saudavel quanto o q foi fervido ou se tem algum maleficio por esta cru a leite.

    Responder
  7. Quando criança, tomava muita coalhada e era preparada com leite natura. Pela dificuldade em adquirir o leite puro, original; abandonei o hábito. Retornei a utilizar a coalhada, porque
    estou recebendo um leite, diretamente de fazenda, sem misturas de produtos químicos (pet).
    Isto sim, que é uma coalhada gostosa e sadia.

    Responder