8 Benefícios do Almeirão – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

Almeirão, ou chicória amarga, é uma hortaliça com propriedades importantes para saúde. Contém fibras, proteínas, potássio, cálcio, fósforo, ferro, zinco, manganês, magnésio e vitaminas A, B1, B2, B3 e C. Abaixo você conhecerá os benefícios do almeirão para perda de peso, alívio nas dores musculares, sistema digestivo e muitos outros. Além dos cuidados que você precisa ter ao ingerir esse alimento.

Vamos descobrir as vantagens do consumo desse alimento, originário da Europa, da Ásia e da África e conhecer melhor os benefícios do almeirão, trazidos por suas propriedades e entender para que serve esse vegetal.

Você encontrará a seguir uma série de verduras saudáveis e seus benefícios para que você possa manter a sua dieta em dia com alimentos indispensáveis como a alface, couve, repolho e até a ashibata.

1. Perda de peso

Para quem deseja eliminar alguns quilinhos em excesso, investir em alimentos com baixo valor calórico e alto poder nutritivo é uma ótima alternativa. E, nesse sentido, há muitos benefícios do almeirão, que se mostra como uma excelente opção: ele possui apenas sete calorias por porção correspondente a uma xícara e 23 calorias a cada 100 g, ao mesmo tempo que oferece todos os nutrientes citados mais acima.

Outro fator que demonstra que o emagrecimento é um dos benefícios do almeirão, é que por ser classificado como uma chicória, ela possui dois componentes em sua composição – a inulina e a oligofrutose, que agem na regulação do hormônio da fome: a grelina.

Ao diminuir a sensação de fome, o almeirão provoca também a elevação da saciedade no organismo, que vem com uma diminuição na quantidade de calorias consumidas e, por consequência, o emagrecimento.

2. Alívio de dores musculares e nas articulações

Uma vantagem dos vegetais do grupo das chicórias é o efeito anti-inflamatório que elas trazem, que age no alívio de dores musculares e das articulações. Isso é especialmente importante para quem já sofre com esse tipo de problema ou se dedica com frequência a atividades físicas e não deseja ficar parado por muito tempo quando enfrentar esse tipo de situação em decorrência de seus treinamentos.

3. Sistema digestivo

A inulina é responsável por mais um dos benefícios do almeirão: o estímulo ao bom funcionamento do sistema digestivo. No estômago, esse componente promove a produção de sucos gástricos, algo que contribui com a digestão. Ela também contribui com a melhoria dos movimentos intestinais.

Com suas propriedades laxantes de intensidade leve, o vegetal ainda auxilia os intestinos. Já por sua ação estimulante de produção do bile e evacuação da vesícula, ele reduz as chances de desenvolvimento de vesícula biliar.

Outros problemas de saúde que a ingestão de almeirão pode ajudar a evitar são: prisão de ventre, insuficiência hepática, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), indigestão, azia e até mesmo complicações gastrointestinais graves como câncer de estômago e cólon.

4. Circulação

O alimento favorece a circulação sanguínea, já que suas propriedades deixam o sangue mais fluido. A ingestão do almeirão também pode auxiliar na retirada de toxinas que causam a angina (dor causada pelo estreitamento das artérias que transportam o sangue ao coração) no peito e reduz a pressão arterial, o que é bastante benéfico para as pessoas que sofrem com a hipertensão.

Além disso, existem indícios, embora ainda não concretos, que ele pode resultar na diminuição do batimento cardíaco de seus consumidores.

5. Retenção de líquido

Para aqueles que sofrem com problemas que causam a incômoda retenção de líquido, a utilização do almeirão nas refeições é importante, já que ele proporciona um efeito diurético, aumentando a frequência da urina.

Uma constância saudável na hora de fazer xixi faz bem para a saúde hepática e renal, já que possibilita a remoção de toxinas do corpo, que se ficassem armazenadas nesses órgãos poderiam resultar em graves condições de saúde.

6. Tratamento de doenças

Consumir o almeirão ao longo do tratamento contra doenças no fígado, na vesícula biliar e no baço, contribui com a liberação do excesso de gordura, estimulando a função hepática e atuando na desintoxicação do fígado.

Quem sofre com a icterícia, uma condição que causa manchas amareladas na pele, nos olhos e nas membranas mucosas e que é provocada por uma disfunção no fígado, também pode obter benefícios do almeirão durante o tratamento contra a doença.

7. Ansiedade e estresse

Os vegetais que fazem parte do grupo das chicórias, como é o caso do almeirão, possuem propriedades que fornecem efeitos sedativos que podem reduzir a ansiedade, amenizar o estresse e fazer com que a mente fique mais tranquila. Isso sem contar que a raiz desses alimentos é utilizada como um remédio natural que promove uma melhoria na qualidade do sono.

Nunca é demais lembrar que quem anda muito ansioso e estressado tem maiores chances de sofrer com problemas como doenças no coração, desequilíbrios hormonais, insônia, declínio nas capacidades cognitivas e envelhecimento precoce.

8. Sistema imunológico

Mais um dos benefícios do almeirão para o organismo humano ocorre em relação ao sistema imunológico. Ele não apenas combate os efeitos das bactérias, como também possui um grupo de substâncias chamadas de fitoquímicos que colaboram com a eliminação de radicais livres do corpo, elementos maléficos que podem trazer problemas no coração e câncer.

Cuidados 

Se por um lado o almeirão é apontado como um alimento com propriedades que ajudam na formação do tubo neural do bebê, que é constituído no primeiro mês de gestação e é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, por outro o consumo de alimentos do grupo da chicória é associado ao estímulo da menstruação e apontado como um alimento que pode causar o aborto.

Portanto, não é muito seguro que a grávida consuma esse tipo de alimento, especialmente se o fizer em excesso e sem ter conversado com seu médico a respeito.

Outras restrições para os vegetais da família da chicória se estendem aos pacientes com cálculos renais, já que eles podem agravar a condição, a quem tem histórico de vesícula biliar ou alergia a tasneiras, margaridas e calêndulas.

Você já tinha conhecimento de todos esses benefícios do almeirão para a saúde e boa forma? Como costuma utilizá-lo na cozinha? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (52 votos, média: 4,21 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

18 comentários em “8 Benefícios do Almeirão – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Como nordestina, não tenho costume , lá nunca vi mas aqui no Rio de Janeiro vejo e só ontem comprei um molho de Almeirão, fiz refogado com dois ovos no meio e comi ontem a noite, dormi muito bem olhei para os meus olhos desinchados e como estou com tendinite osteoporose etc amanheci mais aliviada das dores e vim para o computador para saber as propriedades do almeirão tenho 75 anos adorei agora almeirão sempre.

  2. Eu tenho almeraõ .catalonia na minha horta, gosto demais pois tenho problemas de má circulação e muscular e pra mim e ótimo também me ajuda nos problemas de prisão de ventre.

  3. Tambem estou comendo a uns dois meses ja todos os dias no almoço e janta junto com ovo ou figado kk e me sinto tao bem como nunca antes… sem falar que desinchei e o peso caiu! Adoro almeirao, pena que vi ali que é perigoso pra abortar ne ? ter que partir pra outra folha verde ??

    • Amei saber do benefício do conhecido radite, pois adoro e todos os dias tenho hábito de comer muito.estou perdendo peso e dormindo melhor,valeu!!!!!

  4. eu sempre consumo verduras em casa e tenho uma horta no meu quintal nase muitos almeirão brendoega

  5. Simplismente amei hoje mesmo comi duas folhinhas e logo parou uma dor do lado esquerdo que eu estava sentindo foi tudo mágico já fazia uns 3 dias que não dormia com essa dor ai vim aqui no Google pesquisar e descobri maravilhas que não imaginava ótimo ameiii ?❤?

  6. auxilia na disfunção erétil, já que favorece a circulação sanguinea;
    liberação das toxinas do organismo mediante o número de micções ao dia;
    tratamento de problemas gastro intestinais, gastrite, refluxo, gases, azias..
    prevenção e extinção de dores musculares depois de atividade física. (ex. transar)
    tranquilidade, leveza, relaxamento..
    boa noite de sono
    Estes foram os benefícios os quais mais notei dps que comecei a consumir o almeirão, até me acostumei com o gosto do sumo amargo (que, por sua vez, traz benefícios para o fígado favorecendo a produção da bile).
    notei diminuição da barriga, mas não perda de peso… talvez por conta da liberação de liquidos.
    tenho 1,70m X 67kg

  7. Eu gosto muito do almeirão Catalonha cortado bem fininho e sem tempero, usado junto com a comida ou mesmo em um lanche de vez em quando, pois quebra aquele impacto que vem depois de um lanche e ou acompanhado de uma feijoada, nem parece que a ingerimos, tamanha sensação de leveza, é simplesmente espetacular, e pra quem tem aquele peso e queimação nas pernas, parece que tirou com as mãos

  8. Amo salada de almeirão e tomate com cebola crua picada em cubinhos! Promove um sono reparador, ajuda a aliviar a retenção de líquidos e disposição no dia seguinte, recomendo!

  9. Gosto muito de almeirão, sinto uma acentuada melhora e volume ao urinar, parece dobrar o volume da micção…Compro um maço desta verduras no sábado, no domingo a tardinha já acaba…É uma verdura nota 10…..