Canjica Engorda? Calorias, Dicas e Receitas Light

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Canjica é típico prato que faz sucesso na época das Festas Juninas.

Consumir quentinha pode ser boa ideia para aquecer o corpo no inverno. Porém, será que canjica engorda?

É possível ganhar grande quantidade de gordura ao exagerar no consumo? Saiba se há benefícios da canjica à dieta para emagrecer.

Calorias da Canjica

A xícara com 165 g de canjica branca tem 119 calorias, medida que se equivale ao copo médio de plástico, vendido nas Festas Juninas. Logo, ao consumir 3 copinhos em um dia de exagero, então o corpo ganha 400 calorias. Interessante notar que a grande parte de receitas doces com canjica é rica em sódio, o que pode prejudicar no objetivo de emagrecer.

Benefícios da Canjica à Dieta

Quando consumida sem grande mistura de substâncias doces no acompanhamento da receita pode existir benefício interessante à dieta alimentar. Isto porque canjica representa ótima fonte de fibra dietética, além de conter baixos índices de colesterol e pequena taxa de gordura saturada. Também promove saciedade por longo tempo, ou seja, evita a chegada da fome.

Fibras da Canjica

A fibra tem trabalho importante no sentido de normalizar o intestino contra grande parte das suas irregularidades. Fontes de fibras também devem ser consideradas na dieta, como a canjica, por exemplo. Na xícara média existe 4 gramas de fibra!

Canjica Engorda na Dieta?

Por ter baixo teor de gordura, representa escolha interessante para dietas de baixo teor de gordura, desde que não seja acompanhada com açúcar, creme de leite ou outros adicionais.

Canjica sem Glúten

Como se sabe, por ser produto vindo do milho a canjica não tem glúten na forma natural. De acordo com especialistas existe probabilidade do glúten ser produto que faz engordar, embora não haja a certeza entre os nutricionistas de forma geral.

Canjica: Baixo Açúcar

Outro ponto peculiar da canjica está no fato de conter baixo teor de açúcar. Na xícara de tamanho médio existe apenas 3 gramas. Canjica pura, além de ajudar na dieta para emagrecer, também não causa impacto negativo nos dentes.

Calorias da Canjica Amarela e Branca

Quase não há grande diferença no valor calórico entre os tipos amarelos e brancos. A xícara com 160 g de canjica amarela tem 115 calorias, aproximadamente 5 calorias a menos se comparar com a branca. Também existem os mesmos benefícios, isto é, baixo índice de gordura saturada e riqueza nas fibras dietéticas.

Canjica Engorda Menos que Arroz

A xícara de canjica contém quase 130 calorias. Esta quantia é inferior à quantidade de alguns outros grãos, como, por exemplo, 1 xícara de arroz branco, que fornece 242 calorias, aproximadamente. Neste sentido, ao trocar o copo de arroz diário por um de canjica na semana será possível evitar quase 861 calorias, ou 3.444 calorias por mês.

Calorias da Canjica e Marcas

A quantidade de calorias da canjica varia de acordo com a marca. Isto ocorre em consequência da qualidade do produto e das substâncias inseridas para manter sua validade. Meia xícara de canjica branca da marca ALLEN’S equivale a 110 calorias. Por outro lado, a mesma quantidade do selo “LA PREFERIDA” tem 70 calorias. Já a canjica amarela da “YOKI” possui 80 calorias, aproximadamente.

7 Dicas para não Engordar com Canjica

  1. Não use misturas adocicadas para consumir a canjica sem engordar;
  2. Opte por receitas light, que têm menos calorias e nutrem o corpo com maior quantidade de vitaminas;
  3. Canjica engorda por causa do excesso no acompanhamento das receitas tradicionais. Não abuse no açúcar;
  4. Ao exagerar no consumo sempre faça exercícios físicos para queimar o excesso de calorias rapidamente;
  5. Jamais compre canjica feita, faça em casa; A probabilidade da canija “de rua” estar repleta de açúcar é muito grande.
  6. Canjica engorda um pouco mais na forma branca do que amarela;
  7. Varie no cardápio light com canjica ao experimentar uma salada mexicana, por exemplo.

Receitas Light com Canjica

Quem deseja perder peso encontra na canjica uma ótima aliada para a dieta. Isto porque quase não há gorduras ou açúcar, além de ser risca em fibras. Porém, é necessário tomar cuidado com os acompanhamentos. Neste sentido, o conselho ideal consiste em consumir receitas light e criativas com canjica:

– Receita de Tortilha Light com Canjica

Ingredientes: 6 tortilhas de farinha, coentro (1/2 xícara picado), suco de limão, canjica (250 gramas), salsão (1/2 xícara picado), cebola (1/2 xícara picada), azeite de oliva (3 colheres de sopa). Há 70 calorias em cada porção. Rende 6 porções.

Modo de Preparo: Com fogo médio, coloque à frigideira no fogão 1 colher de sopa de azeite. Adicione cebola, coentro, salsão e suco de limão, refogue no máximo 5 minutos. Divida a mistura da canjica que precisa estar separada em 6 partes (para 6 tortilhas). Coloque a canjica na tortilha. Leve à frigideira limpa e mantenha o preparo até dourar. Servir quente.

– Receita de Sopa Vegetariana com Canjica

Ingredientes: 1 pimentão seco, 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de chá de sal, 1 lata de tomates em cubos, 1 cebola roxa pequena, caldo sabor vegetariano, 1 colher de sopa de orégano mexicano seco, 2 latas médias de canjica, 1 xícara de feijão cozido e 1 suco (feito com dois limões). Serve 6 pessoas. Cada porção tem 80 calorias.

Modo de preparo: Mergulhe os pimentões cortados com cuidado na água quente por 15 minutos, aproximadamente. Na panela grande, refogue a cebola no azeite, em fogo baixo, por cerca de 10 minutos. Acrescente o resto dos ingredientes antes de colocar a canjica e o feijão. Cozinhe por 5 minutos e coloque limão.

Tem alguma receita light com canjica para compartilhar? Comente Abaixo…

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “Canjica Engorda? Calorias, Dicas e Receitas Light”

  1. Gostaria de saber se as calorias listadas se referem somente ao milho de canjica cozido em água ou se já se referem à canjica acrescidade de leite e açúcar. Grata

  2. NA AMERICA LATINA A CANJICA E BEBIDA DIARIA, O CALDO DA CANJICA GELADO, E PREPARADO COM AMEIXA PRETA E ALGUM ACUCAR MASCAVO E OUTRAS ESPECIARIAS, E VENDIDO NA RUAS DA BOLIVIA, PERU.. MELHOR QUE TOMAR REFRIGERANTE! MUITO NUTRITIVO POIS USAM COMO CAFE DA MANHA , ONDE O PAO CUTA CARÍSSIMO E QUASE NAO PADARIAS .