Como tomar suco verde da forma certa: erros a evitar

Especialista da área:
atualizado em 30/07/2021

O suco verde pode ser uma opção saudável de suco para a dieta. Muitas pessoas recorrem a ele quando querem ter uma alimentação de melhor qualidade para perder peso ou cuidar da saúde.

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Afinal, a bebida pode complementar as refeições, ajudando a consumir mais vegetais na dieta. Sem contar que é uma opção mais saudável de bebida do que alternativas industrializadas, como suco de frutas, refrigerantes e outras bebidas.

Entretanto, para obter os benefícios do suco verde é fundamental evitar certos erros que podem prejudicar a qualidade nutricional da bebida e até mesmo causar o ganho de peso. Conheça alguns desses erros e evite-os:

1. Não colocar uma boa proporção de verduras e frutas

Frutas e verduras

A presença de uma fruta no suco verde deixa a bebida mais doce, evitando assim precisar colocar açúcar. No entanto, é preciso tomar cuidado para não exagerar na quantidade de frutas e para não acabar usando poucas verduras.

Por exemplo, um suco com duas maçãs, uma banana e apenas três folhas de couve terá muito mais carboidratos e calorias vindos das frutas do que os benefícios da couve

A base de um bom suco verde deve ser de vegetais. Ou seja, você pode abusar de ingredientes como pepino, couve, salsinha, entre outros. Ao mesmo tempo, ele deve contar com apenas uma única porção de fruta, apenas para adoçar de forma natural.

2. Fazer suco verde na centrífuga ou coar

O ideal é preparar o suco verde no liquidificador e tomar sem coar, para não perder as fibras dos ingredientes. As fibras são um nutriente com muitos benefícios, que fazem bem ao intestino e melhoram o índice glicêmico do suco.

Saiba mais sobre como preparar e tomar suco na dieta para entender por que é tão importante melhorar o índice glicêmico do suco.

Uma dica para deixar o suco com ainda mais fibras é adicionar ingredientes como chia e linhaça, que, de quebra, também acrescentam gorduras saudáveis à bebida.

3. Trocar uma grande refeição pelo suco

Algumas pessoas têm a ideia de trocar uma grande refeição como o almoço ou o jantar por um copo de suco verde. Mas é preciso saber que, normalmente, o suco verde é muito rico em fibras e carboidratos, porém, não tem muita proteína ou gorduras saudáveis.

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Em outras palavras, um suco verde não vai nutrir da mesma forma que um almoço ou jantar saudável.

Assim, para evitar problemas de saúde, o ideal é montar uma refeição completa, saudável e nutritiva e complementá-la com um suco verde, que ajudaria em relação ao consumo de vegetais.

Se ainda assim você optar por trocar a refeição pelo suco verde, certifique-se de incluir uma fonte de proteína e uma fonte de gordura saudável na bebida. Se possível consulte um nutricionista para saber se realmente é possível trocar a refeição pelo suco e também aprender como preparar a bebida.

Tenha em mente que a alimentação precisa ser equilibrada, para evitar deixar o organismo fraco e com a imunidade baixa, o que pode ser perigoso.

4. Adoçar o suco

Mel

Embora evitem o açúcar branco de mesa, algumas pessoas adoçam o suco com açúcar mascavo ou mel por achar que eles são mais saudáveis. No entanto, esses ingredientes também são problemáticos.

O ideal mesmo é usar uma porção de fruta e nada mais para adoçar o suco. Isso porque mesmo que tenham mais nutrientes que o açúcar branco, o açúcar mascavo e o mel têm uma quantidade bem grande de carboidratos de alto índice glicêmico.

Assim, esses ingredientes podem aumentar muito o índice glicêmico do suco, o que favorece o ganho de peso.

5. Tomar o suco no dia seguinte ou depois

É essencial beber o suco imediatamente após o seu preparo, pois deixar para tomá-lo algumas horas depois ou até mesmo no dia seguinte, não é uma boa ideia. Afinal, com o passar do tempo o suco oxida, perdendo boa parte de seus antioxidantes, vitaminas e minerais.

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Para quem toma o suco de manhã e costuma fazê-lo no dia anterior porque tem pouco tempo para preparar a bebida logo cedo, a dica é deixar todos os ingredientes organizados na noite anterior, para que na manhã seguinte o trabalho seja apenas o de colocar tudo no liquidificador e bater.

6. Fazer o mesmo suco verde todos os dias

Fazer o suco verde com os mesmos ingredientes todos os dias também não é interessante. O melhor é variar as frutas e vegetais, pois isso ajuda a compor uma dieta mais nutritiva.

Além disso, diversificar os ingredientes evita que você enjoe do suco verde. Afinal, é quase impossível não cansar de tomar a mesma coisa todo dia, não é mesmo? Portanto, variar vai ajudar a tornar a bebida mais agradável.

Receitas de suco verde

Veja a seguir algumas receitas de suco verde saudáveis:

Vídeo

Não perca o vídeo em que a nossa nutricionista também ensina tudo que precisamos saber antes de tomar suco verde:

Você gosta de tomar suco verde? Então, comente abaixo qual é o seu preferido!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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