Diabético Pode Comer Amendoim?

Será que o diabético pode comer amendoim? Qual é o impacto na glicemia? Vamos descobrir isso agora.

Ao ser diagnosticado com a diabetes, o paciente precisa adotar uma série de medidas que fazem parte do tratamento para controlar a condição. Isso inclui praticar atividades físicas, checar os níveis de glicemia, aplicar insulina, usar medicamentos, cuidar da saúde bucal, controlar o estresse, abandonar o cigarro e diminuir do consumo de bebidas alcoólicas.

Isso também envolve seguir uma alimentação focada no favorecimento do controle nos níveis de glicose no sangue, o que pode exigir muitas mudanças na dieta do diabético. Se antes de descobrir a doença, a pessoa não se preocupava tanto com o que comida, agora precisa avaliar bem o que come e o que não come.

É aí que podem surgir dúvidas em relação a qual alimento pode ou não pode ser consumido por quem possui a doença, o que não é diferente em relação ao amendoim. E aí, será que o diabético pode comer amendoim ou deve tirá-lo de sua dieta?

O amendoim

É um alimento que possui 567 calorias em cada porção de 100 g e que é conhecido por ser fonte de nutrientes como carboidratos, potássio, gorduras saudáveis, fibras, proteínas, vitamina B3, vitamina B6, vitamina B9 (folato), vitamina E, fósforo, cálcio, ferro, zinco, cobre, manganês e magnésio.

Diversos benefícios são atribuídos ao amendoim. Entre eles estão a promoção de saciedade ao organismo, a diminuição do colesterol ruim – o LDL – e a prevenção da aterosclerose (acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias na parede das artérias, restringindo o fluxo sanguíneo), além de estimular a líbido.

O diabético pode comer amendoim? 

Para tentar responder a esse questionamento, vamos analisar alguns aspectos do alimento, entre eles seu índice glicêmico.

O índice glicêmico mede a velocidade pela qual uma comida causa elevações nas taxas de glicose no sangue. Os alimentos que contêm baixo índice glicêmico são absorvidos mais lentamente, sem causar um aumento súbito nos níveis de glicose no sangue. Já as comidas com índice glicêmico alto são absorvidas rapidamente, provocando um pico nas taxas de açúcar no sangue.

Para ser caracterizado como um alimento de índice glicêmico baixo, é necessário apresentar um valor menor ou igual a 55. E neste sentido o amendoim vai bem, pois seu índice glicêmico é de valor 21. Ou seja, não se espera que o alimento cause picos nos níveis de açúcar no sangue.

Fibras e Proteínas

Um dos pontos a favor do amendoim na dieta de quem tem diabetes é o fato dele ter fibras e proteínas. Em cada 100 g de amendoim há 8,5 gramas de fibras e 25,8 gramas de proteínas.

Lembrando que a fibra e a proteína ajudam a combater os picos de açúcar no sangue.

A contagem de carboidratos

A contagem de carboidratos é parte relevante da dieta dos diabéticos devido ao fato do nutriente ser o principal responsável pelo aumento da glicemia. Uma porção de 100g de amendoim tem cerca de 16g de carboidratos.

Você percebe que a quantidade é relativamente baixa para 100g, o que é uma boa noticia.

No entanto, antes de concluir que o diabético pode comer amendoim sem restrições, vamos ver mais alguns pontos relevantes, positivos e negativos.

Calorias e Gordura

Pessoas com excesso de peso têm maior dificuldade de controlar a diabetes. Em 100g de amendoim há 560 calorias e 49g de gordura. Isso significa que se você comer muitos amendoins todos os dias, possivelmente você terá um aumento de peso se não compensar isso com mais exercícios ou com menos de outros alimentos.

Nesse sentido, o amendoim pode ser prejudicial para o diabético.

Saúde do coração

Um ponto a favor da ideia de que o diabético pode comer amendoim é que o alimento é considerado um aliado da saúde do coração. E por que isso é importante para quem foi diagnosticado com a condição?

Bem, de acordo com a Associação Americana do Coração adultos que têm a doença possuem uma tendência duas a quatro vezes maior do que adultos que não a têm de desenvolver doença no coração e sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Uma pesquisa divulgada em 2015 no JAMA Internal Medicine (JAMA Medicina Interna, tradução livre) acompanhou 200 mil pessoas durante aproximadamente cinco anos e concluiu que os participantes americanos do estudo que consumiam amendoins ou outras nozes diariamente apresentaram uma taxa de mortalidade 21% mais baixa (de qualquer origem, incluindo doenças cardiovasculares) do aqueles que nunca comiam esses alimentos.

Controle dos níveis de açúcar após as refeições 

Um estudo de porte pequeno publicado em 2012 no British Journal of Nutrition (Jornal Britânico de Nutrição, tradução livre) comparou os efeitos do consumo de 75 g de carboidratos em cafés da manhã que traziam amendoins ou manteiga de amendoim ou eram desprovidos de amendoins.

O resultado foi que o consumo de manteiga de amendoim e amendoim inteiro, em menor grau, limitou os picos de glicose no sangue após a refeição, o que pode indicar que o alimento possa contribuir com o controle dos níveis de açúcar depois das refeições.

Algumas palavras de precaução

Ainda que o amendoim possa entrar na dieta do diabético, é preciso controlar as porções, tendo em vista que se trata de um alimento calórico. O exagero também pode causar excesso na ingestão de sódio, especialmente se o amendoim tiver adição de sal, e de carboidratos, que são quebrados pelo sistema digestivo e adquirem a forma de açúcar para serem utilizados como fonte de energia pelo organismo.

Outro problema em relação aos amendoins é que eles são uma das principais causas de alergias alimentares. Portanto é preciso ter certeza de que suporta bem o alimento antes de incluí-lo na dieta. Também é importante ter cuidado com as versões industrializadas e processadas do amendoim e checar na tabela nutricional os níveis de açúcar, sódio, carboidratos e outros nutrientes do produto.

A melhor forma para o diabético saber como incluir o amendoim em sua dieta é consultar o médico responsável pelo seu tratamento. Isso porque, conforme informou Associação Americana de Diabetes, as repostas em relação aos níveis de açúcar no sangue variam de pessoa para pessoa.

Isso significa que diferentes pessoas respondem de maneiras divergentes em relação ao aumento dos níveis de açúcar no sangue quando comem o amendoim e no que se refere a quantidade de carboidratos que deve ser consumida por dia e por refeição.

Além disso, assim como qualquer pessoa, os diabéticos precisam seguir uma dieta saudável, equilibrada, controlada e nutritiva que forneça os nutrientes e a energia que o organismo exige para funcionar direitinho.

Por isso, melhor do que saber qual alimento excluir e qual incluir é compreender, com o auxílio do médico e do nutricionista, como montar os cardápios das refeições de maneira que elas sejam saudáveis e promovam o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Mais sobre a diabetes

A diabetes, uma condição em que o organismo não é capaz de produzir insulina ou não consegue utilizar adequadamente o hormônio produzido pelo corpo. A insulina trabalha no controle da quantidade de glicose (açúcar) encontrada no sangue.

Alguns dos sinais da condição são: sede excessiva, fome excessiva, infecções frequentes nos rins, na pele e na bexiga, demora na cicatrização de feridas, alterações na visão, formigamento nos pés, furúnculos, vontade frequente de urinar, emagrecimento, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudança de humor, náusea e vômito.

Ao experimentar esses sintomas, é de fundamental importância consultar um médico para verificar se sofre com diabetes ou não e dar início ao tratamento, caso seja necessário. É importante seguir o tratamento pelo médico para não sofrer complicações, o que pode incluir danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos do corpo.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você já imaginava que o diabético pode comer amendoim sem excessos? Já foi diagnosticado com essa condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votos, média: 3,71 de 5)
Loading...

2 comentários em “Diabético Pode Comer Amendoim?”

  1. Eu sou diabético mellitus tipo 2. Gostaria de saber se eu posso consumir amendoim torrado. (amendoim torrado em pó).

  2. ja tive um quadro de diabetes,mais ta controlada.a mais de ano. controlo a minha alimentação.nao tomo remédio,controlada entre 70-80.queria tira a duvido do amendoim.

Deixe um comentário