Limão em Jejum Faz Mal Para o Estômago?

Especialista:
atualizado em 20/05/2020

Algo que cada vez mais pessoas que buscam perder peso ou apenas cuidar da saúde de maneira natural estão fazendo, será que tomar limão em jejum faz mal para o estômago?

Os benefícios do limão para a saúde são conhecidos há séculos, e isso principalmente por ser um poderoso antibacteriano e antiviral, e por suas habilidades de estimulação do sistema imunológico. O suco desta fruta também é conhecido pelo seu uso como auxílio na perda de peso por se tratar de um digestivo natural e por limpar o fígado.

O limão também contém muitas substâncias, especialmente ácido cítrico, magnésio, vitamina C, cálcio, pectina, limoneno e flavonoides biológicos que aumentam a imunidade e combatem a infecção.

Com todos esses benefícios, várias pessoas, inclusive especialistas, começaram a recomendar o consumo dessa fruta em jejum, e ao sair na mídia que celebridades como Jennifer Aniston, Christie Brinkley, Hilary Duff e Gisele Bundchen supostamente amam consumir o suco do limão, cada vez mais esse hábito tornou-se popular.

Algumas pessoas dizem que beber o suco de limão pela manhã em jejum ajuda na digestão, equilibra os níveis de pH do corpo e desintoxica de dentro para fora, outras afirmam que dá brilho a pele e reforça o sistema imunológico e por isso, muitos acreditam que esse consumo estimula a perda de peso.

Porém, é importante prestar atenção na quantidade ingerida e sintomas para que não sofra com os seus efeitos colaterais. Por exemplo, algumas pessoas se perguntam se o limão em jejum faz mal para o estômago. Vamos conferir se isso ocorre ou não.

Consumo recomendado de vitamina C

Assim como todos os cítricos, os limões são uma excelente fonte de vitamina C. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América (USDA), um copo de suco de limão pode trazer cerca de 19 miligramas de vitamina C e atua como um antioxidante, neutralizando as moléculas reativas (radicais livres) antes que eles danifiquem os tecidos.

Como antioxidante, também protege as moléculas como proteínas, carboidratos e gorduras, e de acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, as doses recomendadas de vitamina C são 90 miligramas diárias para homens e 75 miligramas para mulheres.

No geral, não é recomendado que adultos excedam a quantidade de 2.000 miligramas de consumo diariamente, já que a alta ingestão de vitamina C pode levar a distúrbios gastrointestinais como diarreia e cólicas abdominais.

É por isso que, embora o limão apresente inúmeros benefícios para a saúde, ele também traz consigo os seus efeitos colaterais. Veja agora quais são eles e confira se limão em jejum faz mal para o estômago ou não.

Efeitos colaterais do limão

A alta ingestão de vitamina C pode ser prejudicial para a saúde e inclusive pode levar a distúrbios gastrointestinais como diarreia e cólicas abdominais, o que pode também favores ao desenvolvimento de ataques agudos de gota e agravar uma pedra nos rins causadas por cálculos de oxalato, uma vez que a vitamina C é transformada em oxalato dentro do corpo humano.

No entanto, é importante ter em mente que os efeitos colaterais graves de muita vitamina C são raros, já que o organismo não consegue armazená-la.

O teor de ácido dos limões também pode agravar um esôfago inflamado ou irritado, por isso, não se esqueça de que a combinação de ácido cítrico e suco de limão com ácido ascórbico estaria em uma classificação de pH de 2 a 2,6 em uma escala, onde 0 representa as substâncias mais ácidas.

Quando se fala em alimentos ácidos, é importante entender o conceito de pH, que é um valor dado à comida que vai de 1 a 14, e o 8 é considerado um valor neutro.

Se o nível de pH em um alimento for maior do que 7, é considerado alcalino, no entanto, alimento com o valor menor que 7 é considerado ácido.

Limão em jejum faz mal para o estômago?

Abaixo, veremos com mais detalhes como e por que o limão em jejum faz mal para o estômago sim, quando em excesso, bem como alguns outros efeitos colaterais, como por exemplo:

– Pode piorar azia, DRGE e úlceras

Problemas como DRGE (doença do refluxo gastresofágico), azia (causando dor severa e queimadura no peito) e úlceras ocorrem quando você consome alimentos muito ácidos, portanto, é importante reduzir os alimentos ácidos para evitar esses sintomas.

O suco de limão, quando tomado regularmente, pode aumentar esses problemas. A sua natureza ácida irrita o revestimento do estômago e do esôfago, provocando azia ou refluxo ácido. Além disso, também pode fazer o ácido do estômago voltar ao esôfago e causar azia.

Isso acontece quando ele ativa as enzimas do estômago e quando os sucos digestivos movem-se para cima, fazendo com que a pessoa sinta uma sensação de queimação junto com o refluxo ácido.

Estudos sugerem que o limão pode causar muitos efeitos colaterais relacionados a acidez, por isso, se você já sofre de azia, DRGE ou outros problemas gastrointestinais, talvez seja melhor evitar o consumo deste suco. 

– Estômago sensível

O limão em jejum é prejudicial para pessoas com o estômago sensível pois trata-se de uma fruta de natureza ácida que pode levar a um pH baixo. Em casos de úlceras, esse tipo de alimento pode irritar o revestimento do estômago e afetar a cicatrização.

– Pode causar náuseas, vômitos e irritação no estômago

Por ser rico em vitamina C, mesmo este sendo um nutriente essencial, em grandes quantidades pode ser um perigo para a saúde.

Náuseas, vômitos e dor de estômago depois de beber esse suco podem ser um indicativo de que precisa reduzir a ingestão de vitamina C.

Quando uma pessoa consome muito suco de limão, o corpo não consegue absorver toda a vitamina C, e para liberar a quantidade extra e restaurar o equilíbrio, ela vai parar no intestino, e como resultado, ocorrem as náuseas, cólicas abdominais e diarreia.

– Gravidez e amamentação

É aconselhável que as mulheres grávidas e que estão amamentando não consumam quantidades altas de limão, apenas uma quantidade normal, pois o exagero desta fruta pode ser arriscado.

Embora o limão ofereça uma grande variedade de benefícios para a saúde e para a pele, exagerar na ingestão e aplicação pode prejudicar o corpo em geral, afinal, ele tem uma natureza ácida.

Sendo assim, sua quantidade deve ser controlada, e caso seja notado algum tipo de sintoma, um médico deve ser consultado.

A maneira mais correta de ingerir essa fruta é misturada com uma grande quantidade de água para que seu conteúdo ácido seja diluído e desta maneira, você possa obter apenas os seus benefícios antioxidantes.

Muitas pesquisas ainda precisam ser realizadas para se chegar a melhores conclusões e saber se de fato o limão em jejum faz mal para o estômago, porém, especialistas chamam atenção para os efeitos colaterais relacionados ao seu consumo em excesso.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que tomar limão em jejum faz mal para o estômago? Tem esse costume que virou moda no mundo todo? O que acha dos benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (34 votos, média: 4,18 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

14 comentários em “Limão em Jejum Faz Mal Para o Estômago?”

  1. tenho no meu quintal a arvore das patacas e o limoeiro ,sabia alguns beneficios mas agora e topo. obrigado.

  2. Eu sempre tomei em jejum. Já faz um bom tempo. Sempre coloco um pouco de água pra ajudar. Nunca senti os efeitos colaterais só os benefícios. Ele me ajuda minha imunidade alta e acho que meu estômago fica melhor quando tomo ele. Ele também me ajuda a emagrecer e manter o peso que eu gosto.

  3. NO MEU CASO, EU DISSE NO MEU CASO AUMENTOU A DOR DE GAZES E ENCHEU LINGUA DE ÁTTAS.. TIVE QUE INGERIR PASTILHAS DE MAGNÉSIA BISURADA PARA SAIR DAS ÁFITAS

  4. Hoje tomei pela primeira vez. Agua morna e metade de um limão. Espremir toda a metade. E no ultimo gole sentir muita vontade de vomitar mais conseguir tomar. Fiquei com ânsia de vômito. Mais melhorou um pouco depois de 10 minutos

  5. Sempre tomei omeprazol para acidez, tinha refluxo e séria queimação após as refeições. Depois que comecei a tomar limão, em jejum, nunca mais utilizei o omeprazol.
    O limão não é ácido, mas sim alcalino.

  6. Tomo água com limão à vários anos, e tenho-me sentido bem, pois efeitos colaterais ou secundários, até este momento, ainda não conheci nenhum. Apenas vou registando ao longo dos tempos as sensações positivas que este fruto maravilhoso me pode oferecer.

  7. Tomo água com limão há muitos anos em jejum! Mas sempre coloco mais um ingrediente: ou 01 maçã pequena ou 01 folha de couve ou cenoura , ajudam a não queimar o estômago !

  8. Tomava água morna com limão em jejum e como tenho ferritina alta minha médica proibiu, pois aumentou muito minha taxa de ferritina. Além do que tb quem tem refluxo não deve tomar. Por isso, antes de iniciar esses tratamentos, considerados como natural, necessita ver a peculiaridade de cada pessoa. Consulte seu médico antes de iniciar o tratamento.

  9. Eu tomo omeprazol a 20 anos , pois se eu ficasse um dia sem tomar eu morria de queimação no estomago, a uma semana estou tomando agua com limão e abandonei o omeprazol. Estou me sentindo muito bem.

  10. vanderlinasouza75@gmail.com
    tomei limão batido com a polpa e semente 15 dias quase morri.dei diverticulite inflamô tanto que deu pús
    perfurando meu intestino.fiquei 5 dias internada em jejum total ate de água esperando ser operada a qualquer momento.

    • Sério ? Como foi a cirurgia? A acidez do limão deve ter atacado a diverticulite que já existia provavelmente?