Vamos conhecer 7 bons alimentos que não engordam que são nutritivos e baratos, ou seja, não vão pesar no seu bolso e nem na sua cintura.
Chega um momento da vida em que percebemos que manter um peso saudável é bem mais que uma questão de aparência: é algo crucial para a saúde.
Se por um lado, os exercícios físicos ajudam bastante a atingir esse objetivo, sem uma dieta balanceada e saudável é praticamente impossível controlar ou perder peso.
Quando se fala em dieta balanceada, é comum ouvir a respeito dos alimentos que engordam e precisar ser bem limitados. Entretanto, tão importante quanto conhecê-los é saber quais são os alimentos que não engordam para organizar refeições saudáveis compostas por eles.
Por isso, vamos conhecer sete alimentos conhecidos por não provocarem o ganho de peso e que estão liberados na dieta.
Eles são verdadeiros amigos da boa forma, uma vez que têm poucas calorias e ainda assim ajudam a deixar o corpo saciado. Confira a lista a seguir:
1. Abobrinha
Em 100 gramas de abobrinha, há apenas 16 calorias. O alimento apresenta míseras três gramas de carboidratos em sua composição, dos quais um grama é de fibras. Assim, o teor líquido de carboidratos é de dois gramas.
Enquanto a maioria dos carboidratos é decomposta na forma de moléculas de açúcar, isso não acontece com as fibras, que passam pelo organismo sem ser digeridas.
A fibra auxilia a regular o uso de açúcar por parte do corpo, contribuindo com o controle dos níveis de glicose no sangue e o controle da fome, já que aumenta a sensação de saciedade.
Versátil, a abobrinha pode aparecer em preparações doces e salgadas. Por isso, aproveite que já está por aqui e conheça receitas de bolos fit (salgados e doces) de abobrinha.
2. Tomate
O tomate é um alimento que apresenta somente 18 calorias em uma porção de 100 gramas. São quatro gramas de carboidratos e um grama de fibras na porção, o que resulta em três gramas de carboidratos líquidos.
Que tal aprender receitas de salada de tomate light para acompanhar o almoço ou jantar ou para espantar a fome entre uma refeição e outra?
3. Berinjela
Uma porção de 100 gramas de berinjela carrega apenas 24 calorias, ao mesmo tempo em que apresenta seis gramas de carboidratos e três gramas de fibras. O que totaliza três gramas de carboidratos líquidos.
É uma ótima opção incluir o vegetal na dieta por meio de receitas de pastinhas light de berinjela ou de lasanhas light de berinjela, por exemplo.
4. Repolho
Assim como a sua colega de cima, o repolho concede somente 24 calorias ao corpo a cada porção de 100 gramas que é consumida.
O alimento possui um total de cinco gramas de carboidratos, dos quais dois gramas são fibras. Portanto, tem-se um teor líquido de três gramas de carboidratos.
Além do clássico repolho refogado, dá para ser criativo e preparar repolho recheado light ou uma torta light de repolho, por exemplo.
5. Couve-flor
Em uma porção de 100 gramas de couve-flor, são encontradas aproximadamente 25 calorias e cinco gramas de carboidratos. Dentro desse teor de carboidratos, 2,5 gramas são fibras, portanto, há 2,5 gramas carboidratos líquidos em 100 gramas de couve-flor.
Para quem segue uma dieta low carb, dá para trocar o arroz tradicional pelo arroz de couve-flor. O alimento também pode aparecer como aperitivo nas receitas de bolinho de couve-flor low carb.
6. Brócolis
O vegetal que tem o formato de mini arvorezinhas é composto por aproximadamente 35 calorias em uma porção de 100 gramas.
Na mesma porção, há sete gramas de carboidratos, dos quais três gramas são fibras. Então, o teor líquido de carboidratos do brócolis em 100 gramas é de quatro gramas.
Além da clássica salada com brócolis, dá para usar o alimentos em receitas de suflê light de brocólis e de hambúrguer light de brócolis.
7. Frutas vermelhas (silvestres)
Esses alimentos que não engordam são frutas pequenas de coloração vermelha como morango, amora, groselha, mirtilo e framboesa, por exemplo.
Em 100 gramas dessas frutinhas, há aproximadamente 32 calorias e sete gramas de carboidratos, dos quais dois gramas de fibras. Como resultado, há cinco gramas de carboidratos líquidos.
Aliás, um estudo já apontou que substituir os doces pelas frutas vermelhas pode ajudar a controlar o apetite.
Antes de ir, não deixe de conferir o vídeo da nossa nutricionista sobre os alimentos que não engordam liberados na dieta:
Fontes e Referências Adicionais
- Harvard T. H. Chan School of Public Health – Fiber