Limão com sal faz mal?

Especialista da área:
atualizado em 18/07/2021

O limão é uma das frutas mais populares e versáteis, e pode ser consumida como suco, em receitas ou misturado com sal, apesar de muitos afirmarem que a fruta na verdade faz mal.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse boato de que o limão, com ou sem sal, faz mal se deve à sua acidez, que poderia causar danos ao estômago. Mas o limão possui propriedades nutricionais que podem trazer uma série de benefícios para a saúde e boa forma.

Então, vamos conhecer mais sobre esta fruta, quais os seus benefícios e descobrir se é verdade que o limão com sal faz mal para a saúde.

Propriedades nutricionais da água de limão com sal

água com limão e sal

O limão é uma fruta consumida em todo o Brasil, e pode ser usada em uma infinidade de receitas, desde sucos até molhos e risotos. Além disso, a fruta é rica em potássio, cálcio, vitamina C outros compostos antioxidantes, nutrientes responsáveis pelas propriedades medicinais do limão.

Mas, quando adicionamos sal à mistura, garantimos um bom fornecimento dos minerais cloro e sódio, que participam ativamente do bom funcionamento do corpo, desde que não sejam consumidos em excesso.

Benefícios de água com limão e sal

O limão, principalmente quando preparado com sal, é um alimento bastante controverso, com especialistas afirmando que ele faz bem e outros com opiniões contrárias.

Mas, como acontece com diversos outros alimentos, o segredo está na quantidade. Isso acontece porque o consumo em excesso do limão com sal pode prejudicar o estômago, além de causar um aumento da pressão arterial.

Entretanto, quando consumido em quantidades moderadas, os benefícios do limão com sal para a saúde são muitos, como veremos a seguir.

1. É uma ótima fonte de vitamina C

Consumir o limão logo pela manhã garante o fornecimento de mais de 100% da quantidade diária recomendada de vitamina C.

Por isso, água de limão com sal pode ser uma boa opção para quem tem uma vida corrida e não consegue, ao decorrer do dia, suprir todas as suas necessidades nutricionais adequadamente.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Refresca o hálito

O limão, juntamente com o sal, pode ajudar a combater o mau hálito, uma vez que a mistura tem um efeito antibacteriano.

Assim, consumir regularmente limão com sal é uma boa forma de controlar o crescimento das bactérias causadoras do mau hálito, contribuindo para a melhora do problema.

3. Potente antioxidante

Outro benefício da água com limão e sal é a sua ação antioxidante, que se deve à presença da vitamina C e de compostos como o limoneno.

Por isso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Química, o limão contribui para o combate aos danos causados pelos radicais livres, e assim ajuda a prevenir e tratar alguns problemas de saúde como:

  • Inflamações: Esse efeito se deve à capacidade dos antioxidantes de regular o funcionamento do sistema imune;
  • Doenças cardiovasculares: Os antioxidantes também podem ajudar na manutenção da saúde do coração, uma vez que a ação deles contribui para evitar o acúmulo de placas gordurosas nas paredes das artérias. Além disso, a presença do potássio pode ajudar a reduzir a pressão arterial;
  • Diabetes e resistência à insulina: O efeito anti-inflamatório dos compostos presentes no limão podem ajudar a melhorar a produção de insulina e a sensibilidade ao hormônio.

4. Mantém a saúde da pele

Os compostos antioxidantes do limão, como a vitamina C e o limoneno, contribuem para manter a saúde da pele, além de impulsionar a produção de colágeno.

Por isso, incluir o limão com sal na dieta pode ajudar a manter a pele mais jovem e tonificada, além de participar da prevenção do estresse oxidativo provocado pelos radicais livres e pela radiação solar.

5. Pode ajudar a emagrecer

Incluir o limão na dieta pode ajudar no emagrecimento, devido principalmente aos seus efeitos antioxidantes.

Isso ocorre porque esses compostos ajudam a reduzir a glicemia e a evitar os temidos picos de insulina, que causam o aumento do apetite e o acúmulo de gordura.

  Continua Depois da Publicidade  

Dicas e cuidados

  • Os compostos presentes no limão podem causar queimaduras na pele, principalmente quando a pele é exposta ao sol logo após manusear a fruta;
  • O consumo de sódio deve ser feito de forma controlada, uma vez que esse mineral, quando consumido em excesso, pode causar o aumento da pressão arterial;
  • Além disso, apesar da água com limão e sal contribuir para o emagrecimento, esse efeito só será visto se o seu consumo estiver associado à uma dieta balanceada e à prática de exercícios físicos. Então, se o seu objetivo for a perda de peso, procure também a orientação de médicos, nutricionistas e profissionais de educação física.

Receita de água com limão e sal

água com limão com sal

A água de limão com sal é bem simples de ser preparada, e você pode usar um copo de água morna, natural ou gelada, de acordo com sua preferência.

Ingredientes:

  • Um copo, ou cerca de 300 ml de água;
  • Um limão;
  • ¼ ou meia colher de chá de sal.

Modo de preparo:

  1. Esprema o limão e misture com a água;
  2. Então acrescente o sal, na quantidade de sua preferência;
  3. Depois que o sal estiver totalmente dissolvido, beba imediatamente.

Observação: Você também pode usar nesta receita o sal rosa do himalaia.

Vídeo do especialista

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que limão com sal faz mal? Tem costume de tomar essa mistura diariamente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média 3,78)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

15 comentários em “Limão com sal faz mal?”

  1. Dede de muito jovem eu sempre tive pés de limão em casa,sempre fiz esta mistura de limão com sal,depois bebia água por cima,gosto até hoje, nunca me fez mal.

    Responder
    • No caso do limão, o ideal é um por dia, somente. Pode-se consumir até três antes de causar algum problema, mas não é bom arriscar né?

      E o sal pode ser entendido também como sódio…ou seja…se for só limão, pode-se consumir uns 2 por dia, porém com sal, somente 1.

      ….bateu vontade agora Kkkk 🍋.

      Responder
  2. Eu dei trombose em 2015 eai não ando muito bem aí estou tomando limão co água e sal estou sentindo melhor

    Responder
  3. Desde criança eu como limão com sal , ou corto ou espremo às vezes no copo um limão coloco sal do Himalaia ,tomo com muito prazer acho uma delicia! Não sabia de tantos benefícios que elefazia ! Sempre tomei nunca tive pressão alta , nem pedras nos rins , meu colesterol e triglicerides são baixos são sei se por conta disso já que como pouco gordura , grávida eram uns 3 por dia nunca me fez mal algum , não como frutas mais se tiver limão e sal tá ótimo!

    Responder
    • Eu sempre gostei de limão com sal! Meus exames de sangue e minha pressão arterial sempre estão regulados. Não sabia dos benefícios, gostei da matéria!

      Responder
  4. Amo tomar limao com sal.E, como comecei a fazer isso com frequencia ,fui pesquisar seus beneficios.
    Fiquei muito feliz com as leituras que fiz.E bom e so traz beneficios

    Responder
  5. Adoro limão com sal!!! Me enche de água na boca só de escrever….e não fez mal pra minha saúde até hoje!!!

    Responder
  6. Todos os dias tomo um copo de limão com sal seja pela manhã ou a qualquer pra do dia, além de adorar o gosto me faz muito bem,são inúmeras os benefícios que sinto em meu corpo

    Responder
    • Adoro descascar o limão corto em rodelas salpicão sal em cima e como com o bagaço e tudo, é uma delícia e eu chupo limão com sal desde criança claro não é todo dia e sim de vez em quando e muito bom.

      Responder