Limão com Sal Faz Mal?

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

Durante os últimos anos, uma mistura que vem se tornando popular entre as pessoas que procuram manter uma boa saúde é o limão com sal. Veja a seguir se limão com sal faz mal ou se vale a pena mesmo tomar para aproveitar seus benefícios para a saúde.

O limão é uma das frutas cítricas mais populares e versáteis, e isso acontece graças ao seu sabor e aroma refrescante, que o torna uma escolha comum para várias receitas. Além disso, essa fruta também é muito utilizada em todos os tipos de bebidas, que vão de chás e sucos até coquetéis.

Há muito tempo, o limão também tem sido consumido por pessoas em várias partes do mundo devido ao seu valor medicinal, pois trata-se de uma rica fonte de vitamina C, além de apresentar imensos benefícios para a saúde, que vão desde suas propriedades antibacterianas e antivirais às suas capacidades de reforço imunológico.

Uma das maneiras mais comuns de tirar proveito de todos os benefícios do limão para a saúde é através do seu suco, que age como um agente digestivo e desintoxicante, e ajuda na limpeza do fígado, proporcionando uma melhor saúde digestiva. Confira essas receitas de suco de limão com casca para aproveitar ao máximo esses benefícios.

Por outro lado, você já deve ter escutado que muito sal pode ser ruim para a saúde, podendo levar a derrames, osteoporose, retenção de líquidos e até mesmo câncer de estômago. Ao mesmo tempo, consumir muito pouco sal também pode causar problemas de saúde, como espasmos, ritmos cardíacos irregulares, morte súbita e etc.

Além disso, o sal marinho não refinado tem mais de 80 diferentes minerais raros, o que proporciona a necessidade diária de ingestão desses elementos quando consumido.

Sendo assim, quando consumidos de maneira correta, não é verdade que o limão com sal faz mal – muito pelo contrário, essa bebida pode trazer incríveis benefícios para a saúde.

Tomar uma xícara de água morna, limão e sal natural, por exemplo, pode melhorar a sua saúde e bem estar. Vários atletas profissionais e atletas olímpicos começam a sua manhã com um copo de água salgada com limão.

Como fazer a água com limão e sal

Especialistas recomendam que você misture de 200 a 500 ml de água com o suco de meio limão e ¼ ou meia colher de chá de sal. Alguns dizem que o ideal é tomar com água morna e logo pela manhã para poder usufruir melhor de todos os seus benefícios, já que um estudo concluiu que água morna e salgada remove as secreções infecciosas.

Veja agora em detalhes por que é um erro pensar que limão com sal faz mal.

Benefícios de água com limão e sal

Quando essa mistura é ingerida de maneira apropriada, ela pode trazer vários benefícios para a saúde. Você sabia que um copo de 200ml de água morna com limão e sal pela manhã pode impulsionar a sua função imunológica, combater a inflamação, diminuir o ácido úrico, melhorar a digestão e regular o equilíbrio de fluídos no corpo?

Veja agora os principais benefícios de água com limão e sal para a saúde, beleza e bem estar.

1. Melhora a qualidade do sono

As propriedades naturais de equilíbrio de hormônios do limão e do sal (de preferência do Himalaia) podem ser mais do que úteis na hora de dormir, pois por se tratar de uma bebida que ajuda no equilíbrio hormonal, ela pode te ajudar a atingir a quantidade adequada de sono.

2. Ajuda na absorção adequada de água e alimentos

Um copo diário de limão com sal, de preferência o sal do Himalaia, pode fornecer um melhor equilíbrio mineral, o que promove a absorção adequada de alimentos e água em todo o seu corpo, permitindo que os nutrientes essenciais cheguem onde precisem.

3. Ajuda a desintoxicar o fígado

A vitamina C, presente em grande quantidade no limão, é essencial para a produção de glutationa, que desempenha um papel fundamental na desintoxicação do fígado. Além disso, o limão também tem propriedades antissépticas que são úteis para a função hepática.

4. Melhora a função imunológica

Apenas um limão proporciona até 139% do seu valor diário de vitamina C, e por isso consumir o suco de um limão pela manhã é uma ótima alternativa natural para um suplemento de vitamina C.

5. Limpa e proporciona brilho para a pele

Desde os tempos antigos, as pessoas usam sal natural para tratar problemas de pele como eczema e psoríase, pois trata-se de um mineral natural composto de sulfeto de magnésio, que é facilmente absorvido pela pele. Por isso, ele amacia, reduz as células mortas e a inflamação e relaxa os músculos.

Já o limão é um clareador natural e age como uma espécie de alvejante que clareia as manchas escuras na pele, além de possuir um aroma revigorante.

Se for usar limão e sal na pele, lembre-se de não sair ao sol sem ter lavado muito bem e tirado essa mistura da pele para não a queimar ao se expor ao sol.

6. Reduz a celulite

Os sais naturais têm sido usados há séculos para o cuidado da pele, e curiosamente, a maioria dos tratamentos realizados em Spas para a celulite contém alguma forma de sal e /ou mistura de citrino. Alguns goles diários de água e limão com sal pela manhã podem ajudar a combater essas marcas tão desagradáveis.

7. Refresca o hálito

O limão e o sal podem não ser as primeiras coisas que vêm à mente quando se pensa em hálito fresco, porém, eles ajudam a matar as bactérias do mau hálito que se acumulam principalmente quando você dorme; por isso, tomar essa mistura pela manhã é uma ótima opção para manter o hálito fresco e a saúde bucal.

8. Aumenta a libido

O conteúdo de vitamina C e as propriedades de equilíbrio hormonal presentes nesta mistura podem te ajudar a melhorar o humor, o que é uma excelente maneira de aumentar a sua libido sem ter que tomar remédios.

 9. Potente antioxidante

O limão oferece uma grande variedade de vitaminas e minerais, enquanto que o sal aumenta ainda mais seus níveis de minerais. As propriedades antioxidantes e desintoxicantes da mistura de água com limão e sal têm um potente efeito antioxidante.

10. Combate a inflamação

Os limões são excelentes no combate à inflamação e podem ajudar a dissolver o ácido úrico presente nas articulações. Também ajudam a construir e reparar tendões, ossos e ligamentos. De acordo com um estudo realizado pelo American College of Physicians publicado no Annals of Internal Medicine, esta propriedade anti-inflamatória pode ser especialmente benéfica para as pessoas com artrite reumatoide e osteoartrite.

11. Auxilia nos tratamentos às alergias

Pesquisas sugerem que a combinação de limão e sal, especificamente em água morna, age como um anti-histamínico natural para alergias, e por isso pode ser a alternativa perfeita aos antialérgicos que fazem com que as pessoas fiquem sonolentas.

12. Melhora a hidratação

Muitas pessoas acabam se esquecendo de como a hidratação é importante, especialmente logo pela manhã, já que você passou de sete a oito horas sem beber água. Por isso, comece a sua manhã ficando hidratado, e uma boa maneira de fazer isso é tomando água com limão e sal, pois em moderação, o sal permite a hidratação celular com os sais minerais eletrólitos, que são tão importantes quanto a água para manter o corpo hidratado corretamente.

Enquanto isso, o limão, ao ser combinado com o sal, fornece um equilíbrio para os níveis de pH e fluidos no corpo.

13. Melhora a sua saúde cardíaca

Tanto os limões quanto o sal são excepcionais para aumentar a saúde do coração por conta própria, mas quando combinados em uma bebida, oferecem benefícios ainda mais vitais para a saúde.

O sal natural suporta reações eletroquímicas no corpo, enquanto que os íons negativos auxiliam no ritmo cardíaco saudável. Os limões são ricos em vitamina C, que está “associada à menor disfunção endotelial em homens sem histórico de doença cardiovascular ou diabetes” de acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition (2006).

14. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

De acordo com um estudo publicado no New England Journal of Medicine, o conteúdo de fibras presente dos limões ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue, o que é especialmente bom para as pessoas com diabetes tipo 2 e pré-diabéticas.

15. Ajuda a relaxar

Aumentar os seus níveis de vitamina C logo pela manhã é ótimo para relaxar e combater o estresse.

16. Promove a saúde digestiva

Um copo de água morna com limão e sal antes do café da manhã ou qualquer refeição ajuda a sinalizar o seu fígado que ele deve produzir a bile, que é essencialmente necessária para limpar as bactérias intestinais nocivas. O teor de fibra e sal natural também irá promover a digestão.

17. Equilibra a acidez do seu corpo (pH)

Os efeitos alcanilizantes do limão e do sal são muito úteis para gerenciar o equilíbrio delicado do pH do corpo, o que é crucial para que os sistemas do corpo funcionem.

18. Desintoxicação das células

O sal natural ou sal do Himalaia quando misturado com suco de limão e água ajuda a extrair as toxinas das suas células, reduzindo a toxicidade celular, Isso pode reduzir o risco de várias doenças crônicas, além de fazer com que você se se sinta muito bem.

Limão com sal faz mal? Como você pode ver, na verdade essa mistura pode trazer vários benefícios para a saúde quando tomado corretamente, ou seja, sem exagero.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar que limão com sal faz mal? Tem costume de tomar essa mistura diariamente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 3,63 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

13 comentários em “Limão com Sal Faz Mal?”

  1. Eu dei trombose em 2015 eai não ando muito bem aí estou tomando limão co água e sal estou sentindo melhor

  2. Desde criança eu como limão com sal , ou corto ou espremo às vezes no copo um limão coloco sal do Himalaia ,tomo com muito prazer acho uma delicia! Não sabia de tantos benefícios que elefazia ! Sempre tomei nunca tive pressão alta , nem pedras nos rins , meu colesterol e triglicerides são baixos são sei se por conta disso já que como pouco gordura , grávida eram uns 3 por dia nunca me fez mal algum , não como frutas mais se tiver limão e sal tá ótimo!

    • Eu sempre gostei de limão com sal! Meus exames de sangue e minha pressão arterial sempre estão regulados. Não sabia dos benefícios, gostei da matéria!

  3. Amo tomar limao com sal.E, como comecei a fazer isso com frequencia ,fui pesquisar seus beneficios.
    Fiquei muito feliz com as leituras que fiz.E bom e so traz beneficios

  4. Adoro limão com sal!!! Me enche de água na boca só de escrever….e não fez mal pra minha saúde até hoje!!!

  5. Todos os dias tomo um copo de limão com sal seja pela manhã ou a qualquer pra do dia, além de adorar o gosto me faz muito bem,são inúmeras os benefícios que sinto em meu corpo

  6. Se faz mal não sei, mais descobriu é muito melhor do que com açúcar!!! Muito bom!!!

    • Adoro descascar o limão corto em rodelas salpicão sal em cima e como com o bagaço e tudo, é uma delícia e eu chupo limão com sal desde criança claro não é todo dia e sim de vez em quando e muito bom.