Chá de Tulsi – Benefícios, para que serve, como preparar e efeitos colaterais

Especialista da área:
atualizado em 05/04/2021

O chá de tulsi é uma bebida que pode trazer diversos benefícios para a saúde, sendo bastante utilizada na medicina tradicional indiana.

  Continua Depois da Publicidade  

As propriedades medicinais do chá se devem aos nutrientes e compostos antioxidantes presentes na planta, como vitamina A, C e K, além de polifenóis, que juntos contribuem para o tratamento e a prevenção de uma série de problemas de saúde.

Por isso, iremos agora conhecer o chá de tulsi e seus benefícios para a saúde, além de aprender a preparar a bebida.

O que é o tulsi?

pé de tulsi

O Tulsi, ou manjericão sagrado, é uma planta de nome científico Ocimum tenuiflorum, é utilizada há mais de 3 mil anos pelos indianos.

Mas hoje em dia, ela é encontrada facilmente em qualquer lugar do mundo em que o clima é tropical, além de ser possível comprá-la pela internet e em lojas especializadas.

E, apesar de ser da mesma família do manjericão, o Tulsi é um pouco diferente dele, trazendo diversos benefícios para a saúde.

Benefícios do chá de tulsi

Esse chá apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, estimulantes e digestivas que ajudam a tratar vários tipos de condições de saúde. Além disso, várias partes da planta podem ser utilizadas, como as folhas, as flores, o caule e as sementes.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, a seguir vamos conhecer cada um desses benefícios:

1. Pode ajudar na prevenção e no tratamento da diabetes

Outro benefício do chá de tulsi é a redução dos níveis de açúcar no sangue, algo que pode ajudar pessoas com diabetes e síndrome metabólica.

Mas, caso você já utilize algum medicamento para reduzir a glicemia, consuma o chá de tulsi com cautela, para evitar quedas bruscas dos níveis de açúcar.

2. É rico em antioxidantes

O chá de tulsi é rico em compostos antioxidantes, como os polifenóis, que ajudam o organismo a combater os danos causados pelos radicais livres.

Por isso, o consumo desta bebida pode ajudar no tratamento e na prevenção de:

  • Inflamações: Esse efeito se deve à capacidade dos antioxidantes de regular o funcionamento do sistema imunológico, e assim diminuir a chance de reações exageradas, como ocorre nas doenças inflamatórias e autoimunes;
  • Câncer: Alguns tipos de câncer são causados pelas mutações do DNA promovida pelos radicais livres. Então, uma dieta rica em alimentos que contenham antioxidantes pode ajudar a prevenir o problema;
  • Problemas hepáticos: O fígado é um órgão bastante sensível ao estresse oxidativo, uma vez que ele é o responsável pela metabolização das toxinas que passam pelo organismo. Por isso, o consumo regular do chá de tulsi pode ajudar a proteger o fígado contra esses danos, mantendo-o saudável por mais tempo.

3. Tratamento de distúrbios respiratórios

O chá de tulsi contém nutrientes como o canfeno, o eugenol e o cineol, que são responsáveis por promover alívio de sintomas de gripe e outros problemas respiratórios.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, alguns estudos indicam que o tulsi apresenta efeito antiasmático e pode ajudar a reduzir a coriza, a congestão nasal e a tosse.

4. Redução do estresse e melhora do humor

Alguns estudos mostram que o chá de tulsi pode ajudar a melhorar os sintomas do estresse e da ansiedade, além de ter efeitos antidepressivos.

Isso se deve ao fato dessa planta pertencer a um grupo chamado de adaptógenos, que, de acordo com um estudo publicado no periódico Hindawi, auxiliam o organismo a lidar com situações de estresse.

Assim, o consumo dessa bebida pode ser uma forma de tratamento auxiliar para problemas como transtorno de ansiedade e depressão.

5. Alívio da febre

Os antioxidantes presentes no tulsi podem agir como um tratamento natural para a febre, devido, principalmente, à sua ação anti-inflamatória.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Alívio de dores de cabeça

Adeptos da medicina ayuvérdica afirmam que o tulsi é um remédio natural para o tratamento da dor de cabeça, e que também ajuda a aliviar sintomas da enxaqueca.

Esses efeitos se devem à sua ação anti-inflamatória que, aliada à redução a pressão arterial que essa planta promove, é capaz de aliviar as dores de cabeça.

mulher com dor de cabeça

7. Fonte de vitamina K

O Tulsi é uma boa fonte de vitamina K e por isso ajuda a prevenir problemas relacionados à deficiência do nutriente, como:

  • Problemas de coagulação, uma vez que a vitamina K tem um papel importante no funcionamento desse processo;
  • Osteoporose e osteopenia, pois esta vitamina contribui para a manutenção da saúde e da densidade óssea.

8. Tratamento da acne e ferimentos na pele

O tulsi também apresenta propriedades antivirais, antifúngicas e antibacterianas, e assim pode ser uma ótima opção para tratar pequenos ferimentos.

Além disso, a planta pode também ser uma aliada no tratamento da acne, uma vez que ela ajuda a reduzir a inflamação local e a desobstruir os poros.

  Continua Depois da Publicidade  

9. Saúde bucal

O efeito antibacteriano do tulsi contribui para a saúde bucal, uma vez que reduz a formação da placa bacteriana. Além disso, a bebida também ajuda a combater o mau hálito, que também é causado por bactérias da flora bucal.

10. Saúde digestiva

O chá de tulsi pode contribuir para o bom funcionamento do trato digestivo, além de regular a liberação de sucos gástricos e estimular movimentos intestinais, que ajudam a aliviar problemas como constipação.

Outro efeito do chá é o auxílio no tratamento de úlceras gástricas relacionadas ao estresse, devido ao seu efeito calmante.

11. Saúde cardiovascular

Os benefícios do chá de tulsi para a saúde do coração se devem à diversos outros efeitos, que agem direta ou indiretamente, na proteção do órgão. São eles:

  • Redução do colesterol;
  • Melhora da inflamação;
  • Melhor controle da pressão arterial;
  • Diminuição do estresse.

Assim, o consumo regular do chá de tulsi pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de algumas doenças cardiovasculares.

12. Auxílio para tratar distúrbios de sono

A redução do estresse e a sensação de relaxamento trazida pelo chá de tulsi ajudam a melhorar a qualidade doo sono.

Mas é bom ressaltar que distúrbios de sono graves precisam de um diagnóstico detalhado e, dependendo da gravidade dos sintomas, apenas o chá não será o suficiente para promover o bom sono.

Como preparar o chá de tulsi

preparação do chá de tulsi

Ingredientes:

  • 300 ml de água;
  • 1 colher de chá de folhas frescas de Tulsi ou ½ colher de chá de folhas secas de Tulsi;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

  • Ferva a água e transfira para uma caneca, juntamente com as folhas de tulsi;
  • Depois, deixe em infusão por cerca de 10 minutos;
  • Por fim, adicione o mel.

Observação: Você também pode usar o tulsi em sachê próprios para a preparação de chás.

Efeitos Colaterais

De forma geral, o uso do manjericão sagrado é seguro para uso regular na forma de chá e para aplicação tópica.

Mas existem relatos de que o chá pode afetar a fertilidade em homens, pois o seu consumo parece reduzir a contagem de espermatozoides, conforme resultados de testes realizados em laboratório.

Então, mesmo que esse efeito ainda não tenha sido bem estudado, homens que pretendem ter filhos ou estão enfrentando problemas sobre fertilidade devem evitar a ingestão do chá.

Além disso, o eugenol, um dos componentes ativos do chá de tulsi, pode causar efeitos adversos muito desagradáveis e perigosos para a saúde quando usado em excesso. São eles:

  • Falta de ar;
  • Náusea;
  • Tontura;
  • Sangue na urina;
  • Tosse com sangue.

Dicas e cuidados

  • As mulheres grávidas ou que estejam amamentando devem evitar o consumo do chá, uma vez que não existem estudos sobre o uso de tulsi nesses casos;
  • Sempre converse com seu médico sobre o uso de alguma erva medicinal, principalmente se já estiver usando algum medicamento.
Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar do chá de Tulsi e seus benefícios? Pretende experimentar essa bebida agora e incluir na sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média 4,00)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Chá de Tulsi – Benefícios, para que serve, como preparar e efeitos colaterais”

  1. Sobre esse efeito colateral Eugenol em excesso, tem algum risco tomar o chá todo dia, ou deve-se intercalar, um dia sim e um dia não?

    Responder