Macarrão integral engorda? Calorias e análise completa

Especialista da área:
atualizado em 30/12/2020

Quando ouvimos falar ou vemos nas prateleiras de supermercados os produtos integrais, é normal acharmos que eles são mais saudáveis. Mas será que isso é verdade? Será que o macarrão integral engorda ou emagrece?

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto veja a seguir uma análise completa sobre tudo o que envolve o macarrão integral.

Macarrão integral versus macarrão normal

mix de macarrão tradicional e integral
Mix de macarrão tradicional e integral

Enquanto o macarrão tradicional é produzido a partir da farinha de trigo refinada, a versão integral da massa é feita com o trigo integral moído, o que mantém as suas propriedades nutricionais. O resultado disso é que o macarrão integral tem mais fibras.

Macarrão de trigo, integral, cozido, sem sal

Calorias123 kcal
Carboidratos26,4 g
Proteína4,9 g
Gorduras0,56 g
Fibra alimentar3,51 g
Macarrão de trigo integral

Macarrão de trigo, tradicional, cozido, sem sal

Calorias125 kcal
Carboidratos27 g
Proteína3,56 g
Gorduras0,57 g
Fibra alimentar0,91 g
Macarrão de trigo tradicional

As calorias do macarrão integral

Em geral, o macarrão integral tem quase a mesma quantidade de calorias que a versão tradicional.

Sendo assim, se o seu objetivo for perder peso, substituir o macarrão integral pelo normal nas refeições não fará muita diferença, já que a diminuição calórica não é significativa.

No entanto, o que pode aumentar muito as calorias são os molhos que colocamos sobre o macarrão. Para não ter esse problema, opte sempre por receitas de molho low carb, que não vão aumentar muito o valor calórico do alimento.

As fibras do macarrão integral

Em geral, o macarrão integral tem o dobro de fibras do que o macarrão tradicional.

Isso ajuda a manter a boa forma, pois esse nutriente promove a sensação de saciedade no organismo e ajuda a diminuir os picos de insulina, algo que contribui para o aumento de apetite e, consequentemente, ganho de peso.

Os carboidratos do macarrão integral

Os carboidratos são importantes para o organismo por ser fonte de energia. Mas, se consumidos em excesso, eles podem ser armazenados no corpo em forma de gordura.

100 gramas de macarrão integral cozido tem 26,4 g de carboidratos, esse valor é praticamente o mesmo do que a versão tradicional, que tem 27 g de carboidratos. Mas apesar disso, o tipo de carboidrato faz uma grande diferença.

  Continua Depois da Publicidade  

Existem dois tipos de carboidratos: os simples e os complexos. Os simples são digeridos rapidamente pelo organismo e logo se transformam em energia. Entretanto, essa rapidez pode trazer problemas, já que não sacia a fome por muito tempo, e dessa maneira, o apetite volta rápido.

Já os carboidratos complexos, dos quais o macarrão integral faz parte, demoram mais tempo para ser absorvidos. Dessa forma, fornecem uma energia mais equilibrada e de modo constante.

Assim, eles oferecem uma saciedade maior do que os carboidratos simples, e devem ser priorizados na dieta de quem deseja emagrecer ou manter a boa forma.

O índice glicêmico do macarrão integral

Outro dado importante em relação aos carboidratos é o índice glicêmico. Quando mais alto é este índice glicêmico, maior é a velocidade em que os carboidratos são convertidos em açúcar (glicose) na corrente sanguínea.

De forma inversa, um baixo índice glicêmico indica que o carboidrato do alimento é digerido mais lentamente, mantendo controlado o nível de açúcar no sangue.

E o que é melhor, que o índice glicêmico seja mais alto ou mais baixo?

Um índice glicêmico baixo é melhor para quem não quer engordar, pois, quando os níveis de açúcar no sangue sobem muito depressa, o pâncreas libera quantidades altas de insulina, que também é responsável por armazenar gordura no corpo, estimulando assim o ganho de peso.

Os valores que medem o índice glicêmico vão de 0 a 100, sendo 0 a 50 para o baixo, 50 a 70 para o médio e 70 a 100 para o alto.

  Continua Depois da Publicidade  

O macarrão integral possui um índice glicêmico médio. Dessa forma, ele não estimula o ganho de peso, se consumido em moderação. Veja aqui o índice glicêmico de vários alimentos.

Como o macarrão integral pode fazer engordar?

O macarrão com molho branco pode ser extremamente calórico

Quase todo alimento consumido em excesso pode te fazer engordar. O macarrão integral também, principalmente se for acompanhado de molhos gordurosos, como o molho branco, feito com creme de leite.

Entretanto, se ele for consumido com moderação, sem o acompanhamento de molhos calóricos e de preferência com o acompanhamento de alimentos proteicos, ele pode sim ser um aliado no processo de emagrecimento.

Portanto opte sempre por receitas de molho low carb para macarrão, que irão te ajudar muito a não aumentar as calorias da sua refeição.

É por isso que a resposta para a pergunta se macarrão integral engorda pode ser positiva ou negativa: tudo dependerá da maneira que você o consome.

No entanto, nenhum alimento sozinho vai te fazer emagrecer. É preciso ter uma dieta saudável e equilibrada e também praticar atividades físicas regularmente.

Receitas com macarrão integral

Veja algumas receitas saudáveis com macarrão integral para você fazer no seu dia a dia:

Veja no vídeo abaixo mais informações sobre o macarrão integral.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências adicionais

Você acredita que, dentro da sua dieta, ingerir macarrão integral engorda ou não? Você tem costume de consumir mais carboidratos simples ou complexos? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votos, média 3,64)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

3 comentários em “Macarrão integral engorda? Calorias e análise completa”

  1. Aqui na minha é só eu que consome produtos integrais, resolvi fazer esta opção, mas no começo demorei acostumar com o sabor hoje já se tornou um hábito natural.
    Valeu pelo artigo muito bom.

    Responder