O que acontece se eu comer abacate todos os dias?

Especialista:
atualizado em 20/08/2020

Engana-se quem pensa que os alimentos calóricos não podem ser saudáveis!

Enquanto muito deles realmente fazem mal para a saúde, outros devem aparecer em quantidades moderadas porque também são nutritivos e beneficiam a saúde quando consumidos na quantidade certa.

Um desses é o abacate. A fruta é reconhecidamente uma fonte de gorduras saudáveis, ao mesmo tempo em que apresenta outros nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo. Aproveite para conhecer todos os benefícios do abacate.

Além disso, o melhor de tudo é que, dependendo da porção consumida, o teor calórico do alimento nem é tão elevado assim: se uma unidade de abacate contém impressionantes 322 calorias, uma porção de 100 gramas apresenta apenas 160 calorias.

abacate

Ou seja, são inúmeros os motivos para consumir um pouco de abacate todos os dias.

Benefícios de comer abacate todos os dias

Para mostrar como isso realmente pode ser bom para a saúde, a seguir vamos conhecer com mais detalhes alguns benefícios associados a uma ingestão frequente da fruta:

1. Saúde do coração

O abacate é considerado um dos alimentos bons para o coração e para o sistema cardiovascular de uma maneira ampla. A fruta apresenta uma quantidade maior de potássio do que a banana, que já é um alimento muito famoso por servir como fonte do mineral.

E isso é relevante porque estudos já associaram a ingestão de potássio a uma melhoria nos níveis de pressão arterial, mantendo-a mais estabilizada.

Por isso, o mineral é um dos nutrientes que devem aparecer em uma alimentação saudável para o coração.

Além disso o abacate possui muitas fibras e gorduras boas do tipo monoinsaturadas, que auxiliam a diminuir os níveis de colesterol total e colesterol ruim, e também a aumentar as taxas de colesterol bom.

2. Fontes de antioxidantes

O abacate também é rico em antioxidantes como a zeaxantina e a luteína. Isso é importante porque os antioxidantes são nutrientes que bloqueiam parte dos danos provocados pelos radicais livres.

Entretanto, como os antioxidantes do alimento são mais encontrados perto da casca, é necessário ter cuidado com o modo de cortar a fruta para não desperdiça-los.

Em vez de abri-la ao meio com a faca, tirar o caroço e remover a polpa com uma colher, a recomendação é cortá-la no formato de um “X” na parte de cima ou na parte de baixo e descascar como se fosse uma banana.

3. Controle dos níveis de glicose e insulina

Isso também se deve à grande quantidade de fibras e de gorduras boas encontradas na composição do abacate. Ao mesmo tempo, o teor líquido de carboidratos presentes na fruta é bastante pequeno.

Essa é uma boa notícia sobre o abacate, mas o fato dele ter muitas fibras e gorduras boas também é outra excelente notícia porque ambos tornam a absorção dos carboidratos mais lenta, evitando assim os picos de glicose e insulina.

Então o abacate pode ser útil para quem sofre com a diabetes do tipo 1 ou tipo 2 em termos de auxiliar a manter a glicose controlada ou evitar picos dela. Aprenda mais a respeito de uma dieta para diabetes.

4. Saúde intestinal

Os alimentos ricos em fibras e gorduras saudáveis – como é o caso do abacate – também contribuem com a melhoria do trânsito intestinal.

Enquanto as fibras ajudam a aumentar o bolo fecal, o que facilita a evacuação, as gorduras saudáveis umedecem o bolo fecal, o que é útil para quem sofre com as fezes ressecadas e duras, que deixam a barriga mais inchada.

5. Saciedade

Outro benefício excelente das fibras e das gorduras saudáveis do abacate, especialmente para quem procura perder peso, é que ambas contribuem muito com a sensação de saciedade, o que auxilia a controlar o apetite.

Portanto incluir o abacate em uma refeição ajuda a se manter mais tempo sem comer após a refeição, e também a não ter tanta vontade de ficar beliscando comida até a hora da refeição seguinte. 

Como comer abacate todos os dias?

O ideal é consumir porções moderadas de abacate em preparações saudáveis – nada de comer abacate com açúcar. Por exemplo, você pode preparar pratos saudáveis com a fruta, como essas receitas que separamos abaixo:

Aproveite para conferir um vídeo da nossa nutricionista mostrando o que acontece se você comer abacate todo os dias!

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você costuma comer abacate frequentemente na sua dieta? Pretende começar a consumir todos os dias agora? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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