Publicidade

 

Escarola

14 Benefícios da Escarola – Para Que Serve e Propriedades

A escarola é um alimento que serve como fonte de nutrientes como fibras, cálcio, ferro, magnésio, potássio, cobre, selênio, zinco, fósforo, proteínas, carboidratos, manganês, vitamina B1 (tiamina) vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), vitamina B5 (ácido pantotênico), vitamina B6 (piridoxina), vitamina B9 (ácido fólico), vitamina B12 (cobalamina), vitamina C, vitamina E e vitamina K.

Publicidade

Já cada porção de 100 g do vegetal é composta por 17 calorias. Vamos conhecer mais abaixo alguns benefícios da escarola, descobrindo para que serve o alimento e quais as suas propriedades.

Propriedades da escarola 

A escarola é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, preventoras do câncer, probióticas e antioxidantes.

14 benefícios da escarola – Para que serve?

1. Auxílio ao emagrecimento

Consumir alimentos nutritivos e com baixo teor calórico como a escarola ajuda a emagrecer pois eles fornecem parte dos nutrientes necessários ao organismo sem promover o acúmulo calórico. Até porque para emagrecer é necessário gastar um número maior de calorias do que a quantidade calórica consumida.

É claro que não é somente a escarola que fará com que o peso seja perdido. Até porque não adiantará muita coisa consumi-la ao lado de alimentos super calóricos, nada nutritivos e que não saciam o corpo.

Assim, adicione a escarola à sua dieta de perda de peso, porém, siga também uma alimentação saudável, equilibrada, controlada e nutritiva, além de praticar atividades físicas com regularidade para aproveitar estes benefícios da escarola.

2. Rica em vitamina A

Publicidade

Duas xícaras ou 100 g de escarola trazem 43% do valor diário necessário de vitamina A para o corpo humano. O nutriente é importante para a pele e as membranas mucosas saudáveis e oferece proteção contra o câncer de pulmão e cânceres bucais.

3. Saúde gestacional

As duas xícaras ou 100 g do alimento também trazem 35% do valor diário necessário de ácido fólico, também chamado de folato. O componente é fundamental para as mulheres grávidas. Isso porque a deficiência de folato logo nas primeiras etapas da gestação pode resultar em anomalias no tubo neural do recém-nascido.

O tubo neural é constituído por estruturas que dão origem ao eixo central do sistema nervoso, na cabeça e na coluna vertebral do feto. Seu desenvolvimento adequado é fundamental para que o sistema nervoso seja formado por completo.

4. Fonte de vitamina K 

O vegetal possui uma taxa impressionante de 289% do valor diário necessário ao corpo humano da vitamina. O nutriente é importante para equilibrar a coagulação sanguínea, necessária para cessar sangramentos após ferimentos como cortes, por exemplo.

5. Fonte de manganês

Mais um dos benefícios da escarola é ser fonte de manganês. O mineral presente na escarola atua na metabolização de carboidratos, ajuda a formar hormônios sexuais, tecidos e ossos e é relevante para o funcionamento adequado dos nervos e do cérebro.

6. Ação antioxidante 

O alimento possui propriedades antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres. Essas substâncias são responsáveis por causar problemas degenerativos como o câncer e a doença de Alzheimer e promovem o envelhecimento.

Publicidade

7. Saúde dos ossos e dentes

A escarola é fonte de cálcio, um mineral fundamental para a construção e manutenção tanto dos dentes quanto dos ossos encontrados no corpo humano. Além disso, tanto a vitamina K quanto o manganês encontrados no vegetal auxiliam a absorção de cálcio.

Isso é importante para auxiliar a prevenção de problemas como artrite, osteoporose e cárie dentária.

8. Saúde dos olhos

Ao lado dos betacarotenos, a vitamina A contribui com os benefícios da escarola para a saúde dos olhos. O alimento também é conhecido por combater a degeneração macular, a catarata e o glaucoma.

9. Inibição de células cancerígenas no ovário

A escarola possui um componente chamado kaempferol, que está associado à ação de inibir naturalmente células de câncer no ovário. Acredita-se que ao serem expostas à substância, essas células morrem.

10. Tratamento da anemia

O consumo do alimento é indicado para pessoas que sofrem de anemia por ser fonte de ferro. Ele ainda age como um tônico para o sangue, auxiliando o processo de produção sanguínea no organismo. Vale lembrar que a anemia é caracterizada pela diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue.

Por mais que o vegetal possa ajudar em relação à doença e possa ser utilizado como auxiliar do tratamento, o ideal é consultar um médico e seguir suas orientações quanto ao modo de tratar o problema.

11. Saúde do coração

Há também benefícios da escarola no auxílio ao controle da pressão arterial e diminuição dos níveis do colesterol ruim – também conhecido como LDL. Ambos efeitos contribuem para que o coração esteja em boas condições.

12. Regulação dos níveis de açúcar no sangue

Por conta da presença de inulina em sua composição, o vegetal pode contribuir com a regulação dos níveis de açúcar no sangue. Quem sofre com diabetes deve consultar seu médico para confirmar os benefícios da escarola em seu caso, em especial.

13. Saúde digestiva

A inulina também é um probiótico natural, que favorece o desenvolvimento da flora intestinal. Por sua vez, a flora intestinal auxilia o processo de digestão de algumas fibras, açúcares, amidos e lactose, por exemplo, além de auxiliar a imunidade e proteger a mucosa intestinal de lesões.

14. Alívio à prisão de ventre

Por ser fonte de fibras – são 3,1 g encontradas em cada porção de 100 g –  o alívio para a prisão de ventre é mais um dos benefícios da escarola.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

O que você achou dos benefícios da escarola? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-la mais no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,60 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×