Colher de Aveia

A Aveia Engorda ou Emagrece?

Publicidade

Se você se perguntasse alguma vez se aveia engorda, um grande e sonoro “não” seria a resposta certa. Aveia não engorda de maneira alguma, e de fato é um dos melhores cereais matutinos que você pode comer para uma boa saúde. É claro que estamos falando de aveia pura, não as versões com sabor, cobertas de açúcar ou instantânea, nem estamos falando de bolachas de aveia cheias de manteiga e açúcar.

Aveia – O cereal que diminui o colesterol

A melhor coisa é que ainda podemos dizer que a aveia emagrece devido à presença de fibras solúveis e insolúveis em sua composição. Qualquer alimento rico em fibras solúveis vai ajudar na redução de gordura, por sua tendência a se ligar e descartar as substâncias produtoras de colesterol no organismo.

Se você foi diagnosticado com colesterol alto, depois de um exame de rotina, é o momento exato para se alimentar com uma opção mais saudável de café da manhã, preferencialmente aveia. Aqui estão os benefícios que você obterá por comer esse excelente cereal.

  • A fibra insolúvel beta glucana, presente na aveia, vai ajudar a acabar com problemas de constipação sofridos, limpar seu cólon e liberar energia que o corpo possa usar para remover toxinas.
  • A fibra solúvel, que converte o gel viscoso no seu trato digestivo, reduz o LDL (colesterol ruim) em seu corpo se ligando com substâncias ligadas ao aumento do colesterol. Ele não tem impacto sobre a produção de HDL (colesterol bom).
  • A aveia tem um índice glicêmico baixo, ou seja, seu carboidrato é absorvido lentamente pela corrente sanguínea. Ela diminui a velocidade da absorção de açúcar de qualquer comida com base de amido que você possa comer em seguida e, portanto, ajuda na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Não é de se espantar que a aveia seja considerada um alimento milagroso para pacientes diabéticos.

Portanto, é um absurdo se pensar que a aveia engorda, tanto que ainda que você coma alimentos ricos em colesterol depois de um café da manhã com aveia, você vai ser salvo da maioria dos efeitos colaterais devido às propriedades da aveia que combatem o colesterol.

Como comer Aveia?

Podemos afirmar que a aveia emagrece, mas se você comprar as misturas de aveia instantânea com sabor vendidas no supermercado hoje em dia, você provavelmente vai ingerir diversos ingredientes que engordam, especialmente açúcar refinado. É tentador buscar os sabores de maçã ou canela, aveia adoçada, mas não é o melhor para sua saúde. É por causa destes produtos que mitos como o de que a aveia engorda aparecem por aí.

É melhor você comprar aveia simples em flocos, de marcas como Quaker ou qualquer outra. Flocos de aveia são fáceis de preparar e podem ser comidos com frutas como mirtilos, passas e mel.

Tudo o que você precisa fazer é cozinhar os flocos de aveia por 15 minutos, aproximadamente, ou até conseguir uma consistência viscosa. Se você não tem “frescuras” para comer, esse mingau simples é o café da manhã mais saudável que você pode comer. Mas se você não gosta muito disso, você pode adicionar um pouco de mel e proteína com sabor ao mingau de aveia. Você também pode adicionar algumas frutas secas ou passas ao seu mingau de aveia.

Algumas pessoas gostam de comer a aveia com leite, mas essa é uma opção mais gorda. Ainda que a aveia não tenha muito gosto, ainda é melhor comer com água. Evite adicionar leite ou manteiga se você está buscando cortar a gordura, a não ser que você adicione leite desnatado ou leite de soja sem açúcar.

A aveia contém gordura?

Um copo de aveia, perto de 80g, vai gerar aproximadamente 300 calorias para o corpo. 8% destas calorias será obtida na forma de gordura. Entretanto, a boa notícia é que a gordura presente na aveia é “gordura boa”, ou seja, as gorduras monoinsaturas e poliinsaturadas que são boas por si mesmas para o corpo. Você não vai ganhar “gordura” comendo aveia.

A melhor coisa sobre a aveia é que ela é um alimento completo cheia de nutrientes como a Vitamina E, zinco, selênio, cobre, ferro, manganês e magnésio. Os carboidratos do cereal são liberados vagarosamente na corrente sanguínea e, portanto, são um excelente café da manhã antes de uma sessão de exercícios.

Em conclusão, falar que aveia engorda é um tremendo erro. Ela é um alimento altamente nutritivo e fornece excelentes benefícios para a saúde como um todo. Então, coma uma tigela de aveia cozida, com algumas frutas e passas e aproveite um dia saudável.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

É do seu costume comer aveia no café da manhã, ou em alguma outra hora do dia? Como você usa este cereal, misturado com algo ou puro? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (184 votos, média: 4,16 de 5)
Loading...

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS

172 comentários

  1. Eu como todos os dias uma banana com uma colher de aveia em flocos no periofo da tarde e me da muita saciedade e energia para o resto do dia..

  2. como pela manha e a noite com leite frio aveia flocos médio e crua …adoro !

  3. OI BOA NOITE
    EU TOMO MINGAU DE AVEIA DE FLOCOS DIA SIM E DIA NÃO, PELA MANHÃ E PELA NOITE
    ENGORDA?
    OBRIGADO

  4. Tania Regina Santos Carvalho

    Como aveia de algumas formas diferentes:
    Troco 1/2 xícara de trigo por 1/2 de aveia quando faço bolos
    Faço outros bolos em que só vai aveia, e não vai trigo
    Como aveia com iogurte
    Misturo aveia na farora, metade farinha, metade aveia
    Uso aveia para dar liga nos bolinhos de carne moída, rocambole de carne

    • fabiola cristiane cordeiro xavier

      gostaria de pegar receitas de bolos sem farinha so com aveia a tania disse que faz sera que poderia me mandar sou diabetica e quero aprender novas receitas pois nao possao usar farinha em minhas receitas e gosto muito de bolos

  5. Tânia gostei muito das suas dicas. Só usava aveia para fazer vitaminas que eu adorooo.
    Agora vou aproveitar mais essa maravilha.

  6. qual a melhor aveia para comprar? no mercado encontrei nestlé

    • A melhor que tem é a aveia em flocos misturada com linhaça, da Quaker; é uma embalagem que tá escrito: “Quaker Cereais Milenares”. Além dos ótimos benefícios da aveia pura, você terá também os excelentes benefícios da linhaça. É fácil de encontrar em grandes supermercados, como o Extra e Carrefour.

  7. Tomo café da manhã com 2colheres de aveia.1banana.2colheres de linhaça,canela.faço mingau e no final coloco a canela(COM LEITE)

  8. Eu faço panqueca com aveia: 1 banana amassada, 2 col de aveia, um ovo batido e canela. Mistura tudo e assa/frita na frigideira. Fica muito bom!

  9. Eu não janto ha algum tempo. Faço um mingau de aveia com leite desnatado, adoçante e canela.Fica maravilhoso e eu durmo muito bem, depois.l

  10. Maria Helena Sampaio Sarti

    Meu comentário está acima, aguardando moderação, agora não sei, pois abaixo está escrito que nao será publicado.

  11. Eu faço um bolo de aveia, mel e canela. Uso de 2 a 3 colheres de leite desnatado, farinha e flocos de aveia, um ovo, duas colheres de mel, uma colher d fermento e canela a gosto.

  12. EU como todo dia uma banana com aveia e linhaça , adoooro e sacia bem

  13. Geralda maria Rocha Baia

    Como banana com Aveia uma vez ao dia e sinto-me muito bem. Após os esclarecimentos fiquei bem tranquila.

  14. como todos os dia no cafe da manha aveia banana linhaça e canela em pó e depois vou treinar estou me sentido muito bem

  15. A desvantagem da banana todo dia é sua quantidade de açúcar. Que aumenta a celulites affs.. Mas a aveia é muito bom depois que comecei a tomar vou no banheiro todo dia coisa que eu fazia uma vez na semana

  16. Como aveia diariamente todos os dias pela manhã,faço caminhada diariamente,todos os dias 5 km,desde 20 de janeiro de nessa ano até hj perdi emagreci estava co 91 likos hj estou com 75 kilos graças á DEUS tudo melhorou recomendo,2 colheres de aveia com iogurte desnatado todos os dias pela manha,substituir pelo pão frances tá uma maravilha !!!! recomendo ….

  17. João Paulo Lourenço Mendes

    Gostaria de saber se a aveia com glúten engorda ou não, pois, os diversos artigos sobre glúten que já li diz que engorda, causando inflamações pelo corpo e também prejudica o cérebro segundo artigos de neurociências.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*