8 benefícios da banana verde cozida – Para que serve e como preparar

Especialista da área:
atualizado em 27/04/2022

São muitos os benefícios da banana verde cozida, principalmente para aqueles que estão buscando perder ou manter o peso.

Além disso, ela promove a melhoria do sistema imunológico e ajuda a manter a saúde intestinal, já que pode ser utilizada em substituição a outros ingredientes e integrar inúmeras receitas.

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Também conhecida como biomassa de banana, o preparo consiste no cozimento da polpa da banana, ainda verde.

Essa massa pode ser utilizada de diversas formas e auxilia o funcionamento do organismo em inúmeras áreas, como no controle da diabetes, na redução do colesterol e até mesmo na prevenção de doenças cardiovasculares.

Essa também é uma boa opção a ser incorporada no cardápio de quem está procurando maneiras de diminuir a gordura corporal, perder peso e definir as formas do corpo.

Conheça, neste artigo, os principais benefícios da banana verde cozida e descubra como preparar essa mistura.

Nutrientes da banana verde cozida

Banana verde cozida
A banana verde é uma excelente fonte de amido resistente e vitamina B6

Um dos principais nutrientes encontrados na banana verde cozida é o amido resistente.

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Trata-se de um carboidrato que o organismo não digere completamente e é utilizado como fonte de alimento para as bactérias boas que temos no intestino.

A vitamina A é outro nutriente presente nesse alimento, importante para o desenvolvimento da saúde ocular, bem como para a qualidade do tecido epitelial.

Além disso, obtemos, com a ingestão da biomassa, minerais como, o manganês, magnésio e ferro, assim como folato, niacina, riboflavina e vitaminas do complexo B, como a B1 e B6.

Benefícios da banana verde cozida

A banana é uma fruta que está entre as mais nutritivas e acessíveis em todo o mundo.

As vitaminas e minerais presentes no alimento auxiliam, cada um à sua maneira, o funcionamento de partes específicas do organismo humano. Conheça os principais benefícios de consumir a banana verde cozida:

1. Auxilia na perda de peso

Quem é adepto a dietas para perda ou manutenção de peso e medidas, incorporar a biomassa de banana verde pode ser uma boa opção.

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Isso se deve ao fato das fibras solúveis presentes no alimento impedirem que a glicose seja absorvida muito rapidamente, causando picos de insulina e glicose no sangue, que podem levar ao acúmulo de gordura corporal e ao ganho de peso.

Assim, o organismo se sente mais saciado e, consequentemente, a fome e a vontade de consumir outros alimentos tende a passar mais rapidamente.

Além disso, a banana é uma fruta que tem um teor calórico relativamente baixo. Uma banana média (cerca de 18 cm) possui 105 calorias, a depender da variedade, além de não possuir gordura.

Já o potássio presente no alimento é um eletrólito que auxilia o crescimento celular e a função dos nervos e dos músculos, sendo uma boa opção para quem faz musculação e deseja estimular a hipertrofia.

perda de peso
A biomassa de banana verde favorece a perda de peso

2. Ajuda a prevenir diabetes do tipo 2

A biomassa de banana verde, ao ser ingerida, atua no organismo como um agente que impede o alterações bruscas dos níveis de glicose na corrente sanguínea.

Quanto mais alto estes níveis estiverem, maiores são os níveis do hormônio insulina secretados pelo pâncreas, para que essa glicose seja retirada do sangue e entre nas células, e seja utilizada como fonte de energia.

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Na medida que esse mecanismo se repete, e há um aumento frequente dos níveis de glicemia no sangue, pode ocorrer uma resistência do organismo à insulina, fazendo que que sua ação seja menos efetiva.

Nesse cenário, será necessária uma concentração maior da substância para desempenhar o mesmo papel.

No entanto, caso não haja redução da quantidade de insulina, o quadro pode evoluir para a diabetes do tipo 2.

Alguns estudos apontaram haver uma melhora de 33 a 50% na sensibilidade à insulina após quatro semanas de consumo de 15 g a 30 g de amido resistente por dia. As bananas verdes contêm principalmente amido, que constitui 70-80% de seu peso seco. Grande parte desse amido é amido resistente

3. Melhora o funcionamento do intestino

O amido resistente presente na biomassa de banana verde atua como uma espécie de fibra que o organismo não processa integralmente. Isso faz com que as bactérias benéficas do intestino se alimentem dele, daí a sua qualidade prebiótica.

Além disso, as fibras que não são digeridas também contribuem para um bom trânsito intestinal, já que elas irão interferir positivamente na formação do bolo fecal.

4. Ajuda a diminuir o mau colesterol (LDL)

nível de colesterol saúde do coração duas mãos segurando um coração
A banana verde cozida ajudar a baixar o colesterol ruim (LDL)

Quem sofre colesterol alto sabe que a alimentação é algo que deve ser repensado e nem todos os alimentos podem integrar a dieta de quem sofre com este quadro.

A banana verde cozida, no entanto, pode ser adotada nesse cardápio surtindo efeitos positivos.

Isso ocorre, pois o butirato que é produzido pela microbiota intestinal saudável, é capaz de diminuir a produção de colesterol no fígado.

Além disso, o amido resistente presente na composição da biomassa de banana também é capaz de reduzir a absorção do colesterol.

É importante ressaltar, no entanto, que o amido resistente só está presente na banana enquanto ela ainda está verde. Após amadurecer ele é convertido em amido normal.

5. Reduz os níveis de açúcar no sangue

O amido resistente encontrado na banana verde também é muito eficaz na redução dos níveis de açúcar na corrente sanguínea após as refeições.

Estudos apontam, ainda, que esse tipo de amido tem um efeito conhecido como “segunda refeição”, o que quer dizer que quando ele é ingerido no café da manhã, até a próxima refeição, no caso, o almoço, o pico de açúcar no sangue tende a se manter reduzido.

6. Melhora a imunidade

O sistema imunológico do corpo humano também sofre melhorias quando há o consumo desse tipo de biomassa.

Isso se deve, novamente, ao amido resistente presente no alimento, que contribui para o equilíbrio da microbiota (ou flora intestinal), ajudando a melhorar a imunidade e também podendo ajudar a prevenir o câncer de cólon.

Quando a microbiota está saudável e funcionando adequadamente, ela libera uma substância chamada citocina, responsável pela melhoria da imunidade do corpo humano, impedindo o desenvolvimento de certos tipos de doenças.

7. Reduz o teor de açúcar e gordura de outros alimentos

alimentos gordurosos
A biomassa verde reduz a quantidade de gordura e açúcar dos alimentos

Conforme uma pesquisa publicada no site do Research, Society and Development, quando a biomassa de banana verde é utilizada para elaborar produtos a partir dela, é capaz de reduzir o teor de açúcar e lipídios totais da receita.

Como resultado desse estudo, restou constatado que ao utilizar esse componente, é possível reduzir de 20 a 40% o teor total de gordura e açúcar.

Além disso, esses alimentos são beneficiados com o aumento do valor nutricional devido aos componentes que se encontram na banana verde.

8. Possui sabor adaptável

Um dos benefícios da banana verde cozida é que essa massa possui um gosto bastante neutro.

Sendo assim, pode ser utilizado como matéria-prima para compor inúmeras receitas, tais como pães, bolos, sorvetes, biscoitos, purês, dentre muitas outras opções.

Além disso, trata-se de um alimento com baixo custo e alta disponibilidade, que pode ser facilmente um substituto para outros componentes convencionais ao elaborar receitas diversas de forma mais saudável e nutritiva.

Receita de biomassa de banana verde

Conheça a receita da banana verde cozida:

  1. Retire as bananas da penca de forma a preservar os talos
  2. Higienize-as ainda com a casca
  3. Coloque em uma panela de pressão com água até a metade do volume total esquente até levantar fervura
  4. Após a água ferver, insira diretamente as bananas recém lavadas na panela com água fervente para dar choque térmico
  5. Tampe a panela de pressão e aguarde até que apite e, em seguida, deixe-a na pressão por mais 10 minutos
  6. Desligue o fogo e aguarde até que a pressão saia naturalmente da panela
  7. Retire as bananas da panela, tire suas polpas e coloque no processador ou liquidificador com um pouco de água, apenas o suficiente para formar a textura cremosa. É importante que a polpa seja batida ainda quente, então esse processo deve ser ininterrupto
  8. Após obter um creme espesso, armazene e utilize conforme sua necessidade.

O armazenamento pode ser feito na geladeira por até 7 dias, ou no congelador por até 2 meses.

Quantidade recomendada por dia

Embora não haja contraindicação do consumo de banana verde cozida, o consumo diário deve ser restrito para aqueles que possuem alergia à fruta.

Recomenda-se o consumo de duas colheres de sopa ao dia, já que o consumo exagerado pode prejudicar a absorção de certos minerais e causar desconforto gastrointestinal, como gases.

Como consumir a biomassa de banana verde?

Biomassa de banana verde
Biomassa de banana verde

O creme obtido a partir da banana verde pode ser utilizado em vários tipos de receitas em substituição à gordura, creme de leite, óleo ou outros espessantes.

A grande vantagem é que esse é um ingrediente que não irá alterar o sabor do alimento.

Além disso, a mistura pode ser utilizada em bebidas como sucos e vitaminas, dando uma consistência mais cremosa.

Se a biomassa tiver sido congelada, você poderá descongelar em banho-maria.

Seja qual for a receita ou o uso adotado, as receitas com a banana verde cozida irão proporcionar uma melhoria na qualidade nutricional delas.

Sendo assim, adotar seu uso pode ser uma boa opção para quem está buscando melhorar o funcionamento de seu organismo e/ou perder medidas.

Vídeo: Banana engorda ou emagrece?

Já que estamos falando sobre os benefícios da banana verde, porque você não aproveita para assistir esse vídeo sobre os benefícios da banana, e os seus efeitos na variação do peso corporal.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia os benefícios da banana verde cozida? Pretende experimentar? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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