8 Benefícios da Banana Verde Cozida – Para Que Serve e Como Preparar

Especialista da área:
atualizado em 15/03/2021

Nem todos sabem para que serve, mas os benefícios da banana verde cozida são muitos, principalmente para aqueles que estão buscando perder peso ou sua manutenção, melhorar o sistema imunológico ou promover a saúde intestinal, já que pode ser utilizado em substituição a outros ingredientes e integrar inúmeras receitas.

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Também conhecida como biomassa de banana, o preparo consiste no cozimento da polpa da banana, ainda verde. Essa massa pode ser utilizada de diversas formas e auxilia o funcionamento do organismo em inúmeras áreas, como o intestino, redução de colesterol e até mesmo na redução de chances de desenvolvimento cancerígeno.

Essa também é uma boa opção a ser incorporada no cardápio de quem está procurando maneiras de diminuir a gordura corporal.

Conheça, neste artigo, os principais benefícios da banana verde cozida e como preparar essa mistura.

Nutrientes da Banana Verde Cozida

Um dos principais nutrientes encontrados na banana verde cozida é o amido resistente. Trata-se de um carboidrato que o organismo não digere completamente e é utilizado como fonte de alimento para as bactérias boas que temos no intestino.

Vitamina A é outro nutriente presente nesse alimento, importante para o desenvolvimento da saúde ocular, bem como para a qualidade do tecido epitelial.

Além disso, obtemos, com a ingestão da biomassa, manganês, magnésio, ferro, folato, niacina, riboflavina e vitaminas do complexo B, como a B1 e B6.

Benefícios da Banana Verde Cozida

A banana é uma fruta que está entre as mais nutritivas e acessíveis. As vitaminas e minerais presentes no alimento auxiliam, cada um à sua maneira, o funcionamento de partes específicas do organismo humano. Conheça os principais benefícios de consumir a banana verde cozida:

1. Auxilia na Perda de Peso

Quem é adepto a dietas para perda ou manutenção de peso e medidas, incorporar a biomassa de banana verde pode ser uma boa pedida. Isso se deve ao fato de as fibras impedirem que a glicose atinja altos níveis, mas, em vez disso, seja liberada em quantidades pequenas.

Isso faz com que o corpo se sinta mais saciado e, consequentemente, a fome e a vontade de consumir outros alimentos tende a se cessar mais rapidamente.

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Além disso, a banana é uma fruta que tem uma quantidade relativamente baixa de calorias – em torno de 105, a depender da variedade, além de não ter gordura.

Já o potássio presente no alimento é um eletrólito que auxilia o crescimento celular e a função dos nervos e dos músculos, sendo uma boa opção a quem faz musculação e deseja estimular a hipertrofia.

2. Ajuda a Prevenir Diabetes do Tipo 2

A biomassa de banana verde, ao ser ingerida, atua no organismo como um agente que impele o aumento dos níveis de glicose na corrente sanguínea. Quanto mais alto esses níveis estiverem, maiores são os níveis de insulina.

Nesse cenário, os órgãos irão se adaptar para tolerarem o nível de insulina e o efeito colateral disso é que será necessária uma concentração maior da substância para desempenhar o mesmo papel. Consequentemente o organismo se tornará mais resistente a ela.

Esse quadro pode evoluir à diabetes do tipo 2 se não for reduzido.

Alguns estudos apontaram haver uma melhora de 33 a 50% na sensibilidade à insulina após quatro semanas de consumo de 15g a 30g de amido resistente por dia.

3. Previne o Câncer de Intestino

O amido resistente presente na biomassa de banana verde atua como uma espécie de fibra que o organismo não processa integralmente. Isso faz com que as bactérias benéficas do intestino se alimentem dele.

Sendo assim, isso contribui para a microbiota, ajudando a melhorar a imunidade e também a prevenir o câncer intestinal.

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Além disso, as fibras que não são digeridas também contribuem para um bom trânsito intestinal, já que elas irão interferir positivamente na formação do bolo fecal.

4. Ajuda a Diminuir o Mau Colesterol

Quem sofre colesterol alto sabe que a alimentação é algo que deve ser repensado e nem todos os alimentos podem integrar a dieta de quem é acometido por esse quadro.

A banana verde cozida, no entanto, pode ser adotada nesse cardápio surtindo efeitos positivos. Isso ocorre, pois, o butirato que é produzido pela microbiota intestinal, quando esta está saudável, é capaz de diminuir a produção de colesterol no fígado.

O amido resistente presente na composição dessa massa também é capaz de diminuir o colesterol que é ingerido.

É importante ressaltar, no entanto, que o amido resistente só está presente na banana enquanto ela ainda está verde. Após amadurecer ele é convertido em amido normal.

5. Reduz os Níveis de Açúcar no Sangue

O amido resistente que há também é muito eficaz na redução dos níveis de açúcar na corrente sanguínea após as refeições.

Estudos apontam, ainda, que esse tipo de amido tem um efeito conhecido como segunda refeição, o que quer dizer que quando ele é ingerido no café da manhã, até a próxima refeição, no caso, o almoço, o pico de açúcar no sangue se manterá reduzido.

6. Melhora a Imunidade

O sistema imunológico do corpo humano também sofre melhoras quando há o consumo desse tipo de biomassa.

Isso se deve, novamente, ao amido resistente presente no alimento, que contribui para a saúde da microbiota intestinal. Quando esta está saudável e funcionando adequadamente, libera uma substância chamada citocina, responsável por melhorar a imunidade do corpo humano e fazê-lo desenvolver uma performance melhor ao barrar certos tipos de doenças.

7. Reduz o Teor de Açúcar e Gordura de Outros Alimentos

Conforme uma pesquisa publicada no sítio eletrônico Research, Society and Development, quando a biomassa de banana verde é utilizada para elaborar produtos a partir dela, é capaz de reduzir o teor de açúcar e lipídios totais da receita.

Verificou-se que utilizar esse componente é capaz de reduzir de 20 a 40% no teor de gordura e açúcar total.

Além disso, esses alimentos são beneficiados com o aumento do valor nutricional devido aos componentes que há na banana verde.

8. Possui Sabor Adaptável

Um dos benefícios da banana verde cozida é que essa massa possui um gosto bastante neutro. Sendo assim, pode ser utilizado como matéria-prima para compor inúmeras receitas, tais como pães, bolos, sorvetes, biscoitos, purês, dentre muitas outras opções.

Além disso, trata-se de um alimento com baixo custo e alta disponibilidade, que pode ser facilmente um substituto para outros componentes convencionais ao elaborar receitas diversas de forma mais saudável e nutritiva.

Receita de Biomassa de Banana Verde

Conheça a receita da banana verde cozida:

– Retire as bananas do cacho de forma a preservar os talos;

– Higienize-as ainda com a casca;

– Em uma panela de pressão com água até a metade do volume total até levantar fervura;

– Após a água ferver, insira as bananas recém lavadas na panela com água fervente para dar choque térmico;

– Tampe a panela de pressão e aguarde até que apite e, em seguida, deixe-a na pressão por mais 10 minutos;

– Desligue o fogo e aguarde até que a pressão saia normalmente da panela;

– Retire as bananas da panela, tire suas polpas e coloque no processador ou liquidificador com um pouco de água, apenas o suficiente para formar a textura cremosa – é importante que a polpa seja batida ainda quente, então esse processo deve ser ininterrupto;

– Após obter um creme espesso, armazene e utilize conforme sua necessidade.

O armazenamento pode ser feito na geladeira por até 7 dias, ou no congelador por até 2 meses.

Quantidade Recomendada Por Dia

Embora não haja contraindicação do consumo de banana verde cozida, apenas a quem possui alergia à fruta, o consumo diário deve ser restrito.

Recomenda-se o consumo de duas colheres de sopa ao dia, já que o consumo exagerado pode prejudicar a absorção de certos minerais e causar desconforto gastrointestinal, como gases.

Como Consumir a Biomassa de Banana Verde?

O creme obtido a partir da banana verde pode ser utilizado em vários tipos de receitas em substituição à gordura, creme de leite, óleo ou outros espessantes.

A grande vantagem é que esse é um ingrediente que não irá alterar o sabor do alimento.

Além disso, a mistura pode ser utilizada em bebidas como sucos e vitaminas, dando uma consistência mais cremosa.

Se a receita tiver sido armazenada de maneira congelada, você poderá descongelar em banho-maria.

Seja qual for a receita ou o uso adotado, as receitas com a banana verde cozida irão sofrer uma melhora em sua tabela nutricional, sendo assim, adotar seu uso pode ser uma boa opção a quem está buscando melhorar o funcionamento de seu organismo e/ou perder medidas.

Fontes e Referências Adicionais:

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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