Como Fazer Dieta Sem Glúten e Sem Lactose

Especialista:
atualizado em 13/11/2015

Sem glúten e também precisa evitar lactose? Aprender a viver sem glúten pode ser um desafio, mas muitas pessoas têm o problema adicional de evitar lactose. Se você tem doença celíaca, a melhor forma de evitar sintomas é seguir uma dieta sem glúten, o que quer dizer evitar trigo, centeio e cevada. Sua dieta fica ainda mais limitada se você tem intolerância a lactose ou não gosta de laticínios e os evita. Entretanto, uma dieta sem glúten e sem lactose ainda pode ser nutritiva e variada.

Essas dicas tornarão sua vida muito mais fácil e mais saborosa.

Passo 1: Eduque-se Sobre Glúten e Laticínios

O primeiro passo para estabelecer uma dieta sem glúten e sem lactose é aprender que produtos contêm glúten e caseína. Leia tudo o que puder sobre viver sem glúten e laticínios. Você descobrirá que há muitas pessoas no mesmo barco que você, e elas podem te oferecer dicas e truques que tornarão sua vida muito mais fácil.

Passo 2: Livre-se de Todos os Seus Produtos Com Glúten e Laticínios

O próximo passo é olhar seu armário e livrar-se de todos os seus alimentos embalados que contêm glúten ou lactose. Conforme lê os rótulos, você ficará surpreso com quantos produtos contêm glúten. Por exemplo, uma mistura de sopa de cebola tem glúten, assim como muitas sopas enlatadas. Empacote todos os seus produtos com glúten e dê aos seus amigos e família, ou faça uma doação.

Passo 3: Encontre um Substituto para o Leite

Uma das primeiras coisas que você deve fazer quando está começando uma dieta sem glúten e sem lactose é encontrar um substituto de leite que você goste. Há muitos substitutos de leite que não são laticínios, incluindo leite de arroz, leite de amêndoas, leite de soja e leite de batata. Você vai cozinhar com esse substituto de leite, então se assegure que ele tenha um sabor e espessura comparável à do leite de vaca.

Passo 4: Recipientes

Viver sem glúten e laticínios significa que você vai fazer sua própria comida. Você vai fazer seus próprios pães, sopas e sobremesas. Por causa disso, você precisará de vários produtos secos em mãos. É recomendado que você tenha vários recipientes para armazenar várias farinhas e grãos, e uma variedade de ingredientes como amido, goma xantana e alfarroba.

Passo 5: Visite uma Loja de Alimentos Saudáveis

A melhor forma de comprar produtos para uma dieta sem glúten e sem lactose é visitar uma loja de alimentos saudáveis. Você vai precisar de uma variedade de farinhas e ingredientes sem glúten que você provavelmente será capaz de encontrar em uma loja de alimentos saudáveis. Compre por peso sempre que possível, isso te fará economizar, já que produtos sem glúten embalados costumam ser caros. Alguns dos itens que você deve estocar incluem: farinha de arroz integral, farinha de arroz branco, amido de batata, amido de mandioca, goma xantana, farinha de linhaça, fubá e alfarroba.

Lojas de alimentos saudáveis são um ótimo lugar para encontrar substitutos de laticínios. Você será capaz de encontrar uma variedade de leites e queijos sem lactose. Tome cuidado quando for comprar queijo sem lactose. Alguns dos queijos de soja contêm caseína. Para evitar a caseína, você pode procurar queijos veganos. Eles não terão a mesma textura e sabor do queijo normal, mas alguns são bons.

Passo 6: Guarde Dicas

Uma coisa que você vai notar logo de cara quando tentar fazer massas com farinhas sem glúten é que a massa não tem liga e que o produto final tende a ser seco e flocado. Sempre há formas de melhorar seus resultados.

Primeiramente, quando for fazer biscoitos, use manteiga derretida ao invés de manteiga em temperatura ambiente. As farinhas sem glúten irão absorver a manteiga derretida e farão um biscoito macio.

Para fazer outras coisas, você deve usar uma mistura de farinhas sem glúten. Usar apenas farinha de arroz ou apenas farinha de soja não vai produzir um bom produto. Entretanto, misturar a farinha de arroz com amido de batata e um pouco de goma xantana produz uma massa muito melhor.

É uma boa ideia investir em um livro de receitas sem glúten e sem lactose. Essas referências te oferecerão instruções sobre que farinhas e fermentos usar para produzir pães mais macios que os pães sem glúten prontos que estão no mercado.

Que alimentos sem lactose e sem glúten você pode comer?

Grãos sem Glúten

Glúten é uma proteína no trigo, centeio e cevada, e muitos pães, cereais e macarrões são proibidos em uma dieta sem glúten. Escolhas sem glúten, de acordo com a Universidade de Nova York, incluem trigo sarraceno, quinoa, arroz, milho e linhaça. Na cozinha, você pode usar farinhas de feijão, castanhas e de soja como substitutos da farinha de trigo. Grãos são naturalmente sem lactose, mas grãos processados podem conter lactose, como leite e manteiga. Leia a lista de ingredientes!

Carne, Peixe, Aves e Feijões

Feijões e carnes, peixes e aves frescos são naturalmente sem glúten e sem lactose. Esses alimentos podem conter glúten ou lactose após serem processados ou cozidos. Peixe, frango e camarão empanados, burritos de feijão e chili com queijo são exemplos de alimentos com glúten ou lactose. O Centro Médico Langone da Universidade de Nova York lista carnes processadas, como salsichas, frios, carnes marinadas e imitações de frutos do mar como possíveis preocupações para indivíduos em dietas sem glúten. Cheque o rótulo de quaisquer alimentos processados que você compra para se certificar que eles sejam realmente sem glúten e sem lactose.

Frutas e Vegetais

Frutas e vegetais frescos são seguros para dietas sem glúten quando eles são crus, congelados ou cozidos sem molhos. Lave frutas e vegetais antes de comer para remover quaisquer resíduos. Evite vegetais cozidos na manteiga, anéis de cebola fritos e palitos de abobrinha, vegetais com queijo ou molho cremoso e pratos mistos, como sopa de vegetais com croutons ou salada de frutas com iogurte. Cheque os rótulos de sucos e bebidas de frutas e vegetais para se certificar de que não contêm glúten ou lactose.

Outras Considerações

Alguns alimentos são naturalmente sem glúten e sem lactose, mas o processamento pode levar à contaminação com glúten ou à adição de produtos do leite.

Quais são as maiores dificuldades que você encontraria em sua dieta sem glúten e sem lactose? Você acredita que conseguiria lidar com elas? Comente abaixo.

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34 comentários em “Como Fazer Dieta Sem Glúten e Sem Lactose”

    • Tenho intolerância ao gluten e a lactose. E minha dieta é muito barata.
      Café da manhã- Aipim, Inhame ou Bata Doce.
      Almoço e Janta- Feijão, Arroz, Salada, Carne ou Frango e Ovo.
      Merenda- Frutas.

  1. Sou celíaca e intolerante à lactose, e realmente estar sendo muito difícil manter uma dieta glúten e lactose free. E ao contrário de muita gente eu quero ganhar peso.. é uma missão quase impossível!! Vivo viajando pelo trabalho e a contaminação é inevitável.. sempre em crise!! Enfim … não temos outra opção a não ser a reeducação alimentar!!

  2. Meu filho tem apenas 3 aninhos e tem intolerância ao glúten e a lactose é muito difícil vê-lo triste por não poder comer certos alimentos mais para manter a saude dele vamos superar todos esses obstáculos

  3. Tive diabetes gestacional ,e com 5 meses minha bebê desenvolveu alergia a proteína do leite . Estou vivendo desde então sem carboidratos, glúten ,e TD q é derivado do leite . Estou muito bem e emagreci 25 kg. Por amor a ela mudei totalmente minha alimentação e nada me fez falta .

  4. Boa tarde! Comecei uma dieta sem glúten, sem lactose e sem açúcar por um problema sério de saúde. Mas, ao contrário da maioria, eu preciso engordar. É possível com essa dieta? se tiver algumas dicas, agradeço desde já!

  5. Olá,eu posso dizer por mim mesma que desde dia 12 Dezembro 2016,senti uma grande diferença em meu peso.Perdi bunda quadril,minha barriga desinchou.
    Agora outra coisa,fui nos mercados mas olha tudo muito caro muito caro.poxa vida

  6. Boa tarde !!
    Adorei as dicas pois não posso comer nada com glúten e lactose
    Descobrir aos 47 anos
    Bora fazer dieta.

  7. Meu caso é a doença CELÍACA. Não desejo para ninguém é Morro de Fome, não por não poder comprar os produtos mais nunca havia pisado em uma cozinha. A maioria dos alimentos não encontro em Fortaleza, ou não sei onde tem. Já perdi muito peso e não gosto nada disso. Amigos(as) podem me indicar algumas lojas? Estou com fome.

  8. Olá, meu nome é Luciana, também estou tendo problemas com a alimentação, fui atingida por um trio de intolerância, intolerância a glúten, a lácteos e a frutose. A mais difícil é a frutose ,a maioria das coisas tem frutose, foi tirado da minha alimentação basicamente tudo, que eu tenho costume de comer e cozinhar, a adaptação é difícil por causa que não posso comer frutas, para beber só água e chás e tudo com adoçante, estou me esforçando muito. mas comer em restaurantes e outros estabelecimentos muito difícil, a maioria das coisas eu mesma faço, alimentação sem glúten e sem lácteos o mercado tem pra oferecer, mas sem frutose a quase nada.

  9. Oi meu nome é Gisele, tenho umas coceiras e feridas nas pernas que não saram, não consigo emagrecer, será que essas feridas e o meu inchaço são por causa do glúten?

  10. Eu já passei três meses sem glúten e lactose. Eu emagreci muito!! Meu objetivo é ficar saudável e não magra. O grande problema de manter essa alimentação maravilhosa e privilegiada é o lado financeiro!!!!
    Nainha região essa alimentação é para quem tem dinheiro. Porém assim que eu puder, eu vou fazer novamente.

  11. olá pessoal!Por motivo de saúde,estou começando uma dieta de alimentos que contém glútem,lactose e açúcar.Confeço que estou meio perdida de como começar,porque de um dia para o outro ter que mudar radical toda alimentação,mais tenho observado que não é impossivel.O leite por exemplo fui orientada a tomar o leite de alpiste e leite de gergilim,não achei tão ruim é questão de se adaptar,pois é melhor uma vida saúdavel do que poder comer de tudo e não ter saúde…Acredito que tenha que ter muita persistencia e perquisar o que possa substiutuir

  12. Olá!

    Gostaria que me indicassem onde poderia fazer alguns cursos de alimentos sem glúten e sem lactose.
    Além de ter intolerância a ambos, adoro cozinhar e faço tbm para fora, sendo assim gostaria de me especializar para que além de ter esse aliado, poder ajudar outras pessoas que sofrem com os mesmos problemas.
    Grata pelas dicas!
    Abraços.

    • Olá, boa tarde!
      Tenho intolerância à lactose e estou começando, tentando…. uma dieta mas, estou bem perdida sem saber o que comer no café da manhã, almoço e jantar, e pra comprar não é muito fácil de encontrar.

  13. Estou começando a dieta ! Alguém pode me passar algumas receitas que eu possa faser ! Não tenho Ideia como começar obg..

    • Minha filha de 18 anos foi diagnosticada com doença celíaca, tanto eu como ela estamos muito abaladas
      pois, vejo pessoas adotando dieta sem glúten apenas para emagrecer ou por modismo só lamento pois é muito triste ver um filho nosso desejando comer as coisas que sempre gostou, e não poder, tem apenas uma semana que ela começou a dieta e já encontro muito dificuldade pois a rotina dela é intensa e não estamos encontrando muita opção e o pior já fui em lojas de produtos sem glúten , são caríssimos e se
      observamos bem os rótulos são carregados em gorduras trans, então minha dica é quem não tem essa maldita doença seja feliz, cuidem da alimentação faça uma dieta saudável mas não se preocupem o glúten.

  14. É bem difícil ficar longe das comidas que se gosta, mas a saúde em primeiro lugar. Há outras alternativas bem caro, mas vale a pena.

    • Faça como eu. Compre uma máquina de sorvete. Não é caro. Você põe os ingredientes que gosta. Eu não sigo o livro de receita pois tudo tem muito açúcar e outras coisas que não faz bem para uma dieta segura. Mas crio minhas próprias receitas e todos aqui em casa adoram.

    • Sabrina,

      experimente tomar um pouco de açaí quando tiver vontade de tomar sorvete. Só tome cuidado com a quantidade, pois o açaí também é bastante calórico. A vantagem é que, além de ser natural e fazer bem para a saúde, o açaí não contém lactose.

  15. foi muito importante para mim estas dicas de alimentos sem glúten e lactose,porque estou com um pobrema nâo sei se tenho estes poblemas, sinto muito mal tenho dor de barriga com diarreias mim ataca a gatrite e fico sem saber como tratar tomo muito remedio e naõ sara vou adapitar a limentar sem estes produtos fico muito grato por passar estas listas de alimentos.

  16. pela dificuldade de emagrecer principalmente na região do abdômen . Faso academia todo os dias mais uma hora de esteira e não condigo emagrecer ; será que cortando o glúten eu consigo emagrecer . o mais difícil ser cortar o pão, mais eu vou conseguir.

    • Ronaldo, corte o Glúten e a Lactose. Tenho uma colega de trabalho que tem alergia a estes dois componentes e ela é magérrima!!!!! Tente. Eu fazer uma dieta desta em dezembro, nas férias. Pesquise mais na internet a respeito de receitas. Você também pode seguir a dieta Paleo. Pesquise a respeito. Tem o blog do Dr. Souto, excelente!

      Boa sorte nesta sua mudança. Que você siga o melhor caminho

    • Eu sou celíaca e posso te garantir que retirar o glúten não é solução de emagrecimento. O que emagrece é realizar uma dieta saudável e balanceada.
      Para cada alimento com glúten existe no mercado sua versão adaptada, que em muitos casos são mais calóricos do que os originais.

    • eu tambem estava na mesma situacao cada dia maior , cortei o gluten e lactose sou celiaca estava quase morrendo de estufamentoo

    • Nenhum organismo é igual ao outro!!! Experimente por alguns dias e veja como seu corpo vai responder… Talvez seja a solução, porém se não for pode desencadear outro problema.

    • Olá alimentos que contém gluten tende a distender o abdomen devido ao “inchaço” o que chamamos de gordura abdominal…. tente comer alimentos sem gluten por um determinado período de 10-15 dias e veja as diferenças , observe como seu corpo responde. Eu iniciei confesso que não é fácil mais não podemos desistir do primeiro obstáculo , ainda mais para quem ama aquele filãozinho como EU….mais quando olho para ele imagino um pote de açúcar e isso me faz desistir da idéia de come-lo. Compro produtos da NAturalLife sem glúten e confesso que consigo observar as mudanças.

    • Eu acho que não…
      “”Cortar o glúten da dieta emagrece. Ora, o indivíduo vai deixar de comer as principais fontes de carboidrato de sua dieta, como pão, bolo, doces… Uma ingestão menor de calorias vai resultar em decréscimos na balança. Ou seja, diminuir calorias faz diminuir quilos na balança. E não por retirar o glúten. Você poderia emagrecer do mesmo jeito se retirasse açúcar, gorduras, qualquer outra substância muito presente em… comida que tende a ser mais calórica, claro. “Dietas sem glúten são modismos puros”, diz Bronstein.””