Sopa engorda ou sempre emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 01/03/2021

Se você já tentou emagrecer alguma vez na vida, já deve ter ouvido falar que consumir sopas é uma excelente estratégia para perder peso, sendo esse prato a estrela de várias dietas.

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Muitas pessoas acham que, por ser uma refeição leve e preparada com legumes na maioria das vezes, as sopas são muito saudáveis e podem substituir outros alimentos na busca pelo peso ideal, mas será que isso é verdade?

Portanto nesse artigo vamos tirar algumas dúvidas sobre as sopas, vendo se elas engordam ou emagrecem, e como incluir esse prato no seu dia a dia de maneira saudável, prática e gostosa.

sopa de tomate

Saciedade

Um dos principais mitos sobre as sopas é que elas promovem mais saciedade por serem preparadas principalmente de legumes e verduras. Porém, apesar de ricas em nutrientes e fibras, as sopas não promovem mais saciedade do que outros pratos.

Isso acontece porque sua digestão é mais rápida e fácil, fazendo com que você sinta fome mais cedo. Portanto, para garantir uma maior saciedade por mais tempo e tornar a sopa uma refeição completa e nutritiva, siga essas dicas no preparo da sua sopa:

  • Não bata sua sopa no liquidificador. Sopas com legumes em pedaços contêm mais fibras, que promovem maior saciedade. Ter que mastigar os alimentos também sinaliza ao cérebro que você está se alimentando e, dessa forma, você vai se sentir mais satisfeito;
  • Utilize verduras e legumes ricos em fibras e com menor teor de carboidrato como couve, repolho, espinafre, vagem, cenoura, couve-flor, abobrinha, entre outros. Evite colocar batata ou macarrão na sua sopa;
  • Inclua proteínas magras na sua sopa para manter a saciedade por mais tempo. Aposte em cubos de frango, cortes magros de carne vermelha, como peito ou músculo ou proteínas vegetais como feijões, lentilha ou grão-de-bico;
  • Evite as sopas cremosas como aquelas com adição de queijos ou creme de leite. Além de mais calóricas, são menos nutritivas.

Caseira, pronta ou a mistura para sopa?

Hoje encontramos uma grande variedade de sopas no mercado, que só precisam de adição de água para ficarem prontas – muitas delas prometendo uma refeição prática e saborosa.

Porém, essa suposta praticidade vem com uma lista de ingredientes não muito saudável: a maioria das sopas prontas possui grande quantidade de sal, conservantes e açúcares.

O sal em excesso, além de elevar a pressão arterial, também aumenta a retenção de líquidos, causando inchaço e a impressão de que estamos ganhando peso ao invés de perder.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo máximo de sal por dia não ultrapasse 5 gramas por dia – o que equivale a uma colher de chá – ou 2000 mg de sódio, que é o componente principal do sal de cozinha.

Muitas sopas “prontas” podem conter mais da metade da ingestão diária recomendada de sódio, por isso é muito importante observar a quantidade desse nutriente no rótulo.

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De qualquer forma, fazer a própria sopa é sempre a melhor opção. Veja aqui algumas dicas para ter uma sopa gostosa e saudável sempre à mão para a próxima refeição:

  • Praticidade: compre legumes e verduras já higienizados no mercado ou na feira, vegetais congelados e leguminosas cozidas no vapor para agilizar o preparo e reduzir o seu tempo na cozinha
  • Tempero: use a abuse de temperos naturais – alho, cebola, salsa, alecrim, pimenta, coentro, tomilho, manjericão, louro, entre outros
  • Congele: tire um dia da semana para preparar suas sopas e congele em pequenas porções, assim você sempre terá uma opção para uma refeição rápida e nutritiva
canja de galinha

E a sopa cremosa?

Sopas cremosas – sobretudo aquelas feitas com queijos ou creme de leite – são realmente tentadoras.

Embora deliciosas, esse tipo de sopa engorda. Isso porque ela esconde uma armadilha em forma de gordura e sal, que pode prejudicar o seu processo de perda de peso, além de interferir em outros aspectos da sua saúde.

Mas não precisa se preocupar: apesar de sopas em pedaços serem tradicionalmente menos calóricas e proporcionar mais saciedade, existem alguns truques que você pode usar para deixar sua sopa bem cremosa, sem perder o prazer de comer – confira aqui alguns deles:

  • Substitua a batata pela couve-flor em sopas como o caldo verde, assim você ganha cremosidade com menos calorias;
  • Evite o uso de creme de leite e queijos amarelos, você pode substituí-los por tofu, ricota ou requeijão light, por exemplo;
  • Faça sopas cremosas usando lentilha, ervilha ou feijões, além de ricos em proteínas, vão te dar mais saciedade.

A sopa vai me fazer emagrecer?

Nenhum alimento sozinho tem o poder de emagrecer ou engordar uma pessoa. O ganho de peso é uma junção de vários fatores – sexo, idade, metabolismo, calorias ingeridas, nível de atividade física, etc.

A sopa pode sim ajudar a emagrecer, desde que você siga as dicas que já mostramos acima. Além disso, a sopa é uma refeição nutritiva, que pode proporcionar saciedade em uma quantidade menor e com menos calorias, e também é uma opção muito mais saudável do que vários outros pratos.

A sopa pode facilmente ser um substituto de outros alimentos no almoço ou no jantar e te ajudar a perder peso, mas é necessário que as outras refeições também sejam balanceadas, que a ingestão de água seja adequada e a prática de atividades físicas seja constante.

Se você vai incluir sopas na sua dieta, lembre-se de anotar essas dicas, buscar receitas saudáveis e caprichar no tempero – com certeza você trará mais saúde pro seu dia a dia, sem abrir mão do sabor.

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Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre o consumo da sopa para emagrecer.

Gostou das dicas?

De que maneira você costuma preparar a sua sopa? Tem o costume de consumi-la quando está em dieta? Acredita que, no seu caso, a sopa engorda ou emagrece? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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5 comentários em “Sopa engorda ou sempre emagrece?”

  1. Faço sopa como se fosse água temperada, ponho frango ou carne pra dar um gosto, mesmo só com essas coisas, comendo dois pratos, engorda?

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  2. E aquelas sopas que vem com umas “bolinhas” em cima, tipo quando tentamos misturar água com óleo? O que seria aquilo? Engorda?

    Responder
      • Olá boa noite,estou comendo sopa de batata, batata doce e abóbora japonesa,cosida e batida no liquidificador depois eu acrescento peito de frango desfiado, substituindo o almoço e a janta,fazendo desta forma ela emagrecer?

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