Sopa Engorda ou Sempre Emagrece?

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

A sopa é um alimento sempre presente nas dietas de perda de peso, não importa que tipo de dieta você esteja fazendo. Há também dietas onde se come especificamente sopa, como a dieta da sopa de repolho. Além disso, a sopa sempre parece um alimento saudável, cheio de legumes e vegetais. Mas a sopa sempre ajuda a emagrecer? Ela pode engordar? Se você tem essas dúvidas, continue lendo enquanto analisamos a questão para descobrir se sopa engorda.

Saciedade

Uma das maiores vantagens da sopa em dietas de perda de peso é a saciedade que ela traz. Por exemplo, se você come um prato com macarrão, frango e vegetais ou uma sopa com os mesmos ingredientes, as calorias são as mesmas, mas a sopa te deixa mais saciado e por mais tempo, fazendo com que você coma menos e que não sinta fome por algum tempo.

Além disso, por conter vegetais, a sopa oferece muitos nutrientes para o seu corpo, e isso também pode ajudar a diminuir a fome. Muitas vezes, quando você come uma refeição e sente fome pouco tempo depois, pode ser apenas seu corpo pedindo pela nutrição que não conseguiu com a refeição interior.

Caseira, Pronta ou a Mistura para Sopa?

Um ponto importante a ressaltar para quem quer usar a sopa na dieta é de onde essa sopa vem. Você mesmo, ou alguém na sua casa, faz? Você compra pronta? Ou você compra a mistura de pacote, em que só tem que colocar água? Para muitas pessoas, pode parecer que é apenas sopa, de qualquer forma, mas a realidade é um pouco diferente.

Sopas prontas e mistura para sopa geralmente contêm muito sódio, que não só faz mal para o corpo em grandes quantidades como também é um grande inimigo da dieta, por causar retenção de líquidos. Algumas sopas podem conter cerca de 1000 mg de sódio por porção. Considerando a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que adultos consumam menos de 2000 mg de sódio por dia, e em alguns casos uma pessoa pode consumir mais de uma porção da sopa, esse número é preocupantemente alto.

Por isso, se for comprar as sopas prontas ou as misturas para sopa, pesquise bastante até encontrar uma marca que tenha menos sódio, de preferência, menos de 400 mg de sódio por porção.

Ainda assim, a sopa caseira é a melhor opção. Você pode colocar seus vegetais favoritos, deixá-la com mais pedaços ou mais líquida, de acordo com a sua preferência, e pode escolher usar mais ervas e outros temperos em substituição ao sal, deixando-a ainda mais saudável. E dependendo das ervas e temperos que você utilizar, você pode não apenas evitar a retenção de líquidos causada pelo sódio ao retirar ou diminuir o sal, mas também eliminar o excesso de líquidos já presente no seu corpo, já que algumas ervas e temperos são diuréticos naturais.

Faça uma sopa que contenha uma fonte de proteína e vegetais, essencialmente, e você pode adicionar macarrão ou batatas para oferecer carboidratos. O caldo da sopa também deve ser, preferencialmente, o do cozimento dos próprios vegetais, não caldos comprados, assim você não corre o risco de adicionar sódio demais e também aproveita todos os nutrientes dos vegetais.

E a Sopa Cremosa?

Sopas cremosas são deliciosas, com uma consistência maravilhosa, e parecem perfeitas para comer em um dia frio ou para fazer um lanche rápido. Mas elas também são recheadas de calorias das quais você não precisa caso esteja tentando perder peso. Sopas cremosas geralmente obtêm sua textura com a adição de creme de leite e queijos, e embora você possa ficar com água na boca só de pensar nelas, é melhor evitá-las, pois esse tipo de sopa engorda.

A Sopa Vai Me Fazer Emagrecer?

Nenhum alimento sozinho pode te fazer emagrecer. Para que você emagreça, é preciso que você gaste mais calorias do consome, e é preciso um déficit de 550 calorias por dia para perder cerca de meio quilo por semana. Nesse ponto, a sopa pode ser sua aliada. Ao ser um alimento mais saciante do que os alimentos sólidos e te oferecer os nutrientes dos vegetais, a sopa pode te ajudar a comer menos e se manter cheio por mais tempo, uma coisa que pode ajudar muito em uma dieta de perda de peso, especialmente se você é uma pessoa que faz muitos lanchinhos entre as refeições.

Algumas pessoas podem achar que a sopa engorda, mas a razão para pensarem isso pode ser porque adicionam a sopa às suas dietas sem retirar outros alimentos que já comiam, então elas acabam comendo o jantar mais a sopa, achando que isso irá ajudá-las a emagrecer. Como dito anteriormente, para que ocorra o emagrecimento é preciso que haja um déficit entre as calorias que você consome e as que gasta. Apenas adicionar a sopa em conjunto com as suas refeições existentes pode te fazer engordar.

Você não precisa trocar todas as suas refeições por sopa para emagrecer. Você pode comer a sopa apenas uma ou duas vezes por dia, de preferência nas refeições após as quais você sente mais vontade de comer lanches. Por exemplo, se você sempre sente vontade de atacar a geladeira antes de dormir ou de madrugada, substituir o jantar por uma sopa pode ser uma ótima escolha.

Além disso, se você usa ou vai começar a usar a sopa na sua dieta, é sempre importante variar. Busque novas receitas e novos ingredientes para mudar o sabor. Assim, você não se cansa da sopa e pode variar os nutrientes que recebe ao variar os vegetais que coloca nela.

Vídeo:

Gostou das dicas?

De que maneira você costuma preparar a sua sopa? Você a utiliza como ferramenta de uma dieta? Acredita que, no seu caso, a sopa engorda ou emagrece? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (40 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “Sopa Engorda ou Sempre Emagrece?”

  1. Faço sopa como se fosse água temperada, ponho frango ou carne pra dar um gosto, mesmo só com essas coisas, comendo dois pratos, engorda?

  2. E aquelas sopas que vem com umas “bolinhas” em cima, tipo quando tentamos misturar água com óleo? O que seria aquilo? Engorda?

      • Olá boa noite,estou comendo sopa de batata, batata doce e abóbora japonesa,cosida e batida no liquidificador depois eu acrescento peito de frango desfiado, substituindo o almoço e a janta,fazendo desta forma ela emagrecer?