Casca de melancia: benefícios e como usar

Especialista da área:
atualizado em 22/06/2022

Você joga a casca de melancia fora? Se sim, repense este hábito. Isso porque a casca de melancia possui vitaminas, minerais e substâncias que trazem benefícios à nossa saúde. Apesar de ser uma parte dura e quase sem doce, é possível usá-la de forma criativa na cozinha e como cosmético natural. 

Veja quais são os benefícios da casca de melancia e como usá-la. 

  Continua Depois da Publicidade  

Benefícios da casca de melancia

Melancia
As cascas de melancia são bons exemplos para o aproveitamento total dos alimentos

A casca de melancia contém muitas vitaminas e minerais importantes para diversas funções do nosso organismo, até mesmo para a saúde da pele e dos cabelos. 

Vitaminas da casca de melancia

A casca da melancia é rica em vitaminas A, C e B6, e em licopeno, uma substância antioxidante que confere a cor vermelha a frutas e vegetais, como o tomate, a goiaba e a melancia. 

A vitamina A possui ação anti-inflamatória e, por isso, pode ser benéfica para a pele acneica e oleosa. Por isso, a parte branca da casca de melancia pode ser usada diretamente na pele, atuando como um adstringente natural. Veja os benefícios da vitamina A para a pele

Essas vitaminas e o licopeno também apresentam ação antioxidante, combatendo os radicais livres que causam danos aos tecidos internos do corpo e à pele. 

A ingestão diária de alimentos como a melancia e sua casca fornece esses nutrientes ao organismo, para serem utilizados pelo sistema imunológico. 

  Continua Depois da Publicidade  

Ainda na questão estética, a parte branca da casca da melancia pode ser aplicada no couro cabeludo, pois as vitaminas que ela contém são benéficas para o tratamento e prevenção da queda capilar e para o combate à caspa. Confira os benefícios da vitamina A para os cabelos

Água da casca de melancia

Muita gente se lembra do alto teor de água, quando se fala em melancia, mas se esquece que grande parte dessa água está na parte branca da casca da fruta. 

Desse modo, consumir a casca significa aproveitar ao máximo o poder de hidratação da fruta, o que pode nos ajudar a bater a meta diária de ingestão de água. Veja se você está bebendo água o suficiente

A casca da melancia atua como um diurético natural, contribuindo para a eliminação do líquido retido em nosso corpo, diminuindo o inchaço. 

Portanto, receitas feitas com a casca de melancia podem ajudar em períodos do ciclo menstrual, em que o inchaço é mais evidente. Ou mesmo após um dia de exagero alimentar, em que o consumo de açúcares e glúten foi muito alto, levando ao inchaço.

A hidratação também é importante no controle da pressão arterial e para a desintoxicação do trato urinário, prevenindo as infecções. 

  Continua Depois da Publicidade  

Licopeno

O licopeno presente na parte mais rosada da casca de melancia traz benefícios à saúde dos ossos, contribuindo para a sua rigidez, o que é fundamental para a prevenção de fraturas e da osteoporose, especialmente após a menopausa. 

Essa substância também parece estar associada ao controle dos níveis de colesterol no sangue. Sobre a saúde cardiovascular, a presença de zinco, magnésio e potássio na casca da melancia também confere um fator de prevenção contra doenças desse sistema. 

Citrulina

A casca da melancia também contém citrulina, um aminoácido, que é como se fosse o bloco de construção de uma proteína, produzido no nosso intestino e liberado na circulação sanguínea. Como ela é produzida no nosso corpo, a citrulina dificilmente é encontrada nos alimentos, com exceção da melancia. 

Nos rins, a citrulina é convertida em arginina, outro aminoácido importante para o nosso corpo. A arginina está relacionada com o bom funcionamento do sistema imunológico, aumentando a sua atividade. 

Há algumas evidências de que a citrulina promova a produção de proteínas de maneira indireta, contribuindo para o ganho de massa muscular, ao estimular a liberação de insulina e do hormônio do crescimento. 

A citrulina presente na melancia também pode agir como um afrodisíaco, estimulando a libido e melhorando a performance sexual, pois ela tem ação vasodilatadora, levando mais sangue para a região íntima. 

  Continua Depois da Publicidade  

Como usar a casca de melancia

Casca de melancia
Imagem: via Healthline

A casca de melancia é muito versátil e pode ser usada para fazer receita doce, salgada, chá, suco e, também, ser aplicada diretamente na pele e no couro cabeludo.

Refogado de casca de melancia

Para quem gosta de uma receita salgada, o refogado de casca de melancia é uma ótima opção. 

Ingredientes:

  • ¼ da parte branca da casca de melancia cortada em cubos
  • ½ cebola picada
  • 1 dente de alho
  • Salsinha à gosto
  • Açafrão à gosto
  • Sal à gosto
  • Óleo ou azeite para dourar 
  • Água quente

Como fazer:

  • Doure a cebola e o alho
  • Junte a casca de melancia ao alho e à cebola
  • Adicione o açafrão e o sal à gosto
  • Coloque água para cobrir a casca de melancia, tampe a panela e deixe cozinhar.
  • Quando o excesso de água secar e a casca de melancia estiver macia, desligue o fogo e finalize com a salsinha.

Doce de casca de melancia

A receita do doce de casca de melancia é bem simples e requer poucos ingredientes:

  • 2 xícaras de chá da parte branca da casca de melancia
  • 1 ½ xícara de chá de açúcar
  • ¼ xícara de chá de água
  • 6 unidades de cravo

Como fazer:

Rale a parte branca da casca de melancia e reserve. Faça uma calda com o açúcar, a água e o cravo, em fogo baixo. Adicione a casca de melancia ralada à calda e mexa constantemente, em fogo baixo, até a água evaporar e atingir a consistência de doce. 

Chá de casca de melancia

Uma forma simples de aproveitar os benefícios da casca de melancia é com um chá, que pode ser servido quente ou gelado. 

Para prepará-lo, você vai precisar:

  • Parte branca da casca de 1 fatia de melancia, cortada em pedaços pequenos.
  • 2 xícaras de água
  • Açúcar, mel ou adoçante (opcional)

Leva a água com os pedaços de casca de melancia ao fogo. Quando levantar fervura, desligue o fogo e abafe por 10 minutos. Por fim, é só coar e beber. Se preferir a bebida gelada, é só deixá-la na geladeira e, depois, colocar alguns cubos de gelo. 

Suco de casca de melancia com hortelã

Os ingredientes do suco de casca de melancia são: 

  • 3 xícaras de chá da parte branca da casca de melancia
  • 1 litro de água
  • 4 colheres de sopa de hortelã picada
  • 1 xícara de açúcar ou adoçante (opcional)
  • ½ xícara de chá de suco de limão

Corte toda a parte branca da melancia em pequenos cubos e junte aos outros ingredientes, batendo no liquidificador. Depois, coe a bebida e sirva gelado. Se preferir, adoce com açúcar ou adoçante à gosto. 

Adstringente para o rosto

Para usar a parte branca da melancia como um adstringente natural para o rosto, basta cortar essa parte em um tamanho um pouco maior do que a palma da sua mão, para facilitar a aplicação. 

Então, é só passar essa parte da melancia no rosto, fazendo movimentos circulares, aplicando uma leve pressão. Depois disso, basta lavar o rosto com água fria e secar com uma toalha macia. 

Tratamento para o cabelo

Para usar a casca de melancia para tratar a queda de cabelo, basta cortar a parte branca da casca de melancia e passá-la no couro cabeludo, massageando bem. Depois é só lavar o cabelo, como de costume. 

Fontes e referências adicionais

Você costuma aproveitar a casca de melancia ou de algum outro alimento? Quais benefícios da casca de melancia mais te surpreenderam? Você prefere usar a casca de melancia na culinária ou como um produto cosmético natural? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário