Tomar muita vitamina C faz mal?

Especialista da área:
atualizado em 19/07/2021

A vitamina C é muito importante para o nosso organismo, não apenas para evitar a gripe, mas também para combater os radicais livres, que são substâncias produzidas pelo nosso corpo, que podem causar danos à saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Há quem prefira tomar suplementos vitamínicos que oferecem grandes doses de vitamina C. Neste caso, é necessário ficar atento à quantidade diária consumida deste antioxidante, pois o excesso pode trazer alguns prejuízos à saúde, sendo no sistema digestivo o efeito colateral mais recorrente, podendo causar uma forte irritação gastrointestinal.

Fontes de vitamina C: melhor suplemento ou natural?

suplementos de vitamina C

Uma pesquisa recentemente publicada pela revista Nutrients afirma que não há diferenças significativas entre o consumo de suplementos de vitamina C e a mesma quantidade deste nutriente encontrada em fontes naturais.

O que muda é que tomando um efervescente, por exemplo, a vitamina C demora apenas duas horas para atingir o nível plasmático máximo, enquanto em doses naturais, a vitamina C demora mais tempo para obter o mesmo efeito.

No entanto, muitos especialistas recomendam que a quantidade diária de vitamina C seja ingerida em pequenas doses em vez de uma única grande dose, pois assim ela é melhor absorvida e traz mais benefícios para nosso organismo.

Dose diária recomendada de vitamina C

Não existe uma recomendação única mundial para o consumo de vitamina C. De acordo com o National Institute of Health (departamento de saúde dos Estados Unidos) por exemplo, a dose diária recomendada de vitamina C pode variar de acordo com a idade, gênero e se a pessoa é fumante ou não.

Para homens, recomenda-se o consumo mínimo de 90 mg por dia, enquanto para mulheres a dose recomendada é de 75 mg.

Algumas condições podem exigir dosagens mais elevadas de vitamina C. No caso de mulheres grávidas, o consumo mínimo passa a ser de 85 mg por dia e durante a amamentação esta dose aumenta para 120 mg.

Fumantes também precisam de mais vitamina C no organismo, dependendo da quantidade do consumo de tabaco. Neste caso é importante entrar em contato com um especialista para definir a quantidade recomendada de vitamina C que seu corpo precisa.

No entanto, é reconhecido que o corpo humano pode se beneficiar de uma porção de até 250 mg diariamente. Mas de forma geral, podemos considerar 100 g uma quantidade recomendada pela maioria dos especialistas.

  Continua Depois da Publicidade  

Qual a quantidade máxima de vitamina C que posso tomar?

Doses diárias de vitamina C

Pesquisas afirmam que o limite máximo da vitamina C que nosso corpo pode digerir é de 2000 miligramas por dia, ou seja, 2 gramas.

É importante ficar atento com a superdosagem deste ácido ascórbico, pois geralmente as pessoas que fazem o uso de suplementos de vitamina C, também ingerem esse nutriente diretamente das fontes naturais, correndo o risco assim, de ingerir essa vitamina em excesso causando uma overdose.

De qualquer forma, normalmente o excesso de vitamina C é expelido pela urina, porém, em determinados casos, esse consumo elevado pode provocar diarreias, cólicas, azia, dor abdominal e dor de cabeça.

Em casos mais extremos, tomar muita vitamina C pode causar pedra nos rins. Isso acontece porque a vitamina C ingerida se transforma em uma substância chamada oxalato e seu excesso é eliminado através da urina. Níveis elevados de oxalato na urina podem favorecer a formação de cálculos renais.

Como garantir que não estou tomando vitamina C em excesso?

Se você toma suplementos que contêm vitamina C, é importante verificar qual a dosagem de cada cápsula ou tablete efervescente. Se for superior a 1.000 mg, você provavelmente está ingerindo vitamina C em excesso.

Isso porque juntamente com a dose suplementar, seu corpo também está consumindo vitamina C em diversos alimentos do dia a dia. Engana-se quem pensa que apenas os alimentos cítricos como a laranja e o limão possuem vitamina C. Na verdade, há outras frutas e vegetais muito mais abundantes nesta vitamina do que os cítricos.

Fontes naturais de vitamina C

Fontes naturais de vitamina C

Melhor que fazer uso constante de suplementos de vitamina C é manter uma dieta equilibrada, rica em alimentos naturais que, além de conter a vitamina C, possuem outros nutrientes importantes para nosso organismo. Estes são outros alimentos que contêm alto teor da vitamina C:

  • Acerola: Surpreendentemente, esta frutinha pouco consumida contém mais de 60 vezes a quantidade de vitamina C que a mesma medida de uma laranja.
  • Morango: O morango é conhecido por suas propriedades antioxidantes, mas também é uma ótima fonte natural de vitamina C. Apenas uma porção da fruta possui quase metade da quantidade de vitamina C que uma pessoa deve consumir diariamente.
  • Mamão: O mamão contém altos níveis de vitamina A e C, sendo que apenas uma porção da fruta por dia é suficiente para suprir suas necessidades de vitamina C.
  • Kiwi: Outra fruta que possui mais vitamina C que uma laranja é o kiwi. Apesar de muito popular, poucos conhecem as propriedades do kiwi, que é também uma ótima fonte de potássio, possuindo quase a mesma quantidade do nutriente que uma banana.
  • Goiaba: Comer apenas uma goiaba já garante o dobro de vitamina C que seu corpo precisa diariamente. Além disso, é uma ótima fonte de fibras, potássio, magnésio e ácido fólico.
  • Melão: Dependendo da variedade de melão, é possível consumir metade da vitamina C necessária em sua dieta com apenas uma fatia. O melão cantalupo é conhecido por conter alto teor de vitamina C.
  • Laranja: Muito conhecida por conter vitamina C, a laranja não é a fruta que mais possui este nutriente, mas mesmo assim é uma ótima fonte natural, seja a fruta em si ou em suco.
  • Limão: Também muito popular pela quantidade de vitamina C que possui, o limão pode ser usado também em sucos ou para temperar saladas.
  • Tomate: Tomates frescos contêm bastante vitamina C, mas tomates secos são ainda mais ricos neste nutriente. Uma porção de 100 gramas contém mais de 100 mg de vitamina C, o equivalente a mais de 100% de sua necessidade diária.
  • Pimentão: Independente da cor, os pimentões são fontes de vitamina C, principalmente se estiverem crus. Os amarelos são os que possuem o maior índice do nutriente, seguido pelo vermelho, que em meia xícara pode conter mais de 140 mg de vitamina C.
  • Brócolis: Muitos especialistas colocam o brócolis como um dos alimentos mais completos que você pode consumir. No que diz respeito à vitamina C, uma pequena porção de brócolis já ultrapassa suas necessidades diárias.
  • Couve-flor: Dizem que os alimentos de cores fortes contêm mais vitamina C, mas a branquela couve-flor também é uma ótima fonte. Uma xícara do alimento contém cerca de 50 mg de vitamina C.
  • Ervas frescas: O coentro e outras ervas frescas, como cebolinha, tomilho, manjericão e salsa também são boas fontes de vitamina C, além de darem um sabor todo especial à cada refeição.
Fontes e referências adicionais

Você sabia que ingerir uma grande quantidade de vitamina C pode fazer mal à saúde? Prefere consumir esse nutriente por meio de fontes naturais ou por suplementos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média 4,56)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

3 comentários em “Tomar muita vitamina C faz mal?”

  1. Gostei das informações mas ainda tenho duvidas me disseram que a vitamina c faz perder sangue nas fezes isto pode ocorrer?Minha tia uma idosa de 95anos esta tomando vitamina efervesente todos os dias 2 vezes ao dia junto com remedio que contem ferro está informação procede?

    Responder