Suplemento de vitamina C

Tomar Muita Vitamina C Faz Mal?

A vitamina C é muito importante para o nosso organismo, não apenas para evitar a gripe, mas também para combater os radicais livres, que em demasia podem favorecer o aparecimento de doenças graves.

Há quem prefira tomar suplementos vitamínicos que oferecem grandes doses de vitamina C. Neste caso, algumas pessoas se preocupam se o excesso de vitamina C faz mal. É importante ficar atento às doses diárias da vitamina que se ingere, pois o excesso pode mesmo trazer alguns prejuízos à saúde.

Fontes de vitamina C: Melhor suplemento ou natural?

Uma pesquisa recente publicada na revista Nutrients afirma que não há diferenças significativas entre o consumo de suplementos de vitamina C e a mesma quantidade da vitamina em fontes naturais.

O que muda é que tomando um efervescente, por exemplo, a vitamina C demora apenas duas horas para atingir o nível plasmático máximo, enquanto em doses naturais, a vitamina C demora mais tempo para obter o mesmo efeito.

No entanto, muitos especialistas recomendam que a quantidade diária de vitamina C seja ingerida em pequenas doses em vez de uma única grande dose, pois assim ela é melhor absorvida e traz mais benefícios para nosso organismo.

Dose diária recomendada de vitamina C

De acordo com o National Institute of Health, a dose diária recomendada de vitamina C pode variar de acordo com a idade, gênero e se a pessoa é fumante ou não.

Para homens, recomenda-se o consumo mínimo de 90 miligramas por dia, enquanto para mulheres a dose recomendada é de 75 miligramas. No entanto, é reconhecido que o corpo humano pode se beneficiar de uma porção de até 250 miligramas diariamente.

Algumas condições podem exigir dosagens mais elevadas de vitamina C. No caso de mulheres grávidas, o consumo mínimo passa a ser de 85 miligramas por dia e durante a amamentação esta dose aumenta para 120 miligramas.

Fumantes também precisam de mais vitamina C no organismo, dependendo da quantidade do consumo de tabaco. Neste caso é importante entrar em contato com um especialista para definir a quantia recomendada de vitamina C que seu corpo precisa.

Qual a quantidade máxima de vitamina C que posso tomar?

De acordo com pesquisadores, o limite máximo da vitamina C que nosso corpo pode digerir é de 2000 miligramas por dia, ou seja, 2 gramas.

Pessoas que fazem o uso de suplementos de vitamina C devem ficar atentas com a superdosagem da vitamina, pois além do consumo suplementar, elas certamente ingerem vitamina C de fontes naturais, correndo o risco de tomarem uma overdose.

De qualquer forma, o excesso de vitamina C normalmente é expelido pela urina, mas antes disso a abundância da vitamina no nosso organismo pode gerar alguns problemas, como náusea, diarreia, azia e até vômito.

Tomar muita vitamina C faz mal?

Há um ditado popular que diz que tudo em excesso faz mal. E realmente, o excesso de vitamina C faz mal também, podendo causar uma série de problemas. O efeito colateral mais recorrente é no sistema digestivo, podendo causar séria irritação gastrointestinal, ocasionando azia, diarreia e vômito.

Em casos mais extremos, tomar muita vitamina C pode causar pedra nos rins. Isso acontece porque a vitamina C ingerida se transforma em uma substância chamada oxalato e seu excesso é eliminado através da urina. Níveis elevados de oxalato na urina podem favorecer a formação de cálculos renais.

Como garantir que não estou tomando uma overdose de vitamina C?

Se você toma suplementos que contêm vitamina C, é importante verificar qual a dosagem de cada cápsula ou tablete efervescente. Se for superior a 1000 miligramas, você provavelmente está ingerindo vitamina C em excesso.

Isso porque juntamente com a dose suplementar, seu corpo também está consumindo vitamina C em diversos alimentos do dia a dia. Engana-se quem pensa que apenas os alimentos cítricos como a laranja e o limão possuem vitamina C. Na verdade, há outras frutas e vegetais muito mais abundantes nesta vitamina que os cítricos.

Estes alimentos em conjunto com o suplemento podem ocasionar uma superdosagem no organismo, causando males como azia, diarréia, vômito e, em alguns casos mais graves, pedra nos rins.

Como diria o filósofo Hipócrates, que o remédio seja seu alimento e que o alimento seja seu remédio. Se você mantém uma alimentação saudável e rica em frutas, legumes e verduras, não há necessidade de tomar um suplemento de vitamina C.

Fontes naturais de vitamina C

Melhor que fazer uso constante de suplementos de vitamina C é manter uma dieta equilibrada abundante em alimentos naturais que, além de conter a vitamina C, possuem outros nutrientes importantes para nosso organismo. Sempre que pensamos em fontes naturais de vitamina C, pensamos nas frutas cítricas, mas existem outros alimentos que contêm alto teor da vitamina. São eles:

  1. Acerola: Surpreendentemente, esta frutinha pouco consumida contém mais de 60 vezes a quantidade de vitamina C que a mesma medida de uma laranja.
  2. Morango: O morango é conhecido por suas propriedades antioxidantes, mas também é uma ótima fonte natural de vitamina C. Apenas uma porção da fruta possui quase metade da quantidade de vitamina C que uma pessoa deve consumir diariamente.
  3. Mamão: O mamão contém altos níveis de vitamina A e C, sendo que apenas uma porção da fruta por dia é suficiente para saciar suas necessidades de vitamina C.
  4. Kiwi: Outra fruta que possui mais vitamina C que uma laranja é o kiwi. Apesar de muito popular, poucos conhecem as propriedades do kiwi, que é também uma ótima fonte de potássio, possuindo quase a mesma quantidade do nutriente que uma banana.
  5. Goiaba: Comer apenas uma goiaba já garante o dobro de vitamina C que seu corpo precisa diariamente. Além disso, é uma ótima fonte de fibras, potássio, magnésio e ácido fólico.
  6. Melão: Dependendo da variedade de melão, é possível consumir metade da vitamina C necessária em sua dieta com apenas uma fatia. O melão cantalupo é conhecido por conter alto teor de vitamina C.
  7. Laranja: Muito conhecida por conter vitamina C, a laranja não é a fruta que mais possui este nutriente, mas mesmo assim é uma ótima fonte natural, seja a fruta em si ou em suco.
  8. Limão: Também muito popular pela quantidade de vitamina C que possui, o limão pode ser usado também em sucos ou para temperar saladas.
  9. Tomate: Tomates frescos contêm bastante vitamina C, mas tomates secos são ainda mais ricos neste nutriente. Uma porção de 100 gramas contém mais de 100 miligramas de vitamina C, o equivalente a 170% de sua necessidade diária.
  10. Pimentão: Independente da cor, os pimentões são fontes de vitamina C, principalmente se estiverem crus. Os amarelos são os que possuem o maior índice do nutriente, seguido pelo vermelho, que em meia xícara pode conter mais de 140 miligramas de vitamina C.
  11. Brócolis: Muitos especialistas colocam o brócolis como um dos alimentos mais completos que você pode consumir. No que diz respeito à vitamina C, uma pequena porção de brócolis já ultrapassa suas necessidades diárias.
  12. Couve-flor: Dizem que os alimentos de cores fortes contêm mais vitamina C, mas a branquela couve-flor também é uma ótima fonte. Uma xícara do alimento contém cerca de 50 miligramas de vitamina C.
  13. Ervas frescas: O coentro e outras ervas frescas, como cebolinha, tomilho, manjericão e salsa também são boas fontes de vitamina C, além de darem um sabor todo especial à cada refeição.

Referências adicionais:

Você já imaginava que o superdose de vitamina C faz mal? Que fontes naturais você está costumado a consumir desta vitamina? E ainda toma suplementos da mesma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média: 4,56 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

3 comentários

  1. gostaria de receber as notificações sobre a vitamina c

  2. Muito bom, mandar notícias informativas de saúde

  3. Marília Aparecida paixao

    Gostei das informações mas ainda tenho duvidas me disseram que a vitamina c faz perder sangue nas fezes isto pode ocorrer?Minha tia uma idosa de 95anos esta tomando vitamina efervesente todos os dias 2 vezes ao dia junto com remedio que contem ferro está informação procede?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*