10 Benefícios da Semente de Melão – Como Usar e Dicas

As sementes das frutas em geral normalmente são descartadas no lixo. O que muita gente ignora é que, além de poderem ser reservadas para plantar novos frutos, tais sementes também podem ser uma ótima fonte de nutrição. Em um país como o Brasil, em que muita gente passa fome, desperdiçar uma fonte de nutrientes direto no lixo não é uma atitude bacana.

As sementes de melão, por exemplo, têm sido usadas há muitos séculos no Oriente Médio e na China para promover vários benefícios para a saúde.

Nesse artigo, vamos conhecer os principais benefícios da semente de melão e como incluir esse alimento na sua dieta de uma forma inteligente e sem desperdícios.

Semente de melão

O melão é uma das frutas mais saudáveis do mundo. Ele é uma fruta de coloração amarelada ou alaranjada com um aroma muito gostoso, além de ser bem doce e saborosa.

Já a semente de melão não tem nenhum cheiro e seu gosto lembra o sabor das nozes. As sementes em geral são ricas em nutrientes, já que são a matéria-prima para nutrir uma planta. Dessa forma, a semente de melão é rica em nutrientes como proteínas, ácidos graxos e micronutrientes importantes para a saúde.

As sementes de melão contêm cerca de 30 a 35% de sua composição em proteínas, aproximadamente 40 a 45% de gordura e entre 8 a 10% de carboidratos, fibras e minerais.

Apesar de se ter a impressão de que o teor de gordura é muito alto, essa gordura é composta de boas fontes de gordura como o ácido graxo do tipo ômega 3, o ácido oleico e o ácido linoleico.

Dentre os minerais encontrados na semente de melão, destacam-se o potássio, o cobre, o cálcio, o magnésio, o fósforo, o selênio e o zinco. Também são encontradas vitaminas como a vitamina E, a vitamina A, a vitamina C e algumas vitaminas do complexo B.

Para que serve

Em alguns lugares do mundo, a semente de melão é usada como base para sopas e como um agente emulsificante em receitas.

As propriedades da semente permitem que existam muitos benefícios da semente de melão para a saúde. Ela apresenta propriedades antioxidantes, analgésicas, diuréticas e anti-inflamatórias, que também fazem com que o consumo ajude a proteger a saúde de órgãos como o fígado e os rins.

Vamos conhecer os benefícios dessa semente com mais detalhes logo a seguir.

Benefícios da semente de melão

1. Boa para a saúde intestinal

Há uma ótima quantidade de fibras dietéticas na semente do melão. Tais fibras podem ajudar a preservar a saúde intestinal e evitar problemas gastrointestinais como a constipação.

Alguns estudos sugerem que a semente de melão pode atuar expulsando parasitas eventualmente localizados no intestino.

E nada de jogar as fibras que ficam ao redor das sementes fora. Elas são riquíssimas em fibras e podem ajudar muito o processo digestivo como um todo.

2. Rica em vitaminas

As sementes de melão apresentam nutrientes essenciais para a saúde. A semente é rica em vitamina A, vitamina C e vitamina E e em minerais como o potássio, o fósforo e o magnésio. O magnésio em especial é um mineral deficiente em muita gente e ingerir sementes de melão pode ajudar a elevar seus níveis.

Além disso, as sementes são livres de gordura e colesterol e podem ser adicionadas com tranquilidade a smoothies ou vitaminas de frutas.

Esses nutrientes são responsáveis por benefícios semente de melão para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a densidade óssea, reduzir o risco de diabetes do tipo 2 e regular a pressão arterial sanguínea. Há até relatos de que a semente tem sido utilizada no tratamento de enxaqueca, depressão e insônia.

3. Antioxidante

As vitaminas lipossolúveis (vitamina A e vitamina E) da semente de melão são as responsáveis pela atividade antioxidante do alimento.

Os antioxidantes presentes na semente de melão combatem a ação dos radicais livres, moléculas instáveis que podem contribuir para o surgimento de doenças como o câncer e problemas cardíacos.

O efeito antioxidante também permite a prevenção de doenças como a degeneração da mácula no olho e de doenças crônicas como a diabetes.

4. Deixa a pele saudável

Os compostos antioxidantes e os ácidos graxos insaturados ajudam a retardar o envelhecimento e a destacar o brilho natural da pele. Isso faz com que a pele adote um aspecto mais jovial e saudável.

A vitamina E também é bastante importante para manter a pele saudável e bem hidratada.

5. Alto teor proteico

Você sabia que existem alguns benefícios da semente de melão por ela ser abundante em proteínas? Ela pode servir como um snack proteico na hora da fome para te manter saciado.

Cerca de 30% da composição de uma semente de melão é composta por proteínas. De acordo com um estudo publicado em 2008 no periódico World Applied Sciences Journal, o teor de proteínas presente na semente de melão é comparável ao encontrado no leite de soja.

Dessa forma, o consumo frequente de semente de melão pode promover o crescimento saudável das unhas e dos cabelos além de fortalecer e estimular o crescimento dos tecidos musculares.

6. Anti-inflamatório

As sementes de melão apresentam propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir o inchaço no corpo e combater inflamações.

7. Contém fibras

Como já mencionado, as fibras encontradas na semente de melão podem ajudar o intestino a funcionar melhor. Além disso, uma boa ingestão de fibras é benéfica para a regulação do colesterol e da pressão sanguínea além de proteger o estômago.

8. Fortalece o coração

A presença de ácidos graxos essenciais como o ômega 3 é responsável por benefícios da semente de melão para manter o coração saudável e a proteger o órgão contra doenças cardiovasculares. Estudos como o publicado em 2010 no International Journal of Fats and Oils mostram que o efeito antioxidante da semente de melão protege o coração do estresse oxidativo e de doenças causadas por ele.

Além do mais, minerais como o potássio ajudam a controlar a pressão arterial e a manter a boa função cardíaca.

9. Auxilia na perda de peso

Embora seja bastante gordurosa, a gordura presente na semente de melão é saudável. Além disso, o alto teor de fibras na semente pode ajudar no emagrecimento pois a ingestão de alimentos ricos em fibras aumenta a sensação de saciedade.

Algumas pesquisas indicam que as propriedades diuréticas da semente de melão podem ajudar a diminuir a retenção de líquidos no corpo, o que também pode contribuir para a perda de peso.

10. Faz bem para os rins

Sementes de melão são usadas em alguns países como o Paquistão para tratar distúrbios renais. Segundo estudo de 2015 publicado no periódico científico Acta Poloniae Pharmaceutica, os fitonutrientes da semente têm propriedades que protegem a função renal. A vitamina E e sua ação antioxidante, por exemplo, protege os rins contra os radicais livres.

O efeito diurético da semente de melão também auxilia no tratamento de problemas renais já que ele facilita a eliminação da urina e de toxinas presentes nela.

Outros benefícios da semente de melão

Relatos indicam que a aplicação tópica de uma pasta feita com sementes de melão na testa pode ajudar a aliviar a tensão, a dor de cabeça e o estresse.

Também há estudos inconclusivos que sugerem que a semente de melão pode apresentar efeito analgésico e propriedades antimicrobianas. Pesquisas iniciais também indicam que a semente pode ser usada no tratamento de úlceras estomacais, para aumentar a imunidade e para proteger os rins e o fígado.

Um estudo realizado com animais também sugere que o uso de extrato de semente de melão pode ser eficaz no tratamento de ratos diabéticos.

Há ainda alguns relatos de que a semente pode:

  1. Promover a melhora da fertilidade masculina por ser uma fonte do antioxidante licopeno;
  2. Melhorar a memória devido à presença de vitaminas do complexo B e ácidos graxos bons para a saúde do cérebro;
  3. Ser boa para a saúde dos ossos já que contém minerais como o cálcio, o potássio, o magnésio e o fósforo que são importantes para o desenvolvimento e fortalecimento ósseo;
  4. Auxiliar no tratamento de edemas;
  5. Ajudar a regular o fluxo menstrual e aliviar cólicas menstruais devido ao teor de vitamina C;
  6. Melhorar a visão por causa da presença de vitamina A.

Porém, não há evidências científicas contundentes que comprovem tais benefícios da semente de melão.

Como usar

As sementes de melão podem ser consumidas de 3 maneiras.

Além de poder ingeri-las cruas, é possível torrar as sementes no forno ou adicioná-las como um ingrediente em sua vitamina, smoothie ou de seu lanche que pode conter iogurte ou granola, por exemplo.

As sementes cruas são muito fáceis de consumir, bastando ingeri-las sozinhas ou em alguma receita como em uma salada. Já as sementes torradas dão um pouco mais de trabalho para preparar, mas o resultado final fica uma delícia graças à alteração da textura e do sabor do alimento.

Dicas

– Como torrar as sementes

Muitas pessoas têm dúvida de como torrar as sementes de melão. O processo é parecido com o que é feito com as sementes de abóbora.

É preciso lavar as sementes para remover as fibras e deixar apenas as sementes isoladas. Em seguida, é importante secá-las naturalmente ou com o auxílio de um pano limpo. Depois de secas, unte uma forma com um pouco de azeite e coloque as sementes.

Com o forno preaquecido a 200ºC, coloque as sementes no forno e mexa a cada 20 minutos para evitar que elas queimem. Vá observando até que elas fiquem mais douradas e torradas. Em geral, o processo leva 1 hora, mas pode variar de acordo com a quantidade de sementes.

O resultado são sementes crocantes e deliciosas que podem ser temperadas com um pouco de sal, se julgar necessário.

– Dica de consumo

Outra boa dica é incluir as sementes de melão em receitas como sopas e ensopados, já que assim a semente ficará mascarada pelo sabor dos outros alimentos e seu consumo será mais fácil e prazeroso, além de adicionar inúmeros nutrientes ao prato.

– Dê mais atenção as sementes

Na próxima vez que comprar um melão ou qualquer outra fruta, lembre-se de que não é só a polpa da fruta que contém nutrientes e verifique se outras partes do fruto que você não costuma comer podem ser consumidas.

Muitas vezes a casca de melão e até mesmo a semente podem ser ingeridas sem causar nenhum problema para a saúde. Na verdade, os benefícios são inúmeros e além de contribuir com a sua saúde, você também acaba contribuindo com a sustentabilidade no planeta.

Referências Adicionais:

Você já conhecia os benefícios da semente de melão para a saúde? Pretende incluir no seu dia a dia agora sem descartá-las? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

1 comentário em “10 Benefícios da Semente de Melão – Como Usar e Dicas”

Deixe um comentário