12 melhores frutas para memória

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atualizado em 23/03/2022

Você sabe quais são as melhores frutas para memória, e porque elas têm esse efeito? 

O cérebro é o centro de controle do seu corpo, e é responsável por manter o coração batendo, os pulmões respirando e permitir que você se mova, pense e sinta. E, entre as várias outras funções, ele também é responsável pela sua memória, e por isso é muito importante mantê-lo saudável.

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Assim, os nutrientes presentes nessas frutas, com vitaminas, minerais e antioxidantes, podem ajudar a manter o bom funcionamento do organismo, especialmente do cérebro, como veremos mais adiante.

Então, a seguir vamos conhecer as 12 melhores frutas para a memória, além de descobrir outras dicas que ajudam a manter o funcionamento correto do cérebro.

Veja também: 3 alimentos que você provavelmente come que são perigosos para seu cérebro

12 melhores frutas para memória

Os alimentos que você consome desempenham um papel fundamental em manter o seu cérebro saudável e podem melhorar as tarefas específicas deste órgão tão importante como, por exemplo, a concentração e a memória.

Por isso, veja agora quais são as 12 melhores frutas para memória:

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1. Laranja

Uma laranja média pode fornecer cerca de 96 mg de vitamina C, ou seja, a quantidade diária recomendada do nutriente.

Esse nutriente é muito importante para a saúde do cérebro, já que esta vitamina é um fator-chave na prevenção do declínio da função cerebral, além de existirem vários outros benefícios da vitamina C para a saúde.

Além disso, a vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que podem danificar as células nervosas, e é ainda mais útil à medida que as pessoas envelhecem.

Laranja
A famosa vitamina C da laranja é muito boa para a memória

2. Mirtilo

Os mirtilos, ou blueberries, são frutinhas que oferecem inúmeros benefícios à saúde, incluindo alguns especificamente para o seu cérebro.

Isso acontece porque, assim como outras bagas de cores mais escuras, eles contém antocianinas, um grupo de compostos vegetais com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Assim, elas agem contra a inflamação e o estresse oxidativo, ambas condições que podem contribuir para doenças neurodegenerativas e para o envelhecimento cerebral.

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Por exemplo, estudos realizados em animais mostraram que os mirtilos ajudam a melhorar a memória e podem até atrasar a perda dela a curto prazo.

3. Tomates

O tomate é um vegetal rico em vitaminas, e uma ótima fonte de um poderoso antioxidante chamado licopeno.

Esse antioxidante pode ajudar a reduzir os danos celulares que podem afetar as células cerebrais, e alguns especialistas afirmam que ele contribui para a prevenção de problemas como a depressão.

Além disso, o tomate também é rico em carotenoides, que ajuda a melhorar a função cognitiva e a promover a capacidade da memória.

4. Cereja

Apesar de não serem fáceis de encontrar, as cerejas frescas são frutas super nutritivas, ricas em vitaminas e outros antioxidantes. 

Por isso, elas podem contribuir bastante para o bom funcionamento cerebral, pois previnem os danos causados pelos radicais livres, protegendo todo o organismo, inclusive no cérebro.

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5. Uvas

As uvas são frutas ricas em compostos com ação antioxidante, que estão presentes principalmente em sua casca. 

Por isso, elas ajudam a diminuir a inflamação e a melhorar o funcionamento cardiovascular, melhorando assim a função cerebral.

Além do mais, cientistas estão descobrindo que as uvas podem contribuir para uma maior flexibilidade aos vasos sanguíneos, diminuindo assim a formação de coágulos e melhorando o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Uvas
Uvas também são ótimas escolhas para a memória

6. Abacate

Os abacates estão entre as melhores frutas para memória, porque são uma boa fonte de nutrientes, como:

  • Gorduras, ou ácidos graxos, insaturadas saudáveis
  • Vitaminas do complexo b, como o ácido fólico
  • Vitamina K
  • Vitamina C.

Por isso, diversos grupos de pesquisadores começaram a estudar os efeitos do abacate no organismo, e provaram, por exemplo, que a ingestão de ácidos graxos monoinsaturados através da dieta, especialmente o ácido oleico, pode contribuir para a prevenção e controle dos níveis adversos de pressão arterial.

Além disso, as vitaminas presentes na fruta contribuem para melhorar o fluxo sanguíneo, incluindo no cérebro, e para diminuir a inflamação das células.

Por fim, outro benefício do abacate é o fato de que ele tem um menor teor de açúcar e maior teor de proteínas do que as outras frutas. 

7. Morangos

Os antioxidantes presentes nos morangos têm um papel bastante importante para a saúde do cérebro, uma vez que auxiliam na prevenção do estresse oxidativo e dos danos que ele pode causar.

E, além da ação antioxidante, os demais nutrientes presentes na fruta contribuem para melhorar a saúde geral do organismo, sendo então uma ótima opção de lanche para o dia a dia.

8. Bananas

As bananas são ricas em potássio e magnésio, fornecem energia ao cérebro e ajudam a melhorar a concentração. Além disso, elas oferecem vitaminas e nutrientes que melhoram a função cognitiva em geral.

Bananas
As bananas possuem minerais poderosos para o cérebro

9. Groselha

A groselha é uma fruta rica em vitamina C, polifenóis e flavonoides, e por isso pode ajudar a aumentar a agilidade mental, bem como o seu poder cognitivo, e consequentemente a memória.

Além disso, estudos sugerem que a deficiência de vitamina C pode aumentar o risco de doenças degenerativas do cérebro que estão relacionadas à idade, como Alzheimer e demência.

10. Framboesas

As framboesas também são outras frutinhas do tipo das bagas que possuem uma mistura particular de nutrientes que ajudam a manter a saúde do cérebro, além de melhorar o seu funcionamento.

Um dos benefícios desta fruta é o poder antioxidante, que ajuda a combater a inflamação dos neurônios e assim proteger o cérebro contra danos neurológicos.

Por isso, acredita-se também que esta fruta ajuda a prevenir alguns distúrbios cerebrais, podendo, por exemplo, reduzir o risco da doença de Alzheimer.

11. Kiwi

Assim como as bananas, um dos benefícios do kiwi é o de ajudar o cérebro a regular e melhorar o humor, o que pode ter um impacto significativo na qualidade de vida da pessoa.

E é por isso que essa fruta pode ser particularmente útil para pessoas com transtornos de humor, além de ser uma rica fonte de vitamina C, já que o kiwi tem mais vitamina C do que o limão e a laranja.

12. Acerola

Assim como a laranja, a acerola é rica em vitamina C, além de conter uma ótima quantidade de carotenoides, antioxidantes poderosos que combatem a inflamação e o estresse oxidativo.

Assim, uma dica é combinar a acerola com outras frutas, para garantir a ingestão de nutrientes variados.

Outros alimentos que podem ajudar na memória

Salmão
Fora as frutas, o salmão é um ótimo alimento para memória

Além das frutas citadas acima, existem outros alimentos que podem ajudar o cérebro e trazer efeitos positivos para a memória. São eles:

  • Salmão: Esse peixe é uma excelente fonte de ômega 3 e, por isso, tem um grande potencial para melhorar as capacidades cognitivas e o funcionamento do cérebro, ajudando assim na memória. Além disso, ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol, contribuindo para melhorar a saúde como um todo.
  • Gema do ovo: O ovo, em especial a gema, é rico em vitaminas do complexo B, além de conter carotenoides chamados luteína e zeaxantina, que auxiliam o corpo no combate aos radicais livres, além de diminuírem a inflamação.

Dicas e cuidados

Para manter a saúde do cérebro, e consequentemente melhorar a memória, o ideal é manter um estilo de vida saudável e o mais livre de estresse possível. 

Para isso, separamos algumas dicas:

  • Pratique atividades físicas regularmente, para melhorar a circulação sanguínea e potencializar a produção de neurotransmissores.
  • Adote uma dieta balanceada e adaptada ao seu tipo físico, para garantir o fornecimento adequado de nutrientes.
  • Procure formas de aliviar o estresse, como meditação, yoga ou outras práticas alternativas.
  • Tenha uma rotina de sono bem definida, pois dormir bem é um dos fatores mais importantes associados ao funcionamento cerebral.
Referências e referências adicionais

Você já conhecia as 12 melhores frutas para memória? Pretende incluir a maioria delas na sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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