Você sabe quais são as melhores frutas para memória, e porque elas têm esse efeito?
O cérebro é o centro de controle do seu corpo, e é responsável por manter o coração batendo, os pulmões respirando e permitir que você se mova, pense e sinta. E, entre as várias outras funções, ele também é responsável pela sua memória, e por isso é muito importante mantê-lo saudável.
Assim, os nutrientes presentes nessas frutas, com vitaminas, minerais e antioxidantes, podem ajudar a manter o bom funcionamento do organismo, especialmente do cérebro, como veremos mais adiante.
Então, a seguir vamos conhecer as 12 melhores frutas para a memória, além de descobrir outras dicas que ajudam a manter o funcionamento correto do cérebro.
Veja também: 3 alimentos que você provavelmente come que são perigosos para seu cérebro
12 melhores frutas para memória
Os alimentos que você consome desempenham um papel fundamental em manter o seu cérebro saudável e podem melhorar as tarefas específicas deste órgão tão importante como, por exemplo, a concentração e a memória.
Por isso, veja agora quais são as 12 melhores frutas para memória:
1. Laranja
Uma laranja média pode fornecer cerca de 96 mg de vitamina C, ou seja, a quantidade diária recomendada do nutriente.
Esse nutriente é muito importante para a saúde do cérebro, já que esta vitamina é um fator-chave na prevenção do declínio da função cerebral, além de existirem vários outros benefícios da vitamina C para a saúde.
Além disso, a vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que podem danificar as células nervosas, e é ainda mais útil à medida que as pessoas envelhecem.
2. Mirtilo
Os mirtilos, ou blueberries, são frutinhas que oferecem inúmeros benefícios à saúde, incluindo alguns especificamente para o seu cérebro.
Isso acontece porque, assim como outras bagas de cores mais escuras, eles contém antocianinas, um grupo de compostos vegetais com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.
Assim, elas agem contra a inflamação e o estresse oxidativo, ambas condições que podem contribuir para doenças neurodegenerativas e para o envelhecimento cerebral.
Por exemplo, estudos realizados em animais mostraram que os mirtilos ajudam a melhorar a memória e podem até atrasar a perda dela a curto prazo.
3. Tomates
O tomate é um vegetal rico em vitaminas, e uma ótima fonte de um poderoso antioxidante chamado licopeno.
Esse antioxidante pode ajudar a reduzir os danos celulares que podem afetar as células cerebrais, e alguns especialistas afirmam que ele contribui para a prevenção de problemas como a depressão.
Além disso, o tomate também é rico em carotenoides, que ajuda a melhorar a função cognitiva e a promover a capacidade da memória.
4. Cereja
Apesar de não serem fáceis de encontrar, as cerejas frescas são frutas super nutritivas, ricas em vitaminas e outros antioxidantes.
Por isso, elas podem contribuir bastante para o bom funcionamento cerebral, pois previnem os danos causados pelos radicais livres, protegendo todo o organismo, inclusive no cérebro.
5. Uvas
As uvas são frutas ricas em compostos com ação antioxidante, que estão presentes principalmente em sua casca.
Por isso, elas ajudam a diminuir a inflamação e a melhorar o funcionamento cardiovascular, melhorando assim a função cerebral.
Além do mais, cientistas estão descobrindo que as uvas podem contribuir para uma maior flexibilidade aos vasos sanguíneos, diminuindo assim a formação de coágulos e melhorando o fluxo sanguíneo para o cérebro.
6. Abacate
Os abacates estão entre as melhores frutas para memória, porque são uma boa fonte de nutrientes, como:
- Gorduras, ou ácidos graxos, insaturadas saudáveis
- Vitaminas do complexo b, como o ácido fólico
- Vitamina K
- Vitamina C.
Por isso, diversos grupos de pesquisadores começaram a estudar os efeitos do abacate no organismo, e provaram, por exemplo, que a ingestão de ácidos graxos monoinsaturados através da dieta, especialmente o ácido oleico, pode contribuir para a prevenção e controle dos níveis adversos de pressão arterial.
Além disso, as vitaminas presentes na fruta contribuem para melhorar o fluxo sanguíneo, incluindo no cérebro, e para diminuir a inflamação das células.
Por fim, outro benefício do abacate é o fato de que ele tem um menor teor de açúcar e maior teor de proteínas do que as outras frutas.
7. Morangos
Os antioxidantes presentes nos morangos têm um papel bastante importante para a saúde do cérebro, uma vez que auxiliam na prevenção do estresse oxidativo e dos danos que ele pode causar.
E, além da ação antioxidante, os demais nutrientes presentes na fruta contribuem para melhorar a saúde geral do organismo, sendo então uma ótima opção de lanche para o dia a dia.
8. Bananas
As bananas são ricas em potássio e magnésio, fornecem energia ao cérebro e ajudam a melhorar a concentração. Além disso, elas oferecem vitaminas e nutrientes que melhoram a função cognitiva em geral.
9. Groselha
A groselha é uma fruta rica em vitamina C, polifenóis e flavonoides, e por isso pode ajudar a aumentar a agilidade mental, bem como o seu poder cognitivo, e consequentemente a memória.
Além disso, estudos sugerem que a deficiência de vitamina C pode aumentar o risco de doenças degenerativas do cérebro que estão relacionadas à idade, como Alzheimer e demência.
10. Framboesas
As framboesas também são outras frutinhas do tipo das bagas que possuem uma mistura particular de nutrientes que ajudam a manter a saúde do cérebro, além de melhorar o seu funcionamento.
Um dos benefícios desta fruta é o poder antioxidante, que ajuda a combater a inflamação dos neurônios e assim proteger o cérebro contra danos neurológicos.
Por isso, acredita-se também que esta fruta ajuda a prevenir alguns distúrbios cerebrais, podendo, por exemplo, reduzir o risco da doença de Alzheimer.
11. Kiwi
Assim como as bananas, um dos benefícios do kiwi é o de ajudar o cérebro a regular e melhorar o humor, o que pode ter um impacto significativo na qualidade de vida da pessoa.
E é por isso que essa fruta pode ser particularmente útil para pessoas com transtornos de humor, além de ser uma rica fonte de vitamina C, já que o kiwi tem mais vitamina C do que o limão e a laranja.
12. Acerola
Assim como a laranja, a acerola é rica em vitamina C, além de conter uma ótima quantidade de carotenoides, antioxidantes poderosos que combatem a inflamação e o estresse oxidativo.
Assim, uma dica é combinar a acerola com outras frutas, para garantir a ingestão de nutrientes variados.
Outros alimentos que podem ajudar na memória
Além das frutas citadas acima, existem outros alimentos que podem ajudar o cérebro e trazer efeitos positivos para a memória. São eles:
- Salmão: Esse peixe é uma excelente fonte de ômega 3 e, por isso, tem um grande potencial para melhorar as capacidades cognitivas e o funcionamento do cérebro, ajudando assim na memória. Além disso, ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol, contribuindo para melhorar a saúde como um todo.
- Gema do ovo: O ovo, em especial a gema, é rico em vitaminas do complexo B, além de conter carotenoides chamados luteína e zeaxantina, que auxiliam o corpo no combate aos radicais livres, além de diminuírem a inflamação.
Dicas e cuidados
Para manter a saúde do cérebro, e consequentemente melhorar a memória, o ideal é manter um estilo de vida saudável e o mais livre de estresse possível.
Para isso, separamos algumas dicas:
- Pratique atividades físicas regularmente, para melhorar a circulação sanguínea e potencializar a produção de neurotransmissores.
- Adote uma dieta balanceada e adaptada ao seu tipo físico, para garantir o fornecimento adequado de nutrientes.
- Procure formas de aliviar o estresse, como meditação, yoga ou outras práticas alternativas.
- Tenha uma rotina de sono bem definida, pois dormir bem é um dos fatores mais importantes associados ao funcionamento cerebral.
Referências e referências adicionais
- Neuroprotective effects of berry fruits on neurodegenerative diseases, Neural Regen Res. 2014 Aug 15; 9(16): 1557–1566.
- Recent advances in berry supplementation and age-related cognitive decline, Curr Opin Clin Nutr Metab Care . 2009 Jan;12(1):91-4.
- Blueberry Supplementation Improves Memory in Older Adults, Agric Food Chem. 2010 Apr 14; 58(7): 3996–400
- Dietary intakes of berries and flavonoids in relation to cognitive decline, Ann Neurol . 2012 Jul;72(1):135-43. doi: 10.1002/ana.23594. Epub 2012 Apr 26.
- Does Vitamin C Deficiency Affect Cognitive Development and Function?, Nutrients. 2014 Sep; 6(9): 3818–3846. Published online 2014 Sep 19.
- A clinical trial of the effects of dietary patterns on blood pressure. DASH Collaborative Research Group, N Engl J Med . 1997 Apr 17;336(16):1117-24.
- A critical review of Vitamin C for the prevention of age-related cognitive decline and Alzheimer’s disease, Alzheimers Dis. 2012; 29(4): 711–726.
- Does vitamin C deficiency affect cognitive development and function?, Nutrients . 2014 Sep 19;6(9):3818-46.
- Blueberry supplementation induces spatial memory improvements and region-specific regulation of hippocampal BDNF mRNA expression in young rats, Psychopharmacology, 2012
Exelente orientação,ja estou iniciando o consumo regular dessas frutas.
Bom dia!
Eu trabalho a noite, tenho uma rotina bem estressante….
Como ter uma alimentação saudável assim??
Minha escala é 12×36
Desde já agradeço!