12 melhores frutas para memória

atualizado em

Você sabe quais são as melhores frutas para memória, e porque elas têm esse efeito? 

O cérebro é o centro de controle do seu corpo, e é responsável por manter o coração batendo, os pulmões respirando e permitir que você se mova, pense e sinta. E, entre as várias outras funções, ele também é responsável pela sua memória, e por isso é muito importante mantê-lo saudável.

Assim, os nutrientes presentes nessas frutas, com vitaminas, minerais e antioxidantes, podem ajudar a manter o bom funcionamento do organismo, especialmente do cérebro, como veremos mais adiante.

Então, a seguir vamos conhecer as 12 melhores frutas para a memória, além de descobrir outras dicas que ajudam a manter o funcionamento correto do cérebro.

Veja também: 3 alimentos que você provavelmente come que são perigosos para seu cérebro

  Continua Depois da Publicidade  

12 melhores frutas para memória

Os alimentos que você consome desempenham um papel fundamental em manter o seu cérebro saudável e podem melhorar as tarefas específicas deste órgão tão importante como, por exemplo, a concentração e a memória.

Por isso, veja agora quais são as 12 melhores frutas para memória:

1. Laranja

Uma laranja média pode fornecer cerca de 96 mg de vitamina C, ou seja, a quantidade diária recomendada do nutriente.

Esse nutriente é muito importante para a saúde do cérebro, já que esta vitamina é um fator-chave na prevenção do declínio da função cerebral, além de existirem vários outros benefícios da vitamina C para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que podem danificar as células nervosas, e é ainda mais útil à medida que as pessoas envelhecem.

Laranja
A famosa vitamina C da laranja é muito boa para a memória

2. Mirtilo

Os mirtilos, ou blueberries, são frutinhas que oferecem inúmeros benefícios à saúde, incluindo alguns especificamente para o seu cérebro.

Isso acontece porque, assim como outras bagas de cores mais escuras, eles contém antocianinas, um grupo de compostos vegetais com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Assim, elas agem contra a inflamação e o estresse oxidativo, ambas condições que podem contribuir para doenças neurodegenerativas e para o envelhecimento cerebral.

Por exemplo, estudos realizados em animais mostraram que os mirtilos ajudam a melhorar a memória e podem até atrasar a perda dela a curto prazo.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Tomates

O tomate é um vegetal rico em vitaminas, e uma ótima fonte de um poderoso antioxidante chamado licopeno.

Esse antioxidante pode ajudar a reduzir os danos celulares que podem afetar as células cerebrais, e alguns especialistas afirmam que ele contribui para a prevenção de problemas como a depressão.

Além disso, o tomate também é rico em carotenoides, que ajuda a melhorar a função cognitiva e a promover a capacidade da memória.

4. Cereja

Apesar de não serem fáceis de encontrar, as cerejas frescas são frutas super nutritivas, ricas em vitaminas e outros antioxidantes. 

Por isso, elas podem contribuir bastante para o bom funcionamento cerebral, pois previnem os danos causados pelos radicais livres, protegendo todo o organismo, inclusive no cérebro.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Uvas

As uvas são frutas ricas em compostos com ação antioxidante, que estão presentes principalmente em sua casca. 

Por isso, elas ajudam a diminuir a inflamação e a melhorar o funcionamento cardiovascular, melhorando assim a função cerebral.

Além do mais, cientistas estão descobrindo que as uvas podem contribuir para uma maior flexibilidade aos vasos sanguíneos, diminuindo assim a formação de coágulos e melhorando o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Uvas
Uvas também são ótimas escolhas para a memória

6. Abacate

Os abacates estão entre as melhores frutas para memória, porque são uma boa fonte de nutrientes, como:

  • Gorduras, ou ácidos graxos, insaturadas saudáveis
  • Vitaminas do complexo b, como o ácido fólico
  • Vitamina K
  • Vitamina C.

Por isso, diversos grupos de pesquisadores começaram a estudar os efeitos do abacate no organismo, e provaram, por exemplo, que a ingestão de ácidos graxos monoinsaturados através da dieta, especialmente o ácido oleico, pode contribuir para a prevenção e controle dos níveis adversos de pressão arterial.

Além disso, as vitaminas presentes na fruta contribuem para melhorar o fluxo sanguíneo, incluindo no cérebro, e para diminuir a inflamação das células.

Por fim, outro benefício do abacate é o fato de que ele tem um menor teor de açúcar e maior teor de proteínas do que as outras frutas. 

7. Morangos

Os antioxidantes presentes nos morangos têm um papel bastante importante para a saúde do cérebro, uma vez que auxiliam na prevenção do estresse oxidativo e dos danos que ele pode causar.

E, além da ação antioxidante, os demais nutrientes presentes na fruta contribuem para melhorar a saúde geral do organismo, sendo então uma ótima opção de lanche para o dia a dia.

8. Bananas

As bananas são ricas em potássio e magnésio, fornecem energia ao cérebro e ajudam a melhorar a concentração. Além disso, elas oferecem vitaminas e nutrientes que melhoram a função cognitiva em geral.

Bananas
As bananas possuem minerais poderosos para o cérebro

9. Groselha

A groselha é uma fruta rica em vitamina C, polifenóis e flavonoides, e por isso pode ajudar a aumentar a agilidade mental, bem como o seu poder cognitivo, e consequentemente a memória.

Além disso, estudos sugerem que a deficiência de vitamina C pode aumentar o risco de doenças degenerativas do cérebro que estão relacionadas à idade, como Alzheimer e demência.

10. Framboesas

As framboesas também são outras frutinhas do tipo das bagas que possuem uma mistura particular de nutrientes que ajudam a manter a saúde do cérebro, além de melhorar o seu funcionamento.

Um dos benefícios desta fruta é o poder antioxidante, que ajuda a combater a inflamação dos neurônios e assim proteger o cérebro contra danos neurológicos.

Por isso, acredita-se também que esta fruta ajuda a prevenir alguns distúrbios cerebrais, podendo, por exemplo, reduzir o risco da doença de Alzheimer.

11. Kiwi

Assim como as bananas, um dos benefícios do kiwi é o de ajudar o cérebro a regular e melhorar o humor, o que pode ter um impacto significativo na qualidade de vida da pessoa.

E é por isso que essa fruta pode ser particularmente útil para pessoas com transtornos de humor, além de ser uma rica fonte de vitamina C, já que o kiwi tem mais vitamina C do que o limão e a laranja.

12. Acerola

Assim como a laranja, a acerola é rica em vitamina C, além de conter uma ótima quantidade de carotenoides, antioxidantes poderosos que combatem a inflamação e o estresse oxidativo.

Assim, uma dica é combinar a acerola com outras frutas, para garantir a ingestão de nutrientes variados.

Outros alimentos que podem ajudar na memória

Salmão
Fora as frutas, o salmão é um ótimo alimento para memória

Além das frutas citadas acima, existem outros alimentos que podem ajudar o cérebro e trazer efeitos positivos para a memória. São eles:

  • Salmão: Esse peixe é uma excelente fonte de ômega 3 e, por isso, tem um grande potencial para melhorar as capacidades cognitivas e o funcionamento do cérebro, ajudando assim na memória. Além disso, ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol, contribuindo para melhorar a saúde como um todo.
  • Gema do ovo: O ovo, em especial a gema, é rico em vitaminas do complexo B, além de conter carotenoides chamados luteína e zeaxantina, que auxiliam o corpo no combate aos radicais livres, além de diminuírem a inflamação.

Dicas e cuidados

Para manter a saúde do cérebro, e consequentemente melhorar a memória, o ideal é manter um estilo de vida saudável e o mais livre de estresse possível. 

Para isso, separamos algumas dicas:

  • Pratique atividades físicas regularmente, para melhorar a circulação sanguínea e potencializar a produção de neurotransmissores.
  • Adote uma dieta balanceada e adaptada ao seu tipo físico, para garantir o fornecimento adequado de nutrientes.
  • Procure formas de aliviar o estresse, como meditação, yoga ou outras práticas alternativas.
  • Tenha uma rotina de sono bem definida, pois dormir bem é um dos fatores mais importantes associados ao funcionamento cerebral.
Referências e referências adicionais

Você já conhecia as 12 melhores frutas para memória? Pretende incluir a maioria delas na sua dieta? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

2 comentários em “12 melhores frutas para memória”

  1. Bom dia!
    Eu trabalho a noite, tenho uma rotina bem estressante….
    Como ter uma alimentação saudável assim??

    Minha escala é 12×36
    Desde já agradeço!

    Responder