Alho-poró

8 Benefícios do Alho Poró – Para Que Serve e Propriedades

As diversas variedades de cebolas e alhos são utilizadas em larga escala atualmente na culinária mundial. Juntamente com diversos estudos, pesquisadores identificaram nestes e em outros alimentos a presença de componentes químicos que podem ter uma ação no organismo que ajuda a trazer diversos benefícios para a saúde, além dos nutrientes já normalmente conhecidos.

O alho poró é um alimento bastante utilizado em muitos países da Europa e que também é muito conhecido na culinária brasileira, sendo excelente para a saúde em função de suas inúmeras propriedades.

Vamos entender o que é e quais os benefícios do alho poró, saber para que serve, conhecer um pouco mais sobre suas propriedades e aprender como usar este alimento.

O que é alho poró? 

O alho poró é um vegetal pertencente à mesma família das cebolas e dos alhos, e possui diversos outros nomes, como alho-francês, alho-macho, alho-porró, porro-bravo, porro-hortense, entre outros.

Diferentemente das cebolas e dos alhos, o alho poró não possui bulbo arredondado, sendo caracterizado por um cilindro de folhas, de cor branca na parte que fica subterrânea e de cor verde-escuro nas folhas. A parte branca do vegetal é a mais utilizada na culinária, mas suas folhas também são bastante apreciadas em vários lugares, como o Egito e o Oriente Médio.

Este vegetal possui uma longa e rica história, sendo utilizado e cultivados há milhares de anos na região da Ásia Central e da Europa, desde a Antiguidade. O alho poró era muito usado pelos antigos gregos, egípcios e pelos romanos, sendo especialmente admirados por seus benefícios para a garganta. Acreditava-se que o alho poró era excelente para manter a voz forte e que isto era fundamental para os grandes imperadores e oradores da época.

O alho poró foi posteriormente introduzido no Reino Unido, onde seu cultivo foi adaptado para as temperaturas mais baixas, muito utilizado na culinária local e também como símbolo de nacionalidade do País de Gales, pois era usado nas batalhas contra os saxões, onde eram colocados sobre seus elmos como forma de se diferenciarem dos adversários.

Com tanta história, o alho poró é hoje um vegetal muito usado na culinária europeia e é cultivado em vários países do continente.

O alho poró possui sabor mais suave do que a maioria dos outros produtos da mesma família das cebolas, podendo ser cultivado e produzido ao longo de todo o ano. Para cada estação, porém, existem diferentes variedades e diferentes métodos de cultivos que são recomendados para melhor aproveitamento.

O local ideal para a plantação de alho poró são regiões bem drenadas e sem ervas daninhas e é interessante que se intercale este cultivo com outras plantas como as plantas verdes de amadurecimento temporão.

Propriedades Nutricionais em 100g de Alho Poró

Energia61 calorias
Carboidratos14,1 g
Proteínas1,5 g
Gorduras0,3 g
Colesterol0 mg
Fibras1,8 g

Quais os benefícios do alho poró e para que serve este alimento?

Este é um alimento com alto teor de nutrientes que se destacando pelos valores consideráveis de muitas vitaminas e minerais, entre elas o cálcio, o magnésio, o manganês, o sódio, o ferro, o potássio, o cobre, o zinco, a vitamina C, a vitamina B3 (niacina), a vitamina B2 (riboflavina), a vitamina B1 (tiamina), a vitamina B6 (piridoxina) e o ácido fólico. Este vegetal também contém altos teores de fibras e possui baixas calorias, podendo ser acrescentado em inúmeras receitas na culinária do dia a dia.

Veja, a seguir, 8 benefícios do alho poró e conheça mais sobre suas propriedades:

1. Possui propriedades antioxidantes

O alho poró é rico em muitas substâncias que contêm alto poder antioxidante, entre elas a vitamina C e o zinco. As substâncias antioxidantes são capazes de neutralizar e de reduzir os efeitos dos radicais livres que são produzidas de forma natural pelo organismo, mas que podem causar danos nas estruturas do corpo, sendo responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Estudos mostram que as substâncias com propriedades antioxidantes podem prevenir muitas doenças crônicas e degenerativas, tais como os diversos tipos de câncer e o mal de Alzheimer.

2. Melhora a saúde do sistema cardiovascular

Diversas pesquisas mostraram que as substâncias antioxidantes presentes no alho poró, principalmente a vitamina C, podem ajudar na redução do acúmulo de colesterol nas artérias e promover a regulação da pressão arterial, auxiliando, assim, na prevenção de muitas doenças cardiovasculares como a arteriosclerose, a hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC), o infarto do miocárdio, a insuficiência cardíaca, entre muitas outras.

Além disso, entre os muitos benefícios do alho poró, este ajuda na eliminação de uma substância chamada de homocisteína, que é um aminoácido presente no plasma do sangue que está relacionado com o surgimento de muitas doenças cardiovasculares, pois seus níveis elevados causam alterações nos vasos sanguíneos.

3. Ajuda no sistema imunológico

Mais um dos benefício do alho poró proveniente da vitamina C é auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. Diversos estudos mostram que o consumo de vitamina C pode ajudar tanto na prevenção quanto no alívio dos sintomas de gripes e resfriados.

4. Aumenta a saúde do sistema digestivo

O alho poró contém altos teores de fibras e estas são fundamentais para a manutenção da saúde de todo o sistema digestivo. As fibras são importantes para estimular o fortalecimento do estômago, dos rins e do intestino, ajudando na limpeza do trato intestinal, melhorando a absorção de nutrientes e também promovendo maior saciedade e controle da fome.

Além disso, o alho poró contém prebióticos, que são bactérias boas e que ajudam a estimular a ação peristáltica, eliminando fluidos digestivos e aumentando a saúde do sistema digestivo.

5. Auxilia no processo de emagrecimento

O alho poró contém uma substância chamada de inulina. Estudos mostram que incluir a inulina na alimentação ajuda na regulação dos níveis de muitos hormônios controladores do apetite na corrente sanguínea, sendo um fator importante para o processo de emagrecimento, principalmente nos casos de obesidade.

O uso da inulina em grupos controlados mostrou uma redução significativa nos índices de peso corporal e massa de gordura com a suplementação desta substância.

Outro estudo também mostrou que a inulina é importante na retenção e no acréscimo de cálcio nos ossos, aumentando em 15% nos grupos que receberam uma suplementação de inulina em comparação com grupos de controle.

O alho poró possui entre 18% e 60% de matéria seca em inulina na sua composição e é uma excelente fonte desta substância.

6. Melhora a saúde de mulheres grávidas

Seu alto teor de ácido fólico traz benefícios do alho poró fundamentais para mulheres que estão no início da gravidez. O ácido fólico ajuda na formação do tubo neural do feto nas primeiras quatro semanas de gestação. Esta é uma estrutura fundamental para o completo desenvolvimento do sistema nervoso do bebê e irá garantir a saúde do mesmo, prevenindo doenças como a espinha bífida, a anencefalia, o lábio leporino, as doenças cardíacas e evitando a anemia na mãe.

7. Diminui o risco de doenças inflamatórias crônicas

Estudos mostram benefícios do alho poró na luta contra estados inflamatórios crônicos de baixa intensidade, como diabetes, obesidade e artrite reumatóide por conta do seu teor de polifenol e kaempferol.

8. Combate ao cancer

Estudos mostraram que o alho poró é uma boa fonte de sulfatos de alilo, os quais já demonstraram ser capazes de ajudar na luta contra o crescimento de tumores.

Como usar o alho poró?

É bastante simples utilizar o alho poró em muitas receitas do dia a dia. Lave bem o vegetal e faça um corte próximo às raízes e outro no final do caule, próximo das folhas. As raízes não são utilizadas, as folhas podem ser aproveitadas em algumas receitas de caldos e sopas, dando mais sabor aos pratos, e, por fim, a parte branca é a mais utilizada, podendo ser cortada em anéis.

Ele pode ser feito cozido, refogado ou assado, deixando seu cozimento al dente para não perder a textura e o sabor mais suave.

Conclusão

O alho poró é um vegetal pertencente à mesma família das cebolas e dos alhos, sendo bastante utilizado na culinária de vários países. Existem muitos benefícios do alho poró para a saúde – ele auxilia na melhoria do sistema cardiovascular, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, promove o emagrecimento, aumenta da saúde do sistema digestivo, possui propriedades antioxidantes, entre outros.

Você já imaginava que existiam tantos benefícios do alho poró para a saúde e boa forma? Tem costume de consumi-lo em que tipo de receitas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,60 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*