Bife de Fígado Engorda?

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

Se você é adepto do consumo de bife de fígado ou não é muito chegado em fígado e nunca parou para pensar se bife de fígado engorda ou não, está na hora de rever sua alimentação, principalmente se está realizando uma dieta rigorosa.

Quem é adepto, pode continuar consumindo sem problemas e quem não é, pode repensar os seus gostos e considerar começar a consumir. Isso porque sabe-se que o fígado é uma carne com uma quantidade de calorias relativamente baixa e que é muito rico em nutrientes. 

Pesquisa em Nebraska

A Universidade de Nebraska realizou uma pesquisa e constatou que 85 gramas de fígado bovino contêm 149 calorias, o que corresponde a um pouco mais do que é encontrado nos cortes mais magros do peito de peru ou de um frango sem pele, que corresponde a 105 calorias por porção. Aquelas pessoas que se perguntaram se bife de fígado engorda podem se tranquilizar, pois essa é uma das melhores carnes para se consumir em uma dieta.

Nem as carnes suínas ou bovinas mais magras chegam a essa quantidade de calorias. Nada melhor que uma rica e saborosa fonte de proteína para integrar a dieta sem medo de cometer extravagâncias. Obviamente, o fígado não pode ser consumido em doses exageradas, pois possui um nível maior de colesterol do que outros alimentos e, por isso, deve ser consumido com moderação. 

Vitamina A

Como se não bastasse saber que a afirmação de que o bife de fígado engorda é mito, descobriu-se que a carne possui várias vitaminas e nutrientes importantes para funcionamento do corpo e manutenção da saúde. Uma porção do bife fornece vitamina A, que é facilmente absorvida pelo corpo. Cerca de 85 gramas do bife fornecem 545% da quantidade diária recomendada da vitamina. Sabe-se que a vitamina A tem a função de manter o sistema imunológico estável e forte, fortificar os ossos, garantir o crescimento e divisão das células, além de melhorar a visão.

Uma porção de 68 gramas de fígado cozido contém 21.565 Unidades Internacionais de vitamina A, o que é surpreendente, pois equivale a 431% da quantidade ideal orientada diária em uma dieta em que o consumo seja de 2000 calorias ao dia. O Instituto de Medicina dos Estados Unidos recomenda 900 microgramas por dia para homens adultos e adolescentes acima dos 14 anos, 700 microgramas para mulheres adultas e adolescentes acima de 14 anos e 600 microgramas para crianças de 9 a 13 anos. Crianças com menos de 9 anos também podem consumir a quantidade de 500 microgramas.

Vitaminas B

O complexo B é bastante completo no bife de fígado. Essas vitaminas ajudam o organismo a metabolizar alimentos, melhorar a saúde da pele, proteção das células vermelhas do sangue, manutenção e proteção do sistema nervoso e ainda ajuda as mulheres grávidas na prevenção de doenças nos bebês.

O fígado bovino fornece as seguintes vitaminas do complexo B: B1, B2, B3, B6, B9 e B12. Sabe-se que uma porção de 85 gramas pode fornecer um terço da quantidade de B6 solicitada por dia. A B6 ainda atua na função hormonal e na formação de ácidos nucleicos. Já a vitamina B12 é essencial para produção do DNA e RNA, regulação dos níveis do sangue homocisteína (evitando doenças cardíacas) e para metabolizar gorduras e proteínas ingeridas.

A vitamina B9 pode ser adquirida em apenas uma porção de fígado, o que corresponde a 43%. Essa vitamina desempenha importante papel na metabolização de carboidratos, ácidos nucleicos e aminoácidos. A vitamina B2, juntamente com outras vitaminas, atua na conversão de carboidratos em energia, na produção de células vermelhas e outros processos. Mais da metade da quantidade diária de vitamina B3 pode ser adquirida com o consumo de uma porção de 85 gramas.

Vitamina D e Ferro

O fígado é fonte natural de vitamina D, sendo essencial para a saúde dos ossos, fortalecimento do sistema imunológico e redução de inflamação no corpo. Geralmente é difícil encontrar a vitamina D nos alimentos do dia a dia, sendo assim mais fácil adquirir a vitamina através da exposição ao sol ou com suplementação.

O fígado surge como uma alternativa, pois em uma porção de 100 gramas está 12% da quantidade diária recomendada. O bife de fígado, além de não engordar, ainda fornece 7,5 miligramas de ferro por porção de 85 gramas. Essa proteína é considerada a segunda maior fonte de ferro em comparação com outras carnes, perdendo apenas para o fígado de frango. A quantidade de ferro por dia varia de caso a caso, sendo necessário marcar uma consulta com o nutricionista para indicar o melhor consumo.

Outros benefícios

O fígado foi classificado recentemente como um dos melhores alimentos para ser consumidos nas dietas, ou seja, o bife de fígado engorda pouco e ainda possui vitaminas e compostos benéficos para a manutenção da saúde do corpo. Além disso, o fígado contribui para reduzir o estresse, além de prevenir o derrame e riscos de ataque do coração por transformar a homocisteína em um composto não prejudicial à saúde.

A niacina presente na carne ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a glutationa é um importante antioxidante, retardando assim o envelhecimento das células. Os compostos de vitaminas são efetivos na redução dos riscos de câncer. O bife de fígado ainda pode evitar a artrite e asma por amenizar as condições inflamatórias. Já o cobre ajuda na recuperação dos tecidos. Enfim, muitos são os benefícios atrelados ao consumo do fígado. Que tal acostumar o seu paladar e integrar essa carne na sua dieta?

Você tem o costume de comer bife de fígado? Acha seu sabor agradável ou não gosta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (78 votos, média: 4,22 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

29 comentários em “Bife de Fígado Engorda?”

  1. Eu deixo de molho no leite de um dia pro outro,sai todo gosto forte e fica bem suculento , depois limpo e tempero com alho ,pimenta e sal,e faço acebolado!

  2. Eu frito o meu com azeite sem tempero nenhum depois de frito jogo sal por cima, às vezes na panela que fritei o fígado jogo cebola um pouco de azeite e uma colher de vinagre para soltar o marronzinho da panela e a cebola ficar douradinha fica maravilhoso, amo fígado!!

  3. amor, amo rsrs tempero o meu fígado de boi com tempero baiano , azeite, e coetro e coloco sal temperado, fica maravilhoso , pois sou baiana e gosto de muito tempero rsrs

  4. Sou apaixonada por bife de fígado…principalmente se for regado com muuuita cebola. É agora mais do que nunca por saber de tantas excelentes propriedades que contém no fígado.

  5. amo figado
    mei marido tem uma receita top pra quem acha o gosto forte e.estranho
    tempera ele como preferir e ponha bastante mostarda nem vai acreditar na diferenca q da no sabor

  6. Bife de fígado é meu vício. Como toda semana, a partir de hoje vou comer todos os dias, é muito bom.
    normalmente faço acompanhado com angu bem temperado e uma verdura, hummmmm muito top

  7. Eu cozinho ele sem óleo nenhum, coloco os temperos e bastante cebola e deixo secar, parece que foi assado. Fica o mesmo gostinho ?

  8. tempere com vinagre alho pimenta folha de louro 2 ou 3 horas antes de comer frite com um fio de azeite e fica uma delicia e não engorda acompanhe com uma salada de tomada e fica top

  9. Eu acabei de comer fígado bovino, estava até bom… Mas eu também gostaria de saber que para comer em dieta, como seria seu modo de preparo?

    • Eu cozinho ele sem óleo nenhum, coloco os temperos e bastante cebola e deixo secar, parece que foi assado. Fica o mesmo gostinho ?

  10. Gosto muito de fígado bovino, e consumo pelo menos 1 (uma) vez na semana, gostaria de saber se o consumo que faço é insuficiente para adquirir os benefícios do mesmo.

  11. Gosto muito de bife de fígado, acho seu sabor muito agradável porém não consumo com frequência mas a partir de agora vou inclui-lo nas refeições diária

  12. sou suspeita a dizer pois figado bovino faz parte da minha alimentaÇao a anos, mas estudo educaÇao fisica e é comprovado que os beneficios desse alimento ajuda ate no condicionamento fisico e na manutenÇao dos musculos. oriento a quem nao consome que reveja seus conseitos e passe a aderir.
    saude é vida, voÇê é oque voÇê come.

  13. Amoooooo figado de boi, e nao imaginava que era bom comer, agora estou de dieta e tava com aquela vontade incontrolavel de comer, mas fiquei com medo de nao ser bom.

    • Coloque em uma panela com pouquinho de óleo, alho, pimentão vermelho, amarelo e verde, cebola, pouquinho de sal, sazon, pimenta do reino e molho de pimenta, cozinhe em fogo baixo, vai soltar água e depois vai secar, aí deixa quase grudar. Fica maravilhoso, top!