Como Ter Cintura Fina – 20 Passos para Resultados Rápidos

Especialista:
atualizado em 02/08/2018

Quando o assunto é como ter cintura fina, saiba que existem algumas maneiras de conseguir o resultado que você deseja. Alguns alimentos, truques e movimentos podem ajudar a diminuir a sua cintura e reduzir o inchaço para você se sentir linda e exibir a uma cintura de ampulheta.

Mas antes é preciso entender que reduzir o tamanho da cintura não é apenas uma questão estética. A gordura excessiva na região abdominal está fortemente ligada ao desenvolvimento de doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Fatos sobre a gordura abdominal

A estética de um corpo definido, musculoso e tonificado geralmente não inclui gordura na barriga. A gordura abdominal que incomoda tantas pessoas é perigosa e tratada de forma diferente de outros depósitos de gordura no corpo. A chamada gordura visceral é conhecida popularmente como “barriga de cerveja” e “pneus” e é na verdade um indicador precoce de doenças cardíacas, diabetes e outros problemas sérios.

A gordura visceral é considerada a forma mais perigosa de gordura no corpo, porque está muito próxima dos nossos órgãos vitais, tornando-a a fonte de energia mais conveniente para esses órgãos. Essas células de gordura, quando estão maiores, também liberam hormônios e substâncias químicas que podem ser perigosas de várias maneiras, levando a um aumento do risco de câncer, diabetes, derrames, osteoporose e desequilíbrios metabólicos.

A gordura visceral está localizada abaixo dos músculos abdominais e da camada subcutânea de gordura, tornando difícil vê-la e ainda mais difícil eliminá-la.

Aqui estão relacionadas as melhores práticas para a rápida perda de gordura da barriga. Confira os passos de como ter uma cintura fina e aproveite as dicas.

Dicas de como ter cintura fina para resultados rápidos

1. Respeite a hora mágica para comer

Você deve comer um lanche que contenha proteína entre 15h e 16h. Pode ser uma barra de proteína, um pedaço de queijo com pouca gordura ou algumas amêndoas com uma maçã. Programe-se para não perder esse lanche. Ele é muito importante porque aumenta o metabolismo, impulsionando o seu corpo para queimar mais calorias e equilibra o açúcar no sangue.

Entenda que quanto mais baixo você mantiver o açúcar no sangue, menor a insulina, e a insulina faz com que você armazene gordura na barriga. A ingestão a cada três ou quatro horas manterá seu nível de açúcar no sangue controlado.

2. Reforce o hormônio glucagon

Faça o possível para chegar o mais próximo possível de zero gramas de açúcar. Isso é importante porque manterá os níveis de insulina baixos e também manterá altos os níveis de glucagon. O glucagon é um hormônio que faz parte de um complexo sistema de hormônios para controlar o açúcar no sangue e é o melhor amigo que quem procura como ter cintura fina poderia ter.

Simplificando. Quanto mais perto de zero gramas de açúcar você consome, menor a insulina e maior o glucagon.

3. Mastigue bem

Mastigar muito bem os alimentos é um dos segredos para diminuir o inchaço. Durante as suas refeições, procure mastigar a comida, de preferência até ficar líquida. Pense que o processo de digestão começa na boca e sem a mastigação correta, a comida não é bem digerida. Uma comida bem digerida resulta em menos gás e inchaço.

4. Invista no sal marinho

Um dos culpados do inchaço na barriga pode ser o sal na sua alimentação. Procure usar o sal marinho ou sal kosher, pois uma colher de chá dessas versões tem bem menos sódio do que o sal tradicional. Também evite o molho de soja, pois até mesmo as opções com baixo teor de sódio ainda têm muito sal e o resultado é o inchaço praticamente instantâneo.

Opte por temperar a comida com um pouco de molho de tomate fresco ou uma pitada de pimenta caiena, que é termogênica e impulsiona o metabolismo.

5. Quantidade x qualidade

Comer refeições controladas e porções que incluam alimentos integrais e gorduras monoinsaturadas ao longo do dia é a melhor maneira de conseguir uma cintura fina. As pessoas que comem grãos integrais perdem mais gordura abdominal. E optar por gorduras boas pode reduzir a flacidez.

6. Evite alimentos processados

Alimentos refinados como o pão branco, biscoitos e batatas fritas, bem como açúcares refinados em bebidas açucaradas e sobremesas aumentam a inflamação em nossos corpos. A gordura da barriga está associada à inflamação, então comer muitos alimentos processados ​​vai atrapalhar quem busca como ter cintura fina. Alimentos naturais, como frutas, legumes e grãos integrais, estão cheios de antioxidantes, que por sua vez têm propriedades anti-inflamatórias e podem prevenir a gordura da barriga.

7. Coma pepinos

Este é um dos muitos alimentos com poucas calorias e um alto valor nutritivo. O pepino é repleto de fibras dietéticas, minerais e vitaminas essenciais e otimiza seu metabolismo, ajudando a acelerar a perda de peso sem contribuir com quaisquer calorias indesejadas para o corpo.

8. Consuma abacates

O alto teor de fibra dos abacates mantém você saciado e reduz a fome, enquanto a concentração de certos aminoácidos essenciais pode ajudar a otimizar o peso corporal e queimar a gordura da barriga desnecessária.

9. Use o vinagre em sua dieta

Pode não parecer agradável, mas há evidências de que o vinagre pode realmente ser um meio eficaz para queimar a gordura da barriga. Beber um pouco de vinagre pode reduzir a gordura visceral e, embora a pesquisa seja limitada, acredita-se que os ácidos do vinagre estimulem a produção de certas proteínas que queimam gordura visceral.

10. Beba água

Em primeiro lugar, a água pode ajudar com a perda de peso, pois ela aumenta temporariamente a sua taxa metabólica. De fato, a água potável pode aumentar seu gasto energético total em até 100 calorias por dia.

Em segundo lugar, beber água antes das refeições pode fazer com que você se sinta mais satisfeito, de modo que você acabará consumindo menos calorias. Em terceiro lugar, pode ajudar a aliviar a constipação e reduzir o inchaço da barriga. Tente beber um copo grande de água antes de cada refeição. Isso pode ajudar quem busca como ter cintura fina.

11. Beba café ou chá verde

Café sem açúcar e chá verde estão entre as bebidas mais saudáveis ​​do mundo. Beber café é recomendado para aumentar o número de calorias que você queima em cerca de 3% a 11%. Da mesma forma, beber chá ou tomar suplementos de chá verde pode aumentar a queima de gordura em até 17% e o gasto calórico em 4%. Isso inclui chá verde, chá preto e chá oolong.

O mais importante: estudos em animais e humanos mostraram que beber café e chá pode reduzir o risco de acumular gordura da barriga, ajudando a reduzir o tamanho da cintura.

12. Substitua a gordura por óleo de coco

O óleo de coco contém uma combinação única de ácidos graxos. É um dos poucos alimentos ricos em triglicerídeos de cadeia média. A substituição pode aumentar o gasto de energia e fazer com que você se sinta mais satisfeito. Além disso, o óleo de coco mostrou reduzir efetivamente o tamanho da cintura do que outros tipos de gordura.

Tenha em mente que o óleo de coco ainda é gordo, possui 9 calorias por grama. Portanto, é importante não apenas adicionar o óleo de coco à sua dieta, mas sim substituir outras fontes de gordura por ele.

13. Tente o jejum intermitente

O jejum intermitente é um método alimentar no qual você alterna entre comer e jejuar por períodos específicos de tempo. As abordagens de jejum intermitente mais populares são jejum de 24 horas ou jejum de 16×8, em que você restringe sua janela alimentar a oito horas por dia, geralmente entre o almoço e o jantar.

Geralmente, isso faz com que você coma menos calorias. Muitas pessoas acham mais fácil manter o jejum do que as dietas tradicionais de perda de peso. Veja qual alternativa se aplica melhor para você.

14. Pratique exercícios que potencializam o metabolismo

Outro ponto importante para quem procura como ter cintura fina é a prática de exercícios. Você pode combinar alguns estilos de treino para potencializar os resultados.

Apesar de muitas pessoas pensarem que os exercícios cardiovasculares são a melhor maneira de queimar gordura da barriga, combinar diferentes estilos de treino é realmente uma maneira melhor de perder rapidamente a gordura da barriga.

Quando você faz musculação entre exercícios aeróbicos, aquele exercício de alta intensidade pode fazer com que seu metabolismo eleve muito, queimando mais gordura, mais rapidamente. Estilos alternados de exercícios e demandas físicas em seu corpo podem manter seu metabolismo operando em alto nível e até queimando gordura quando você está em repouso.

15. Inclua o boxe na sua rotina

Invista em práticas como o boxe para a sua rotina de exercícios aeróbicos. Quando você realiza movimentos de socos com pesos ou em um ritmo acelerado, você está trabalhando de uma forma que ajuda diminuir medidas. Você precisa da força abdominal para os movimentos de socos e viradas de tronco e consequentemente estará trabalhando a sua cintura.

O boxe também oferece exercícios cardiovasculares que queimam calorias extras. Adicione 16 minutos de boxe três vezes por semana à sua rotina regular e você pode perder aproximadamente 5 centímetros de cintura em quatro semanas.

Simplesmente faça os movimentos enquanto segura pesos por aproximadamente 8 minutos, alternando os braços, depois repita sem pesos em um ritmo mais rápido por mais 8 minutos.

16. Faça prancha frequentemente

A prancha abdominal é um dos exercícios que mais contribuem para uma cintura definida. Ele é um exercício de força sem movimentos, e isso implica em permanecer em uma posição por um período de tempo. A posição mais comum é a frontal, na posição de flexão, com o corpo apoiado nos cotovelos, antebraços e dedos dos pés, mas você pode potencializar o seu exercício abrindo e fechando as pernas como tesouras, enquanto sobe e abaixa os quadris. Dessa forma, você não está apenas fortalecendo o abdômen, mas também os quadris, coxas e cintura.

17. Trabalhe todo o seu abdômen

Os exercícios abdominais podem beneficiar tanto a sua saúde quanto a aparência geral. Ao fazer exercícios regulares, você fortalece e adiciona massa aos seus músculos abdominais, o que pode prevenir dores nas costas que resultam de uma postura fraca. Um abdômen forte também melhorará sua postura e sustentará sua coluna, permitindo que você pareça mais alto e mais confiante.

Além disso, os exercícios centrais ajudam a fortalecer os músculos que possam “prender” a barriga, fazendo com que você pareça mais magro.

18. Regule seu sono

Uma pesquisa mostrou que uma quantidade de sono regular que garanta que você obtenha mais de 5 a 6 horas por noite pode ajudá-lo a reduzir seus estoques de gordura da barriga. Porém, assim que você estipular uma carga horária ela deve ser seguida em todos os dias da semana.

Pular a regra, por exemplo, nos finais de semana pode causar o efeito contrário. Essencialmente, faça um horário de sono firme, mas não deixe seu corpo ficar com preguiça em seus dias de folga.  Regularidade será útil para manter a gordura da barriga sob controle.

19. Rir com frequência

Como o fato de rir pode contribuir com a minha cintura? Saiba que a melhor coisa para o seu abdômen é rir, pois todas as vezes que gargalhamos fortalecemos o abdômen. Existem abordagens e aulas, por exemplo, de yoga, onde o ato de rir e praticado. Essa prática você pode começar agora mesmo.

20. Experimente o truque de barriga chata

Enquanto você está trabalhando para reduzir a gordura da barriga e conquistar uma cintura fina, alguns truques podem ajudar. Você pode, por exemplo, usar roupas que chamam a atenção para sua cintura – um cinto pode ser uma boa maneira de fazer isso. Quando você coloca um cinto por cima de um vestido, ele fornece a ilusão de uma figura de ampulheta, que automaticamente faz sua cintura parecer menor.

Outro truque que pode funcionar é o uso de uma cinta modeladora. Ela pode trazer um efeito de diminuição assim que é vestida, além de modelar a cintura, evitando que pneus e gordurinhas estraguem o seu visual.

Como você pode ver, existem muitas estratégias para quem procura como ter cintura fina, porém não existem milagres. O segredo é investir em uma alimentação equilibrada e praticar exercícios, além de adicionar alguns truques para obter os resultados mais rapidamente. Tenha em mente que vai ser preciso um esforço, mas se feito corretamente valerá a pena no final.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dessas dicas de como ter cintura fina que separamos acima? Pretende investir nelas em sua rotina para atingir seus objetivos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média: 4,15 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

4 comentários em “Como Ter Cintura Fina – 20 Passos para Resultados Rápidos”

  1. Gente, amei o artigo por que além de me dar dicas para afinar (depois de cinco filhos) minha cintura, de quebra vou levar uma vida saudável.
    Obrigada aos desenvolvedores.

  2. O bom de ler esse artigo foi que eu descobri uma coisa nova que eu não sabia, alimentos processados também causam a celulite, mais um belo artigo, parabéns mesmo.