Na busca pelo emagrecimento saudável, muitas vezes nos perguntamos: O que tomar para emagrecer rápido?
E essa é uma pergunta que não tem uma resposta definitiva, uma vez que sempre surgem novos alimentos funcionais que prometem revolucionar os programas de perda de peso.
Mas existem formas de acelerar o emagrecimento que já foram confirmadas pela ciência, que podem inclusive trazer outros benefícios para a saúde.
Então, vamos conhecer quais são os alimentos que podemos consumir para emagrecer rápido, além de descobrir outras formas de auxiliar na perda de peso.
Como emagrecer rápido?
O processo de perda de peso é algo que, para a maioria das pessoas, é longo e trabalhoso.
Isso se deve ao fato de que existem várias condições que estão ligadas ao ganho de peso e à dificuldade de perdê-lo, como:
- Resistência à insulina;
- Metabolismo lento;
- Uso de medicamentos, como corticoides;
- Retenção de líquidos;
- Sedentarismo.
Assim, para perder peso com saúde, é preciso, antes de tudo, procurar um médico, para avaliar possíveis problemas que possam estar afetando o metabolismo, como o hipotireoidismo, além de avaliar outras condições de saúde.
Portanto, após essa avaliação, você pode começar a trabalhar para melhorar outros fatores ligados ao peso, como praticar exercícios físicos regularmente, adotar uma dieta equilibrada e manter uma boa hidratação.
Mas existem algumas formas de acelerar a perda de peso, como veremos a seguir:
- Veja também: Beber água acelera o metabolismo mesmo?
Métodos naturais para emagrecimento
Os métodos naturais para ajudar no emagrecimento envolvem alimentos que possam, de alguma forma, ter as seguintes propriedades:
- Antioxidante;
- Anti-inflamatória;
- Diurética;
- Fibras alimentares;
- Rico em água.
Mas, claro, dificilmente um alimento sozinho terá todas essas propriedades. E é por este motivo que esses métodos caseiros para perder peso devem estar incluídos em um programa de emagrecimento.
Vamos agora conhecer alguns deles:
1. Água com limão
A água com limão é bem popular entre as pessoas que querem emagrecer, e é consumida principalmente pela manhã. A bebida é preparada de forma parecida com uma limonada, porém, sem ser adoçada.
2. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã, assim como o vinagre branco, é uma rica fonte de ácido acético, que apresenta atividades anti-inflamatórias, combate a obesidade e promove a perda de peso.
Então, para aproveitar os seus benefícios, misture uma colher de sopa de vinagre de maçã com um copo de água. Se quiser pode colocar um pouco de mel para adoçar. Misture bem e beba duas vezes ao dia.
3. Chá verde
A ingestão regular de chá verde pode tanto ajudar na perda de peso como evitar que ele seja recuperado tempos depois.
Isso acontece porque ele é uma rica fonte de catequinas e cafeína, que ajudam a acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gorduras.
4. Suco de salsa
A mistura de salsa e suco de limão é um dos melhores remédios para perda de peso. Isso se deve ao fato de que tanto a salsa quanto o suco de limão são fontes ricas de vitamina C, que possui um efeito anti-inflamatório e antioxidante.
Além disso, a salsa é um diurético natural, e contribui para evitar a retenção de líquidos.
E para fazer este suco, você irá precisar de:
- 1 xícara de folhas de salsa;
- ½ xícara de água;
- ½ limão.
Então, basta bater os ingredientes em um liquidificador e beber sem coar, para não perder as fibras da salsa. Se quiser pode adicionar mel.
5. Chá de canela
A adicionar canela às receitas é uma ótima forma de acelerar o metabolismo e contribuir para a perda de peso. Além disso, o consumo de canela também pode ajudar na prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares.
Mas, para o preparo do chá, basta adicionar de 1 a 2 colheres de chá de canela em pó a um copo de água quente, deixando em infusão por cerca de 5 minutos. E, para variar o sabor, você pode adicionar mel e suco de limão.
6. Pepino
O pepino é um remédio natural bastante conhecido por ajudar na redução do peso. Esse efeito se deve às propriedades do pepino, que contém 90% de água, além de fibras alimentares e vitamina A, C e E.
Além disso, ele é um alimento super versátil, podendo ser adicionado a saladas, sanduiches e como acompanhamento em diversas outras receitas.
7. Chá de dente-de-leão e hortelã
O chá feito com essas duas ervas ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, além de ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
O preparo do chá de dente-de-leão com hortelã é bem simples:
- Aqueça uma xícara de água;
- Depois, quando ela começar a ferver, desligue o fogo e adicione as ervas;
- Então, deixe em infusão por 10 minutos, coe e sirva.
8. Óleo de Coco
A presença de ácidos graxos de cadeia média no óleo de coco o torna um bom aliado para quem quer emagrecer rápido.
Mas, para que você possa usufruir dos efeitos desse óleo, ele deve ser usado como substituto de outros óleos, como o de soja.
9. Suco de cenoura
Este suco é muito eficaz para a perda de peso e diminuição da gordura corporal, já que ele é rico em fibras e antioxidantes carotenoides.
Para fazer o suco de cenoura, pegue duas cenouras, retire a casca e bata no liquidificador com um pouco de água. E para variar o sabor, você pode adicionar algumas frutas, como a laranja.
Outra dica é comer as cenouras, cruas ou cozidas, para obter resultados bons e visíveis.
10. Chá de hibisco
O hibisco, ou Hibiscus sabdariffa, é uma planta com ação diurética e emagrecedora, que pode trazer diversos benefícios para a saúde, como:
- Reduz a glicemia, dificultando o acúmulo de gordura;
- Ajuda a diminuir a absorção de carboidratos;
- Diminui a absorção e o acúmulo de gorduras;
- Tem efeito diurético.
Para preparar o chá de hibisco, basta adicionar uma colher de sopa da flor seca em uma xícara de água fervendo e deixa descansar por cerca de 10 minutos.
11. Chá oolong
O chá Oolong é uma bebida chinesa conhecida por acelerar o metabolismo, aumentar a queima e impedir o acúmulo de gorduras. Suas propriedades são semelhantes às do chá verde, uma vez que são provenientes da mesma planta.
Medicamentos para emagrecer rápido
Além das formas naturais para emagrecer, existem medicamentos que podem ajudar nesse processo.
Mas seu uso deve ser sempre supervisionado por um médico, uma vez que esses remédios causam diversos efeitos colaterais que podem, inclusive, oferecer risco de morte.
Esses medicamentos podem ser divididos em dois grupos:
1. Inibidores de apetite
Eles agem diretamente no Sistema nervoso central.
- Sibutramina;
- Belviq, ou lorcaserina;
- Qnexa, uma associação de fentermina e topiramato.
2. Inibidores da lipase
Eles agem impedindo que a gordura seja absorvida durante a digestão.
Outras dicas
Além das formas já mencionadas, existem algumas mudanças alimentares que podem ajudar na luta contra a balança, como:
- Incluir alimentos ricos em proteínas no cardápio do dia a dia, como o ovo cozido por exemplo;
- Não pular refeições;
- Sempre dar preferência a versões integrais dos alimentos, como arroz, pão e macarrão;
- Evitar alimentos e bebidas processadas, como biscoitos recheados e refrigerantes.
Dessa forma, é possível não só emagrecer, mas também manter o peso, evitando o efeito sanfona.
Fontes e referências adicionais
- NCBI (National Center for Biotechnology Information, U.S. National Library of Medicine)
- Beneficial effects of oolong tea consumption on diet-induced overweight and obese subjects
- Effect of piperine in the regulation of obesity-induced dyslipidemia in high-fat diet rats
- Optimization of extraction conditions of some polyphenolic compounds from parsley leaves (Petroselinum crispum)
- Vitamin C in Citrus juices
- Anti-obesity and anti-inflammatory effects of synthetic acetic acid vinegar and Nipa vinegar on high-fat-diet-induced obese mice
- Reduction of body weight by dietary garlic is associated with an increase in uncoupling protein mRNA expression and activation of AMP-activated protein kinase in diet-induced obese mice
- Metabolic effects of aloe vera gel complex in obese prediabetes and early non-treated diabetic patients: randomized controlled trial
- Curry leaf (Murraya koenigii Spreng.) reduces blood cholesterol and glucose levels in ob/ob mice
- Cinnamon effects on metabolic syndrome: a review based on its mechanisms
- Ginger consumption enhances the thermic effect of food and promotes feelings of satiety without affecting metabolic and hormonal parameters in overweight men: A pilot study/
Amei mais sou o tipo de pessoa que é muito ruim para emagrecer pois tbm tomo gadernal pq tenho crise convulsiva a um tempo tenho 26 anos 3 filhos estou pesando 175 kls depois que comecei a passar mal
Gostei dá dica chá verde adoro chá
Bom dia: eu não era obsa mas tinha gordura localizada no abdome, graças aos chás de ervas e suco de limão, e exercícios fisicos e claro, já perde bastante. E o melhor ganhei músculos.