Receita de lasanha vegetariana – Saudável e saborosa!

Especialista:
atualizado em 27/10/2020

Tomar a decisão de seguir a dieta vegetariana é um passo importante na vida de uma pessoa. Afinal, mudar a alimentação tem um grande impacto no dia a dia de qualquer um.

Ao mesmo tempo, isso pode ser uma verdadeira aventura no sentido de descobrir novos alimentos e sabores para a dieta.

Engana-se quem pensa que uma refeição vegetariana é sem graça e sem sabor ou que faz a pessoa passar vontade. Afinal, existem versões vegetarianas de diversas preparações.

Por exemplo, tem a torta vegetariana, o hambúrguer vegetariano e até sushi vegetariano. Além disso, para os vegetarianos que sempre apreciaram uma boa lasanha, existe a receita de lasanha vegetariana. Ela leva queijo e é cheia de vegetais.

Como resultado, temos uma lasanha muito gostosa que certamente não agradará apenas aos vegetarianos. Quem não come carne também vai gostar e pode usar a receita como uma forma de diversificar a sua dieta e comer um pouquinho menos de carne para ajudar a saúde.

Portanto, não perca e tempo e aproveite que está por aqui para conhecer já o passo a passo da lasanha vegetariana. Confira as instruções e coloque a mão na massa:

Lasanha vegetariana

Lasanha vegetariana

Uma lasanha com muitos vegetais e sabor. Ótima para um almoço ou jantar vegetariano.
5 de 2 votos
Tempo de Preparo 25 mins
Tempo de Espera 50 mins
Refeição Almoço, Jantar
Culinária Americana, Brasileira
Rendimento 10
Calorias 453 kcal

Equipamento

  • Assadeira
  • Frigideira
  • Tigela

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaquecer o forno em 220º C.
  • Colocar a abóbora, a abobrinha e as duas cebolas médias fatiadas na assadeira. Temperar com duas colheres de sopa e azeite de oliva, um dente de alho picado, sal e pimenta.
  • Levar para assar por 25 minutos ou até amaciar e dourar. Quando der 15 minutos, virar os vegetais.
  • Feito isso, tirar do forno e soltar os vegetais da assadeira com uma espátula. Fazer isso enquanto eles ainda estiverem quentes, pois se esfriar eles podem grudar. Reservar.
  • Levar uma colher de sopa de azeite de oliva ao fogo médio na frigideira. Adicionar um dente de alho e a cebola pequena picadinha. Refogar por três minutos até dourar.
  • Acrescentar o tomate amassado, a água, o sal, a pimenta, o tomilho e orégano. Misturar. Cozinhar em fogo brando por 20 minutos. No final, testar o sal e ajustar, se necessário.
  • Tirar do fogo e deixar esfriar por cinco minutos antes de usar.
  • Enquanto isso, juntar a ricota, o espinafre, o parmesão ralado, o ovo, um dente de alho picado, a noz moscada, sal e pimenta em uma tigela e misturar bem. Reservar.
  • Pré-aquecer o forno em 160º C. Espalhar uma concha de molho de tomate em uma assadeira grande. Completar com uma camada de folhas de lasanha, se precisar, rasgue as folhas para caber.
  • Colocar os vegetais assados do começo da receita por cima e completar com as tiras de pimentão vermelho. Cobrir com mais uma camada de folhas de lasanha e passar a mistura da ricota por cima.
  • Cobrir mais uma camada de folhas de lasanha e completar com o resto do molho de tomate e mais um pouquinho de queijo.
  • Levar ao forno para assar por 25 a 30 minutos ou até dourar. Teste com uma faca no meio da lasanha para saber se está pronto antes de tirar. Após desligar o fogo, deixar descansar por cinco minutos antes de servir.

Notas

  • Se o molho de tomate ficar um pouquinho ácido, adicionar um tantinho de açúcar.
  • Dá para usar outros vegetais na receita, como brócolis, couve-flor e cenoura, por exemplo.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 453kcalCarboidratos: 46gProteína: 23gGordura: 21gGordura Saturada: 10gColesterol: 70mgSódio: 349mgPotássio: 1002mgFibras: 5gAçúcar: 10gVitamina A: 9096IUVitamina C: 82mgCálcio: 389mgFerro: 3mg
Palavras Chave lasanha, lasanha vegetariana
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 votos
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário