6 ingredientes para ajudar a aumentar a imunidade!

Especialista:
atualizado em 07/10/2020

A imunidade é o estado de proteção do organismo contra doenças infecciosas. Aliás, o sistema imunológico é o sistema de defesa do corpo, composto por uma complexa rede de células, tecidos e órgãos.

Certamente, manter o sistema imunológico forte é importante em todos os momentos. Principalmente neste período em que o mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus.

Uma maneira de beneficiar a imunidade é incluir os ingredientes que ajudam a aumentá-la nas receitas do dia a dia. Então, que tal conhecê-los na lista a seguir?

1. Alho

Estudos já associaram o alho a uma melhora do sistema imunológico. Quando o alho é amassado ou mastigado, um composto presente nele, a aliina, é transformado em alicina.

A alicina possui enxofre, que é justamente o que concede o sabor e o cheiro característicos do alho. Como a alicina é uma substância instável, rapidamente ela se converte em outros compostos com enxofre, que concedem ao alhos as suas propriedades medicinais.

Esses compostos estimulam a resposta de combate a doenças, que alguns glóbulos brancos geram ao entrar em contato com vírus.

No entanto, isso não significa que o alho cure doenças que os vírus causam. Por exemplo, ainda considera-se insuficientes as evidências do uso do alho para o resfriado.

A boa notícia é que é bem fácil incluir o alho na alimentação. Isso porque dá para usar o ingrediente para temperar arroz, feijão, legumes refogados, carnes e molhos de saladas. Isso sem contar o prático e clássico macarrão ao alho e óleo.

Entretanto, não se esqueça de amassar o alho 15 minutos antes de utilizá-lo em uma preparação para que o composto ativo do alimento fique mais disponível.

2. Gengibre

Gengibre

É possível usar o gengibre tanto fresco quanto na versão em pó. Ambas as formas do alimento proporcionam benefícios anti-inflamatórios e bons para a imunidade.

Embora a inflamação aguda seja uma parte importante da resposta imune normal do organismo, a inflamação crônica pode prejudicar o sistema imunológico. Potencialmente aumentando as chances de desenvolver doenças.

O ingrediente também é dotado de efeitos antioxidantes. Aliás, aumentar a ingestão de alimentos antioxidantes pode auxiliar o combate à inflamação e a manutenção de um sistema imunológico saudável.

Nunca usou o gengibre nas suas receitas? Pois saiba que o alimento cai bem tanto nas preparações doces quanto nas preparações salgadas. Por exemplo, dá para usá-lo em receitas de molhos, sucos verdes e vitaminas. Outra opção é preparar um chá de gengibre.

3. Iogurte ou kefir

O ideal é que seja um iogurte com probióticos e que se trate de uma versão natural e sem açúcar. Quanto menos ingredientes o iogurte tiver, mais saudável ele será.

Além do nome açúcar, o açúcar também pode aparecer sob outras nomenclaturas na lista de ingredientes de um produto.

Por exemplo: xarope de glicose, xarope de frutose, xarope de milho e demais xaropes, mel, palavras com a terminação “ose” e outros tipos de açúcar como açúcar invertido, açúcar mascavo e açúcar demerara.

Se caso encontrar outro nome desconhecido na lista de ingredientes, vale a pena pesquisar se não se trata de algum tipo de açúcar. Ademais, outra opção é aprender como fazer o seu kefir de água em casa.

As vantagens do iogurte e do kefir

Mas por que o iogurte natural e o kefir são ingredientes para aumentar a imunidade? Pois eles possuem probióticos, que são excelentes para o bom funcionamento do intestino, o que se traduz na boa modulação da imunidade.

Entretanto, para ter os benefícios do kefir e do iogurte, é fundamental não levá-los ao fogo. O ideal é que eles sejam usados em preparações frias como vitaminas ou molhos, por exemplo, para que os probióticos permaneçam vivos.

Aprenda uma receita de molho cítrico de kefir, conheça algumas opções de suco de kefir e confira algumas receitas lights e gostosas com iogurte.

4. Cúrcuma e pimenta-do-reino

A cúrcuma é composta pela curcumina, que é um poderoso antioxidante. Principalmente quando se combina com a piperina presente na pimenta-do-reino. Acredita-se que a piperina presente na pimenta facilite a disponibilidade e absorção da curcumina.

Por exemplo, é possível usar a dupla para preparar temperos de peixe, frango, arroz e legumes. Adicionalmente, dá para adicionar a cúrcuma em sucos detox.

5. Sementes

Sementes

De modo geral, as sementes são escolhas de ingredientes muito saudáveis para a alimentação porque elas costumam conter muitos antioxidantes como a vitamina E. O organismo necessita da vitamina E para manter o sistema imunológico forte contra vírus e bactérias.

As sementes de girassol e as sementes de abóbora têm zinco e magnésio, nutrientes que são cofatores de reações positivas para o sistema imunológico.

Dá para adicionar as sementes em sucos, vitaminas, pães e granolas caseiras saudáveis (as industrializadas não são boas) como a granola low-carb para emagrecer. Conheça outras receitas com sementes de abóbora.

6. Frutas cítricas

O destaque das frutas cítricas é que elas são ótimas fontes de vitamina C, um nutriente quem tem uma relação com melhora da imunidade.

Além de ser um poderoso antioxidante, a vitamina C participa de uma série de processos bioquímicos e muitos deles estão relacionados à saúde imunológica.

Além disso, o nutriente mantém a pele saudável ao estimular a produção de colágeno, auxiliando o órgão a servir como uma barreira funcional para impedir que substâncias prejudiciais entrem no organismo.

A vitamina também estimula a atividade dos fagócitos, células imunitárias que podem tragar bactérias perigosas e outras partículas.

Adicionalmente, a vitamina C promove o crescimento e a propagação de linfócitos, células imunitárias que aumentam os anticorpos circulantes (proteínas que podem atacar substâncias estrangeiras ou prejudiciais no sangue).

Uma boa opção entre as frutas cítricas é o limão, que é um alimento barato e de fácil uso. Por exemplo, ele pode aparecer em receitas de temperos, molhos, vitaminas e sucos verde. Aliás, o limão aparece em uma receita de suco para imunidade.

Atenção: sobre a COVID-19

Não estamos afirmando que esses ingredientes possam prevenir ou curar a COVID-19, a doença que o novo coronavírus provoca.

Embora possam ajudar a melhorar a imunidade, algo importante quando se luta contra uma doença para a qual ainda não existe vacina ou medicamento, sozinhos eles não operam nenhum tipo de milagre.

A melhor saída contra o novo coronavírus ainda é fazer tudo o que estiver ao seu alcance para evitar a contaminação.

Assim, tão ou mais importante que usar esses ingredientes e aderir a outras estratégias para melhorar a imunidade é reforçar muito bem todas as medidas de prevenção contra a COVID-19.

Por exemplo, lavar muito bem as mãos ou usar álcool em gel 70%, ficar em casa e sempre usar máscaras faciais ao sair, entre outras medidas que as autoridades de saúde recomendam.

Aproveite e confira um vídeo da nossa nutricionista passando mais dicas de ingredientes para aumentar a imunidade:

Fontes e referências adicionais:

Você tem o hábito de consumir esses alimentos? Já sabia que eles podem ajudar a imunidade? Então, conte para nós nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário