7 receitas que ajudam a controlar o açúcar no sangue

Especialista da área:
atualizado em 22/09/2021

Para quem tem pré-diabetes ou diabetes, fazer refeições com alimentos que ajudam a controlar os níveis de açúcar (glicose) no sangue é fundamental. Mas, este é um hábito que não beneficia apenas as pessoas com esses problemas de saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Controlar as taxas de glicose no sangue, evitando oscilações bruscas, beneficia também aqueles que desejam manter a boa forma. Isso porque refeições contendo carboidratos simples ou de alto índice glicêmico cria um excesso de glicose no sangue que será armazenado como forma de gordura corporal. 

E não só isso, como também as oscilações bruscas dos níveis de glicose no sangue estimulam o apetite e com isso o aumento do consumo calórico.

Por que isso acontece?

Mulher faminta

Quando há muito açúcar no sangue, o corpo precisa fazer alguma coisa com toda essa glicose. Então, ele secreta bastante insulina, que é o hormônio responsável por armazenar a glicose dentro das células, que será utilizada como fonte de energia.

Entretanto, a glicose que não é utilizada pelas células é armazenada nas células adiposas, criando um estoque de energia sob a forma de gordura. Em contrapartida, os níveis de açúcar no sangue caem muito rapidamente, o que faz o cérebro enviar um sinal de fome.

Como resultado, surge um círculo vicioso de: fome, consumo de carboidratos de alto índice glicêmico, muita secreção de insulina, acúmulo de gorduras e por aí vai… Então, o peso começa a aumentar. 

Daí a importância de consumir alimentos com um baixo índice glicêmico para emagrecer, e eles são a base das receitas que ajudam a controlar o açúcar no sangue que você verá a seguir.

  Continua Depois da Publicidade  

1. Lasanha low carb

O truque é substituir a massa tradicional de lasanha, que é cheia de carboidratos de alto índice glicêmico, por vegetais como berinjela, repolho ou abobrinha. Assim, além de provocar menor variação dos níveis de açúcar no sangue, o prato também será mais nutritivo. 

Para o recheio, você pode usar opções como queijo, carne moída ou frango desfiado, por exemplo. Conheça o passo a passo de receitas de lasanha de berinjela, de lasanha de repolho e de lasanha de abobrinha.

Receita em destaque

Lasanha de berinjela light, saudável e deliciosa
Lasanha com massa de berinjela saudável e deliciosa. Ótima opção para a família toda no almoço ou jantar.
Veja esta receita
Lasanha de berinjela fit

2. Escondidinho de couve-flor

Aliás, a couve-flor é um vegetal low carb coringa para a dieta focada em um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue. Por exemplo, é possível fazer um purê de couve-flor para substituir o purê de batata inglesa, que é um alimento rico em carboidratos.

Ao mesmo tempo em que o purê de couve-flor pode ser um bom acompanhamento para o almoço ou jantar, ele também pode ser utilizado para fazer um delicioso escondidinho. Conheça uma receita de escondidinho de couve-flor na sequência:

3. Torta de frango

Quem consegue recusar uma deliciosa torta de frango? Entretanto, para manter as taxas de glicose no sangue sob controle, a melhor alternativa é recorrer a uma receita feita à base de uma farinha low carb

Por exemplo, uma torta de frango que substitui a farinha de trigo branca pela farinha de linhaça. Conheça uma receita do tipo, que é saborosa e fácil de fazer, pois vai ao liquidificador.

  Continua Depois da Publicidade  

Receita em destaque

Torta de frango desfiado light – baixa em carboidratos
Um delícia de torta com poucos carboidratos para a sua dieta. Bem fácil de fazer!
Veja esta receita
Torta de frango

4. Macarrão de legumes

Por conta dos carboidratos, o macarrão branco não é a melhor opção para manter os níveis de açúcar estáveis. Mas, há uma forma de mudar esse cenário: optar por um macarrão fake, que substitui a massa de trigo por legumes como abobrinha ou cenoura.

Basta ralar o alimento em filetes ou passar no espiralizador de legumes, dando ao vegetal o formato de macarrão. Depois é só misturar com o molho saudável da sua preferência. Inspire-se com algumas ideias de macarrão de legumes.

Receita em destaque

Macarrão de abobrinha low carb, delicioso e saudável
Macarrão (ou espaguete) de abobrinha saboroso e saudável, um aliado nas dietas low carb.
Veja esta receita
Macarrão de abobrinha low carb, delicioso e saudável

5. Arroz com ovo low carb

Algo que salva o almoço ou jantar de muitas pessoas em momentos de correria é misturar arroz branco com ovo. O problema é que o arroz branco também possui carboidratos que elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue.

Assim, para não impactar tanto as taxas de glicose no sangue, a solução é trocar o arroz branco por um arroz de couve-flor e misturar normalmente com o ovo. Aprenda como fazer com o vídeo abaixo!

6. Fricassê de frango

Saboroso, o prato nem parece ser feito com poucos carboidratos e certamente vai agradar a família toda. O segredo da receita é usar um falso bechamel, que em vez de ser feito com farinha de trigo, utiliza a couve-flor.

  Continua Depois da Publicidade  

Ficou com vontade de experimentar? Então, aprenda como fazer o fricassê de frango com o vídeo a seguir e sirva no seu próximo almoço ou jantar!

Receita em destaque

Fricassé de frango fit e saudável
Deliciosa receita de fricassé de frango com poucas calorias e muito sabor
Veja esta receita

7. Pizza low carb

As massas das pizzas costumam ser à base da farinha branca, repleta de carboidratos que aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Entretanto, é possível continuar a comer pizza e manter essas taxas sob controle.

Como? Basta optar por uma pizza low carb! As pizzas com poucos carboidratos podem substituir a farinha branca por farinhas low carb ou levar massas à base de frango, abobrinha, couve-flor ou ovo, por exemplo.

Receita em destaque

Pizza de mussarela low carb, fácil, saudável e deliciosa
Massa feita com farinha de linhaça, deliciosa em com muito pouco carboidratos
Veja esta receita
Pizza de mussarela low carb, fácil, saudável e deliciosa

Não deixe de conferir também as dicas da nossa nutricionista de refeições que ajudam a controlar melhor o açúcar no sangue!

Você já conhecia essas receitas? Gostou de alguma em especial? Então, conte nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário