Para quem tem pré-diabetes ou diabetes, fazer refeições com alimentos que ajudam a controlar os níveis de açúcar (glicose) no sangue é fundamental. Mas, este é um hábito que não beneficia apenas as pessoas com esses problemas de saúde.
Controlar as taxas de glicose no sangue, evitando oscilações bruscas, beneficia também aqueles que desejam manter a boa forma. Isso porque refeições contendo carboidratos simples ou de alto índice glicêmico cria um excesso de glicose no sangue que será armazenado como forma de gordura corporal.
E não só isso, como também as oscilações bruscas dos níveis de glicose no sangue estimulam o apetite e com isso o aumento do consumo calórico.
Índice deste artigo:
Por que isso acontece?
Quando há muito açúcar no sangue, o corpo precisa fazer alguma coisa com toda essa glicose. Então, ele secreta bastante insulina, que é o hormônio responsável por armazenar a glicose dentro das células, que será utilizada como fonte de energia.
Entretanto, a glicose que não é utilizada pelas células é armazenada nas células adiposas, criando um estoque de energia sob a forma de gordura. Em contrapartida, os níveis de açúcar no sangue caem muito rapidamente, o que faz o cérebro enviar um sinal de fome.
Como resultado, surge um círculo vicioso de: fome, consumo de carboidratos de alto índice glicêmico, muita secreção de insulina, acúmulo de gorduras e por aí vai… Então, o peso começa a aumentar.
Daí a importância de consumir alimentos com um baixo índice glicêmico para emagrecer, e eles são a base das receitas que ajudam a controlar o açúcar no sangue que você verá a seguir.
1. Lasanha low carb
O truque é substituir a massa tradicional de lasanha, que é cheia de carboidratos de alto índice glicêmico, por vegetais como berinjela, repolho ou abobrinha. Assim, além de provocar menor variação dos níveis de açúcar no sangue, o prato também será mais nutritivo.
Para o recheio, você pode usar opções como queijo, carne moída ou frango desfiado, por exemplo. Conheça o passo a passo de receitas de lasanha de berinjela, de lasanha de repolho e de lasanha de abobrinha.
Receita em destaque
2. Escondidinho de couve-flor
Aliás, a couve-flor é um vegetal low carb coringa para a dieta focada em um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue. Por exemplo, é possível fazer um purê de couve-flor para substituir o purê de batata inglesa, que é um alimento rico em carboidratos.
Ao mesmo tempo em que o purê de couve-flor pode ser um bom acompanhamento para o almoço ou jantar, ele também pode ser utilizado para fazer um delicioso escondidinho. Conheça uma receita de escondidinho de couve-flor na sequência:
3. Torta de frango
Quem consegue recusar uma deliciosa torta de frango? Entretanto, para manter as taxas de glicose no sangue sob controle, a melhor alternativa é recorrer a uma receita feita à base de uma farinha low carb.
Por exemplo, uma torta de frango que substitui a farinha de trigo branca pela farinha de linhaça. Conheça uma receita do tipo, que é saborosa e fácil de fazer, pois vai ao liquidificador.
Receita em destaque
4. Macarrão de legumes
Por conta dos carboidratos, o macarrão branco não é a melhor opção para manter os níveis de açúcar estáveis. Mas, há uma forma de mudar esse cenário: optar por um macarrão fake, que substitui a massa de trigo por legumes como abobrinha ou cenoura.
Basta ralar o alimento em filetes ou passar no espiralizador de legumes, dando ao vegetal o formato de macarrão. Depois é só misturar com o molho saudável da sua preferência. Inspire-se com algumas ideias de macarrão de legumes.
Receita em destaque
5. Arroz com ovo low carb
Algo que salva o almoço ou jantar de muitas pessoas em momentos de correria é misturar arroz branco com ovo. O problema é que o arroz branco também possui carboidratos que elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue.
Assim, para não impactar tanto as taxas de glicose no sangue, a solução é trocar o arroz branco por um arroz de couve-flor e misturar normalmente com o ovo. Aprenda como fazer com o vídeo abaixo!
6. Fricassê de frango
Saboroso, o prato nem parece ser feito com poucos carboidratos e certamente vai agradar a família toda. O segredo da receita é usar um falso bechamel, que em vez de ser feito com farinha de trigo, utiliza a couve-flor.
Ficou com vontade de experimentar? Então, aprenda como fazer o fricassê de frango com o vídeo a seguir e sirva no seu próximo almoço ou jantar!
Receita em destaque
7. Pizza low carb
As massas das pizzas costumam ser à base da farinha branca, repleta de carboidratos que aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Entretanto, é possível continuar a comer pizza e manter essas taxas sob controle.
Como? Basta optar por uma pizza low carb! As pizzas com poucos carboidratos podem substituir a farinha branca por farinhas low carb ou levar massas à base de frango, abobrinha, couve-flor ou ovo, por exemplo.
Receita em destaque
Não deixe de conferir também as dicas da nossa nutricionista de refeições que ajudam a controlar melhor o açúcar no sangue!
Acabei de ler seu post e achei interessante comentar, belo post.
Número da Julia Minegirl